Uma vida pequena

Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

byaladydead 08/06/2024

Caro, leitor
Nas primeiras páginas, você provavelmente vai se perguntar pra que tanta descrição?
Para que tantos diálogos que não levam a lugar algum?
Mas, mais para frente você vai entender porquê. Essa história precisava ser descritiva em cada um dos seus detalhes, porque sem essa descrição ela não seria metade do quão dilacerante é. E sua riqueza de detalhes em suas passagens de crueldade é tão imensa que chega a ser brutal para a alma de quem as lê.
Seus personagens complexos e seus pensamentos são tão humanos, que até agora não consegui entender como um livro tão visceral pôde em alguns momentos, poucos, me arrancar também risadas e me fazer acreditar, minimamente, que podia ter tido um final diferente do que teve.
Eu odeio esse livro, e provavelmente nunca vou lê-lo novamente e quando pensar nele sempre vou sentir uma espécie de tristeza e desconforto. Queria que essa sensação fosse o suficiente para querer esquecer tudo, mas a verdade é que ?uma vida pequena? deve ser lido, ele deve causar todos esses desconfortos e lágrimas, ele é necessário, por ser exatamente como é.

evemm 08/06/2024

Uma vida pequena.
Um livro doloroso, chorei muito. A infância sofrida de jude, como ele tentou superar tudo aos poucos, sua família que construiu no decorrer da vida, seus amigos que ajudaram nos piores momentos, a amizade deles foi algo lindo e especial, todos comentem erros. Esperei jude melhorar com o tempo, Ana a qual jude confiou e trouxe momentos únicos para ele, willem, eu te amo, tentou de todas as formas possíveis continuar lutando por jude, chorei quando jude decaiu depois do que houve. O livro trouxe vários sentimentos, gostei bastante e quero assistir a peça, a história foi meio arrastada no início e no final, a história é extremamente triste e linda, recomendo para quem é forte, eu fui e tô aqui repensando no que li.

Raquel Costa Autora 08/06/2024

Complicado?
As estrelas que dei foi para a escrita em si, porque, embora tenha sido muito bem estruturada, achei que a autora toca em assuntos extremamente sensíveis sem a devida responsabilidade.

Fico imaginando pessoas em tratamento psicológico (como eu) ou profissionais da saúde mental lendo esse livro e vendo que a psicoterapia é tratada como ?meramente paliativa?, por assim dizer. E isso eu não achei legal, sabe?

Porém, também não posso dizer que não aprendi nada com esse livro. Ele trás reflexões pesadas sobre o impacto que as nossas atitudes tem sobre a vida de uma pessoa, não importa se você é o amigo que carrega traumas ou o amigo que está tentando ajudar, todos são pessoas lutando para dar sentido às suas vidas, todos acabam afetados.

Eu não recomendaria a leitura desse livro, pois é pesado e, de certa forma, incentiva (e ainda ensina) como fazer certas coisas que são terríveis. Acho que, se o objetivo da autora era chocar para conscientizar, talvez seria melhor não ter cenas tão ?gráficas? em respeito às pessoas que passam ou já passaram por situações semelhantes.

Enfim, como alguém que escreve livros, eu sei que uma obra não é obrigada a ter um objetivo, muito menos agradar a todo mundo, porém, penso que, a partir do momento que estou fazendo algo para outra pessoa consumir, tenho responsabilidades.

Resumindo, é um tipo de livro que não sei classificar.

