Um Tom Mais Escuro de Magia

Um Tom Mais Escuro de Magia V. E. Schwab

Resenhas - Um tom mais escuro de magia

.Igor 05/06/2024

Esse texto foi escrito em 2016, mas esqueci completamente de colocar aqui no Skoob, pra variar. Depois de algumas edições, acho que ele ficou finalmente pronto pra vir para cá.

Kell Maresh é um Antari, um raro grupo de magos também conhecidos como Viajantes, e eles recebem esse nome por uma razão: são os únicos capazes de viajar entre os quatro universos paralelos, conectados por uma cidade em comum: Londres. Esses quatro universos foram formados pela magia, e, desde tempos imemoriais, ela existiu neles como uma força viva, até que uma tragédia aconteceu e todas as portas foram fechadas.

O ano é 1819, e Kell é um dos poucos que ainda se movem entre as Londres. Em suas viagens, ele acabou classificando as quatro cidades baseado em suas cores. A Londres Cinza, suja, enfadonha e sombria, perdeu sua magia quando as portas se fecharam, tornando-se um mundo de névoa e grandes indústrias, governada pelo rei George III. Na Londres Vermelha, a magia e a vida são reverenciadas por todos, um lugar rico e próspero, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, príncipe herdeiro do Império Maresh. A Londres Branca é um lugar selvagem, ainda que sofisticado, onde se luta constantemente pelo poder e para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez a Londres Negra... Mas ninguém fala mais dela.

Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do Império Maresh e encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres. Extraoficialmente, é um contrabandista atendendo a pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador e com consequências perigosas, as quais Kell agora conhecerá de perto. Forçado a fugir para a Londres Cinza, o mago esbarra em Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações. Primeiro, ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal, e então o obriga a levá-la para outro mundo, onde espera encontrar uma aventura de verdade. Mas em meio a tudo isso, uma magia antiga e perigosa está à solta, e para salvar todos os mundos, Kell e Lila precisam permanecer vivos.

Nunca deixa de ser incrível quando um novo universo literário é descoberto. Alguns autores centram suas obras todas em um universo e vão desenvolvendo-o aos poucos, como Asimov fez na ficção científica, com sua Fundação e seus Robôs, ou como Sanderson e seu Cosmere na ficção de fantasia. Outros criam microcosmos em um ou no máximo três livros, com um desenvolvimento que rivaliza as grandes sagas. V.E. Schwab se encaixa nessa última categoria: as quatro Londres que ela criou são de tamanha riqueza que frequentemente me peguei vagando por suas ruas enquanto acompanhava Kell.

A Londres Cinza e sem graça equivale à nossa realidade no século XIX. É um lugar comum, onde grande parte das pessoas sequer se lembra da magia, embora ainda haja alguns poucos que sentem que existe algo mais em seu mundo, algo que não pode ser explicado. A Londres Vermelha é exatamente o oposto: desde o Tâmisa rubro até as ruas sempre iluminadas por luzes multicoloridas, as pessoas dessa cidade sequer sabem o que é frio, uma vez que muitos podem simplesmente manipular o fogo para se aquecer; apesar disso tudo, tem algo mais em comum com sua irmã cinzenta, já que as desigualdades são uma constante, ainda que sejam entre aqueles com talento para magia e aqueles desprovidos de tal. A Londres Branca é algo surreal: um mundo branco, não como a neve, mas como ossos, sempre faminto: uma necessidade animalesca não de comida, mas de magia, o que tornou a cidade uma verdadeira selva branca onde todos lutam para controlar uma magia que vai, pouco a pouco, se esvaindo e levando o mundo (e a sanidade) consigo. A Londres Negra, bem, ela será uma surpresa para o caso de você ler o livro.

