Radio Silence

Radio Silence Alice Oseman

Resenhas - Radio Silence

Maya 16/02/2023

?Olá. Espero que alguém esteja ouvindo??
?Não acho que nós possamos ter nossa vida definida pelas notas que tiramos nas provas.?
Uma perguntinha rápida. É muito ruim eu me identificar, tipo, muito com os personagens principais?
Porque, se é?, eu não estou bem.

A parte mais triste desse livro é que muitos adolescente passam pelo que Frances e Aled passaram. E é muito triste porque, na maioria das vezes, eles não tem a opção de não fazer faculdade, igual os dois tiveram.
Uma coisa que eu sei, sendo estudante, que é muita pressão posta em cima dos jovens, por isso a maioria começa a agir na impulso, tomando as piores decisões.
Às vezes é importante parar e pensar:
Estou fazendo isso por obrigação ou porque gosto?
Os adultos normalmente dizem que a única forma de se dar bem na vida e fazendo faculdade, isso é uma das maiores mentiras que eles contam.

Adorei a maneira como a Alice abordou o tema universidade, que é tido para os jovens como única opção de se dar bem na vida. Abre sua mente para novas possibilidades, e nos faz perceber que tem muitas outras oportunidades em nossa vida, além de se tornar um acadêmico.

Alice Oserman. Eu te amo. Muito. Obrigada por existir. Obrigada por escrever. Obrigada por tornar um dia merda em um dia maravilhoso. Te. A.M.o. Muito.
Obrigada.
Recomendo.

Louise133 13/02/2023

Fofos, mas?
Demorei a engatar nessa leitura, embora não ache que seja ruim.
É bem aquele tipo de livro que entretém, te causa sentimentos, mas você esquece que existe depois que termina.
Não é uma resenha negativa, tem mensagens importantes. Chorei em algumas partes, marquei várias frases.
Ele só não me marcou, infelizmente

Brenda.Pasa 10/02/2023

Eu quis tanto e sei que deveria ter lido esse livro no ensino médio. ironicamente, eu não consegui pq precisava focar no vestibular

?gostei de sentir que não estou sozinha no mundo sentindo essas coisas?

temas incríveis tratados de maneira superficial e um tanto ?idiota?
inverossímil em muito
uma escrita imatura, por vezes
queria ter entrado mais na magia de universe city
no final, ainda fica um carinho pela história. a frances da escola fui eu. eu pensava essas coisas. eu agia dessa forma, pelos mesmos motivos. cansei de me sentir culpada por estar fazendo algo que não contribuía pro vestibular. um dia eu descobri que era inteligente e assumi que deveria fazer tantas coisas. eu demorei para me perguntar se realmente as queria. ao menos foi mais rápido que a frances. e eu queria. eu quero muito. mas nao precisava ter vivido isso assim. pelo menos eu tinha amigos
gosto de como a frances vê outros personagens, quando ela admira a capacidade de eles apenas serem, falarem o que sentem e ocuparem seus lugares no mundo. as vezes me pego lutando pra não ser como ela, pra não pensar que tudo que eu faço pode fazer as pessoas que eu amo deixarem de gostar de mim, pra não repensar tudo que digo e sou. foi reconfortante ver esse sentimento que me é tao secreto retratado

natfrnd 06/02/2023

eu jurava que ia ser um favorito

na primeira metade do livro, o personagem principal demonstrava uma personalidade agradável que me lembrava MUITO o theodore finch de por lugares incríveis, e depois se tornou um personagem chato.

talvez, por ser para um público adolescente, não funcionou comigo o que realmente me deixou triste.

na minha percepção, é repleto de dramas exagerados e alguns problemas reais, mas que são tratados de forma... conivente até demais.
não é ruim, mas os pontos ruins acabam incomodando mais que os bons, guardo algumas coisas desse livro com carinho principalmente o fato de não haver romance entre os personagens principais, o que me pegou de surpresa.

quis morrer de vergonha alheia em vários momentos - e em todos que eles estavam literalmente correndo um atrás do outro, foi muito pra mim kkkkk.

acredito que vá de acordo com as expetativas e momento de cada um, quero ler mais coisas da Alice pois a ideia do livro, mesmo que não seja genial é o suficiente para ser tocante.

amei o fato da personagem principal ser não branca, mesmo que ela seja uma chata o livro quase todo kkkk

jubspspsps 01/02/2023

acho que poucas vezes me identifiquei tanto com um personagem quanto foi como foi com a Frances
gostosinho pra começar o ano, mas achei que aconteceu muita coisa. e não acho que a autora estivesse colocando coisas desnecessárias, pelo contrário, todos os elementos e sutilezas da história foram muito bem pensados e tinham que existir, porém a sençassão que me deixa é que a história poeria facilmente ser uma duologia. não sei se é a forma comoela escreve mas me deixa essa sençassão de "inchasso" (???)
algumas partes não me pareciam muito verossímeis (como exemplo a cena que a carol aparece na faculdade), parece que o livro está regado de mini plots pra movimentar a história. mas uma história não precisa deles pra ser necessariamente boa e se movimentar (todos os meus livros prediletos são livros sobre pessoas comuns com vidas comuns e problemas internos que deveriam ser tratadosmas por algum motivo todos esses personagens escolhem não procurarem ajuda)

