Vida e Morte

Vida e Morte Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Peter.Luke 31/05/2024

Beau e Edythe...
Reler esse livro foi a melhor coisa que eu fiz! Poq revistar o universo de crepúsculo seja qual for a versão é muito bom.

Como a Stephanie disse... Mudar o gênero não faria as coisas serem diferentes, só levaria a um outro rumo em algum momento da história.

Tanto a Bella, enquanto o Beau são humanos que não se encaixam no mundo onde vivem e descobrem que o mundo onde vivem é muito maior do que eles acham.

Edward e Edythe não conhecem seus limites, e estar com alguém que precisar ter mais cuidado, acaba mudando eles um pouco.

O final alternativo foi a melhor escolha que a Stephanie poderia ter feito, mas ainda sim fica aquele gostinho de quero mais e mais, até ver onde isso vai ler o casal.

Para Bella e Edward vimos onde isso os levou, mas agora com Beau e Edythe, ficamos apenas na imaginação, muita coisa séria diferente, mas ainda sim seria os dois para sempre.

SueNakamura 15/05/2024

Divertido
Foi divertido essa troca de gênero, e é claro que torna uma leitura quase completamente nova, embora a maior parte da história seja a mesma.

E temos aqui um final muito mais interessante do que o final dos outros livros.

Sara.Monalisa 13/05/2024

Beau e seus pensamentos femininos
O que foi isso?
Decepção. Triste.
Beau é... Fraco. As inseguranças chegavam a dar raiva. Edith era engraçada (mas acho que não era pra ser) parecia que sempre tava zombando dele.
A autora pegou 70% de crepúsculo e só mudou o nome. O final foi legal, mas eles não pareciam ter um amor verdadeiro.

Luå 03/05/2024

E se for pra ser sincera:

Para comemorar o aniversário de dez anos da série, Stephenie Meyer presenteia os fãs com o livro "Vida e Morte", em uma edição muito linda e criativa, no estilo "vira-vira", pois temos Crepúsculo, a história original, e virando o livro de cabeça para baixo, conhecemos Vida e Morte, uma versão nova e peculiar. Este livro é uma releitura na qual os gêneros dos personagens originais foram trocados, algumas cenas e falas também foram editadas. Não achei essa versão idêntica ao original, muito pelo contrário, há muitos detalhes diferentes e, para mim, os detalhes fazem toda a diferença.

Crepúsculo:

"De três coisas eu estava convicta. Primeiro, Edward era um vampiro. Segundo, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele."

Vida e Morte:

"Eu tinha certeza de algumas coisas. Primeiro, Edythe era uma vampira de verdade. Segundo, havia uma parte dela que me via como alimento. Mas, no final, nada disso importava. A única coisa que importava era que eu a amava, mais do que imaginei que fosse possível amar alguma coisa. Ela era tudo que eu queria, a única coisa que eu quereria na vida."

O começo é a parte mais difícil, é muito estranho ler uma releitura com os mesmos personagens, mas com os gêneros invertidos. A sensação que tenho é que minha cabeça deu um nó, parece que meu cérebro não conseguiu entender que os gêneros foram trocados e, em vários momentos, eu imaginava a Bella em vez do Beaufort e o Edward em vez da Edythe. Infelizmente, não me apeguei aos personagens, essa reimaginação estranha e bizarra não funcionou para mim, os únicos momentos que gostei foram os que achei engraçado. Sim, dei muita risada, foi gostoso, adoro quando o livro me faz rir. No entanto, o livro é um romance ou uma comédia?

Desejei abandonar a leitura muitas vezes, assim como fiz quando mais nova, quando tinha 14 anos. Esse livro foi lançado no Brasil em 1º de novembro de 2015, lembro que minha mãe comprou assim que chegou na Leitura. Ansiosa, recordo-me de reler Crepúsculo primeiro e depois começar a ler Vida e Morte, mas abandonei a leitura na página 95. Bom, eu sei que abandonei o livro nessa parte porque havia um marcador entre as páginas, um marcador antigo que não faz parte da minha coleção atual. Agora tenho 20 anos, porém parece que nada mudou. Achei que iria gostar na segunda tentativa, mas me enganei. Acredito que essa história não me conquistou porque, definitivamente, não é Crepúsculo. Vida e Morte carrega o mesmo conteúdo, é claro, mas não têm a mesma magia. O Beau não é a Bella, a Edythe não é o meu vampiro favorito, o Archie não é a minha Alice e a Jules não é o Jake.

O que mais gostei foi, sem dúvidas, do prefácio e do posfácio da Stephenie. Ela me pareceu preocupada com o que os fãs iam achar do livro e explicou o porquê de ter a ideia de escrevê-lo, pediu desculpas e tudo, ela é um amorzinho. Contudo, na minha opinião, essa releitura foi uma péssima ideia. A escritora afirmou que não havia tempo para escrever um livro novo, mas pensei em duas opções que trariam resultados melhores, como um livro bônus do Jake com a Renesmee (eu ia amar) ou um spin-off da Alice, por exemplo. Alice é minha personagem favorita e sempre desejei um livro dela, seria ótimo para conhecer melhor o Jasper também, sinto que ele é a ovelhinha negra da família, o excluído dos Cullen. Acho que nem o bônus, nem o livro da Lice precisaria de muito tempo para ser escrito, poderia ser curtinho, ou então um livro de contos sobre vampiros. Enfim, pensei em várias opções que adoraria ler, mas parece que Vida e Morte foi importante para a autora, a oportunidade perfeita para corrigir algumas coisas que a incomodavam. Não foi um presente apenas para os fãs, mas um presente para a Stephenie também.

