Mitologia dos orixás

Resenhas - Mitologia dos Orixás

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leitora Exaltada 06/05/2024

Um ótimo começou
Sou iniciante na umbanda e queria entender o que são os orixás antes de começar a estudar as vertentes da religião. E esse livro foi um ótimo início.

O livro é repleto de contos sobre diversos orixás com linguagem bem simples. O livro voa na sua mão

Achei um ótimo início e me citou pra entender quem é quem e entender suas representatividade

brunasmpaio 15/04/2024

Um livro excelente para quem quer conhecer um pouco mais as histórias dos Orixás (e talvez para quem conheça também). o tamanho talvez assuste de início, mas foi escrito de um modo que torna a leitura fluida.

Gii 10/04/2024

Sempre fui muito interessada na cultura africana, gostei muito dos itans, todos trazem uma lição que explica situações do cotidiano, as histórias são de fácil entendimento! Muito bom conhecer melhor sobre essa religião.

Beatriz 08/04/2024

Nesta obra, o sociólogo Reginaldo Prandi reuniu uma coleção abrangente das histórias dos orixás, oferecendo narrativas envolventes sobre divindades como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã. O livro destaca a riqueza dos significados vitais por trás dessas histórias e nos conecta com o vasto patrimônio cultural das religiões afro-brasileiras. É uma excelente fonte para resgatar e transmitir essas narrativas, acessível a qualquer leitor. Aborda de maneira ampla as histórias dos Orixás e outras figuras das religiões africanas trazidas ao Brasil, incluindo variações regionais. Serve como uma introdução valiosa ao entendimento do candomblé e proporciona insights sobre as histórias divinas. A leitura é fluida e acessível, apresentando os itans dos orixás de forma simples. Recomendo especialmente para aqueles interessados na religião de matriz afro.

Milena.Bessan 29/03/2024

"Mitologia dos Orixás", escrito pelo renomado sociólogo Reginaldo Prandi, é uma obra monumental que oferece uma imersão profunda nos mitos e lendas que permeiam a rica religião dos orixás. Com a reunião de 301 relatos mitológicos, Prandi nos conduz por um fascinante universo de narrativas que revelam não apenas quem são esses deuses, mas também suas vontades, ações e promessas, tudo isso em um panteão africano que encontrou solo fértil em países como Brasil, Cuba e até mesmo na Europa.

No cerne da sociedade tradicional dos iorubás, o mito é a via de acesso ao passado, uma lente para interpretar o presente e uma chave para vislumbrar o futuro. A cada mito apresentado, somos agraciados com uma nova revelação, uma camada a mais desvendada desse segredo ancestral que jamais se deixa totalmente decifrar. Por meio de episódios protagonizados por divindades como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, "Mitologia dos Orixás" nos instiga a refletir sobre aspectos vitais profundos e nos conecta com o vasto legado cultural dos negros iorubás ou nagôs.

Uma característica notável desta obra é sua riqueza visual. O livro é adornado com fotografias coloridas que capturam a essência dos orixás em suas manifestações durante cerimônias do candomblé no Brasil, proporcionando uma experiência sensorial única. Além disso, as ilustrações do talentoso artista plástico Pedro Rafael complementam a narrativa, adicionando uma dimensão artística que enriquece ainda mais a compreensão e apreciação dessas divindades.

Em suma, "Mitologia dos Orixás" é muito mais do que um compêndio de histórias antigas; é uma obra que nos convida a mergulhar nas profundezas de uma tradição milenar, oferecendo insights valiosos sobre a cultura, a espiritualidade e a humanidade. Reginaldo Prandi entrega uma contribuição notável não apenas para os estudiosos e praticantes da religião dos orixás, mas para qualquer pessoa interessada em explorar a diversidade e a complexidade das crenças e mitologias ao redor do mundo.

Rafaela.Cruz 25/03/2024

Adorei.
Uma livro muito bom pra servir de introdução na compreensão do candomblé e saber um pouco mais sobre as histórias dos deuses.

MarAlia.Oliveira 26/02/2024

Contos de Orixas
É um livro fantástico de leitura fluida, trás os itans dos orixás de forma simple. Eu super recomendo principalmente para quem segue a religião de matriz afro

Italo 24/02/2024

Mitologia dos orixás
É um excelente livro no quesito de resgatar histórias e transmiti-las, e que pode ser lido por qualquer pessoa. Minha única colocação é em relação ao estilo de organização das histórias, que foram divididas entre os orixás, fazendo com que um mesmo orixá tenha várias histórias de origem que se excluem. Não é um problema, claro. No entanto, acredito que seria mais adequado contar as histórias a partir de uma divisão de nações e vertentes da religião iorubá, no lugar da divisão por orixás. Assim, ficaria mais claro qual mito é mais difundido em determinada nação ou qual é mais popular entre o povo de santo de uma determinada região.

Aline 09/02/2024

O livro é repleto de contos sobre os Orixás. Apesar de o livro não ser de teor acadêmico, ele apresenta fonte bibliográfica e glossário (que eu amei).

Clio0 22/01/2024

Ótimo compêndio das histórias envolvendo Orixás e outras figuras das religiões africanas trazidas ao Brasil. É bem abrangente, incluindo variações e regionalizações.

Não é um trabalho acadêmico, mas ainda assim vale lembra que chamar tais de "Mitologia" não implica a concepção leiga do termo, onde "mito" é algo irreal, podendo levar à interpretação de que o organizador acredita que tais religiões são fantasiosas ao oposto da religião cristã, por exemplo.

Não há discussões de tal tipo no livro.

Recomendo.

Isa 10/01/2024

Leitura obrigatória pra todos que tem interesse na cultura afro-brasileira, ainda mais os que participam de algum culto religioso, sendo ele o candomblé ou não.
Muito bem organizado, acredito que até para um ""leigo"" no assunto a leitura fica fácil. Ótima representação da minha fé, me emocionei em vários momentos

Mercadantesjr 08/01/2024

Salve todos Orixás
Compreender a origem de tudo através dos Orixás é uma das propostas do livro. Energia pura e grande sabedoria mostrada de forma ampla e de fácil compreensão. Independente de religião, todos deveriam conhecer e estudar.

Bia* 25/12/2023

Uma excelente fonte para conhecer as diversas lendas dos orixás. O livro também apresenta lendas de orixás que não são tão cultuados/conhecidos no Brasil.

Nati Rocha 13/12/2023

Ótimo livro
Uma excelente leitura para conhecer os orixás e toda a cultura que esse assunto possui. O livro tem boas referências e histórias muito interessantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5