Um livro com magia depende muito da forma como ela é caracterizada. Ela pode ser posta de lado, ser apenas uma personagem secundária e insignificante, ou pode ser elevada à categoria de coadjuvante e ter maior impacto na trama. A Schwab mudou um pouco isso: a magia é a personagem principal na sua obra. Kell é um mago e exatamente por isso sabe que seu poder vem não do controle sobre a magia, mas de sua capacidade de cooperar com ela, agindo junto com ela como um companheiro e não como um mestre. Esse seu ponto de vista se deve principalmente ao fato dele ser um Antari, sua conexão com as forças que fazem parte dos universos é muito mais forte do que a das pessoas comuns.

"Alguns pensam que magia vem da mente, outros da alma, ou do coração, ou da vontade. Mas Kell sabia que ela vinha do sangue.

Sangue era a manifestação da magia. Nele ela vicejava. E nele, ela envenenava. Kell presenciou o que acontecia quando poder guerreava com o corpo, assistiu ele escurecer as veias de homens corrompidos, transformando seu sangue de vermelho para o negro. Se vermelho era a cor da magia em equilíbrio - da harmonia entre poder e humanidade -, então o negro era a cor da magia sem equilíbrio, sem ordem, sem limites.

Como um Antari, Kell era feito de ambos, equilíbrio e caos; o sangue em suas veias, como a Ilha da Londres Vermelha, corria com um cintilante, saudável vermelho, enquanto seu olho direito era da cor de tinta derramada, um negro reluzente."

A magia é temperamental: ela pode fazer o que pedem ou não, e quando a forçam de alguma forma, ela agirá, mas cobrará um preço alto depois. Quando magos e magia cooperam, há equilíbrio, mas quando um deles perde o controle, podem acontecer tragédias impensáveis. Há pouca coisa mais assustadora do que a magia insana no mundo de Kell.

Enquanto Kell está acostumado a transitar entre esses vários mundos diferentes, Delilah Bard é uma habitante da Londres Cinza, que nunca encontrara magia antes em sua vida. Ainda assim, ela não se assombra (tanto) quando encontra Kell, talvez por ser uma sobrevivente em uma cidade impiedosa, talvez por enxergar no mago uma possibilidade de sair dali e encontrar as aventuras que sempre buscou. Mas não se engane achando que Lila é uma mocinha sonhadora indefesa: ela é uma ladra astuciosa e violenta, uma assassina feita pelas circunstâncias difíceis de sua vida, que, embora tente esconder, tem um grande coração.

"- Você não tem medo de morrer? - perguntou Kell agora a Lila.

Ela olhou para ele como se aquela fosse uma pergunta estranha. E então fez que não com a cabeça.

- A morte chega para todos - disse ela simplesmente. - Não tenho medo de morrer. Mas tenho medo de morrer aqui. - Ela fez um gesto indicando o quarto, a taverna, a cidade. - Prefiro morrer numa aventura a viver sem ter feito nada."

A química que a autora criou entre esses dois personagens completamente diferentes é incrível e super divertida, especialmente nas inúmeras discussões entre os dois.

Creio que poderia falar mais sobre o enredo do livro, mas dessa vez há algo que me impede: "Um Tom Mais Escuro de Magia" é o primeiro livro de uma trilogia, e como vocês provavelmente sabem, não dá pra falar corretamente de uma trilogia usando apenas um livro, ainda mais quando uma segunda trilogia foi iniciada recentemente. Então, com essa desculpa bem elaborada (modéstia à parte), encerrarei esse texto com apenas algumas micro considerações.

Li sobre A Darker Shade of Magic pela primeira vez alguns meses antes de seu lançamento, ainda em 2014, no blog da editora Tor, e fiquei extremamente curioso para saber mais sobre as quatro Londres de Kell. Quando finalmente saiu a edição em português foi uma compra quase instantânea quando vi o livro dando sopa na livraria. A autora já escreveu os dois livros seguintes da série, lançados no Brasil e tudo, caso se interesse, seus títulos são Um Encontro de Sombras e Uma Conjuração de Luz, leia eles também!
stephany :) 05/06/2024minha estante
resenha impecável Igor, como sempre!!!! ? estou ainda mais ansiosa pra ler, espero que o livro seja tão bom quanto sua resenha.

