Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

Ulrich.Cabral 08/06/2024

Informativo e divertido
O livro é muito bom, nele, Neil Gaiman conta de forma divertida e bem explicada as melhores histórias da mitologia nórdica.
É muito bem escrito e cativante, sempre que eu pegava para ler eu não conseguia parar.
Amei de mais.

taistr 05/06/2024

Muito além do Mjölnir
Neil Gaiman conta com bom humor e leveza as histórias bizarras dos deuses nórdicos. Dentre todas as contadas aqui, as aventuras com os gigantes foram as que me fascinaram mais. De todo modo, é curioso acompanhar as batalhas, as façanhas e as loucuras dos deuses, os quais sua principal motivação é a vaidade. Adorei!

Ayana.Violeta 02/06/2024

Um conjunto de vários contos com as histórias da mitologia nórdica.
É uma leitura muito fluida e rápida. Muito divertido e engraçado de ler. O autor escreveu de uma forma muito boa.
Recomendo muito para quem gosta de saber mais sobre mitologias.

Rogéria 01/06/2024

Muito bom!
Terminei a leitura de ?Mitologia Nórdica?, do Neil Gaiman, livro do bimestre do Clube dos Seis. ?

Desde a adolescência sou encantada com mitologias e a capacidade do ser humano de criar mitos, lendas, deuses e heróis para espelhar as questões humanas. E os deuses asgardianos são dolorosamente humanos: egoístas, mentirosos, violentos, arrogantes, às vezes estúpidos e muitas vezes cruéis. Mas também capazes de enormes atos de amor, amizade e sacrifícios.

Nesse livro, Gaiman recria de forma clara e envolvente quinze contos focados em Thor, Odin e Loki, nos conduzindo por suas aventuras desde o princípio dos tempos até o Ragnarok, o juízo final.

Loki, com todo o seu brilhantismo e crueldade, e com seus filhos espetaculares, continua sendo meu deus nórdico favorito, e tive a sensação que era o favorito do Gaiman também. Uma leitura prazeirosa e que gostei bastante!

Eduardo1994 30/05/2024

Abordagem interessante e leve sobre a mitologia nórdica, você consegue ler o livro com muita fluidez e quando acaba vc quer mais.
Muito bom!!

moonstonies 28/05/2024

Deuses Nórdicos, Hidromel e Xadrez
Lembro de quando li esse livro pela primeira vez anos atrás, estava acostumada apenas aos mitos greco romanos e acreditem, os mitos nordicos me trouxeram uma nova sensação, uma de facinio e desconforto, os deuses serem mais semelhantes aos humanos, possuirem atitudes questionaveis, falhas com ousadia e ego, foram demais para o meu jovem eu e abandonei a leitura.

Agora me encontro com outra mentalidade, possuindo uma outra visão de mundo e graças a isso, me encontrei me deleitando com a incrível narrativa de Neil Gaiman.

Há mitos interessantes, mitos chatissimos, mitos que me fizeram gargalhadas e mitos que fizeram eu ficar calada, em suma, foi uma aventura que mudava o clima leve para um tenso, e o que tornou essa sensação especial foi a ordem em que cada mito era contado, do antes do princípio até o Ragnarok, do fogo ao gelo como o próprio autor cita.

Mitologia nórdica não é a minha favorita, mas se você estiver curioso para conhecer, esse livro é uma boa introdução. E se você estiver apenas buscando um livro como passatempo ou para ler um capítulo a cada dia que não dure muitos meses para acabar, esse é um livro ideal para você também.

Madson 26/05/2024

Excelente cartão de visitas, pelas mãos do Neil Gaiman, para os marinheiros de primeira viagem ao mundo da mitologia nórdica.

Acaui 22/05/2024

Incrível!!
Amei a forma como o autor trabalhou os mitos e os escreveu de uma forma mais leve.
Com certeza virou um dos meus favoritos.

