Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Thalyta52 27/04/2023

A leitura é rebuscada, mas não é o clássico clichê. Ela tem a palavra final e tomou as rédeas da situação após tanto sofrer, foram as perdas que a tornaram uma mulher forte que o fez comer na palma de sua mão! Deveras bom!

Elisa.França 26/04/2023

Suspiros longos...
Eu devia uma resenha à altura do quanto eu gosto dessa obra, na terceira leitura arrisco a dizer que é meu livro nacional favorito. E faz por merecer...

Naturalmente é um livro com a leitura rebuscada, difícil à primeira vista, mas a história soterrada no primor da elegância é toda válida.
A crescente da história, o desenrolar da trama é tão refinado, dá gosto de ler.

A apresentação exuberante de Aurélia, a visão maravilhada é uma característica forte do tempo literário. Eu vi uma resenha que comparava a Aurélia a Edmond Dantès de saias (O Conde de Monte Cristo).
E eu não discordo, certamente.

A história se divide em quatro partes, mas eu vejo como quatro atos porque Aurélia e Fernando atuam tão bem. (O preço/Quitação/Posse/Resgate)
O segundo ato é tão rico. Personagens de extrema relevância são apresentados de forma natural. Não falta e nem sobra pessoas, é a quantia certa.
A pausa de cena no segundo ato é inteligentíssimo.
A conversa dos casados no terceiro ato cheia de ironia e sarcasmo é maravilhosa.
O narrador é extremamente perspicaz.

Eu poderia ficar horas à fio tecendo elogios à Senhora, por ora me basta a minha resenha e a leitura que eu amei.

Sara277 26/04/2023

Sobre senhora
Passei 4 dias inteiros lendo esse livro sem para e posso dizer: Experiência cativante KKKK mano simplesmente magnífico! Perfeito! Me deu uma ressaca literária daquelas mais se vc gosta de clássicos brasileiros, é seu simplesmente leiam...

Catarina 25/04/2023

Aurélia, muito à frente de seu tempo, audaciosa.
Adoro a forma como é tratado a vingança nesse romance que acontece numa época em que a mulher tem de estar sempre em estado de submissão ao homem. Aqui o desejo de "volta por cima" é causado pelo ferimento de sentimentos e de seu ego, pois o pretendente vem a ferir todo o seu brio. E nessa trama temos um romance meio "cão e gato" (mas não é nada "bestinha", é inteligente, com motivos e razões). José de Alencar nós traz aqui uma jovem completamente audaciosa (e cá pra nós, eu acho isso incrível pois foge dos padrões e me causa uma sensação boa ao ver uma mulher se recusando ao viver em estado de submissão total ao homem, que pra aquela época tal atitude era um declínio total). Aurélia é muito à frente de seu tempo deixando a todos boquiabertos com a sua personalidade, temperamento forte e audácia em planejar tal coisa e de tal maneira.
Eu amei este livro e foi o primeiro a entrar na minha lista de favoritos dentre os clássicos me fazendo perceber que tenho muito gosto por Literatura clássica, excepcionalmente, brasileira.

maria 22/04/2023

Aurélia e sua vingança
Foi uma leitura obrigatória da escola, por isso não foi prazerosa. de qualquer forma, a história só se torna interessante por causa da aurélia e sua vingança. também não gostei do final do enredo.

Suelen 22/04/2023

Nesta história prova-se de uma vez por todas a importância do dinheiro e da posição social como determinante da vida alheia. Somente os ricos possuem o luxo de sofrer por caprichos que outrora não teriam tempo para dedicar, se lhe houvessem responsabilidades de vida ou morte a atender

Quellen 22/04/2023

Clássico é clássico
O que dizer dessa leitura? Sou apaixonada por Aurélia desde que a conheci, e ainda estava no Ensino Fundamental .. confesso que somos tentados a desistir devido a escrita difícil e muito formal, mas são poucas páginas e com esse enredo fica mais fácil de continuar.
Fernando Seixas é jornalista, vem de família humilde, mas vive andando com a nata da sociedade fluminense, até que conhece Aurélia Camargo e sente uma paixão avassaladora .. porém a moça também vem de família pobre, e ele com mãe e irmãs para dar apoio, não vê possibilidade de se casar sem ter condições de sustentar sua amada, assim quando surge uma proposta de casamento com alguma vantagem, ele a abraça.
Aurélia, que entregou seu coração a Fernando se sente arrasada, e mesmo com sua situação financeira no vermelho, e a perda de entes queridos, ela encontra forças para continuar seguindo em frente, então finalmente o destino lhe sorri e ela recebe uma grande herança, se tornando uma das jovens mais ricas e cobiçadas do Rio de Janeiro. Após a volta de 360° na vida dessa personagem, ela e Fernando se reencontram e tem início minha parte favorita dessa leitura, uma vingança carregada de paixão, que machuca a ambos.
Um clássico, é um clássico .. José de Alencar escreveu personagens femininas fortes, em uma época em que a mulher era submissa e desvalorizada, portanto para mim, vale a pena mil vezes a leitura.
122333444455555 22/04/2023minha estante
Que legal! Vou ler.
O início da sua resenha parece muito com a história do personagem Eugênio do livro Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo.

Quellen 22/04/2023minha estante
Não conheço, é bom?

122333444455555 22/04/2023minha estante
Um dos melhores que já li. Recomendo.

Amanda.Oliveira 22/04/2023

Senhora
Até aonde o amor pode nos levar?
Esse livro me trouxe algumas reflexões.
Tais como a obsessão, a ânsia de ter a pessoa a quem amamos ao nosso lado.
Muita vezes nos submetemos a situações inimagináveis.
É um livro escrito há muitos anos, mas que nos mostra genuinamente um retrato claro de dependência emocional.
E é claro, de forma romantizada.
A soma de todas as páginas 22/04/2023minha estante
Clássico maravilhoso ????

stay4channie 16/04/2023

Um clássico muito apaixonante
Com uma história muito progressista para seu tempo de escrita, uma protagonista feminina vitoriana que foge dos padrões, e um autor polêmico, Senhora é resultado de uma combinação interessante de fatores. Mas ainda assim, amei a leitura. Por ser um livro mais antigo, entendo quem acha a escrita meio enrolada, as descrições muito reflexivas... Eu, particularmente, acho que vale a pena ler da mesma forma, porque adorei os protagonistas, e consigo relevar características do tempo. Enfim, acho um clássico super divertido e cativante!!

Lara 16/04/2023

Esse foi o primeiro clássico que já li, achei o livro muito bom, e a forma como José de Alencar critica os casamentos arranjados, comuns na época, é incrível. Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, alguns trechos eram mais complicados de entender, mas nada impossível.

Ceci.gabryelle 15/04/2023

Quebrei a cara
Achei que seria uma leitura chata, mas não, a literatura brasileira tinha grandes escritores.
Senhora é muito bom , belo fato de ter um clichê romântico, mas mostra como era o casamento da época, casamento por interesse, mas o amor deles superou, mas depois de muita enrolação skks
Mas simplesmente incrível, amei cada segundo .

Julia.Rodrigues 11/04/2023

Independência ou ego?
Foi um dos livros que constava na lista dos vestibulares que eu menos gostei. Se olharmos além conseguimos tirar dali um certo empoderamento da personagem principal quando ela ascende socialmente e compra seu amante,não pelo fato de comprá-lo mas o que isso impõem por de trás da ação. É como se ela não dependesse mais da sua aceitação para ser validada social e emocionalmente e o dinheiro acabou sendo só um caminho usado para tal,por isso esse simbolismo de posse e compra