Ela Está Em Todo Lugar

Resenhas - Princess X

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 10/06/2017

Resenha: Ela Está Em Todo Lugar
Ela Está em Todo Lugar é um standalone que mistura história em quadrinhos e livro, publicado em 2015 pela editora Gutenberg e uma das leituras que mais me surpreendeu nesse semestre.

May e Libby se tornaram melhores amigas em uma aula comum de educação física em que ambas estavam de fora por problemas médicos. Presas no parquinho com as crianças mais novas, May assistiu enquanto Libby pegava os pedidos das crianças e transformava em desenhos no chão com a ajuda de gis. Dessa experiência não nasceu apenas uma forte amizade, mas também a Princesa X, uma personagem destemida em um vestido rosa bufante e manejando uma katana para salvar seu reino.

O problema é que, alguns anos depois, Libby e a mãe sofrem um acidente de carro e morrem, e May fica sem ninguém -- nem mesmo a Princesa X, já que seus rascunhos estavam na casa de Libby e o pai dela acabou doando tudo sem nem olhar.

"Não existe isso de 'ninguém ver a gente' na internet. Nunca mesmo, não importa o que qualquer um te diga. Tem sempre um jeito de te rastrear."

Agora, três anos após a morte da amiga, May está de volta a Seattle para passar o verão com o pai e o que ela menos esperava era encontrar a Princesa X pelas ruas da cidade! Depois de ver um adesivo da sua personagem colada na fachada despedaçada de uma loja, May fica obcecada com a ideia de que Libby possa estar viva e começa uma caçada para descobrir quem está por trás dos adesivos e do site, eusouaprincesax.com, que publica uma web comic a respeito dela.

Mesmo sabendo que as caixas com os rascunhos de sua personagem podem estar com qualquer um e que essa pessoa pode ser a responsável pela web comic, May não pode simplesmente deixar o assunto de lado. Ela precisa seguir as pistas e descobrir quem está por trás disso tudo, por mais perigoso que possa ser.

Faz muito tempo que eu conheço a Cherie Priest porque sou obcecada por Boneshaker, um steampunk dela que há anos tento encontrar em português e até agora não tive sucesso. Quando vi o anúncio sobre esse livro pensei: bem, aqui está a minha oportunidade de conhecer a autora!

"May escrevia um bocado, Libby desenhava outro bocado, e aí, lá pelo último ano do ensino fundamental, tinham criado uma biblioteca inteira dedicada à Princess X."

Quando eu finalmente consegui comprar Ela Está Em Todo Lugar, tinha acabado de sair de uma série de livros com protagonistas que perderam irmãos/melhores amigos e estava saturada dessa história de superação e crescimento, então deixei o livro na estante. Mas esse ano decidi que ia começar a ler os livros encalhados -- FINALMENTE -- e a história da May e da Libby foi a primeira que peguei. AINDA BEM.

A história é BEM DIFERENTE daquela que me venderam, é uma aventura muito gostosa, cheia de mistério e um quebra cabeça interessante. Ela também brinca com ideias que, a principio você acha absurda, mas que, quanto mais lê, mais percebe que é exatamente essa ideia absurda e maravilhosa que a autora está desenvolvendo.

O desenvolvimento principal da May é sobre sua amizade com Libby e a força que ela tira do passado para encarar esses mistérios que aparecem no seu presente. Ela não é a típica garota corajosa e destemida, mas a ideia de que existe uma chance, por menor que seja, de que a sua amiga esteja viva, é o suficiente para enche-la de determinação a qualquer custo.

"Mas é claro que Libby não chegou a crescer. Em vez disso, ela morreu na Baía do Salmão. Supostamente."

Também gostei muito do desenrolar da história e de como a Cherie Priest conseguiu se manter longe dos clichês comuns a livros com essa temática, focando-se mais na aventura, na ação e nos segredos a serem desvendados.

A diagramação também é uma das coisas mais legais que eu já tive o prazer de ler. Amei os mínimos detalhes, como a cor da fonte ser roxa, ao invés da preta tradicional, até a inclusão da história em quadrinho, nos situando a respeito daquilo que os personagens estavam lendo e de onde tiravam suas pistas.

Enquanto eu lia, sentia como se estivesse assistindo um filme, sentada na beira da cadeira, ansiosa com cada nova descoberta e me perguntando se era agora que a minha teoria finalmente se concretizaria. Me apaixonei do começo ao fim e achei extremamente gratificante a leitura. Nunca fui tão enganada por um marketing e fiquei tão feliz por isso!