morandi 30/01/2023

MAMI ALICE OSEMAN
ja é meu oitavo livro da alice oseman e eu não posso falar nada alem de COMO EU AMO ESSA PESSOA.
O que mais me surpreendeu lendo este livro, foi como eu torci mais pros principais do que eu torceria em qualquer livro romantico que eu ja li. Terminei o livro em três diss de tão leve que é, o inglês é bem simples e a linguagem é otima.
Shoutout pros outfits horrendos dos personagens, mas a gnt perdoa.
Incrivel!!!

isa 29/01/2023

olá, espero que alguém esteja me escutando :)
Radio Silence se tornou o meu primeiro livro favorito de 2023! Eu me identifiquei demais com a Frances em diversas situações que exigiam mais maturidade, responsabilidade e sensibilidade. Eu simplesmente adorei a obra por retratar uma menina nada extraordinária, uma adolescente que preza pela perfeição e que necessita de validação acadêmica. Além dela, temos todos os outros personagens que tornaram esse livro tão especial, não tem como finalizar a leitura e não se apegar ao Aled e toda a sua trajetória. Mesmo com todo o caos, Universe City se tornava seu ponto de equilíbrio, o seu longo desabafo para que alguém o escutasse.
Em relação aos secundários, não me apeguei muito à Raine nem a Carys, me irritei um pouco com as duas, na realidade. Talvez precisariam de um desenvolvimento maior.
De forma geral, amei Radio Silence pela sutileza e simplicidade da escrita. Amei esse livro pela descrição dos personagens de uma maneira nada exagerada e forçada, isso sim se chama representatividade. Amei cada capítulo desse livro, amei de verdade.
Essa experiência foi maravilhosa :)

Ana j 22/01/2023

?i kept peeling off layers of my personality, but i seemed to be going in circles. every time i thought i?d worked out what i really enjoyed, i started to second guess myself. maybe i just didn?t enjoy anything anyomore?

?and then, because he was drunk, he just brought his hand up my forehead and gave it a little pat, like he was trying to magic the pain away?

tudo pra mim
adorei o livro, a história, o desenvolvimento dos personagens, como a autora representou as pressões da escola e de conseguir entrar na universidade junto com as dificuldades de se encontrar sendo adolescente

Mica 20/01/2023

É bom até, comecei sem perceber que era o aled de heartstopper mesmo sabendo q tinha uma personagem do heartstopper, mas como é narrado do ponto de vista da Frances demorei pra conectar os pontos. A história é legal mas não é nada de outro mundo e o desfecho é fofo mas senti muito uma bomba, fiquei com mts questionamentos e alguns ?pontos soltos?. Mas minha eu pre adolescente mt provavelmente teria achado o maximo e dado 5 estrelas, é uma leitura que da para curtir e acabar bem numa boa ja que é simples e tals.

julia 18/01/2023

MEUS LINDOS AMO MUITO
acho tão lindo o jeito que é descrito o sentimentos deles, virou um dos meus livros favoritos ?
a amizade do aled e da francis é tão lindinha, meu deus eu amo eles meu conforto ?

luiza longhi 10/01/2023

então! acho q eu esperava um pouco mais desse livro, achei a história pouco complexa e os personagem não tão aprofundados quanto o outro livro que li dela( loveless), mas de qualquer forma foi uma leitura muito boa, a escrita como sempre muito fluida e a mensagem por trás também é legal

lou 10/01/2023

Hello. I hope somebody is listening.
Não esperava gostar tanto desse livro. Achei que seria um livro levinho com um romance e representatividade ace, mas foi muito mais do que isso. Radio Silence fala sobre a Frances, uma garota obcecada com estudos e notas, fã de um podcast chamado Universe City e sua vida muda completamente quando ela conhece Aled, seu vizinho que mora na casa da frente.
O livro aborda vários assuntos mas o que me fez amar e favoritar foi o entendimento dos protagonista acerca de quem eles querem são, o que querem fazer no futuro, e como a vida não se resume em entrar numa faculdade. Você não precisa seguir um roteiro de outras pessoas para ser feliz e ter sucesso. Foque no que você gosta de fazer e nas pessoas que querem te ter por perto e se importam genuinamente com você. A amizade e conexão entre Frances e Aled é incrível e mostra que uma relação não precisa ser perfeita, tudo depende da comunicação. Acredito que o livro chegou a ser um pouco mais dramático do que eu tendo a ler mas nada que me impediu de ler e gostar. Eu amaria uma versão no ponto de vista do Aled.
Tenho muito mais a dizer sobre como me identifico com a Frances, como o Aled é uma pessoa brilhante que consegue usufruir de seus momentos ruins para produzir arte, sobre como eu amaria ter o Universe City e por aí vai, mas acredito que a resenha já está muito grande KKKKKKKKKKK