O homem bicentenário

O homem bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Leonardo.Dalcin 03/06/2024

O Homem Bicentenário - Isaac Asimov
Essa novela de Isaac Asimov narra a história de Andrew Martin, um robô comprado pela família Martin para realizar apenas tarefas domésticas, mas aos poucos ele começa a dar sinais de que ele talvez não seja um robô comum, pois ele demonstra características artísticas e uma inteligência incomum em comparação aos outros robôs. Então nessa história acompanharemos sua jornada para descobrir sua verdadeira identidade e todos os processos para ele se tornar quem ele realmente deseja.

Afinal, o que é a humanidade? O que é ser humano? Essas são questões bastante abordadas nessa novela emocionante e filosófica. Por nunca ter lido nada do Asimov, não sabia muito bem o que esperar, mas acabei me surpreendendo. A escrita é fluida e o ritmo da história é bom, além de ser uma história rapidinha de se ler.

Recomendo a todos a leitura dessa novela!

Nilsonln 02/06/2024

Quero ser mais humano
Embora seja uma leitura curta e fluida, o livro tem muita profundidade e nos faz pensar (ou repensar) a respeito de muitos aspectos de nossa relação com as máquinas e as já tão presentes IA's. Muito gostoso de ler, interessante e genial!

Minha avaliação: Amei
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Li também do autor Isaac Asimov e recomendo: "Eu, robô" e "Jovens".

Teu 01/06/2024

Gostoso de ler
O filme é mais emocionante e divertido, esse livro é mais um conto acelerado com grandes saltos temporais, mas não é menos interessante por isso, sendo uma leitura divertida, rápida e dotada de boas reflexões acerca da humanidade.

Vale a leitura.

Alice 27/05/2024

Primeiro contato com a obra do Asimov
Sempre tive interesse de começar a ler Asimov mas nunca me senti confiante o suficiente pra começar pelas séries, que são as obras mais difundidas na comunidade literária. Por acaso me deparei com O homem bicentenário e quando vi que era uma novela decidi que seria uma ótima oportunidade para um primeiro contato com o autor e definitivamente foi!

Além de conter poucas páginas, a história é super fluida e envolvente. Esperava encontrar uma narrativa complexa que é preciso conhecer vários conceitos de ficção cientifica pra entender e encontrei uma linguagem super acessível e uma história sensível que te instiga a fazer vários questionamentos. Cheguei a ficar com os olhos marejados em algumas partes, é incrível como o Andrew consegue nos cativar tão intensamente.

Recomendo fortemente a novela para quem assim como eu busca um primeiro contato com a obra de Isaac Asimov mas tem receio de começar pelas séries.

Fernando Artes 22/05/2024

Vi o filme muito tempo atrás. mas a história é outra coisa quando se lê. até gostei, mas não sei o que opinar mesmo sobre a história.

ecdiise 22/05/2024

Aiai, Isaac Asimov
Esse livro aqui é um espetáculo.

o livro nos conta a história de um robô que tem a vontade de se tornar humano. diferente dos outros robôs, ele consegue ter vontades próprias e realizar seus desejos.

a ficção científica nesse livro fica num segundo plano, pois o que mais se destaca é a perseverança, força de vontade e garra do personagem principal para se tornar um humano.

a escrita de Isaac é sempre monumental, mas ao mesmo tempo simples, direta e compreensível.

esta obra ficará por muito tempo na minha cabeça e, por isso dei 5 estrelas. por enquanto é o melhor livro do ano!

Jessy126 21/05/2024

Interessante
"Andrew Martin é um robô que passou mais de um século tentando encontrar a própria identidade. Quando ele procura um cirurgião para realizar um procedimento sem precedentes, começamos a acompanhar o desenvolvimento de sua criatividade e a mudança de sua relação com os seres humanos."

No começo não achei que seria bom mas foi bem interessante, é uma leitura bem fluída que te prende. Como ele é curtinho, a passagem de tempo é rápida, isso me incomodou um pouco mas com o decorrer da leitura me acostumei. E a capa do livro é perfeita, combinou muito com a história.

Gostei muito de acompanhar a história do Andrew em busca de seus objetivos, cada personagem que apareceu contribui muito de alguma forma, deixando sua marca.

Enquanto pesquisei percebi que tem um filme baseado nesse livro, estou curiosa para ver.
Marcos.Leste 21/05/2024minha estante
Tinha assistido o primeiro filme... e é um bom filme......mas o livro é sensacional...

Jessy126 22/05/2024minha estante
Em breve verei o filme

Patty 19/05/2024

O conto é bem diferente do filme, mas no geral eu gostei bastante dessa leitura.

Sempre achei fantástico como o Asimov conseguiu identificar características da personalidade humana que na maioria das vezes não nos damos conta.

Andrew é um robô diferenciado, capaz de produzir peças artísticas, que ao serem vendidas por seu dono acabam por lhe proporcionar grande fortuna. Em meio ao crescimento financeiro, crescem também as ideias sobre seus próprios direitos e anseios, o levando a incontáveis lutas judiciais para reconhecimento de sua humanidade e liberdade.

Com certeza vale a pena a leitura.

Gabriela3237 17/05/2024

Homem ou robô?
Assim como muitos, conheci essa história pelo filme, o homem bicentenário e ler o livro foi sem dúvida melhor do que o filme.
Muitas questões debatidas sobre humanidade, achei muito interessante.
Um clássico.

"O que eles não podem tolerar é um ser humano imortal, já que a sua própria mortalidade é
suportável apenas enquanto seja universal"

João Lucas 06/05/2024

Maravilhoso
Livro fácil e rápido para ler. Narrativa cativante e rápida.
Devorei o livro em uma tarde. Linda história e interessante
???

Marcela262 05/05/2024

Pensa num livro facil, leve e gostoso de ler? É esse que história linda, relexiva e fluida. Amei a experiência.

gfb_04 03/05/2024

A leitura flui maravilhosamente. Curto e direto, mostrando que é sim possivel contruir uma historia completa com poucas páginas.

Cassianohammer 30/04/2024

Aqui sim, Asimov em sua melhor forma. Que texto incrível, leitura boa demais. Ótimo pra sair de ressaca literária.
Faz refletir sobre o que nos torna humanos.

Laísa 23/04/2024

O livro é uma novela bem curta do autor, e se encontra dentro do universo da Série Robôs. A história é bem leve e tem um ritmo bem constante. De maneira geral é divertido e interessante, mas sinceramente é o livro mais fraco do Asimov. As reflexões sobre liberdade e humanidade, fazendo analogias a escravidão, ainda que sejam de boa intenção, são superficiais e um tanto quanto bobas.