"A Verdade a libertaria, é isso mesmo. E libertaria Libby também."

Ela Está em Todo Lugar é uma ideia nova, refrescante, e uma porrada de amizade feminina muito bem-vinda, que eu indico fortemente para todo mundo!

Aliás, QUERO FILME, ESTÚDIOS DE HOLLYWOOD!
Anna 14/10/2020minha estante
Adoraria um filme, o problema é que sempre mudam a aparência dos personagens ?

Carous 03/09/2020

GATILHO: Sequestro, assassinato, pedofilia

Este livro veio acompanhado de uma energia muito positiva. Encontrei-o numa feira de livros por apenas 10 reais, o tamanho dele é perfeito para carregar na bolsa e ele não é muito pesado.

Não ouvi muito burburinho ao redor dele, mas a sinopse ganhou minha atenção.
Ele foi minha 60ª leitura de 2019 e também minha última do ano (eu terminei de ler faltando, literalmente, 2 minutos para o ano novo) e também elevou meu humor após duas leituras abandonadas que me deixaram desgostosa.

Por causa disso, peguei este livro meio desacreditada e tinha receio se ia curtir uma narrativa em prosa e quadrinhos (não sou muito fã de HQs)

Mas foi uma leitura fácil de fazer pra mim. Estava curiosa para saber se Libby estava viva e era responsável pelos pôsteres da Princesa X que estavam espalhados pela cidade. E se a garota estava viva, o que aconteceu com ela? Duas curiosidades que precisava sanar, então devorei as páginas como se não houvesse amanhã.

Ao longo da narrativa, outros personagens surgem para ajudar May na procura da amiga. Eu fiquei com pé atrás no início, mas os personagens são gente boa que deram leveza a essa história tão macabra.

A gente sabe bastante da vida de May e Libby, muito mais do que dos personagens secundários que vão surgindo na história. Como protagonistas, elas têm direito a isso.

Eu tirei um ponto na avaliação por causa do final. Que não me passou a mesma sensação que o resto do livro. Foi diria que foi apressado, mas meio confuso e ela podia ter se alongado nas explicações. Acredito que me senti assim porque o mistério que ela criou em torno da história foi tão grande e o desfecho menos emocionante.

Não costumo ler livros da Gutenberg, mas gostei do trabalho artístico deles, da revisão e tradução. A fonte é roxa, então a equipe fez de tudo para deixar o livro a cara da história.

Gostei imensamente desta leitura por se tratar de uma história sobre amizade entre garotas. E vem de uma maneira pura e simples. Além disso, a autora não desviou o foco para romances desnecessários.

vic pompeo 04/06/2023

Por escolha própria eu nunca teria lido esse livro, não curto mt livros tão infanto-juvenil, mas foi uma leitura legal, fiquei envolvida na história para descobrir o final

mas achei fraco em geral, tanto no motivo dos crimes, mas mortes, na construção dos personagens e até mesmo no final do ?vilão?

fui ler com zero expectativas e fiquei surpresa pq gostei bem mais do que eu esperava, mas como já falei não é o tipo de livro que eu leio, não sou o público alvo do livro, a história é interessante mas pra mim funcionária melhor se fosse mais pesada, mais real, não faz o menor sentido os quatro derrotarem o cara no final e coisas do tipo

Yasmin.Messias 05/01/2016

AMEI
nao sei como ninguem fez uma resenha desse livro ainda. eu li so a amostra gratis e AMEI. nao vejo a hora de ler ele inteiro

julinha64 03/02/2023

livro mo lindo por dentro
oq falar desse livro? "ela está em todo lugar" mistura os quadrinhos com a escrita "tradicional" e com certeza essa foi a melhor parte da leitura! achei o mistério/suspense maneiro, só esperava um plot twist daora mas n tive :/ enfim, os personagens são legaizinhos, me irritava muito com o patrick mas o resto é ok.
a diagramação do livro é tao linda, parabens pra quem fez ae!!
foi bem facinho de ler esse livro, tem uma escrita fluida e foi uma boa leitura, gostei!!

Giovana 28/04/2023

Cativante
Foi uma ótima leitura. Li bem rapidinho, é um livro que te prende totalmente na história e você não querparar de ler até terminar. A forma como foi escrito, os personagens, as ilustrações...deixou tudo mto prft. Só n gostei das conversas entre aspas. Acho q poderia ter continuação, pois algumas coisas deixaram a desejar no final.