.Igor 05/06/2024minha estante
Muito obrigado mesmo, Stephany *-*
E pode ler despreocupada, o livro é muito melhor que esse texto (ainda bem) kkkkkkk

Daniel1179 03/02/2022

Um tom mais escuro de magia
V.E Schwab é a minha autora favorita. Li Vilão, posteriormente, Addie LaRue e, por último, Vingança. Agora, comecei Tons de Magia e amo igualmente. Apesar de achar que os poderes do Kell não foram bem debatidos e mostrados até agora, espero que nos próximos haja isso. Gostei da história, de personagens como Lila, Rhy, Kell e Holland. Os vilões são ótimos. O universo é impecável. Espero gostar dos próximos tanto como.

leticiastana 03/04/2021

esperava mais...
via muitas coisas boas sobre essa trilogia entoa resolvi tentar dar uma chance quando esse livro estava disponível no kindle unlimited.

e sendo bem sincera? foi bem mais ou menos.
não consegui me conectar muito com a história e esperava um pouco mais de "WOW".

mas ainda sim considero ele um livro 3,5 pq o mundo é muito intrigante. tudo é bem construído, mas não foi pra mim.

Jotape 30/05/2021

Schwab entre na minha casa e etc
O principal ponto desse livro é como essa mulher criou esse mundo FODASTICAMENTE BEM. A historia tava meio parada ate 60%, mas a construção de personagem e mundo tava perfeita. Mas os ultimos 40% é um grandiosissimo dedo no cu e gritaria que eu nao consegui LARGAR. Parabens dona Schwab.

Helo 11/08/2021

O livro é ótimo e me prendeu cada vez mais ao passar da leitura. No final apenas fiquei incomodada, porque achei que eles iam ficar juntinhos e não teve o romance que eu esperava, porém toda a aventura e as intrigas compensaram pra ser um livro muito bom.

Sara.Adriely 18/04/2021

Amei
Eu li esse livro por causa de uma LC e já entrou nos livros do meu coração amei a escrita da autora, amei o universo a história, tudo lindo @perdidasnoficticio

Fellipe 20/07/2021

Kell é um antari, ou seja, tem a habilidade rara de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica. Cada Londres tem suas particularidades. Existe a cinza, a vermelha, a branca e a preta. A última é a esquecida do rolê, ninguém mais fala sobre ela. Kell é encarregado das correspondências mensais entre cada Londres, mas, em segredo, também é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por pequenos vislumbres de mundos que nunca verão. Entretanto, esse hobby lhe trará problemas, e é daí que virá o grande conflito do livro. Leiam para saber, rs.

Esse livro me fez sentir tantas sensações! É um livro lindo! Porém, não se engane, também pode ser sombrio e violento. Repleto de cenas com muita ação, magia e sangue. Irá te fazer rir, chorar, torcer, perder o fôlego! Expectativas totalmente superadas!

Comecei achando bem chato e monótono, sem entender nada do universo. Quase desisti de ler. Mas quando esse livro engatou, eu não consegui largar mais ele! Era como se todo o livro tivesse clima de final, tenso, empolgante, e as cenas eram incrivelmente visíveis. Foi simplesmente maravilhoso! E todo o universo foi sendo melhor explicado de maneira natural, simples e descontraída. Então, se também passarem essa vontade de desistir no começo, não desista dele, por favor! Vocês não irão se arrepender!

Meu personagem favorito foi, obviamente, a Lila! Com toda a sua coragem, teimosia, sinceridade e força! Eu não consigo imaginar esse livro sem ela, rs. Para mim ela é mais protagonista que o próprio Kell, haha. Ela rouba a cena!

Enfim, achei esse livro incrível e indico muito, muito mesmo! Já é um dos favoritos da vida!

sabrina 24/09/2021

muito bom!
Demorei bastaante pra terminar, porém gostei demais, amei o universo, achei a leitura envolvente, me apaguei aos personagens e a história muito boa, o casal que na vdd tá longe de ser casal ? são tudo p mim.