Ana Clô 08/06/2024

E se?
?A vida é tão triste, pensava nesses momentos . É tão triste,e, ainda assim, todos a vivemos?
Bom, preciso de um tempo para me recuperar dessa leitura. Sinto um misto de dor e tristeza.
A vida não é fácil, e nos exige muito para continuarmos. É cansativa e dolorosa mas é recompensadora também.
Ainda há tempo.
Essa história me fez refletir muito sobre como as lembranças do que fomos podem nos afogar no futuro. É triste e doloroso ver que nem sempre todos conseguimos subir a superfície e respirar.
A vida é o que é, com sua implacável imprevisibilidade. Com a certeza de que não há controle sobre nada. Mas que ainda assim é possível ser feliz.
Não podemos entender tudo. Não podemos salvar a todos. Mas podemos nos esforçar para seguir em frente, de uma forma ou de outra.
?Uma vida pequena? tem uma história muito fluida, uma narrativa impecável ao mesmo tempo que nos apunhala.
Uma leitura pesada, porém incrível, pois nos apaixonamos e nos encantamos pelos personagens. E por mais que seja difícil conseguimos compreender a humanidade de cada um. É possível se identificar com suas ?pequenezas?.
Leiam este livro, fruam esta história!

Ps.: com cuidado pois tem MUITOS gatilhos.

Anne Balbueno 07/06/2024

Ladrão de serotonina
É difícil falar hm nota 10 pra um livro que te deixa absolutamente destruída e é o próprio ladrão de serotonina, mas a autora merece cada uma delas.

Temos a passagem de vida de 4 amigos, alguns com mais tempo de páginas e descrição que outros mas tudo foi como deveria ser. Mostra como viver pode ser tão difícil e doloroso.

Quase mil páginas de descrições e sentimentos dos mais absurdos e dilacerantes possíveis mas que eu não trocaria por nada. Esse é um daqueles livros que você pula refeições, pede mais 5 minutinhos na cama, qualquer desculpa é válida só pra ler mais um pouco.

A escrita dela é impecável e você acaba se apegando a todos os personagens da história (com exceção daqueles que não devem ser mencionados)

Esse livro tem todos os gatilhos possíveis e imagináveis***

Julia 06/06/2024

Chocante
Chocante, mas não disse bom (foi ok). Me emocionei com o final, então estou um pouco sensibilizada escrevendo essa resenha. Porém, o suspense que a autora faz é desnecessário, bem como o sentimento de que ela força algumas situações pra chocar o leitor o maximo possível. Mesmo assim os personagens são bem construídos, mas se o livro tem 781 paginas (na minha edição) pelo menos umas 300 são só enrolação. Não recomendaria.

maltchik/ 06/06/2024

Brilho eterno de uma mente sem lembranças.
Em muitas ocasiões da história me peguei pensando nesse título/filme. Em como as lembranças tem uma forte influência em nossas vidas. Se vc parar pra pensar, dependendo do contexto até uma lembrança boa, aquela que vc guarda com tanto carinho, pode lhe causar dor. Imagina então  se grande parte da sua vida for só de lembranças muito ruins, traumas muito severos que vão abrindo caminho feito uma serra na tua mente.
Lembranças que vão surgindo como Hienas famitas, com o único objetivo de destruir vc.
Como seria tão bom ter alguma forma de simplesmente apagar cada uma e não deixar que acabem ditando o rumo que sua vida tomará. E conseguir criar o próprio futuro sem todo o fardo negativo e experiências perturbadoras pelo qual já passou.

Enquanto lia esse livro me senti em uma arda escalada de tragédias ao cume de uma montanha e uma vez chegando ao topo, jogado lá cima pra cair. Oque vai se relatando de certo personagem é triste, é desolador. Mas nem só coisas tristes e desoladoras da pra tirar desse livro, pelo menos pra mim, (e acho que isso sera muito particular de cada um) essa leitura foi um misto de emoções, com muitas lições de companherismo, amizade, amor. E acima de td tb de força, de ver alguém lutando pra se tornar uma pessoa, quando tudo na sua vida a leva por outro caminho.
Por aguentar tanta coisa e ainda sim, nem que de uma maneira muito torta (acho que a que era possível no contexto) tentar viver e conquistar tantas coisas que conquistou.

Não é uma história fácil de ser lida, e acredito que cada leitor que se propor a ler, terá uma percepção diferente. Mas é certo que de uma forma ou de outra essa história vai ser marcante.