4,5/5
Por Giovana

@lendosonhando 01/12/2020

A medida que o livro se aproximava do final o enredo foi perdendo força e a resolução da trama foi desenvolvida de maneira muito apressada e meio confusa.
A autora deve ter pressuposto que muita coisa sobre a Libby foi explicada por meio da historia em quadrinhos, mas não foi isso que aconteceu. A historia ficou incompleta e fragmentada.
Queria mais cenas sob outros angulos como por exemplo do Homem agulha e da Libby .
Eu não costumo olhar muito para essas coisas, mas a diagramação está linda com as ilustrações e a cor das letras com cores fora do padrão.
Um livro bom, mas que nao atingiu todo o seu potencial. Infelizmente

@lendosonhando

Julieta sem Romeo 28/03/2020

bom começo, não tão bom final
o começo apresentou uma história triste: a menina que perdeu a melhor amiga
o meio traz um mistério: a busca pela a amiga perdida que, enfim, mostrou sinais de que pode ser encontrada
mas o final deixou muito a desejar, sentir que a autora queria terminar logo com a história, então foi bem apressado e não trouxe a mesma sensação que o resto da narrativa

BrunaSH 14/12/2020

Comprei esse livro bem barato em uma feirinha e não tinha muitas expectativas quando comecei a ler. Confesso que fiquei surpresa quando me vi presa na trama, querendo saber se a Libby estava viva ou não e quem estava por trás da Princess X.
O ritmo da história proporciona uma leitura agradável. Apesar de me fazer ler rápido para descobrir o mistério e apesar dos temas um pouco pesados, não foi algo maçante.
O final não é grande coisa e a autora poderia ter desenvolvido melhor, mas talvez seja só porque estou acostumada com suspenses mais adultos. Esse é um livro para adolescentes e se encaixa perfeitamente nessa faixa etária, justamente por ser mais leve.
Pra quem está entrando (ou quer entrar) nesse "mundo" de suspenses, eu recomendo.

Bruno.nichioka 06/12/2022

Ela está em todo lugar.
Pra ser sincero, não gostei muito, o começo e o fim são realmente bons, mas o desenvolvimento é muitooo repetitivo, toda vez que eles seguem uma pista acontece a mesma coisa. O livro nem plot tem, mas não posso negar que as ilustrações são realmente muito lindas, seria um livro 4 estrelas se eles detalhassem menos oque não precisasse detalhar e diminuíssem o que eu falei anteriormente. Leiam se quiser passar um bom tempo em um livro.

mari 10/06/2020

ela está em todo lugar
um livro muito bom porém não aprofunda muito os personagens esse é o seu único defeito,sempre há alguma surpresa e reviravolta até o último capítulo, muito bom e merecia uma continuação apenas para saber o futuro dos personagens.
mari 10/06/2020minha estante
esqueci de dizer q ele tem ilustrações maravilhosas e queria mt poder ler um quadrinho só da princesa x

Leitora 07/01/2021

Melhor livro
Livro maravilhoso, se você é adolescente vai ser perfeito para você! Esperei mais do romance de dois personagens, porém a história ganhou meu coração, recomendo de olhos fechados!

Paulo 26/04/2020

Uma coisa que todo leitor de quadrinhos comenta é sobre a junção entre roteiro e narrativa visual. O quanto é importante as duas coisas conversarem entre si para produzir uma boa história. Cherie Priest tenta algo bem diferente aqui: criar duas histórias que atuam em paralelo, uma de uma menina investigando estranhos desenhos de uma personagem que ela criou junto de sua amiga e uma história em quadrinhos de uma princesa guerreira em busca de quatro chaves que permitiriam a ela resgatar o seu reino das forças do mal. É algo bem diferente e que produz uma história que, no mínimo, vale a curiosidade para ver como ficou o resultado final.

Este livro é a primeira aventura de Cherie Priest no mundo dos romances YA. Antes desse livro, ela havia conseguido sucesso com uma ótima série steampunk cujo primeiro volume chamava-se Boneshaker (que chegou a sair no Brasil por uma editora que eu sequer me recordo o nome). Sair de um romance adulto onde ela tinha liberdade para um romance Infanto-juvenil/YA é um salto grande até porque o próprio estilo de escrita acaba exigindo uma certa restrição na mão do autor. Se formos pensar a partir de uma literatura infanto-juvenil a autora até que conseguiu entregar uma história bem competente apesar de um começo meio truncado. Ela adotou o formato YA também na formatação dos capítulos, sendo eles pequenos e muito dinâmicos. A ação é apresentada de forma progressiva sendo que primeiro os personagens são introduzidos, depois a problemática e as complicações.

