Chama e cinzas

Chama e cinzas Carolina Nabuco

Resenhas - Chama e Cinzas

Jossi 02/05/2010

Carolina Nabuco - Chama e Cinzas
Foi feita uma novela na Rede Globo baseada nesse livro, mas a novela, "Bambolê", não tinha nem a metade da beleza e do lirismo do livro.

O livro é um romance que se passa nos dourados anos 50, e conta a história de Nica, Rebelo e Fernando. Ela era namorada de Fernando, um jovem bonito e charmoso que, entretanto, apaixona-se por sua irmã Yolanda, bem mais bonita que a singela Nica.
Nica ficou muito tempo magoada, deprimida, até que a amizade por Rebelo - um homem bem mais velho e amigo da família - ajuda-a a esquecer um pouco a traição do namorado e da irmã.

Casam-se... e o tempo passa... o amor por Fernando (e talvez, o dele por Nica) permanece... ambos sofrem, mas nada mais é passível de ser revertido. O que passou, passou... Fernando e Yolanda agora são pais de familia, e Nica, casada com um homem rico e influente.

Um romance pleno de sentimento, profundo, instigante, que nos faz pensar na vida, nas decisões que tomamos, e que muitas vezes, não podem mais ser revertidas. E as cinzas que sobram.