A TUMBA e outras histórias

A TUMBA e outras histórias H. P. Lovecraft

Resenhas - A Tumba e Outras Histórias

Matheus 03/03/2024

Gostei um pouco
Bom, alguns contos são muito arrastados e tem uma leitura que não prende tanto a atenção. O livro é composto por contos antológicos. Alguns são de uma criatividade gritante mas dou principal atenção aos trechos que nao são considerados contos, principalmente os dois últimos que, esses sim, me prenderam a atenção. O do homem em um planeta alienígena preso em um labirinto invisível também é otimo.

Jeremias 17/02/2024

Interessante
O livro traz histórias muito boas, entre elas, Entre as Paredes de Eryx e O Horror em Red Hook foram as mais interessantes para mim. Porém, infelizmente traz também a triste noção do preconceito e imaginação errônea do autor sobre a supremacia caucasiana. Por conta disso, o livro é um pouco reflexivo e histórico, também.

Kau 06/11/2023

A Tumba
São vários estilos de contos... alguns ótimos e outros nem tanto assim. O meu favorito foi Entre as paredes de Eryx, se sente a mesma angústia do personagem. Ao mesmo tempo torcendo por ele e achando-o um idiota.

Lucas 01/11/2022

Melhores contos:

- Entre as paredes de Eryx
- Poesia e os Deuses
- O alquimista

Os outros foram ruins ou apenas ok

Luisa 28/04/2022

bom sensinho
sempre vi todo mundo falando que o lovecraft era "meio racista" mas agora que eu li ele eu posso afirmar que ele era completamente racista o cara amava gente branca e deixava isso bem explícito em TUDO que ele escrevia
dito isso é bem legal as historinhas e eu acredito que lendo criticamente pode tudo

Jéssica 07/04/2022

Comecei gostando. No conto Aprisionado com os Faraós, achei a visão dos egípcios estereotipada, mas pensei "é um conto de 1924, 'tudo bem'".

Ao chegar aos contos Ele e, principalmente, O Horror em Red Hook, percebi que eles não só eram permeados de comentários e opiniões racistas como tinham ideias racistas como centro no enredo.

Neles o estrangeiro é sempre descrito como mau, feio, sujo, diabólico e está tramando algo para prejudicar aqueles que são descritos literalmente como os "de olhos azuis".

Toda religião, música, roupa e expressão cultural diferente da do narrador é tratada como demoníaca. Constantemente ele reforça a descrição das pessoas maldosas como "de olhos puxados" ou de "pele escura", trazendo junto adjetivos como "desprezíveis", "sinistros" e "horríveis".

Daí em diante notei que, em maior ou menor grau, essa postura e esse modo de pensar estavam presentes em todos os contos do livro.

Mary.Rovere 15/01/2022

Alguns contos salvam
Não gostei, achei alguns contos bem difíceis de ler o autor tenta passa nos textos um horror medonho e uma agonia da qual não faz muito sentindo em alguns contos sem contar que e nítido o preconceito que o autor tem em relação a asiáticos em alguns pontos ele e até racista e o primeiro contato que tenho com lovecraft talvez se eu procurar outros livros de contos eu passe a gostar mais dele

Leo 30/09/2021

Nitidamente clássicos e revolucionários
Tem muitos contos nesse livro e, enquanto eles variam muito em foco e até em qualidade, todas elas tem o ar e o tom nítido e característico do Lovecraft, ainda que em graus diferentes.
Todos os contos abordam esse desconhecido cósmico, esse suspense místico e, principalmente, a impossibilidade do homem saber e muito menos compreender tudo.
Alguns contos são excelentemente amarrados e envolventes e outros mais medianos, mas todos são interessantes e valem a pena ser lidos.
E claro que não dá para deixar de comentar a quantidade de racismo e xenofobia presentes nas histórias, mas é o raciocínio torto da época que não deve ser apagado, mas discutido. Publicações mais recentes dele contam com um aviso sobre no prefácio e acho incrível. Esse, por ser mais antigo, não tem isso e é uma pena.
De forma geral dá pra ver bem nessas histórias pq ele é um clássico e pq ele gerou todo um novo estilo de conto. É realmente um talento nato.

Nádia 15/07/2021

Man que leitura difícil
São histórias extremamente diferentes do comum, tem coisa que cê fica meu Deus o que tá acontecendo, tem a parte final do livro que são histórias que ele escreveu quando tinha 15 anos e tu já vê o talento incrível do cara, é muito bom o livro, mais como diria minha amiga tem muita fumação de banana.
Lobinha Sincera 20/07/2021minha estante
Oia fui citada kk

Antonio.Alvaro 07/11/2020

De uma maneira única, Lovecraft demonstra porque é um dos mestres da literatura de terror e um dos criadores do terror cósmico.

Mandy 22/08/2020

Foi meu primeiro livro do célebre Lovecraft e... não foi bem o que eu esperava!

O livro contém contos bons e outros nem tanto... Demorei quase dois meses para ler uma obra de 200 páginas. Algumas passagens foram preconceituosas, outras cansativas. Bem, de todo modo retornarei ao autor para ler suas obras mais famosas e tentar tirar esta impressão!

Jéss 04/08/2020

a escrita não prendeu a minha atenção e foi difícil finalizar a leitura. gostei apenas de um dos contos. não planejo ler lovecraft novamente tão cedo kk

Kit 06/07/2020

Já havia abandonado este livro 2 vezes, antes de conseguir concluir. Alguns contos tem uma escrita muito difícil e outros mais tranquilos, alguns são bons e outros bem chatos. Os contos de quando ele era jovem estampam seu lado racista e os fragmentos não trazem nada de muito interessante.

Cledinho 01/07/2020

Se você tem estômago...
É um bom livro, poderia ser ótimo se não fosse o racismo e a xenofobia de H. P. Lovecraft. Sem dúvida, um homem deveras criativo; no entanto, seus preconceitos tiram muitos pontos do livro.