May conheceu Libby na sexta série. Sendo duas meninas deslocadas, elas acabaram naturalmente atraídas pela amizade uma da outra. Libby criou uma personagem junto de May chamada Princess X, uma princesa que usa um vestido, uma coroa, um all-star vermelho e portava uma espada. A amizade das duas se solidificou e elas viviam grudadas uma na outra. Um dia, um acidente de carro levou as vidas de Libby e sua mãe. O impacto para May foi muito grande ao lado da separação dos pais que a levou para longe de Seattle. Três anos depois, May está de férias na casa de seu pai. Ao explorar a cidade ela se depara com um cartaz da Princess X, para o seu total choque. Não apenas isso, mas existe um site com várias histórias dela. Quem teria criado? Quem é a responsável?

A amizade entre Libby e May é muito trabalhada ao longo da narrativa. O quanto Libby foi importante para o desenvolvimento dela. Se antes, May era mais introvertida, ela passa a ser uma pessoa mais livre. Claro que a morte de Libby causa um choque tremendo na vida dela, fazendo com que ela não queira mais se relacionar com outras pessoas. May se torna uma garota inteligente, embora traumatizada. No começo ela sonhava todos os dias com o retorno de Libby ou se ela poderia ter salvado sua vida. Esses "se" que sempre abalam a gente... o que poderíamos ter feito de diferente. Quando os cartazes da Princess X aparecem, ela percebe que alguma coisa está errado. Ela fica dividida entre seu sentimento por Libby e o fato de alguém estar lucrando com uma personagem que ela havia criado junto de sua querida amiga.

Este é um livro de investigação nos moldes das melhores histórias de mistério. Nós temos a menina curiosa (May), o especialista (Trick) e o personagem misterioso (Gralha). A investigação que começa sendo uma busca por um site obscuro da internet aos poucos vai tomando contornos mais assustadoras quando uma trama sinistra se desenrola. Os personagens vão seguindo uma mentalidade inocente até o momento em que percebem que acabaram metendo os pés em algo realmente assustador. A sensação de perigo na metade da narrativa se torna iminente, mas parece que a ficha demora a cair para os personagens. Se formos parar para pensar a narrativa é bem sinistra para um romance infanto-juvenil (por isso insisto em ele ser mais um YA do que um infanto-juvenil).

As histórias em quadrinhos são colocadas pontualmente na narrativa. Elas não estão ali à toa, complementando a narrativa e contribuindo para desvendar o mistério que está acontecendo ali. O leitor vai acompanhando a história e buscando montar o quebra-cabeças ao lado das personagens. A arte não é nada espetacular, mas cumpre bem o seu papel. Novamente, a ideia não é criar uma arte bonita, mas apresentar elementos de mistério e charadas para que o caso pudesse ser resolvido. Como a arte da Princess X é algo que vai se relacionar mais com a May, com coisas pessoais dela, nem sempre dá para a gente concluir alguma coisa. Mas, eu curti muito essa junção de quadrinhos e prosa.

No fim, por ser um estilo experimental, a Cherie Priest entregou até que algo bem legal. Não é revolucionário ou de vanguarda, mas consegue divertir. A leitura é bem rápida e um leitor mais concentrado vai terminar o livro em dois ou três dias. A prosa é eficiente e a autora não emprega jargões muito específicos (os que ela emprega, ela explica no próprio texto). Ou seja, o leitor não vai se sentir assolado por nada complexo demais. A gente acaba se envolvendo bem com as personagens, mas eu sinto que a Cherie poderia ter desenvolvido melhor a relação entre Libby e May no começo da narrativa. O capítulo onde esta relação acontece é muito rápido, e o impacto da amizade das duas perdura por toda a história já que ela é a formadora de caráter da protagonista. Merecia pelo menos mais uns dois ou três capítulos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Nath(y) 25/08/2020

Envolvente
Ela Está em Todo Lugar, mostra a aventura de May em busca de sua amiga que foi dada como morta, três anos atrás, depois que começa a ver a personagem que elas inventaram quando pequenas, na internet como uma hq.

Duda 25/06/2021

divertido e gostosinho pra passar o tempo, sem romance nenhum e uma forte história de amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5