Villette

Villette Charlotte Brontë

Resenhas - Villette

hassdc 30/12/2023

Uau
Um livro que flui de forma lenta em algumas partes e nos cansa com trechos carregados em descrição, é o mesmo livro que alcança o seu coração com as mãos e divide com você alegrias e angústias, medos, tristezas misturados a euforia e felicidade.

Eu amei, estou em êxtase até agora, mas não é uma leitura para iniciantes e nem um livro que facilmente te prende a atenção.

É sobre uma moça que busca, como qualquer um, vida de qualidade, mas desde o começo da própria existência ela está sozinha e o que ela vai fazer a partir disso. Como se virar em um mundo resultante da escolha de outros, da própria personalidade, da cultura alheia e etc. Como nossos anseios e medos, nossos preconceitos, nossa maturidade, nossas decisões determinam tantas coisas e quanto o meio influencia nossa história; mas, como nos portamos diante das situações, é o maior guia do nosso "feliz para sempre".

Mila.Soraia 14/08/2021

A narrativa não é tão dinâmica. Podemos observar muito do que se passa no "interior" da personagem: seus sentimentos, sua autoanálise, suas reflexões.
A protagonista é uma mulher a frente de seu tempo. Aliás, é interessante notar como as personagens femininas têm personalidades marcantes e, de certa forma, são senhoras de seus destinos.
O final foi um tanto abrupto e agridoce.

Fernanda 17/06/2020

Já havia lido Jane Eyre e amado, então minhas expectativas para a leitura de Villette estavam muito altas e foram atendidas, não da maneira que pensei, Villette é um livro com um ritmo único, intimista e que é tão prazeroso que é difícil parar de ler, no começo estava gostando muito mais do enredo do que dos personagens propriamente ditos, mas em algum ponto da história todos os personagens me cativaram completamente, seja com suas qualidades ou defeitos, e Monsieur Paul Emanuel me fez viver em uma relação de amor e ódio com seu temperamento, porém ao final é impossível não nos apaixonarmos por ele.

Lila 07/05/2020

Surpreendente
No início, foi difícil encontrar motivos para continuar esta leitura, inclusive, comecei a lê-lo o ano passado (2019). Li um terço e desisti. retomei a leitura nesta época de quarentena por questão de honra! E agora, depois da leitura terminada, digo que foi uma das melhores leituras que fiz neste ano, ou até há muito tempo.
Lucy Snowe é uma sóbria e melancólica moça inglesa, acostumada a ser sozinha na vida, sem família ou contatos, parte para uma cidade francesa fictícia chamada Villette. Lá, ela se depara com um pessoas de temperamentos e comportamentos totalmente diferentes dos conhecidos em sua cidade inglesa. Ela vai trabalhar num internato de meninas como professora de língua inglesa.
Devido ao seu temperamento sóbrio, cometido e consciente já esperado de uma inglês, ela consegue fazer amizades, mesmo sem esforço e torna-se importante para pessoas que nunca imaginou que poderia ser.
Villette é um livro que conta sua história através de uma descrição de personagens, locais e situações. Suas descrições são poesia para que lê, mas se não tiver a referencia correta esperada pela escritora, talvez não consiga acompanhar a magnitude dessa obra.
Eu estava esperando algo próximo da obra Jane Eyre, mas me deparei com um livro superior em qualidade da escrita e genialidade.