Corte de espinhos e rosas

Corte de espinhos e rosas Sarah J. Maas

Resenhas - Corte de Espinhos e Rosas

Pietra 07/09/2024

Primeiro livro de fantasia: checkkkk
estava com receio de achar infantil ou fantasioso DEMAIS, porque isso nunca me prendeu, mas saldo positivo, apesar de ter ficado um pouquinho incomodada em alguns momentos com essa vibe de escrita meio medieval formal rs

entendo o que todo mundo fala de, por ser o primeiro, de ambientação da história, ser mais arrastado, principalmente no começo? mas, assim, mal necessário, né? eu amei que é totalmente fora da realidade, pra desassociar um pouco e realmente ser um livro de lazer e descanso

já to até vendo como vai desenrolar o segundo livro- que vou começar ja ja hehe

não dou 5 ainda, mas vem aí! essa é pra você, mari ???
Beatriz Rosa 07/09/2024minha estante
O próximo você vai Amar!

2024 07/09/2024

Romance&Fantasia ????
Cura onde dói!!!!!
Reli acotar depois de séculos pra continuar a saga e ???? Acho que o que me pega mais é a construção perfeita do universo do livro sem pesar ou ficar massante a leitura. Adoro a escrita dela e tava precisando de algo exatamente assim pra engatar de novo nos livros? Trama boa e lembro que a primeira vez que li foi mto inesperado tudo o que ia acontecendo então quebra aquele padrão de previsibilidade dos livros de romance e um ponto que AMOOO é que também trabalha muito a questao do caráter ?cinza? dos personagens?ninguém é 100% bom ou 100% mau.

Vamo de nextttt
Thainara103 07/09/2024minha estante
Com certeza,minha saga preferida.

Heloisa850 07/09/2024

Um livro que não te deixa entediado em nenhum momento!
O livro me prendeu do início ao fim! eu achei que seria só fantasia, mas está mais para uma romantasia já que a maior parte do livro gira em torno no casal principal.
Eu amei os personagens, achei a história muitoo bem estruturada, principalmente o final que foi minha parte preferida não teve pontas soltas e foi muito bem escrito!!
Estou ansiosa para a continuação ?

yslopess 06/09/2024

Mds que dor é terminar um livro que você realmente gostou ?
Bom demais gente, não recomendo pra quem não quer sofrer ?, é quase engraçado como as primeiras 200 páginas enganam a gente, como se o livro nem fosse acabar com a gente em certo momento.
Aquela bruxa deveria ter sofrido mais, deveria ter morrido mais lentamente, deveria ter tido a sua alma presa num anel também, pouco me importa o que a irmã dela sofreu, não questiona nada da crueldade que ela levou com ela por meio século, matando, massacrando e torturando pessoas e ainda amaldiçoando o meu Tam, e arrancando um olho do meu Lucien e destruindo famílias inocentes.
Agora uma parte confusa pra mim foi o Rhys, em parte porque eu passei metade do livro pensando se eu gostava dele ou se achava ele muito sínico, mas esse final do livro foi o pontinho no meu i pra eu me decidir que estava de bem com ele ?. A outra parte é que eu sei que de fato algo irá acontecer sobre ele, oque vai ser é oque eu quero saber viu, o Tam e a Feyre parecem tão apaixonados que a minha imaginação não consegue tentar adivinhar o que poderia acontecer pra separar eles, mas alguma coisa em mim diz que o Rhys vai causar algum impacto que vai mudar tudo o que eu acho saber e sentir.

dostoievskiloover 06/09/2024minha estante
Verdade, esse livro é fezes em formato de páginas. A única coisa que salva é a capa que é linda

dostoievskiloover 06/09/2024minha estante
Mas do segundo livro para frente tudo melhora ??????

TauanA.Coelho 06/09/2024minha estante
Adorei sua resenha, exatamente o que achei desse livro. Estou no segundo da saga, esse sim é extremamente envolvente e apaixonante, o personagem Rhys me deixa super empolgada e curiosa.

Raniele.Monteiro 06/09/2024minha estante
Você tem a visão que eu só fui ter no segundo livro, parabéns!

Michelle 06/09/2024minha estante
Os próximos são melhores?

Geovanna.Holanda 06/09/2024minha estante
No fim, esse livro é um mal necessário para o restante da saga.

Kazuane 06/09/2024minha estante
Respondendo a @Raniele.Monteiro, eu já li a saga inteira, mas resolvi reler com o meu novo pensando.
Por isso a resenha está desse jeito.

@apaixonadaporlivros 06/09/2024

Pq demorei para começar a saga acotar??
Ahhhhhh que arrependimento de ter demorado para começar, o bom é que já tem 4 livros e meio lançado então blz kkkk
Admito que demorou um pouquinho para me prender e que a Feyre me irritava bastante no começo (mas é normal de protagonistas kkkkk) mas depois que me prendeu não conseguia mais parar de ler.
Me apaixonei por tamlin porem infelizmente peguei spoiler dele, então acabou estragando um pouco a minha experiencia pq ficaria muito brava com ele se não tivesse pego esse spoiler filha da mãe. Ainda fiquei brava mas foi bem menos do q seria se tivesse acreditado nele até o final.
O RHYSAND!!! MEU DEUS, ASSIM Q ESSE MACHO APARECEU EU ABRI A PORTA DO MEU CORAÇÃO DE PRINCESA PRA ELE!!!!! MEU PAI AMADO QUE HOMEEEEEEEM!!
Gostei do desafio do bicho que a Amarantha fez para a Feyre. Ri mto da frase iconica de Feyre no 2 desafio "escolho o 2 pq eu e tamlin somos 2 kkkkkkk" .
O enigma achei facil mas gostei tbm.

Vanelle.Amui 06/09/2024

Eu já venho ensaiando a leitura desse livro a muito tempo. Comecei a ler agora por influência de uma amiga. Achei o início um pouco devagar, mas quando diz respeito a livros de fantasia é assim mesmo, até que se aprende sobre o universo. Da metade pro final a história desenrolou e prendeu bastante. Desde o início gostei de Tamlin e da Feyre e juntos combinam muito. As batalhas são cativantes. No geral, achei um livro muito bom. Como toda série, ansiosa pra saber a continuação.

Raviih 05/09/2024

A Corte dos Problemas Mal Resolvidos
Irei tentar fazer essa resenha como se eu estivesse lendo esse livro pela primeira vez e desconhecesse o conteúdo dos outros livros.
Já aviso que essa brincadeira aqui ficou grande ksksks 10333 caracteres, e tem Spoiler (e gatilhos, pois falo daquela cena lá)

"Grunindo devido ao peso, peguei as pernas da corça e dei uma última olhada para a carcaça fumegante do lobo. O olho dourado que lhe restava encarava o céu, agora carregado de neve, e, por um momento, desejei ter a capacidade de sentir remorso pela coisa morta.
Mas aquilo era a floresta, e era inverno."

Feyre é foda. Uma personagem muito forte desde o inicio. Forçada a amadurecer e sustentar a sua família desde muito cedo, Fey nunca precisou da ajuda de ninguém (não pq ela n quisesse e sim pq ninguém a ajudaria de qualquer forma) para resolver os seus B.O, sempre com foco nos corres que decidiam se ela e os seus sobreviveriam mais um dia.
A sensação que vc tem é que ela é a Irmã mais velha, por causa de todo o estereotipo que cerca os primogênitos, de ser o modelo para os mais novos e a figura de segurança e estabilidade, mas como todo estereotipo: Ele não se enquadra na realidade de todos (Na real ele nem deveria existir, pq a obrigação de criar os filhos é dos pais que copularam e os tiveram, mas isso é outro assunto e estamos falando sobre um livro de fantasia kkkk). Feyre é a mais nova de três irmãs, sendo as outras duas Nestha e Elain, ou como eu apelidei, Ranço e Rançinho.
Essas duas me dão ânsia, vai desde a forma como se portam ao o que falam. Nestha com seus 22 ANOS NA CARA sendo a maior filha?aputa com Fey por 0 motivos, e isso desde a Infância da menina. A gente sabe que irmãos se comem na porrada, se xingam, ameaçam e etc, mas dar preferência pra um e jogar o outro na sarjeta é føda. Ela é esnobe, egocêntrica, insensível e muitos outros adjetivos, ela constantemente se acha superior a Feyre, sempre criticando as pinturas que ela faz na tentativa de tornar aquele chalé semelhante a um lar e ainda age igual a um sanguessuga Fútil quando a Fey consegue algum dinheiro, enfim, não gosto dela.
Elain, tapada pra krlhø, Rançinho demais tbm. Vive no mundo da lua achando que ela é o morango do nordeste. Em diversas passagens do livro a Feyre fala que gostaria de ser igual a ela e que chegou a perguntar como ela se mantinha tão alegre em meio as adversidades que aconteciam e ela disse que já tem coisa ruim demais e que pioraria ficar carrancuda e blá-blá-blá esqueci, mas o fato é que essas adversidades NUNCA atingiram diretamente ela, pq ela estava envolta naquela bolha de proteção que a Nestha a colocou e convenhamos que a Fey ajudou incentivando esse comportamento. Elain tem 20/21 anos e age como uma criança, tem a proteção da irmã mais velha e as responsabilidades completamente jogadas em cima da mais nova, blz que ela pode n ter as habilidades para executar alguma coisa, mas existe formas palpáveis de contribuir pra situação ao invés de comprar botas (mesmo espírito fútil da Nestha) e sorrir pra todo canto.
Não é pq a Feyre possui a capacidade de se cuidar que ela não gostaria de que alguém cuidasse dela, que ajudasse quando precisasse, que desse o mínimo de apoio. Ela só tem 19 anos.
(N irei comentar sobre o pai dela pq ele é tão insignificante que n vale nem a pena)

"Mas eu seria tola se abaixasse a guarda perto de Tamlin, se pensasse que o fato de ele agir naturalmente significava qualquer coisa, principalmente quando algo estava tão obviamente errado na propriedade."

Vamos falar do sem sal kkkkk
Por mais que ache ele um insosso nesse livro, ele de fato não fede e nem cheira, as únicas red flags até então vistas são a clara falta de controle que ele tem sobre a fera dele, em que sempre que algo sai fora do que ele imaginava, as garras escapam (eu só lembrava da mulher do Sam de Crepúsculo e na marca que ficou na cara dela quando ele se descontrolou e se transformou), a "mentira" dele em relação ao o que estava acontecendo (mas nem se ele quisesse ele poderia contar, então pra isso a gente passa pano. Até pq ele deixou o máximo de entrelinhas pra Fey conseguir entender) e a completa falta de jeito com uma mulher, pq esse cara definitivamente não sabe flertar kkkkkk Feyre teve mais quimica com o LUCIEN do que com ele kkkkk.
A única que cena que da um gostinho de "hmmm até que ele não é tão insosso" é a cena do Calanmai, onde as coisas dão uma animada kkkkk
E já que eu citei o Lucien eu só quero dizer que amo esse homem com todos os defeitos dele, lindo lindo lindo lindo lindo.

"Havia uma corda... Amarrada é meu estômago, que me puxava na direção daquelas Colinas, ordenando que eu seguisse, que ouvisse os tambores feéricos..."

Hehehe Calanmai, quem não gosta de uma festa libidinosa?
Falarei agora do tão polêmico (e tão gostoso), Rhysand. Charmoso, safado e que emana sedução, nós leitores fãs de pseudo-vilões morenos vamos a Loucura. Fato que em minutos de cena eles tiveram toda a química que faltava no par romântico principal, o "Aí está você. Estava a sua procura" me quebrou todo kkkkk. A proxima cena dos dois tbm foi um show de beleza (e traumas), que é quando ele aparece na mesa de jantar e bota a boca no trombone (e as garras na mente da Fey), fazendo o Tamlin se ajoelhar (kkkk babaca? Talvez, mas "todo mundo erraaa"?).
A partir daí a parada fica estreita, indo direto pra Sob a Montanha e aqueles eventos gatilhos lá. Nos registros de leitura eu fiz uma palhaçadinha na hora, mas aqui não posso deixar de tratar com a seriedade que a cena nos obriga a ter, pois DEVEMOS ter empatia e consciência que isso é algo que de fato ocorre muito e as vítimas sofrem demasiadamente!
Rhys abusou e assediou a Feyre, sim. E isso não é algo que está aberto a discussões, pois creio que ninguém acharia normal se alguém te drogasse e te fizesse dançar semi-nu na frente de diversas pessoas e depois você simplesmente não lembrasse de nada, tendo apenas a palavra da *pessoa que te drogou* de que ela só tocou em seus quadris e braços (se você acha isso normal, procure ajuda psicológica imediatamente e se atente aos conteúdos dos livros que você consome).
Nada que o Rhys fez posteriormente irá apagar esses atos. Ele ajudar a Fey no teste, a música (Ref do 2 livro), a batalha, a ligação... nada isenta ele desse Crime.
Enfim, eu voltarei nesse ponto no final da resenha.

"Admita que não o ama de verdade, e vou poupá-la (...) Admita que é um pedaço de lixo humano, covarde, mentiroso e inconstante.
(...)
? Acha que é digna dele? Um Grão-Senhor? acha que merece qualquer coisa, humana?"

Vilã xoxa, ruim, de construção merda. A Sarah nem pra fazer uma Vilã Fútil descente, tudo é "ai é pq minha irmã me trocou por um humano e esse humano foi filha?apu?a com ela, matou ela e eu carrego o olho dele como vingança" aaa chega né, oh mulher amarga. Se ela fosse ruim só por ser ruim e pq PODE ser ruim, seria muito mais interessante, mas não, o ranço dela gira em torno do chifre que a irmã dela levou de um humano e agora ninguém pode amar pq ela ta com dor de cotovelo pq o Tamlin não quis ela e jogou na cara dela o quão mau amada ela é (sério, que charada foi aquela? kkkkk se fosse comigo, eu ia morrer xingando ela pra krlhø por pensar em uma coisa daquela, isso só reforça os motivos sem noção pra ela fazer o que faz).
A cena da "batalha" foi escrota, ela desceu o nível real, nem parecia a Rainha toda toda que mostrava ser.
Achei criativo o piercing que o Tamlin colocou nela.

"Haveria um amanhã, e uma eternidade para encarar o que eu tinha feito, para encarar o que eu tinha Despedaçado dentro de mim enquanto estiver Sob a Montanha. Mas por enquanto... Por hoje...
? Vamos para casa."

Considerações finais sobre o livro:
3.5 pq ele não é lá tão ruim, eu já li coisas piores e bem mais mal escritas, por isso dou essa nota.
Por mais que seja lento e chato do inicio até a metade do livro, só fica interessante quando entra a trama de Sob a Montanha, ele é até que um livro OK de introdução ao universo.
Føda que vemos a personagem principal perder a sua essência fødøna, mas eu acho compreensível pq ali ela não tinha a necessidade de fazer o que fazia antes no mundo mortal, então só estagna e faz o que der, que é pintar. Só acho que poderia ter sido feito de outra forma, como quando ela foi pra mata sozinha (Lucien é do krlhø kkkkk), poderia ter tido mais disso, pq isso é a pura essência da Feyre.

O livro é cheio de pontas soltas e problemáticas mal resolvidas. Uma delas é a "redenção" da Nestha, que foi só a Elain falar que ela foi atrás da Fey na tal "tia" que ela automaticamente esqueceu e perdoou toda a merda que a Nestha fez. Como se ela tivesse mudado da água pro vinho com esse mísero ato.
Isso não existe e olha que eu tenho irmão, então sei que independentemente do que um ou outro faça, sempre terá perdão, só que isso só tem quando já existe irmandade entre os dois, coisa que nunca houve entre Feyre e Nestha.
Enfim, achei muito xoxa a forma como a solução desse trauma foi retratado (como todos foram retratados na vdd, vemos isso nas pinturas da Fey, ainda mais aquela de quando ela viu o pai ser agredido e o Tamlin só constatou o FATO, de que ela estava presente, e cagou pra isso.)

Lembra que falei que ia voltar naquele assunto lá? Pois é, ele entra aqui. Sarah não teve empatia alguma pelas vítimas do abuso que ela retratou no livro, como se "Ah, aconteceu. Não foi nada grave, então vida que segue" , romantizando o crime na desculpa de que aquilo foi necessário para proteger a Feyre e que não ia influenciar nada no psicológico dela, que ela até ansiava por isso (sim gente, reparem que tem essa cena no livro), por aqueles momentos, pq ai dava um branco e ela tinha um tempo de toda aquela situação de terror. É um absurdo total e um tremendo descaso com os leitores que foram vítimas desse crime, pois a Sarah não vê como crime, já que não há nenhum tipo de aviso de gatilho para preparar os leitores pra isso (quero só ver se no segundo livro vai ter, pq vai detalhar o abuso do Rhys pela Amarantha).

Enfim, fim da resenha. Não entro no mérito de recomendação, cada um sabe a cabeça que tem e os próprios limites, vc só saberá se gosta da história se der a chance de ler ou não.
Aos que chegaram até o fim desse textão (kkkk):
O que vocês acharam desse primeiro livro da Saga? Recomendariam?

wallys.bf 05/09/2024

Assim.. eu li quando comecei a introduzir a leitura na minha vida. Não é mt recomendável ler esse tipo de coisa quando de tem 12/13 anos, mas ok. É razoável e dps que vc lê o resto ou vc pega ressaca literária ou vc termina e odeia/ama alguns personagens.

sarinha_books 05/09/2024

AMO VC COM ESPINHOS E TUDOOOO... OMG
Começo foi um pouco devagar, mas admito que foi uma leitura bem gostosinha e fluida. O romance que foi se desenvolvendo foi tãooo fofis, mas eu só pensava na hora que Rhysand iria aparecer srsrrs !!! E MEUS AMIGOS QUANDO ESSE HOMI APARECEU EU PAREI PRA PEGAR FÔLEGO 😩🙏🏻 A coragem que a Feyre por amor foi muito fofis tbm 💘 Enquanto isso o Rhysand aparece eu estava como : 🫦. Ele trata ela como se já conhece a tanto tempo...
Leiammm, já vou pro segundo 🙋‍♀️

Carolbrownee 05/09/2024

Agora entendo o hipe
Sempre me perguntava: será que esse livro é bom mesmo? Bom, só lendo pra comprovar, e foi o que eu fiz! Gente me prendeu de um jeito! E olha que não sou a maior fã de fantasia. Mas a ambientação desse livro é incrível, te leva longe imaginando as coisas! Uma leitura muuuito divertida e fluida! Muito bom!

Luciana.Bottari 05/09/2024

Ação e Aventura com Fantasia
? Gênero Fantasia mas grande pitada de Ação e Aventura, um leve romance;
? Bom enredo, prende bem atenção, um tipo de fantasia que não havia lido ainda;
?  FEYRE , protagonista, Mulher forte, destemida, inteligente, astuta, guerreira e que não deixa de ter os traços de sua feminilidade;
? Alguns capítulos detalham bem os diferentes mundos tornando mais fácil a compreensão dos acontecimentos;
? O livro apresenta simum bom desenvolvimento de capítulos mas sem dúvida os últimos finalizam com chave de ouro o enredo. Na verdade, o final é previsível rs!!
?  Vou continuar a série pois comprei todos os livros ?

Vini Vieira 05/09/2024

1a Metade: 1,5? // 2a Metade: 4,5?
Sério, a primeira parte do livro foi um saco!! Eu mandei mensagem pra minha amiga que tinha lido e me indicado pra tirar satisfação mano KKKKKKK. Pois ela me garantiu que ia melhorar.

Eu fiquei MUITO preocupado, porque sou do tipo que tem memória literária curta e preciso muito ler uma série sem parar, se não preciso reler o que já li pra continuar. E, por isso, já estou com todos os livros na estante. Imagina a tragédia já não gostar logo no primeiro volume?

Pois bem, até estava legal enquanto a história era ambientada na casa da Feyre, toda aquela parte introdutória. Mas quando ela foi levada/raptada por causa de uma lei bosta antiga pra casa do grão-feérico tudo ficou MUITO, mas MUITO chato.

As coisas só melhoraram quando ela voltou pra família e a trama voltou a se movimentar. A partir daí o livro melhorou tipo uns 1000%. Foi muito legal a relação que ela desenvolveu com a Nestha nessa parte, e todo o acordo entre elas.

O rolê todo que se passa nos domínios da Amarantha é surreal e acabou que fez eu gostar de personagens que não me desciam kajsjsjkskss a única coisa que ainda acho beeem estranho é o fato de o Tamlin ter levado a Feyre pra corte dele contra a vontade dela e mesmo assim ela morrer de amores por ele, principalmente depois de saber que tudo foi premeditado!!

Isso é uma bomba que, aparentemente, foi bem normalizada aqui kaksjjskskskska não sei se gostei disso, e nem da coisa de o Rhys ter proposto aquele acordo de ela "ser dele" por 7 dias no mês. Sei lá, vamos ver no que isso vai dar. Espero que, daqui pra frente, toda essa parte meio maculosa da história não se repita.