Madu_Andrade 15/05/2024

Muito foda
Meu Deus Neil Gaiman que livro bom.
Simplesmente para uma viciada em mitologia como eu esse livro é como o paraíso, ele conta todas as histórias a você de uma forma tão nórdica que me senti aprendendo sobre com os próprios deuses

MindNotes 13/05/2024

Um carinho por esse livro
Sempre me interessei por mitologias, egípcia, grega, indu e, em especial, nórdica.

Foi muito gratificante terminar esse livro e acho que se tornou um dos meus favoritos.

O vocabulário é simples e gosto da forma com que o Neil Gaiman escreve. Os contos são muito interessantes e você cria um vínculo com personagens, sempre esperando o que está por vir nos próximos capítulos, qual será a próxima trama de Loki, quais serão as próximas lutas e quais novos personagens irão aparecer ao decorrer dessa grande história.

Recomendo demais para quem se interessa por mitologia nórdica, e agora me despertou interesse em buscar livros sobre outras mitologias.

Guaxiinim 11/05/2024

Meu livro favorito
Embora eu ja gostasse do autor antes de conhecer esse livro, eu adorei.
Com a mistura da narrativa característica do Neil Gaiman, mais a temática interessantíssima, mitologia nórdica, essa obra forma um livro incrível.
Neil Gaiman narra alguns, infelizmente não todos, contos nórdicos, de uma maneira que nos envolve na leitura. Além da clara distinção dos contos ou ?conjunto?* de contos por capítulo.

*Alguns contos são continuações de outros.

Alex.Ribeiro 11/05/2024

Intrigante
Interessante perceber como essas histórias são cativantes. E nós encabula ao conhecer contos nórdicos. Vale a pena a leitura de Neil Gaiman

.Xuam 06/05/2024

Loki é injustiçado
Bom livro, porém nao muito mais do que uma introdução a mitologia nordica

neil gaiman, nesse livro retrata as história mais conhecidas da mitologia nordica, mas nao relata muito mais do que isso, a nos dando um pequeno gostinho das historias dos deuses e gigantes.

lahmot 06/05/2024

É um bom livro. Uma boa coletânea de mitos, mas não vai muito além disso.

Acho que a mitologia nórdica em si não é muito para mim, apesar de ser angraçadinha as vezes (porém eu suponho que tenha um dedo do Neil Gaiman nisso, o que faz sentido), não achei tudo isso, em muitos momentos a moralidade dos deuses me pareceu desnecessariamente cruel, mas não de maneira absurda como na mitologia grega, apenas maldosa mesmo. Todo o lance da profecia me entediou, os filhos do Loki super de boas lá existindo e só porque o Odin teve uma visão, foi lá e sequestrou as criaturas, mas a custo de que, se aquilo não adiantou nada?

As partes mais divertidas foram sem dúvidas o Loki trazendo desgraça, na minha opinião, os deuses mereceram tudo o que ele fez e digo mais!! Também adorei a Freya, deusa feminista que não abaixa a cabeça para macho, finalmente uma sensata aqui. O Tyr também é simpático, e é isso.

Normalmente esses mitos costumam ter uma certa moral e tal né, até porque era para isso que muito deles serviam, mas eu lia esse livro e pensava: "Tá, e a moral disso daqui é o quê?", que nem no conto sobre o Thor, Loki e o humano lá na terra dos gigantes, tu lê e parece que eles vão aprender uma lição de humildade e tal, para chegar bem no finalzinho e o gigante simplesmente provar a eles que, na verdade, estavam certos o tempo todo e eram tão poderosos quanto pensavam sim, tipo ?.

É realmente uma pena que os mitos nórdicos tenham se perdido e por esse motivo temos tão pouco material, eu compreendo que o Neil Gaiman usou o que ele pôde, e acho que ele fez isso da melhor maneira possível, mas infelizmente, eu não me encantei tanto quanto gostaria. Eu reconheço que isso é mais gosto pessoal do que tudo, mas mesmo assim eu não consegui ver as figuras dessa mitologia de maneira tão boa quanto eu gostaria. Mas de qualquer forma, foi legal conhecer esses mitos.