Sofrivelmente apaixonante.
Thaí 06/06/2024minha estante
A primeira vez que vi essa capa pensei que era o Jim Carrey!

maltchik/ 06/06/2024minha estante
Thaí, parecido né kk

Rafaela.Knak 06/06/2024minha estante
Que livro, né?? Não tem um dia que eu não pense no Jude e no Willem

maltchik/ 06/06/2024minha estante
Rafaela.Knak, tenho a impressão que ficarei igual vc, pensarei neles por um bom tempo. Apesar de já ter sido contaminado com o pessimismo do Jude a uma certa altura, (sabendo que a qualquer momento alguma merda ia acontecer) n esperava oq aconteceu com Willem ?

Stephane.Grizafis 07/06/2024minha estante
Você me fez ficar com ainda mais vontade de ler!

maltchik/ 07/06/2024minha estante
Stephane.Grizafis, se prepare pra fortes emoções.

Raio de Sol 07/06/2024minha estante
Esse livro é tão incrível, fico feliz que tenha gostado também

Psiurii 06/06/2024

Estou em pedaços
As pessoas não mentiram quando disseram que esse era o livro mais triste do mundo.
Estou acabado, triste, totalmente estraçalhado por essa leitura.

klennyapontes 06/06/2024

Devastador!!!
Definitivamente, o melhor pior livro que eu já li na minha vida! Comovente, profundo, triste e ao mesmo tempo transformador. Infelizmente, algumas questões importantes permaneceram sem explicação. Não obstante, vai ser difícil superar.

Gio 05/06/2024

Indescritível
Comecei essa leitura com muito medo e sem ter ideia do que esperar. As pessoas quando falam deste livro te alertam da tristeza, mas eu diria que muito além disso, é um livro chocante. Não é uma leitura fácil - apesar da boa escrita. É pesado tanto de conteúdo, quanto seu formato.

Me apeguei muito a Jude, Willem e Harold. Em momentos senti o que eles sentiam. Mas não diria que me senti triste lendo o livro. Senti mais raiva do que tristeza.

Conforme eu ia lendo só se passava na minha cabeça o quão sádica a pessoa tem que ser para pensar e escrever algo assim. Ainda penso isso um pouco. Mas no final, preciso me lembrar que para alguns, a vida é triste assim. E que merda.

O livro é ótimo, mas você tem que ter um bom psicológico. No mais, recomendo muito!!

Naaah1 05/06/2024

Genial ,porém não recomendo é muito pesado,desumano e triste

Pois é, Judy ? falou ?, no fim você acabou tendo tudo, não é mesmo? A carreira, o dinheiro, o apartamento, o homem. Como foi ter tanta sorte?
VâniaAkira 06/06/2024minha estante
Mesmo com tanta sorte, ele não conseguia sentir, devido às rachaduras na alma, a dor que ele carregou não o fazia enchergar o melhor que o mundo estava lhe dando e pessoas .... no fim, era o fim que sabíamos, e não queríamos aceitar ... A VIDA, A VIDA PARA CADA UM!!

Camile 05/06/2024

Emocionante, livro sensacional
Chorei horrores, muito gatilhos, fiquei até com ressaca literária por conta dessa história, se você for ler, juro que esteja com o psicológico bom, retrata sobre tudo, esse livro vai ser difícil de ser superado tão fácil...

Maria17256 05/06/2024

Lindo.
Não sei o que dizer. Esse livro tem tantas camadas, tantas coisas, que é impossível escrever uma resenha fidedigna do que ele realmente é. Passarei muito tempo pensando sobre esse livro, que virou um dos meus favoritos, e Harold foi o meu personagem preferido.

