O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne




Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha


237 encontrados | exibindo 226 a 237
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 16


Glenda.Sassi 28/04/2024

"[...] a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder."
comentários(0)comente



Francielle94 28/04/2024

Leitura fácil, história que mexe com os sentimentos. Dá mesma forma que o personagem principal Pietro, nos leva a ter compaixão de sua história, no decorrer da leitura este sentimentos se inverte, pois suas atitudes em busca de poder, o faz tomar atitudes repugnantes para um ser humano. Fiquei muito incomodada. Além de sonhar três noites com o Hitler?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 30/04/2024

Livros desse tipo sempre me dão uma crise existencial fortíssima, odeio ficar no embate de tentar entender como funciona a cabeça de gente tão extremista e desumana.
Essa história toca em um ponto muito específico, que é essa idealização e supremacia ser tão forte ao ponto de cegar aqueles que não tem nada dentro da cabeça além de ignorância.
É um livro excepcional, super recomendado!
comentários(0)comente



Carlos Augusto Vasques 17/05/2024

Lido em 10/09/2023
Mais um livro de Boyne sobre dramas relacionados à segunda grande guerra. E mais um livro dele que tive dificuldade em largar antes de terminar.

A história dessa vez é sobre Pierrot, menino filho de pai alemão e mãe francesa que leva uma vida simples e humilde em Paris, nos anos que antecedem o conflito. Ainda bem pequeno, Pierrot perdeu o pai, que lutou na primeira grande guerra, ficando terrivelmente traumatizado pelo que vivenciou, tanto que a mãe de Pierrot costumava dizer que o marido não morreu em combate, mas que a guerra o matara. Algum tempo depois, Pierrot fica também sem a mãe, vítima da tuberculose, tendo que ir morar em um orfanato. As donas da instituição conseguem localizar uma parente de Pierrot, a tia Beatrix, irmã de seu pai que vive e trabalha como governanta em um casarão nas montanhas da Alemanha. Mas não se trata de uma residência qualquer: é a casa de campo de Ad0lf H!tler.

Morando de favor, Pierrot vai aos poucos conquistando a atenção de H!tler, de quem acaba se tornando protegido e se unindo à Juventude Alemã. Influenciado pela personalidade magnética do Führer e deslumbrado pelas demonstrações de poder que testemunha no casarão, onde decisões vitais sobre a guerra são tomadas, Pierrot tem seu nome mudado para Pieter e gradativamente vai abrindo mão de todos os seus vínculos com o passado, inclusive a correspondência que mantinha com Anshel, um amigo judeu surdo que sonhava em ser escritor. O garoto inocente e gentil que vivia na França se transforma quase sem sentir em um pré-adolescente arrogante e autoritário, para assombro e tristeza de sua tia e demais empregados do casarão. Só que os rumos da guerra, inicialmente favoráveis à Alemanha, vão se modificando, com grande impacto na vida de Pieter e de todos que vivem com ele. Obrigado a se defrontar com uma nova e dura realidade, Pieter se vê forçado a ser novamente Pierrot, tendo que mergulhar nas profundezas de sua alma para enfim ter consciência daquilo que se tornara e dos atos que cometera. Apesar da pouca idade, seria tarde demais para refazer sua vida?

História comovente sobre as tragédias da guerra e a fragilidade da juventude ante às tentações do poder, mas também sobre coragem, dignidade, arrependimento e redenção. Como os outros livros que li de Boyne, também achei este um romance muito bem desenvolvido, com a leitura me conquistando desde o início.
comentários(0)comente



Marcelinha 24/05/2024

O menino no alto da montanha
Estou completamente enjoada com essa história. Aprendi com os livros que é possível ficar fascinada sem gostar da coisa... Esse é o momento. Sem palavras...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jnkswing 06/06/2024

O retrato da corrupção da alma
Ver Pierre quando era criança é algo muito perigoso, mas mais ainda se você se agarrar a ele e à inocência dele. Quando você vê uma criança tão pequena perder tudo em tão pouco tempo dá uma agonia sem tamanho, e ainda mais se você não consegue fazer nada para impedir. As tentativas falhas da tia perante a influência de Hitler sobre Pierre nos faz pensar que ela, assim como nós, somos apenas espectadores. Ver o caráter e a inocência de Pierre ser destruída conforme o livro passa é muito angustiante, e os questionamentos infantis (e pouco amenos) nos faz pensar que, assim como ele, não seria mais fácil machucar do que ser machucado?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gustavo.Radi 11/06/2024

O Menino no Alto da Montanha
"[... a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder."

Apesar de não ser o livro mais famoso do autor, gostei bastante da história narrada por Pierrot. O desenvolvimento do personagem principal é no mínimo curioso, a parte interessante é a respeito de como a influência do poder e a opressão levam pessoas que antes eram boas a humilhar aqueles com quem ela convive. Acredito que tenha sido a primeira vez que li um livro que não gostei do personagem principal, entendo as influências negativas que ele teve e o que o autor quis expor com a história. No geral um livro bom.
comentários(0)comente



Vanessa 20/06/2024

Pierrot e Pierre
É tão bom encontrar uma estória em que o protagonista não é um renomado herói ou um grande vilão. Não é um excelente soldado, nem uma pessoa que se destaca na multidão.
É, em verdade, uma pessoa comum, influenciável, que comete erros e precisa conviver com eles, que toma atitudes, mesmo não as querendo, mesmo não entendendo a gravidade e as consequências delas, que aprende com a vida, ao mesmo tempo que sofre com ela.
É interessante ver a dualidade de Pierrot e Pierre, e como o ambiente e as más influencias moldam uma vida, ao ponto de transformar completamente uma pessoa em outra.
John Boyne tem um grande acerto aqui ao trazer realidade, ao fugir de clichés, e trazer punibilidade, mesmo em se tratando de um protagonista que também sofreu muito na vida, mas que cometeu erros tanto quanto.
O Menino no Alto da Montanha é um livro chocante, dramático e muito triste, ao mesmo tempo que tem uma escrita suave e sensível, trazendo uma oposição quase tão grande quanto Pierrot e Pierre.
É um lado da Guerra que passa despercebido, mas que precisa ser lido e discutido.
Um livro com muito conteúdo em poucas páginas, e com o dobro de replexões.
comentários(0)comente



Nathalia 25/06/2024

Um livro extremamente necessário
Esse livro me surpreendeu muito! Eu achava que seria um leve e inocente como “o menino do pijama listrado”,mas ele me chocou de varias maneiras e me fez entender um pouco de como hitler conseguiu mudar a mente das pessoas em escala nacional e como o poder pode consumir um menino tão inocente. Recomendo demais esse livro se você já leu o outro livro que eu citei, já tem conhecimento sobre a 2 guerra e tem estômago (apesar de não inferiorizar tanto os judeus (quanto os outros livros, pois mesmo assim é horrível) e não falar o que acontecia nos campos de concentração)
comentários(0)comente



237 encontrados | exibindo 226 a 237
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 16


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR