Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

gabrielle.brambilla 26/03/2022

Diferente do esperado
Eu tenho que dizer que acabou me surpreendendo muito. Do que eu sabia sobre romantismo, uma das partes da literatura que eu mais tinha preconceito na época da escola, não tinha boas espectativas de confusão, gritaria e raiva (fora a raiva dos personagens, que eu acabei sentindo pelo Fernando kkkkk).
Enfim, gostei da história. A escrita cansou muito rápido fora as partes que a Aurélia brilhava. Ler esses livros clássicos sempre me faz sentir que venci um desafio. Já que na maioria das vezes eu acabo gostando da leitura, é duplamente vantajoso mesmo que eu demore horrores pra conseguir terminar.

Thay 21/03/2022

clássico da literatura?
por ser um clássico, eu ja sabia que não seria facil de ler, mas nunca pensei que me decepcionaria tanto. o livro é bom, mas senti falta de tantas coisas tantos elementos, e de ter mais personagens fortes alem da aurelia

camilapintc 19/03/2022

Aurélia e Seixas
Jamais imaginei que iria gostar dessa obra, pensei que não iria conseguir ler por causa da linguagem, e honestamente, pensei que seria bem chato!

Mas que surpresa tive eu ao ser instigada pelo romance desses dois jovens brasileiros, que construiram sua história com muito drama, orgulho e feridas.

Sem jamais perder de vista o movimento romântico brasileiro, e considerando todas as suas características do amor e beleza idealizados, e a sociedade brasileira da época, posso dizer que a história de Seixas e Aurélia conseguiu me conquistar por sua profundidade.

Esse amor idealizado também parte do pressuposto do amor exacerbado, e incondicional, assim, a construção de ambos os personagens pelas marcas de suas respectivas histórias trazem o grande ponto de sua história. Os vemos em 3 fases diferentes, como jovens apaixonados, que são impedidos de prosperar pela vaidade e ganância de Seixas. Em seguida como o casal regado de sarcasmo e ironias para velar o amor que os arrematavam por debaixo das feridas que o acaso lhes deram. E por fim, esses queridos personagens em sua redenção, sem mais capas de proteção, sem orgulho ou sarcasmo, apenas a poesia romântica do amor de Aurélia e Seixas, os jovens apaixonados que se encontraram com um olhar e uniram-se nessa vida com um laço tão profundo e inexplicável que jamais será quebrado.

Uau, que verdadeira história romântica!
a profundidade, e o descamamento dos personagens em cada fase, e principalmente, o amadurecimento de Seixas fizeram dessa uma história digna de interesse.

Amei conhecer Seixas, e principalmente, Aurélia - a grande Senhora - ler um clássico nacional, e ainda mais, gostar dele foi uma grande surpresa de 2022!

daniela742 14/03/2022

José de Alencar impecável como sempre!! Aurélia é uma mulher avançada para sua época, que junto com Fernando, precisa enfrentar o orgulho e os erros do passado para entregar-se ao amor. A leitura é um pouco difícil até tomar ritmo, mas para ler calmamente é ótimo, pois os lugares são bem descritos, me senti visitando a burguesia brasileira da época. O final foi bem acelerado, única parte que não me agradou tanto.

ps: Aurélia primeira suggar mommy do Brasil sim!!

Moreira 13/03/2022

Senhora
Esse livro foi escrito por volta de 1875 e traz muitas críticas da sociedade burguesa da época. Onde até o casamento se tratava de um negócio. Mas, Aurélia, a protagonista, não queria se casar por dinheiro, embora precisasse, e sim por amor. Ela se apaixonou por Fernando, porém ele a troca por uma moça rica. Depois disso Aurélia fica desolada, sozinha, começa a passar dificuldades, então trabalha muito pra sair do perrengue, até que, o mundo dá voltas e ela recebe uma herança de seu avô, ficando rica. Então, a moça resolve seguir os conceitos da sociedade e compra um marido! O dito é Fernando, aquele que a magoou anos antes.
E acho que foi a pior coisa que fez, pois passou a sofrer muito mais (sofrencia do ?).
Enquanto Fernando ficava de "mimimi" que foi "comprado", sendo que tudo que o cara queria era casar com uma moça rica. Vai entender????
Adorei a personagem Aurélia, independente, forte, senhora de si, ajuda os outros. Enfim, eu gostei da história até chegar o final, que por mim, seria diferente.

