Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Laura.Machado 31/05/2024

Final surpreendente
QUE FINAL! Confesso que esse livro me deixou numa mini ressacas durante os seus 40 até 70%. Isso porque parece que história empaca, não evolui em nenhum dos 3 seguimentos e os acontecimentos já na parecem fazer sentido. Passado esse período complicado, a história volta a engatar e fazer sentido, instigar.

Lá pra os 80% comecei a desconfiar do desfecho da história, mas até então parecia loucura. E QUE desfecho! Vale a pena ler só pelo plot twist e pelo final, pra quem gosta de suspense. Mas ainda acho que o livro poderia ser bem mais curto, pela parte do meio da história que se arrasta um pouco.

Lays 30/05/2024

Mas a regra era cruel: somente uma poderia escapar
Comecei essa leitura totalmente influenciada pelo Paulo Ratz, ele ficou tão empolgado e os nossos gostos são parecidos, resolvi tentar.
E que delicia de leitura, eu gostei demais da forma que as investigações foram acontecendo, a parte das crianças também. A sensação que fica no ar é que sempre existe alguém em perigo, mas você não entende quem. Em muitos momentos desconfiei da senhora, mas tentava pensar como ela poderia ter algo haver.
Por já ter lido muitas vezes livro do gênero, as vezes pego no ar o plot do livro, mas esse aqui, eu fiquei tão surpresa que tive que buscar meu queixo no chão.
O fim é o motivo das 5 estrelas, pois é genial, quando todas as peças do quebra cabeça se encaixam, é impossível não se pegar com vontade de ler o livro agora entendendo tudo pra ter outra perspectiva. GENIAL.

Carolina.Mikovic 30/05/2024

Na cidade de Giverny, mundialmente conhecida por ter sido eternizada nos quadros pintados por Monet, ocorre o assassinato de um conceituado médico da região.

Os investigadores do caso ( Laurenc Serenac e Sylvio Benavides )se deparam com pistas e situações que os levam a acreditar que nada é o que parece. E no meio de tudo isso é contada a história de três mulheres: uma menina de 11 anos que sonha em ser pintora; a professora da única escola local que sonha em viver um grande amor e ser livre do seu casamento infeliz, e uma idosa que observa o mundo do alto de sua janela do tão famoso "moinho da Bruxa"

O desfecho da obra me surpreendeu. Foi um plot que não cogitei em qualquer momento. Embora interessante, senti que algumas peças não se encaixaram perfeitamente mas nada que tire o brilhantismo do enredo.

Apesar de lenta e em alguns momentos focar muito em descrições sobre os quadros de Monet, a leitura vale a pena.

isah 29/05/2024

Tenho uma relação complicada com esse livro.

porque é sim um livro brilhante e acho que merece todos os prêmios que recebeu mas ca cete quando chegou no meio do livro eu só queria dormir de tédio, não acontecia nada demora demais acontecer tudo, acho que a culpa é minha por meu momento de leitura.

li muitos livros bons seguidos e esperava o mesmo desse;

iris 28/05/2024

Comecei a ler esse livro 100% influenciada pelo Paulo Ratz do livraria em casa. Adoro livros policiais/de suspense, e como fazia muito tempo que não lia nada do gênero, resolvi pegar uma indicação da ratazana. Sendo sincera, admito que até as últimas páginas, eu estava odiando o livro. Não estava entendendo muito bem a história, e as conexões que existem entre os personagens. O ritmo era muito lento, e sentia que não acontecia nada durante boa parte da narrativa, mas quando cheguei no fim do livro, entendi o porquê de tudo isso. Essa história tem um dos melhores plots twists que já li na minha vida.

LetAcia1131 26/05/2024

Perfeito, somente isso.
Que livro sensacional, sem a recomendação do Livraria em casa eu nunca teria lido esse livro sensacional, sério!! É um tipo de livro que você tem que se agarrar para ler até o final, porque minha gente o final desse livro é uma coisa devastadora que você pode ou não ter relacionado ao longo do livro, mas eu tenho certeza que você não conseguiu conectar nenhum dos laços, não procure nada e vai com muita força de vontade haha vale muito a pena

Gabi 23/05/2024

Um favorito
Li por influência do Paulo Ratz e gostei muito. A história é construída em um ritmo lento, as informações são dadas aos poucos e de uma forma que te leve a querer destrinchar o mistério. Pra quem gosta de livros no estilo Ágatha Christie (?quem matou??), acredito que seja uma boa indicação. E ainda com o plus de uma trama que brinca com passagens temporais e a história de pintores impressionistas, principalmente Monet (um dos meus pintores preferidos, diga-se de passagem). Alguns personagens me afeiçoaram, outros, amei detestar, sofri horrores com o triste fim de um querido e fiquei de boca aberta com o plot do fim, inteligente e intrigante. Enfim, uma obra que ficou marcada na minha carreira de leitora.

