História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

isareiss 06/06/2024

Montanha Russa de Emoções
O terceiro livro começa um pouco mais lento e o miolo foi um pouco arrastado na minha opinião, o que até vai de encontro com o momento de vida da protagonista. Mas nas últimas 100 páginas... tudo volta a empolgar, a protagonista e a mim.
Terminei o terceiro livro com muitas emoções distintas, muitos pensamentos, muita vontade de seguir adiante pro próximo livro.

Lua Leal 05/06/2024

A começar pelo título?
Elena Ferrante é genial na escolha dos títulos de cada livro da série Napolitana. Quem foge? Quem fica? Quem é realmente a amiga genial? As últimas 100 páginas são extremamente surpreendentes, fiquei muito surpresa! ?

Fascinada com tudo o que li até agora e ansiosa pra chegar ao ponto do primeiro capítulo do 1° livro ?A Amiga genial?.

larissa.liz 05/06/2024

?Desculturalizar-se.?
Acho que será meu favorito da tetralogia. Sei que o ?História do Novo Sobrenome? tem muito mais quórum, mas nesse, particularmente, senti que a narrativa intensificou minha identificação com a Lenu; sua história, sua passibilidade, seus trejeitos e inferioridade em relação a Lila, suas escolhas e decisões, sua insegurança, seus questionamentos. Fui tomada pela nossa similaridade! Conforme ia avançando os capítulos, sentia pela personagem e por mim. Quantas coisas nos atravessam, deixam marcas. Quantas coisas os outros esperam de nós. Quantas coisas nós mesmas nos cobramos. Quantos pesos e medidas injustas.

A história da Lila continua sendo a mais agitada e fervorosa, mas, confesso que, em alguns momentos, tive/tenho certa antipatia por ela.

O pano de fundo é a Itália cada vez mais politizada, avançando em debates significativos, como o feminismo e os embates entre fascistas x comunistas, muitas das vezes resultando em fins trágicos. O bairro não tem mais tanto protagonismo, mas ainda sim é um lugar vivo que afasta e atrai as meninas em momentos e medidas diferentes.

Um dos versos que mais me marcou, foi essa reflexão de Lenu: ?Desculturalizar-se. Desaculturar-se a partir da maternidade, não dar filhos a ninguém. Livrar-se da dialética servo-patrão. Tirar da cabeça a inferioridade. Restituir-se a si mesmas. Não ter antíteses. Mover-se num outro plano em nome da própria diferença.?

Adorei, não vejo a hora de ler o último livro.

Gabriela.Andrade 01/06/2024

Estou viciada na tetralogia e a cada livro a história só fica melhor! Indico muito, já estou com o último livro em mãos

tris 30/05/2024

Fantástico como sempre!
Dona Elena não decepciona, tudo o que essa mulher escreve me tira o fôlego. Que baita, baita escrita e que personagens!!!

Letteles 28/05/2024

Quase perfeito
Eu estava achando perfeito mas os últimos 20% do livro estavam maçantes e por isso não recebeu 5 estrelas.

Gabriela 26/05/2024

Achei que nesse livro a história se perde um pouco, mas no final volta a ficar interessante e abre caminho pra vontade de ler o próximo livro.

sara 24/05/2024

Gosto de imaginar que cada um dos livros da tetralogia napolitana tem um "tema" principal. O primeiro seria sobre aspirações (quais escolhas farão os personagens para suas vidas?), o segundo, inveja, e o terceiro, hipocrisia. Claro que nos três livros todos esses sentimentos aparecem, mas sinto que cada livro tem um foco maior em algum tema.

Nesse, é como se houvesse uma inversão de princípios, tudo fica uma área cinzenta, as relações são mostradas de uma maneira mais complexa e movimentos políticos como comunismo, fascismo e feminismo se tornam apenas palavras. A realidade é bem mais difícil de definir que esses termos.

Achei um pouco lento lá pelo meio mas ainda assim é brilhante. Meu Deus, só falta um livro. Oqm que vou ler depois que acabar?

Carolina3158 24/05/2024

A vida adulta crua como ela é !
Aqui temos Lila e Lenu tentando sobreviver na vida adulta, com os desafios e as obrigações provenientes dessa fase da vida.

É incrível como a Elena Ferrante descreve uma Itália tomada pelas as tensões políticas e as consequências cruéis desse período.

A amizade entre as duas tornam-se ao mesmo tempo amistosa e também conflituosa.

Esse terceiro volume é visceral, nos coloca como espectadores a história de cada personagem, principalmente das mulheres que ainda precisam lutar para ter uma vida que merecem.

É um exemplo de leitura para quem deseja entender as nuances das relações e a busca incessante por identidade e pertencimento.