O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Ana Clara 19/03/2023

Antes de tudo devo dizer como foi difícil de ler esta história, por muitas vezes no início do livro abandonei ela por não estar no melhor momento da minha vida para ler ela.

Trata-se de uma história fictícia mas com elementos reais e mostra como é fácil a inocência de uma criança ser corrompida pelo o ambiente e as companhias que ela vive.

Comecei o livro com muita pena do personagem principal e me peguei na metade da leitura com raiva/desprezo por ele. Foi apenas no final do livro onde o personagem se encontra numa situação de solidão novamente (não vou falar mais para não dar spoilers) que me toquei que ele foi o resultado do meio de onde ele viveu e como isso é triste demais, pois embora esse personagem seja fictício, a Segunda Guerra foi real e quantas pessoas devem ter acreditado nas mesma coisas que ele? Agido da mesma forma achando que estava certo? E ao mesmo tempo você se pega pensando que não tem justificativa nenhuma para essas ações, pois muitas vidas foram perdidas na guerra.

Enfim, é um livro cru/real, que traz a visão de uma criança crescendo em meio à guerra. Terminei o livro com esse sentimento agridoce, pois tem um final até que “feliz” diante de tantas possibilidades de finais que poderíamos ter, mas ao longo da história por ter experimentando tantos sentimentos fica impossível terminar a leitura sem estar reflexiva sobre a perversidade X inocência do ser humano.

Helena976 23/06/2023

Pierrot / Pieter
"Os anos tinham passado ? e não foram gentis com nenhum de nós ?, mas eu o teria reconhecido em qualquer lugar."

Camila 29/06/2023

Bastidores da segunda guerra
Um livro curtinho e que fecha direitinho com uma escrita leve e simples. Isso permitiu que a leitura fosse bem fluída, ao mesmo tempo que é divertida.

Pierrot é uma criança de 7 anos quando perde seus pais e, por causa disso, passa a morar com a sua tia Beatrix, a governanta da casa de Hitler. O menino cria vínculos com o senhor de Berghof (nome da antiga casa de Adolf Hitler) e esses vínculos se mostram mais fortes do que qualquer outra relação que Pierrot já teve. Além disso, a convivência com essa figura tão autoritária influencia totalmente a formação de uma nova personalidade do menino. Esse, talvez, seja o ponto mais forte que o livro traz. Inclusive, é bem triste de acompanhar.

Esta acabou sendo uma leitura bem suave, apesar do conteúdo. Provavelmente por não lidar diretamente com os acontecimentos crus do nazismo como em outros livros e sim de como se deu a maioria das decisões tomadas pelo comando de Hitler, com o pano de fundo sendo a vida de Pierrot nesse contexto tão íntimo.
Achei interessante ver o outro lado dessa história, ainda mais por ter sido de uma forma bem recreativa. Acho perfeito principalmente para crianças, mas ainda sim agradável a outros.
Perfeito. Nota 5!

Thauanni 01/07/2023

John Boyne não erra uma!!!!!
Perfeição. Essa palavra descreve o livro com exatidão. Foi totalmente o oposto do que eu esperava, foi para um lado que eu nunca teria imaginado e tenho muitas coisas pra falar.

Começando pelo fato do próprio Adolf Hitler ser um personagem na história. Antes de ler eu jurava que o dito cujo só ia ser citado, mas não, ele tem falas e ainda é muito próximo do protagonista, o querido (e odiado) Pierrot. Pra mim vai ser Pierrot sim, vai a merda esse Pieter.

O autor foi certeiro pra 🤬 #$%!& . A gente começa a acompanhar esse menininho fofo e sofrido, que perde tudo o que tinha e conhecia e precisa recomeçar a vida. Eu criei um apego muito forte por ele. É uma criança inocente, que só quer ser alguém que os outros respeitam, que só quer a atenção de alguém. E ele é notado justamente pela pior pessoas de todas, se é que me entendem. Pierrot é um personagem muito complexo, toda a construção dele (a meu ver, uma destruição) é tão brutal e dolorosa de acompanhar. A criança que eu comecei amando se torna um jovem que eu só queria encher de porrada.