Ana 13/03/2022

Bom pra cacete
Leitura difícil? Simmm mas mds eh muito bom juro, tipo a Aurelia pisa no macho dela d+ obg obg, ela eh dona da [*****] toda sim bjo

Manuh 12/03/2022

A história é boa, a personagem principal é independente para o padrão da época, as reviravoltas são envolventes, mas a leitura é bem lenta

Weuller.Alves 12/03/2022

A história da velha dualidade entre amor e dinheiro
Ter estabilidade financeira é mais importante do que dividir a vida com seu amor? Nesse romance de época, Aurélia enriqueceu e vai realizar o plano magnífico e diabólico de comprar um marido e humilhá-lo eternamente ?. Por mais que o enredo não seja nada novo sob o sol, eu achei a história muito boa. Além disso, o modo como foi recortada, mostrando o presente, depois o passado, para apresentar ao leitor como aquela decisão foi tomada, eu acho incrível. No entanto, as escolhas de palavras pomposas me cansou e fez a leitura ficar empacada. Me senti como se tivesse aprendendo a ler agora ksksk

Eu adorei as reflexões que podemos fazer a partir do texto, mas sinceramente achei ele mais longo do que o necessário. Tempo demais pra vitimização do Fernando e pra briguinha da quinta série dos dois. 5 minutos de sinceridade faria as coisas terem sido diferentes. Ah, e ODIEI o final. Meu pai, Aurélia não merecia ter aquele fim.

Lory 12/03/2022

É...
Podia ter sido melhor, foi de fato muito bom, mas eu mudaria um pouco o final, não julgo tanto porque foi um livro escrito em 1875, então de fato alguma coisas as quais eu queria que que tivesse acontecido não poderia ter acontecido, nada mais a ser dito, todos tiveram um final feliz mas eu acho que poderia ter sido melhor
Moreira 12/03/2022minha estante
Concordo. Acabei de terminar este livro. Tbm mudaria o final.

readsluu 09/03/2022

Ai gwnte, sério. Eu esperava mais para o fim desse livro pra no final só vir uma coisa na minha mente "JUST FOR YOUR LOVEEEEEE" sim, euphoria vibe. Mas, juro, que merd@ foi esse final eu fiquei o livro todo "aurélia feminista, chuta homens" ? porém de um lado eu entendo ela, bj

Murilo 09/03/2022

A história começa boa e interessante, porém a partir da parte 3 do livro ficou algo insuportável só com o Seixas se fazendo de vítima e a Aurélia sendo colocada como vilã.

Henrique 06/03/2022

Duas estrelas
Confesso que Alencar não é meu autor favorito e neste livro muitos dos fatores que me levam a esta opinião estão bastante presentes. As tramas são bastante genéricas, com personagens quase sempre rasos e descritos por uma pena correta, mas sem brilho. Há muito de clichê no que Alencar escreve e isso fica irritante ao longo do tempo.

maria. 06/03/2022

e precisa de resenha?
se José de Alencar é leitura obrigatória, algum motivo tem que haver, né? então é quase injusto querer avaliar Senhora, obra emblemática dele

Aurélia Camargo é órfã e pobrete, coitada. mas tinha Fernando Seixas, seu amor e outro pobre. até que Seixas a troca por uma moça com dote superior

mAS O JOGO VIRA PRA PP!!! seu avô paterno, que não a conhecia, deixa toda sua herança para a moça. Aurélia agora tá linda, queridinha dos bailes, super cortejada E milionária, o glow up de bilhões

ela faz seu tio e tutor legal armar um plano para fazer Seixas ser marido dela? sem saber que está casando com Aurélia. pois ele aceita

na lua de mel deles, ela começa a humilhá-lo, chamando de vendido e tal

e a história se desenrola por esse plot, bem novela mexicana (aliás, Romantismo tem TUDO a ver com novela, amo tantooo).

o livro é dividido em 4 partes. ?O Preço? narra o plano da protagonista e sua vida de rica. ?Quitação? é a história dos pais dela e da sua vida de miséria. ?Posse? é sobre a vida conjugal de Seixas e Camargo. por fim, ?Resgate? traz as maiores viradas de enredo. e, ó, tome plot twist até a última página

os capítulos pequenos e que terminam com um suspense são tudinho. muito bom ser leitora do séc XXI porque eeeeu não aguentaria esperar o folhetim do outro dia. o desenvolvimento dos personagens é inteligente e BOM (óbvio, estamos falando de Alencar) e a escrita é fluída. facinho um dos meus livros clássicos favs

vale a leitura, mas você já sabia disso

Laura.Santos 06/03/2022

Eu não gostei muito do fato de que a Aurélia ter sido tratada mais como vilã do que o Fernando, pois ele foi pior com ela, ao meu ver. Talvez seja por causa da época que foi escrito, não sei. E também, tinha umas partes que o livro se perdia durante a história, mas tirando isso, é um bom romance e Aurélia é uma ótima personagem.