Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

marisof 15/11/2022

"Meu marido..."
José de Alencar consegue pintar com maestria o retrato de um relação hostil, cruel, visceral e vingativa entrelaçando estas características ao, acredite se quiser, amor do mais puro (há quem diga doentio). Refiro-me como puro porque só com o maior e mais sincero dos ímpetos desse sentimento é que alguém poderia continuar a desejar singelamente alguém após tantas provas de indignidade e orgulho...
Esse livro é praticamente um romance de formação, no qual vemos os personagens se apaixonarem, com o diferencial de que já houve uma paixão parcial anteriormente. Entenda, é como se renascesse algo que jamais nasceu, não por inteiro; revive o amor póstumo que nunca fora vivo de fato (traduz-se como, vemos duas pessoas de forma hostil e cortês - mesmo nem sempre sendo admitido - se apaixonando após cada um ter sofrido do escárnio ou indiferença do outro.).
O autor traz na obra uma ótima representação do que o materialismo acaba por fazer com almas pobres de compaixão... um, troca uma mulher para a qual jurava eterno amor por receber conveniência mais vantajoso; outro, humilha de forma cortês uma alma vazia que enche-se aos poucos de virtudes (mesmo que por obrigatoriedade, para que haja um resquício de honra enquanto sofre as humilhações) e também de amor ao coração opressor.
[Detalhe para a exaltação da beleza altiva, da inteligência, da sedução e ao mesmo tempo da castidade de Aurélia em contraste ao caráter submisso, manipulável e fútil de Seixas - na maior parte da história -, mas ambos muitíssimo irônicos e sarcásticos para com o parceiro]

Enfim, pode-se dizer que o livro é tudo que representa o romantismo, com insanidades sendo realizadas em nome de um único sentimento, o mais cruel de todos, o mais lunático de todos, o amor.

Fran 15/11/2022

Senhora é um clássico da literatura brasileira, a muito esquecido por mim. Sua leitura não é simples, como as atuais escritas, mas de uma riqueza incomparável.

Aqui conhecemos Aurélia e Fernando, jovens amantes que a sociedade separa, e se unem de forma incrível. A torcida pela felicidade do casal é clara e envolvente.

Ana Paula 13/11/2022

Um clássico!
Aurélia após ter seu coração despedaçado,descobre ser herdeira de uma fortuna familiar e deseja vingança. É um romance incrível com final bonitinho... também mostra uma época,onde o valor da mulher era através de seus dotes e status social.

Braguinha 10/11/2022

O Romeu e Julieta brasileiro
Confesso que ficava com o pé atrás quando se tratava de José de Alencar desde que li “O Sertanejo” e considerei uma perda de tempo. Porém, o cearense de Messejana se redimiu com esse livro. A estória de amor entre Fernando Seixas e Aurélia. Um amor marcado pelo ressentimento, pela falta de dinheiro e depois pelos males de seu excesso. Um final deslumbrante. Em tempo: não assista ao filme de 1979 baseado no livro. O diretor simplesmente ignora o final do livro e cria o seu próprio, de forma ridícula.

Bárbara 09/11/2022

?Senhóra?
Eu tinha um certo ?preconceito? com livros nacionais e que eram recomendados por professores de literatura,mas depois de ler esse,já tenho outra visão sobre livros.Eu amei demais!
Me surpreendi com a história e os personagens,tanto que só dei essa classificação porque fiquei muito estressada com Aurélia em algumas partes do livro.
Não gostei do final,achei Fernando muito trouxa,mas ele merecia ser perdoado e ela merecia se livrar do passado que atrapalhava ela em tudo.
Não me conformei ainda com a personalidade dessa mulher,que chatice KKKK
Leiam gente,vale muito a pena??
Seixas tem meu coração todinhoooooo

Bianca 08/11/2022

gostei bastante do livro mas sinto que foram 215 paginas de um problema que poderia ter sido resolvido com uma unica conversa, faltou acontecimentos pra fazer o livro ser envolvente e o final deixou MUITO a generar

letAcia 08/11/2022

uma vergonha pra literatura brasileira
it was so bad, i wanna you a zero, but that?s not possible, so i give you a 0,5
melhor parte do livro foi quando acabou???
Owen.coml 08/11/2022minha estante
Todo mundo reclama desse livro. Mas como assim José de Alencar é ruim aaa

@joabcliteral 04/11/2022

Senhora de José de Alencar
Hoje acabei de ler o livro Senhora de José de Alencar.

José Martiniano de Alencar foi um escritor e político brasileiro. É notável como escritor por ter sido o fundador do romance de temática nacional, e por ser o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.

Essa obra apresenta a protagonista Aurélia Camargo que é filha de uma costureira pobre e deseja se casar com o namorado, Fernando Seixas. O rapaz, porém, troca Aurélia por Adelaide Amaral, uma menina rica que proporcionaria um futuro mais promissor.

O tempo passa e Aurélia torna-se órfã e recebe uma herança enorme do avô. Com a fortuna que adquire, a moça ascende socialmente e começa a ser vista com outros olhos, principiando a ser cobiçada por pretendentes interesseiros.

Fernando, por sua vez, percorre o caminho ao avesso: começa a história como um interesseiro em busca de um bom casamento arranjado e termina o relato como um homem trabalhador que consegue a redenção.

É um romance cheio de revoltas, sublinhando de que forma o fator financeiro condena o destino das pessoas. A narrativa é rica em detalhes dos ambientes e descrições psicológicas dos personagens. Publicado pela primeira vez em 1875 é um prato cheio para quem gosta dos clássicos brasileiros. Pertencente ao romantismo não é uma leitura exatamente fácil, mas é profunda o suficiente para prender a atenção de um bom amante de romances.

Mandark 23/10/2022

Desperdiçou uma boa obra.
A adaptação fez escolhas ruins. Focar no narrador em terceira pessoa e não nos diálogos é um tiro no pé das adaptações para histórias em quadrinhos. Tira a dinâmica. As ilustrações são boas e a sequência é interessante, mas se a pessoa não conhece a obra original, vai com certeza se sentir bem perdido em muitos momentos. Eu gostei por ser já uma obra pela qual tenho muito apreço. Mas, se fosse pra adentrar na obra do Alencar por essa adaptação, eu sairia frustrado e bastante incomodado. Um desperdício, pois considero essa a melhor obra do José de Alencar e uma das melhores obras do Romantismo Brasileiro.

Quinta 19/10/2022minha estante
concordo totalmente, foi constrangedor ver a Aurélia se humilhando por ele do começo ao fim e ele tanto faz tanto fez