Mulheres, raça e classe

Mulheres, raça e classe Angela Davis

Resenhas - Mulheres, Raça e Classe

archive midori 11/06/2024

A todos que têm coragem de olhar para além de sua realidade
O livro começa com um maravilhoso prefácio por Djamila Ribeiro, que nos introduz a Angela Davis. A partir daí somos convidados a uma travessia pela história da escravidão nos EUA, focado na mulher negra, e principalmente a forma como essas mulheres eram/são vistas por uma sociedade em que para o trabalho elas nunca foram o sexo frágil.

Como Davis fala, as mulheres negras possuem uma visão especial da realidade, pois, para além de suas próprias dores, foram postas num local que as fez ver também a dor do próximo (homens negros, mulheres brancas pobres, etc).

A leitura pode não parecer tão fluida a princípio, devido às notas de rodapé, mas logo conseguimos pegar o ritmo e a forma com que a autora escreve é bastante simples e poucas são as palavras mais difíceis. O que realmente me pegou aqui foi o peso dos assuntos abordados que, por muitas vezes, me forçou a parar para respirar e digerir com calma antes de dar continuidade.

Enfim, dedico esse livro a todos que têm a coragem de olhar para além de suas próprias realidades.

le.menino 05/06/2024

Um banho de água fria!
Esse livro te acorda do estado de dormência que o capitalismo causa.

Davis nos traz aqui uma bagagem bibliografia fortíssima, você lê este livro e já corre pra ler os outros que ela cita.
Uma ótima leitura pra quem quer se engajar mais nesse campo das ciências sociais, da história e outros que também se fazem presente.

Leeticyaarawjo 02/06/2024

Acabei de ler hoje, ainda tô processando tudo o que o livro expõe, mas é uma leitura incrível! A escrita e a forma como a Angela constrói o raciocínio dela ao longo dos capítulos é densa mas ainda assim consegue ser didática, promovendo uma reflexão e uma problematização da forma como o racismo, a luta de classes e o sexismo são problemas interligados; gerados pelo capitalismo e potencializados pela ideologia burguesa.
Apenas leiam, não consigo colocar aqui tudo o que pensei r achei do livro por risquei anotações na maioria das páginas.
Então fica aqui minha recomendação de leitura.

Juliana 19/05/2024

Muito necessário!
Esclarecedor e didático, contando o passo a passo do movimento feminista nos EUA. Primeiro livro que leio da Angela Davis e aprendi muito.

LAvia.Lino 17/05/2024

Angela Davis rainha babilônica
Perfeito a única coisa que vou fala foi que deu pra usar em redação da minha prova então o que afirma que esse livro é perfeito recomendo muito

Cristiane 15/05/2024

Mulheres, Raça e Classe
A forma como Ângela Davis escreve é clara e fluida, apesar de abordar questões difíceis de digerir.
Todas nós deveríamos ler.

Lulão 14/05/2024

Didático e embasado
Ângela Davis é extremamente didática, um livro que todos podem entender com bastante clareza e, ao mesmo tempo, não simplifica questões complexas e possui uma base de estudo histórico repleto de bibliografias para tudo que conta, não são só verdades jogadas com base em um "acredite em mim".
Entretanto apenas darei 4 estrelas por ser brasileira e o livro se tratar muito sobre esses temas em relação exclusiva com a história dos Estados Unidos, o que faz sentido por ela ser de lá mas não faz tanto sentido para mim. Amo a Ângela Davis mas pretendo ler mais autoras latinas de agora em diante.

ThalismarGonAalves0 10/05/2024

Interseções de classe, raça e gênero
A partir de uma abordagem histórica, tendo como base a formação da Nação Estadunidense, a autora demonstra a gênese das lutas antirracistas (inicialmente, anti-escravidão), feministas e da classe trabalhadora. O grande mérito da obra é demonstrar as tensões e contradições entre os diferentes movimentos e agrupamentos políticos. Em muitos casos, por não compreenderem as relações entre os processos de exploração e opressão, Davis mostra como os segmentos explorados se colocavam um contra o outro, fazendo o jogo da elite burguesa, branca e hegemonicamente masculina.
O livro demonstra a coerência teórica de entender que o modus operandi da sociedade capitalista se estrutura a partir da exploração da classe trabalhadora, utilizando as formas de opressão de raça e de gênero. Ao mesmo tempo Davis coloca que a luta política anticapitalista deve ser antirracista, feminista e classista.

Drida 07/05/2024

Livro necessário
O que falar da escrita da Ângela Davis?
Livro necessário e muito importante. Fala sobre igualdade de direitos. Um livro difícil, pois trata da realidade vivida por pessoas, baseada na desigualdade de raças. Fala das lutas travadas para alcançar o básico, para uma minoria, que não é e nunca foi minoria. Simplesmente leiam.

Larissa4200 17/04/2024

Esse livro mudou tudo, toda percepção que tinha sobre existir enquanto ser social. Não é um livro ?apenas? sobre gênero, é um livro sobre existir em uma sociedade que foi adoecendo, é uma aula do porque chegamos aqui. Leitura sensacional e marcante.

Lu_Augusto 20/03/2024

É um livro fundamental para a teoria feminista e nos estudos interseccionais. É um livro poderoso e que continua a influenciar debates e movimentos sociais até hoje.

Temos um panorama histórico das lutas das mulheres negras nos Estados Unidos, desde a escravidao até o século XX, destacando algumas figuras fundamentais para essa luta.

É uma dura critica ao feminismo branco ao afirmar que esse feminismo ignora as especificidades da opressão racial, falhando em compreender as necessidades das mulheres negras.

O livro não se limita a teoria, mas oferece ferramentas para a ação politica, incentivando a organização e a luta coletiva.

Recomendo demais para quem quer buscar uma compreensão mais profunda das desigualdades de gênero, raça e classe; para quem quer analisar o mesmo tema, mas com foco no Brasil, leia Lélia Gonzalez.

Ana 01/03/2024

Todo mundo deveria ler Angela Davis, por mais que ela foque no racismo & sexismo dos EUA, tem muita coisa que da pra trazer pra realidade brasileira.

E, a cada passagem, ela consegue ainda trazer o impacto do capitalismo em todas as lutas sociais que são latentes até hoje.

Daira.Himawari 01/03/2024

Carregado de informações
Livro muito bom, nos dá um tapa na cara e nos mostra como as pautas de gênero, de classe social e raciais se cruzam. Precisamos nos unir e lutar pelo nosso inimigo em comum, o sistema!

Alessandra.Lantimant 27/02/2024

Gostei do livro mas é uma leitura bastante densa. Fatos históricos narram a luta da mulher e principalmente da mulher negra para conseguir seus direitos básicos. Essa luta infelizmente ainda está longe de acabar.

Tamiris.Isabeli 26/02/2024

Bruto, real e necessário
Meudeus esse livro alterou a química do meu cérebro. As discussões sobre as sufragistas, sobre os direitos reprodutivos e sobre as tarefas domésticas marcaram muito mesmo a minha mente. Simplesmente incrível!