O final me deixou muito curiosa para o próximo livro (que imagino que vá ser bem mais "ativo", já como a introdução do mundo aconteceu mais nesse). enfim ansiosa para ler os livros restantes. E é isso, recomendaria para quem gosta de ler fantasia!

Aninhað 18/05/2022

Do jeito que eu gosto
Livro mais xuxu! Tem de tudo: magia, romance, mistério, moreno sarcástico, protagonista feminina forte, vilões que só tem como odiar, vilão que na vdd é um nenê

Muito bem escrito, aliás, não é uma leitura confusa e você se vê não querendo mais parar de ler até chegar ao final.

Que livro incrível! Amei cada detalhe, desde o universo, as Londres, os momentos fofos e os momentos tensos!

Kristine Albuquerque 30/03/2020

Casacos elegantes, mundos paralelos e uma jornada repleta de ação.
Esse foi o meu primeiro contato com a V. E. Schwab e eu tinha muitas expectativas sobre ela (de um modo geral, não apenas com esse livro). Felizmente, elas foram atingidas e superadas! Ainda tenho duas pequenas ressalvas sobre esse livro, mas já quero ler vários outros da autora!

E eu fiquei tão animada assim porque encontrei uma estória original, criativa, muito bem construída, com ótimos personagens, ótimos diálogos e ótimas cenas de ação, com muita aventura e nenhum romance para tomar a frente de tudo isso! O enredo segue sempre crescendo, cria muita tensão a cada fim de capítulo e encerra de um jeito ótimo (quantas vezes vou usar essa palavra? rs), a ponto de parecer um livro único. Claro que eu já criei mil teorias sobre a continuação, mas não estou tão ávida para lê-la porque esse aqui encerra de um jeito muito bonito e completo em si.

O mundo que nos é apresentado parte de uma Londres que possui quatro mundos paralelos: a Cinza, a Vermelha, a Branca e a Preta. Essas Londres, que se conectavam entre si e mantinham suas portas abertas, foram isoladas (não de forma voluntária) umas das outras após um período de guerra. Em 1819, ano em que se passa a estória, apenas os magos de sangue, ou Antari, conseguem transitar entre os mundos. O detalhe é que existem apenas dois magos, já que a raça passou por um genocídio durante e após a guerra. A criação de tudo aqui é rica em detalhes e desenvolvimento, com descrições que beiram a perfeição. A autora joga uma informação que parece ficar solta, apenas para retomar lá na frente e ser a chave para alguma situação se resolver. Tudo fica bem amarrado, sem excessos. A ambientação também é muito bem trabalhada, levando mais de 100 páginas, mas é feita de um modo tão interessante que nem chega a realmente incomodar.

Os personagens são especiais a seu modo, complexos e com personalidades fortes. O Kell e a Lila não são nada meigos ou fáceis de lidar, e formam uma dupla que funciona muito bem. Como li em outra resenha por aqui, eles estão em um nível de igualdade que poucas vezes se vê. Ambos têm suas habilidades e nisso eles se complementam, sem nunca um parecer melhor que o outro em força ou inteligência. O Rhy é o típico herdeiro que não quer ser herdeiro e sim curtir a vida. Quero ver mais dele nos outros livros. Por um momento achei que ele ia ter uma virada tipo o Rhys de acomaf, só que ao contrário, e ainda bem que eu estava errada. O Holland é meio que um anti-herói aqui (eu acho?), não consegui criar uma antipatia por ele por causa do que ele passou e acho que ele terá um papel essencial na continuação. (Já entrei nas minhas teorias, rs.) O Athos e a Astrid foram os vilões que eu amei odiar, com suas maldades e traições sem parecerem caricatos.

