Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

wtflaurete_ 09/07/2022

eu amei essa ediçao, as ilustraçoes sao muito boas e me ajudou bastante a compreender algumas partes da obra original❤

Fábbio @omeninoquele 05/07/2022

Gostei muito mais em quadrinho.
#OMeninoResenhando
?A água no vinho faz de duas excelentes bebidas uma péssima. O mesmo acontece à mistura da virtude com o vício. Torna o homem um híbrido, nem bom nem mau. Nem digno de ser amado, nem tão vil que se lhe evite o contágio.?
Aurélia Camargo e sua família sempre foram pobres. Ela perdera o pai quando criança e nunca soube dos outros parentes da parte paterna. Ela e a mãe sempre tiveram uma vida comum até que a mãe a beira da morte decide mandar uma carta deixada pelo marido ao avô da menina para que ele a reconhecesse como neta e lhe ajudasse quando ela partisse.
Na época em que seu pai casara com sua mãe, o pai dele nunca soube desse casamento e se soubesse não teria aceitado, por ter outros planos pro filho. E agora, depois da morte desse filho é a hora de o avô a reconhecer como neta e ajudar-lhe porque ele é um homem rico. E é o que faz, reconhece Aurélia como neta e herdeira, e pouco tempo depois também morre, deixando a então jovem, rica.
O seu tio se torna seu tutor por ser o parente mais próximo, mas como Aurélia sempre foi uma mulher à frente do seu tempo, ela comanda muito bem sua fortuna e dita as regras para o seu tutor. Ela se torna a moça mais desejada da sociedade e por onde passa, chama a atenção de muitos cavalheiros que são doidos para desposá-la. Mas Aurélia como mulher decidida que é não dá muita importância a esses gracejos. Mas decide escolher um noivo e ele é o recém chegado à cidade Fernando Rodrigues Seixas, faz todos os tramites do acordo inclusive pagando a mais pelo seu dote, visto que o rapaz estava já comprometido à outra.
Tudo dá certo ele aceita os termos dela e eles se casam, os dois inclusive tem uma história anterior e por isso Fernando acha que fez o certo, em juntar seu futuro com a bela Aurélia e ainda de cara poder ajudar a mãe viúva e as irmãs, saindo da dificuldade financeira e tendo uma vida mais digna frente à sociedade.
Só que o que Aurélia planeja é uma pequena vingança a Fernando, a quem ela diz que é seu porque ela o comprou. E errada não esteve, Fernando foi com a que pagou mais pra ajudar a tirar a família da pobreza. E o casamento dos dois passa a ser de faixada e mesmo que a gente saiba que o lance deles do passado não é algo esquecido os dois agem como se apenas se suportassem e vivem em ranhas.
Sabe o típico casal que briga briga mas no fundo se ama? É assim a relação de Aurélia e Fernando. E quem gosta desse tipo de enredo tem tudo pra gostar de Senhora. Os personagens são muito bem característicos, Fernando é o típico protagonista provedor, o qual tem a missão por ser homem, de cuidar e zelar pelas irmãs e mãe. Ele também é honesto e a um certo momento, decide que tem que conseguir de volta o valor que Aurélia pagou pra ele no dote, pra assim ficar livre daquele enlace. Já Aurélia é essa mulher poderosa, decidida e dona do seu querer, mas que ainda é considerada fraca pela sociedade.
A história se passa no século XIX e a gente vê muito bem como a sociedade brasileira era desenhada nessa época e também faz uma crítica as uniões amorosas e como eram vistos como simples negócios, uma troca de interesses visando sempre algo em troca, e não umicamente o amor. É legal ver essa realidade, uma vez que o amor sempre foi idealizado.
Confesso que Senhora, não é um dos meus clássicos favoritos, mas revisitar essa história nesse formato em quadrinhos me trouxe uma experiência muito boa, e daí eu termino te recomendando muito essa HQ, pra você que tem curiosidade nesse clássico mas não sabe se encara o texto em prosa.
#Senhora #JoseDeAlencar #Principis #CirandaCultural #EuLeioNacional #LivroClassico #10HQsEm10Dias

Juliana 03/07/2022

Aurélia Camargo e Fernando Seixas: inesquecíveis.
Na época de ensino médio lembro de ter estudado essa obra, mas nunca a li. Aurélia Camargo e sua famosa vingança... anos depois eu decidi ler (este ano decidi ler mais literatura brasileira). Essa linguagem de Alencar, acredito q típica do Romantismo, irrita-me um pouco, vai cansando. Mas considerando o contexto da obra e sua importância para a Literatura Brasileira, consigo dar valor a tudo o que Alencar colocou nestas páginas. Aurélia Camargo, a moça consciente do limitado papel da mulher em seu tempo, da importância de se ter um marido, da futilidade e falsidade da sociedade. Realmente brilhante. Uma visão diferenciada. Aurélia Camargo e Fernando Seixas: um casal inesquecível. Personagens q conseguem nos passar toda a realidade da época.

