1808 - edição juvenil ilustrada

Resenhas - 1808

FlavioTgalano 09/06/2024

Surpreendente
1808 foi surpreendente.
Adorei conhecer detalhes extraordinários de um momento tão marcante de nossa história.
Conhecia esse período do Brasil através dos livros tradicionais de história. Havia também assistido o bom, divertido e controverso filme "Carlota Joaquina", de Carla Camuratti e posso dizer que 1808 foi além.
Muito bom o texto de Laurentino.
A parte que narra os preparativos da partida... que loucura aquilo!
A jornada épica da travessia... incrivel o que fizeram!
Dom João, a seu jeito, contrariando a tudo e a todos, procrastinando decisões e lutando contra o seu pior inimigo (Carlota) enganou Napoleão e seu exército invensível.
Se você gosta de história, leia esse livro, mas se você não gosta, leia também.

Bia 09/06/2024

Escutei em audiolivro no descanso dos plantões e adorei pq amo uma fofoca e ainda mais uma fofoca histórica kkkk

Biaâ¡ 31/05/2024

?1808
"1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil"
Se assim como eu você gosta de História acredito que irá AMAR este livro!
Fala sobre a vinda da família real para o Brasil em1808, que foi consequência da invasão em Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico.
Se vc não faltou na aula de história você sabe bem do que eu estou falando mais o livro 1808 explica de uma forma diferente da dos nossos professores ;)
Aliás o autor coloca complexidade nos personagens, mostrando uma corte portuguesa muito além da forma simples e satírica normalmente retratada. D. João VI, Carlota Joaquina, Dona Maria e D. Pedro são descritos de maneira complexa, criando um laço do leitor com a história!
É um livro grande e de leitura "difícil" e recomendo para maiores de 18 ?

Laura 28/05/2024

Intenso, fluído e perfeito
Laurentino Gomes nos presenteia com um excelente resumo do que foi 1808 para a história brasileira.
Com um vasto apanhado documental, riquíssimo em detalhes, o autor traz o contexto prévio da vinda da família real para o Brasil e dos seus desdobramentos.
O paralelo feito entre a história de Portugal e Brasil com a história do arquivista real Marrocos, para mim, foi uma excelente estratégia criativa de escrita.
Recomendo a leitura a todos que possam interessar relembrar detalhes desse trecho da história brasileira.

Karen.L.P 26/05/2024

Livro bem didático, bem esclarecedor para compreendermos a história do Brasil. Valeu a pena. Conheci o livro através de audiobook.

Paulo2196 21/05/2024

O que seria do Brasil, se não fosse ele?

O livro "1808" é um best-seller do autor brasileiro Laurentino Gomes. Ele narra a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. A obra descreve a viagem da corte, a estadia no Rio de Janeiro e os impactos da presença da família real na colônia, incluindo as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram nesse período.
Ao retratar esse momento crucial da história do Brasil, o livro oferece uma visão detalhada dos bastidores do poder, das mudanças culturais e das relações entre a corte e a população local. "1808" é muito elogiado por sua pesquisa histórica minuciosa e por apresentar os eventos de forma acessível e envolvente para o leitor. É uma leitura recomendada para quem se interessa pela história do Brasil e pela formação do país como o conhecemos hoje.

tai.mobi 13/05/2024

Eu nunca gostei de estudar história do Brasil. E agora, adulta, resolvi mergulhar no tema visto que sou estudando de HISTÓRIA, cultura e literatura afro-brasileira e indígena.
A experiência com esse audiobook foi boa, porém o início é confuso. Episódios históricos são listados de forma ?jogada? e em seguida se volta no tempo para explorar cada um dos pontos listrados. Nas primeiras 3 ou 4 horas (?) de audiobook, avançamos e retrocedemos na história de forma confusa. Creio que lendo seja mais fácil de compreensão, mas ouvindo ficou beeeem confuso.
Alguns termos utilizados sobre populações em situação de diáspora me incomodaram e a terminologia também não soa apropriada. Mas o próprio autor entende que o livro é datado e conforme a história avança, mais cabe o repensar o passado, pois ele está sendo lido de outra forma.
Recomendo! Mas não em audiobook.

Cássius 12/05/2024

Sensacional
Não farei resenha, pois não tenho palavras para descrever essa maravilha da historiografia. Parabéns ao autor e leiam, pois vale muito a pena!!!

renaas079 11/05/2024

Um príncipe regente curiosamente estranho.
Relato histórico interessante sobre as motivações, condições e detalhes da fuga da família real para o Brasil colonial.

Detalhes interessantes sobre as mudanças provocadas, tanto em Portugal, com o abandono da corte, quanto no Brasil, para elitizar nossas terras coloniais.

Apesar das bizarrices do príncipe regente Dom João VI, ele foi o único príncipe e, posteriormente, rei que não foi morto ou deposto neste período: sorte ou estratégia?

Recomendo a leitura.

Aline 10/05/2024

Leitura muito interessante.
O livro 1808 nos conta de maneira muito fluida e interessante, vários fatores que culminaram na vinda família real portuguesa ao Brasil, fugindo da invasão de Napoleão em Portugal.
Gostei bastante da escrita e achei o livro bem detalhado, com inúmeras citações, notas de rodapé e também imagens, que ajudam a ilustrar o que se está lendo ao longo do livro.
Recomendo para todos os que são curiosos em relação ao período de permanência da família real no Brasil a partir de 1808.

Bia 09/05/2024

1808
Fala da vinda de Dom João para o Brasil e como ele mudou o Brasil colônia. Gostei bastante , foi enriquecedor , sabe mais sobre o Brasil daquela época.

Sílvia 06/05/2024

Essa leitura é sem sombra de dúvidas a aula mais profunda sobre nosso país que já tive acesso. São tantos os detalhes, tantas informações sobre nossos colonizadores. Recomendo a todos a leitura deste.

Ana Paula Teodoro 02/05/2024

Ok
Uma forma de compreender a história de um jeito diferente... cronológico, muito bem organizado e contextualizado. Gostei da leitura.

Milena487 28/04/2024

Incrível
1808 conta a história da corte aqui no Brasil, como as pessoas se portavam, os gastos enormes com a corte q escravidão do seu jeito mais cruel possível e como ela vista... Fala de Napoleão de suas conquistas e sua queda. Muito interessante, vale muito a pena a leitura.

Thalita 26/04/2024

Enriquecedor
Livro muito bom para relembrar e aprimorar o que aprendemos na escola. Muitas curiosidades tb e linguagem acessível.