Isabelle.Truppel 04/06/2024

?Amizade era testemunhar o lento gotejar de tristezas?
Eu particularmente tenho certa dificuldade de ler livros de fantasia, gosto de personagens reais, de histórias reais ou de histórias que apesar de ficcionais caminham em uma linha tênue com a realidade, esses livros me prendem, gosto de pensar nas inúmeras variáveis que a vida de uma pessoa pode chegar, de viver histórias que nunca aconteceriam comigo e poder desfrutar de outras experiências de vida e de sentimentos, sejam eles de felicidade plena ou na dor que cada uma delas carrega consigo.
Apesar de gostar desse tipo de leitura, jamais tive uma experiência tão intensa quanto tive lendo uma vida pequena, esse livro me fez refletir sobre amizades leais, sobre o amor nas mais variadas formas, sobre a proporção do mal que uma pessoa pode causar a outra, sobre família e principalmente sobre esgotamento físico e psicológico. Hanya Yanagihara constrói os personagens de uma forma tão minuciosa e detalhada que no meio da leitura a sensação é de estar lendo sobre pessoas próximas e íntimas, porque nessa altura já conhece seus medos, suas angústias, suas alegrias e seus amores. Nenhum sentimento que esse livro possa proporcionar ao leitor vem em pequena escala, tudo é muito intenso, senti muita raiva, senti uma tristeza profunda, fui feliz nos poucos momentos em que o livro pode me proporcionar essa oportunidade, chorei, quis desistir, senti a angústia dos personagens e no final, para a minha surpresa, de alguma forma acho que senti alívio, e por mais perturbador que fosse o desdobrar dessa história, senti paz, senti paz por Jude.

Spoiler nos próximos parágrafos.

Willem estava coberto de razão, Jude sempre fora corajoso, lindo e bom, me conforta que depois de tantos horrores ele tenha encontrado pessoas que o amaram incondicionalmente, amigos que o acolheram, que cuidaram de sua saúde e zelaram por ele nos seus momentos mais sombrios, pessoas que o amaram tão profundamente que reivindicaram ele em sua família como filho.
Gostaria que Jude tivesse ouvido a primeira pessoa que foi realmente boa com ele, quando disse a ele ?Precisamos falar sobre as coisas enquanto estão frescas. Ou nunca falaremos. (...) pois vai ficar cada vez mais difícil quanto mais você adiar, e isso vai apodrecer por dentro, e você sempre irá se culpar?. E que pudesse demonstrar que amava seus amigos tanto quanto era amado, ainda que tivesse feito o que pode, que pudesse abraçá-los sem se sentir desconfortável, que pudesse ser abraçado sem se esquivar, mas ele definitivamente fez o melhor que pôde e deu tudo de si no pouco que conseguiu. Gostaria que não tivesse sofrido uma perda tão grande, que pudesse encontrar o máximo de paz que pudesse na presença de quem tanto amava. No final de tudo, consigo olhar para essa história e sentir certo conforto pelo que chamaram de ?Os anos felizes?, por saber que apesar de sempre precisar de provas, Jude soube que fora muito amado, e por algum tempo sua vida não foi apenas tristeza e angústia, por algum tempo se deixou convencer de talvez não fosse ?uma pessoa que desperta repulsa, uma pessoa que merece ser odiada?.

Algumas coisas que eu gostaria de pontuar sobre o livro:

I. Willem sem dúvidas foi meu personagem favorito, desde as primeiras páginas fiquei enternecida com sua generosidade, doçura e bondade. No capítulo ?os anos felizes?, acompanhar o relacionamento de Willem e Jude é uma das únicas boas surpresas deste livro, e apesar das inúmeras dificuldade em se relacionar com Jude, em momento algum seus sentimentos são colocados em dúvida.

II. Uma coisa que me chamou muita atenção, foi o fato de que a maioria dos personagens são masculinos, mas não existe nenhum tipo de masculinidade frágil, eles falam que se amam, dão beijos e abraços uns nos outros e falam de seus sentimentos abertamente.

III. Gostaria que Malcolm aparecesse mais ao longo da história, é um personagem importante e especial, mas senti que em algum momento ele ficou para trás, o que para mim foi um erro, sendo ele tão sensível e preocupado com Jude, e como o próprio Jude apontou ao longo da história ?Malcolm, percebeu ele, foi o primeiro do grupo a reconhecer que ele era deficiente?.