Carol 03/07/2022

De começo causa estranheza por conta da escrita ser bem diferente da escrita atual, mas não incomoda mais quando pega o ritmo.
Falando em ritmo, em algumas partes é bem parado e até chato.
Tenho até medo de falar mal de livro clássico KKKK eu sei que é super importante pra literatura e história brasileira, mas tem horas que a história é chata sim.
Gostei muito da protagonista!

Lias 02/07/2022

Então...
Li esse livro por causa de um trabalho de literatura, onde a professora deu a introdução dele e pediu pra ler o livro, segundo ela(e eu concordo) o livro original era muito difícil, então pediu para acharmos em PDF ou comprarmos essa versão em quadrinhos que seria mais fácil da gente ler.
Não achei fácil, me incomodou? Sim, mas esse não foi o grande problema, o principal foi ele ser muito rápido e sem profundidade. Entendo que como é uma versão "resumo" do original não vai aprofundar tanto, mas pelo que li não é uma história interessante e nem seria se acrescenta-se algo mais. A relação dos personagens principais é tão frustrante, o final foi horrível demais pra mim. Não acho que releria e nem indico.
(Estou no 2° ano do ensino médio)

agrt 01/07/2022

mt bom
Realmente muito bom, porém a leitura é muito difícil, imagino muito esse livro se fosse escrito hoje em dia.

m&L 28/06/2022

Senhora.
Com a minha experiência passada com obras literárias dadas pela a escola, não fiquei animado para ler "Senhora". mas logo percebi que estava errado.
O livro possui a linguagem formal, mas não ao ponto de dificultar a leitura. os capítulos são curtos (o tamanho ideal) e é cheio de diálogos, então não é uma leitura pesada.
O plot do livro em si é até interessante, e a Aurélia como personagem principal é muito interessante, com o seu jeito intenso e curioso de agir. O livro estando incluso na era do romantismo que mais exaltava a mulher traz sempre detalhes da beleza da personagem, o que me fez gostar muito dela mesmo com suas atitudes duvidosas.
Apenas gostaria que o desfecho do romance fosse mais desenvolvido, mais emocionante. Mas pra mim o que importa é que no final eles se declararam e acabam juntos no final.

kamillyoliveira 26/06/2022

Mais ou menos
Sempre tenho dificuldade pra ler livros da literatura brasileira, com esse não foi diferente. No começo a leitura até que me prendeu um pouco, mas depois as brigas começaram a ficar muito repetitivas, o que deixou o livro bem chato.

Tem quem goste, mas eu não gostei tanto.

maria 26/06/2022

apesar de certas partes serem meio maçantes, a história em si é bem envolvente. somente o final não atingiu minhas expectativas, o que tirou um pouco meu apreço pelo livro

Clari 25/06/2022

Senhora - José de Alencar
Opinião:

[Assim, é um livro bom. Uma escrita impecável! Mas como nada é perfeito, ele tem seus defeitos.]

? Aurélia é (ou era) para ser uma personagem com forte caráter, mas ela "correu" atrás do homem que havia "abandonado" ela.
? Distorceu uma imagem criada para a época, tornando a leitura boa.
? A escrita é da época de José de Alencar, isso deixa a leitura confusa.
? Tem bastante detalhamento, e isso acaba tornando a leitura cansativa. José de Alencar é um autor incrível, mas confesso que não gostei múito de senhora.

Ps: Amo J.A!?

Henrique 24/06/2022

Lendo uma novela de época
A sensação de ler Senhora foi a mesma de assistir uma novela de época. Com toda a pompa de corte de época Aurélia vai viver a aventura de escolher um marido após receber rica herança de seu finado avô. O núcleo da história se passa no seu casamento com Fernando Seixas. As intrigas entre marido e mulher por tempo se arrastam, mas a conclusão surpreende-me enquanto leitor. A reviravolta traz novo ar à história.

Gaby 24/06/2022

Livro tedioso
Livro lento é chato , personagens que me deram ódio , achei uma história chata é uma leitura pesada demais,odiei

Letícia 22/06/2022

Só li por causa de uma prova baseada nesse livro que eu vou ter que fazer, mas gostei apesar de não ser muito acustumada com literatura brasileira

bia 21/06/2022

Senhora
Li pra escola. No cmc a aurelia tinha tudo pra ser um ícone, mas ai no final acabou com td. Mas em geral gostei do livro. Achei mt interessante, fiquei com muita raiva do seixas e queria q tivesse um final melhor. Eu queria poder dar a nota 3,8 pra esse livro, mas n dá ent vou deixar 4 mesmo.

Horan 22/06/2022minha estante
o título resume bem