Júlia 22/05/2024

Anticlímax
Esse livro é bom. O único problema que eu tive com ele foi que são colocados vários indícios de uma história muito complexa, bem elaborada e com várias camadas, mas o plot twist é anticlimático ao resumir a história toda em apenas um elemento simples, raso e decepcionante. No entanto, os personagens ainda são cativantes, assim como o enredo e como ele é contado. Toda a ambientação é encantadora e envolvente, ajuda muito na imersão na história.

Leilane 19/05/2024

Chato. O começo do livro até instiga, mas só o comecinho mesmo. O meio do livro é muito chato, os personagens são chatos - e não do tipo chato intencionalmente, só são chatos mesmo. Terminei pq não queria abandonar, mas que luta...

Breno Vasconcelos 18/05/2024

Ninfeias negras
Escrito por Michel Bussi, é um romance policial ambientado na vila de Giverny, na França, famosa por ser a residência do pintor impressionista Claude Monet. A história se desenrola em torno de três mulheres cujas vidas estão entrelaçadas com um misterioso assassinato que abala a tranquila comunidade.

A narrativa é construída em três camadas, cada uma centrada em uma das protagonistas: uma menina talentosa de onze anos, uma professora de uma escola da vila e uma idosa reclusa que observa tudo da sua casa próxima aos famosos jardins de Monet.

O enredo começa com a descoberta do corpo de Jérôme Morval, um renomado oftalmologista, encontrado morto em um riacho. Ao lado do corpo, uma misteriosa carta menciona a beleza das ninfeias de Monet e faz alusão a um segredo sombrio. A partir deste ponto, o investigador Laurenc Sérénac e seu colega Sylvio Bénavides começam a desvendar uma complexa teia de segredos e mentiras que remonta ao passado da vila.

Kah 16/05/2024

Maçante!
Meu Deus, que livro chato! Não consegui me apegar aos personagens e não aguento mais ouvir sobre Monet. Comecei o livro com altas expectativas por conta das diversas resenhas positivas e no final, sai decepcionada. Foi uma luta não abandonar esse livro.

Elizabeth 15/05/2024

Gostei do livro, da forma como a história foi contada e do final sem pontas soltas, mas o início é meio arrastado.

Giulia Trazzi 15/05/2024

Jardins de Monet
É até difícil saber por onde começar essa resenha, mas vamos pelo começo. O prólogo é muito bem escrito e te deixa com muita vontade de devorar o livro. Porém as primeiras 100 páginas são muito arrastadas, parece que a história não flui. Ela é contada do ponto de vista de vários personagens, a escrita é um pouco rebuscada e por vezes até um pouco ?teatral?, o que me distanciou um pouco. Sem falar que tem citações a Monet em praticamente todas as páginas, o que cansa em certo momento. Precisei me forçar a continuar, porque todas as recomendações diziam que o final compensa. Acabei dando 4,5 estrelas por esse começo arrastado.
Apesar disso, a descrição do cenário é encantador, faz a gente querer conhecer Giverny. Quando ouvi falar do livro, a primeira ideia que tive era o que realmente acontece, ao longo do livro fiquei pensando ?Será??, ?não pode ser isso?, e no fim era isso sim rsrs
Mas o plot twist do final é muito bem escrito, amarra todas as pontas soltas e faz todo sentido a história ter sido contada dessa forma. Só acho que demorou muitas páginas pra chegar lá.
É um ótimo livro para reler e pegar todas as referências ao longo da história. Com certeza será uma experiência melhor.
Enfim, vale a pena o esforço por um excelente final? Pra mim valeu! Mas entendo quem não gostou!

Vanessa1503 15/05/2024

Do arrastado ao surpreendente
Gostei muito da história, os dilemas, crimes, a forma com que foi desenrolando até o momento em que revelam o assassino, e nesse momento é revelado também tudo o que foi citado ao longo das investigações, não ficando nenhum ponto em aberto (se ficou não foi algo que considero relevante). Teve um plot twist e o final não é como a gente espera, com um final fofo e mega feliz, o que torna o livro quase perfeito.
Dei uma nota mediana (3.5) por tê-lo achado arrastado no início, levei aproximadamente 100 páginas para achar a história interessante, e só não desisti por saber que até o término ele se tornaria surpreendente.