Tudo acontece no momento certo e na hora certa, sem precipitações. Esperei por uma reviravolta que mexesse drasticamente com tudo, mas não vemos isso. A jornada tem suas complicações e as consequências destas, virando uma grande bola de neve que parece nunca parar, e é aí que fica a tensão, sempre se acumulando. Prendi o fôlego inúmeras vezes, em torcida ou desespero pelo que ia acontecendo. Só na última parte, quando as coisas começam a se resolver, é que vem alguma tranquilidade. E achei ótimo a autora se demorar nessa parte também, sem pressa, colocando tudo no seu lugar. Parece que sua fama não é sem fundamento, e vou querer conferir tudo o que ela publicar. Se você gosta de fantasias, não vai se decepcionar com esta.

bela 10/04/2021

um tom mais escuro de magia
primeiro de tudo eu quero expressar meu amor pela victoria schwab, que livros perfeitos, eu simplesmente AMO a escrita dela, e com certeza ela ta se tornando uma das minhas escritoras favoritas.
apesar de eu ter demorado MUITO para ler esse livro, a leitura foi extremamente rápida, os acontecimentos foram todos muito rápidos e em nenhuma parte o livro ficou arrastado.
eu acho que esse livro foi mais uma introdução para o universo, que é extremamente complexo, o problema maior ainda virá nos próximos livros, então não consegui dar uma nota maior.
personagens da victoria = tudo para mim
serio que perfeições, eu amo o desenvolvimento e a personalidade deles, a lila está se tornando uma das minhas personagens favoritas
enfim, estou EXTREMAMENTE ansiosa para os próximos livros, obg por ler até aqui :)

Giorgia 10/10/2021

Uma leitura agradável, mas decepcionante...
Já tem um tempo que eu vejo muitas pessoas falando bem desse livro, então eu li pensando que ele seria 5/?, mas eu estava errada.

A forma como a autora foi criativa em criar várias versões de Londres foi muito interessante, cada uma tem sua própria "personalidade", o que as torna únicas e intrigantes. Mas é só isso, eu achei os personagens um pouco rasos em questão de história, autora não trás muitos fatos do passado e quando trás eles são rapidamente esquecidos.

Eu descobri o plot da história muito antes dele ser revelado, então foi bem sem graça quando a autora revelou, outra coisa foi a forma como o plot foi desenvolvido. Eu achei muito sem graça e fácil demais, não teve muito "sacrifício", foi algo muito simples, eu achei que teria uma lutar interna do personagem para conseguir se salvar, mas não aconteceu.

A história tinha um super potencial, mas foi mal desenvolvida, o que me deixou muito decepcionada, já que muitas pessoas me falaram bem dele.

Lívia 27/01/2021

???.5
Então, a primeira coisa que queria dizer é: gostei muito dos personagens! Talvez eu so continue a trilogia por eles. Mas nesse livro em especifico, as coisas só começaram a ficar interessantes depois dos 50%, e mesmo que eu quisesse saber o que ia acontecer em nenhum momento fiquei alucinada por saber. Acho que acabou que tinham MUITAS histórias soltas, que no final se interligavam, mas acabou deixando o livro muito parado até os finalmente. Não foi uma leitura ruim, gostei bastante! Mas pelo que eu tinha ouvido falar, achei que fosse ser melhor. E outra coisa: esse livro acaba com um final fechadinho, então por mais que eu saiba o que vai acontecer no próximo pq li a sinopse, se eu quisesse parar nesse, estaria deboa.
OBS: SE VOCE NAO TERMINOU O PRIMEIRO, NAO LEIA A SINOPSE DO SEGUNDO PQ NELE TEM PRATICAMENTE UM RESUMO DO FINAL DO PRIMEIRO LIVRO

deadpoetz 03/08/2021

segundo livro que eu li dessa autora e tô amando o estilo das obras dela. o desenvolvimento do universo foi muito bem feito e não ficou cansativo ou enrolado e os personagens são interessantes e cativantes. gostei muito do desfecho e acho que o próximo livro tem muito potencial.

Lore 15/04/2021

Três Londres um mesmo problema
A magia é tanto uma benção quanto uma maldição, isso depende em qual Londres você vai estar.

Kel é o mensageiro dos Reis e vai precisar sair de sua rotina para... Salvar sua vida e as de todas as Londres.

Nesse percurso contará com a ajuda de Lila, a maravilinda.