Com a convivência dele com Hitler, e esse demônio sendo extremamente manipulador do jeito que era, Pierrot cresce tendo fé no Hitler e crendo de pé junto que todos aqueles ideais eram para o bem. Eu chorei pra cacete vendo-o se perder desse jeito e com todas as merdas que vêm de brinde.

O final foi maravilhoso e outro do autor que me deixa pior do que durante a leitura; achei fenomenal o final do personagem e finalmente sua evolução, percebendo todas as desgraças que ele fez e nas quais estava envolvido. Foi muito bem construído e me pegou pra cacete. Me fez refletir muito e me deixou bem destruída, fiquei muitos dias pensando nele depois de ter terminado. Achei MARAVILHOSO, escrevi bem menos do que eu queria, mas simplesmente não dá pra colocar tudo que me veio à cabeça senão vai ficar enorme. Mas leiam, é um livro sensacional.

“- Mas jamais convença a si mesmo de que não sabia. [...] Seria o pior crime de todos.”

PS: só de procurar essa frase, já li o final de novo e chorei kkkk

Samuel Simões 18/07/2023

Que livro maravilhoso!
Que leitura maravilhosa. Nunca li nada do John Boyne (e já vou comprar mais) uma leitura imersiva, fluida e extremamente pesada com o passar das páginas. O que o autor faz com nosso protagonista é absurdamente bem escrito e desenvolvido e o final pra mim foi MUITO bem pensado e executado. Que leitura! Favoritado!

Isadora.cobra 23/08/2023

Adorei
Achei uma leitura muito interessante, recomendo principalmente para quem gosta de história! Uma leitura bem rápida

AdrielleSantos 23/08/2023

Demorei de ler pq não me prendeu. Na primeira parte não acontece nada, na segunda até acontece algumas coisas que te faz pensar que vai melhorar a leitura mas não passa disso.
Pra mim foi 90% tedioso. Não recomendaria a leitura

Nathalia 25/06/2024

Um livro extremamente necessário
Esse livro me surpreendeu muito! Eu achava que seria um leve e inocente como “o menino do pijama listrado”,mas ele me chocou de varias maneiras e me fez entender um pouco de como hitler conseguiu mudar a mente das pessoas em escala nacional e como o poder pode consumir um menino tão inocente. Recomendo demais esse livro se você já leu o outro livro que eu citei, já tem conhecimento sobre a 2 guerra e tem estômago (apesar de não inferiorizar tanto os judeus (quanto os outros livros, pois mesmo assim é horrível) e não falar o que acontecia nos campos de concentração)

Luísa 30/08/2023

Não tem erro
Não tem como john boyne ser ruim. que história sensacional, de um ponto de vsita muito peculiar. eu devorei cada página sem perceber. o livro me envolveu de uma forma que eu até esqueci em vários momentos que estava lendo. com certeza é uma história que eu ainda vou pensar sobre por muitos dias.

Nadia 05/09/2023

Era um menino
A escrita do autor mais uma vez me ganhou, fiquei muito envolvida com a história e apreensiva com o futuro dos personagens.
E como tudo acontece em um cenário de Guerra Mundial, pode se preparar para sofrer e se decepcionar com a ganância e os horrores da época.

Bia.teca 10/09/2023

O livro se passa no final da primeira guerra mundial até o final da segunda, é muito interessante que vai acontecer durante cada fato que a gente já estudou. Foi bom e desconfortável ler pela segunda vez, não lembrava das cenas fortes, mas acho importante nunca esquecer quão ruim Hitler foi pro mundo, e quantas mortes tiveram que acontecer por causa da sede desenfreada de poder que ele tinha. Enfim, é um livro muito importante, leiam

Yara289 26/09/2023

Pela primeira vez o protagonista não me comoveu.
Entretanto, o livro em si é maravilhoso e toda a mudança do protagonista é algo curiosamente bom, ainda que não surta o mesmo efeito na questão de gosto.