"- E então, o leão se apaixonou pelo cordeiro - murmurou ela. A palavra foi como outro choque elétrico no meu corpo.
Tentei disfarçar minha reação.
- Que cordeiro imbecil.
Ela suspirou.
- Que leão masoquista e doentio."

Não sinto um pingo de vergonha em admitir que amo Crepúsculo, muitos leitores amam criticar esse universo, principalmente a Bella. Mas não a acho sem graça, acredita? Aos meus olhos, a Bells é uma garota normal, é como se fosse minha amiga, então estou aqui para defendê-la. O irônico é que achei o Beau muito sem sal, ele não é um rapaz apaixonante, sabe? Não te faz suspirar, seu coração acelerar, seu peito apertar. Nada. O cara não me despertou absolutamente nada, apenas indiferença.

Queria aproveitar essa resenha e deixar registrado aqui o meu carinho pela saga que marcou a minha pré-adolescência, que faz parte da minha história. Amo todos os livros e quase todo ano releio, não consigo enjoar e nem nada. O meu amor por esse clássico da fantasia só cresce, os personagens têm todo o meu coração. Por esse motivo, por ser tão apegada à história original, não consegui desapegar e acabou que não gostei tanto deste livro.

Entretanto, confesso que o final me deixou emocionada, passou um filme pela minha cabeça, a autora finalizou de um jeito perfeito. Se você é fã da saga como eu, recomendo a leitura. É uma versão bem confusa, mas muito interessante, me peguei refletindo sobre o que estava lendo em vários momentos. Além disso, pode ser que você goste de Vida e Morte até mais do que Crepúsculo. Toda experiência literária é única, não decida se vai ou não ler um livro devido a uma resenha, leia por sua própria conta e risco. Caso você não goste da Saga, nem perca seu tempo lendo.

"Venho olhando a cara da eternidade há um século, e esta noite é a primeira vez em que me pareceu bonita. Por sua causa."

A ordem dos meus favoritos:

Sol da Meia-Noite (meu solzinho)
Eclipse
Crepúsculo
Lua Nova
Amanhecer
Vida e Morte
Amanda S 03/05/2024minha estante
Me identifiquei SUPER com a sua resenha!!! ??? Tenho duas coisas a acrescentar entar: 1) Lembro que a Intrínseca vacilou muito na tradução/revisão desse livro! Tinha trechos com erros e até partes em que destrocavam o gênero... Inadmissível para um livro do mundo de Crepúsculo, a saga que sempre deu tanto dinheiro pra editora! ? B) Outro enredo de livro que eu gostaria q a Stephenie lançasse, além da continuação com a Renesmee, seria uma espécie de continuação para "A Breve Segunda Vida de Bree Tunner", mostrando o que aconteceu com o único sobrevivente do exército da Victoria! Ela deixou essa ponta solta, e não tem nem perspectiva de resolver isso, o q me deixa frustrada! Valeria a pena um encontro deste personagem com os Cullen!!! ? Vc já leu "A Breve Segunda Vida de Bree Tunner", né??

Luå 04/05/2024minha estante
Sim, parece que a editora não deu muita atenção para este livro da saga, não sei o que aconteceu. A autora disse que não havia tempo para escrever um livro novo, talvez tenha sido a falta de tempo que os atrapalhou na revisão. Não, amiga, ainda não li o livro da Bree, mas quero muito ler para finalizar a saga. E tenho uma ótima notícia para você, acho que o livro que você deseja será publicado! Li um post no Instagram afirmando que a Stephenie irá revisitar Forks com um novo livro, mas com personagens diferentes. Será que o protagonista seria esse único sobrevivente? Não sabia dele, mas agora estou bem curiosa e ansiosa para ler, espero que seja publicado logo. Vou comprar o livro da Bree! Os meus favoritos da saga é Sol da Meia-Noite e Eclipse. Contudo, estou triste porque nesse mesmo post que li afirmava também que a autora não escreverá mais livros com os personagens de Crepúsculo, não com os personagens principais, sabe? Enfim, pode ser que seja verdade ou não, mas com certeza um livro novo será lançado. (Escrevi quase uma cartinha agora hahaha)

Amanda S 04/05/2024minha estante
Ah!!!! Não sabia disso! Tomara!!! (Ainda assim, fico triste por ela n pensar em um da Renesmee)

Luå 04/05/2024minha estante
Queria muito um livro da Renesmee, a saga não me parece completa, sinto que está faltando alguma coisa. Bom, ainda tenho esperanças da autora mudar de ideia.

Amanda S 04/05/2024minha estante
Cara, imagina a cabeça dessa menina, aprendendo sobre o imprinting do Jacob, q literalmente viu ela nascer... E depois descobrindo toda a história anterior dele com a mãe dela... Mas talvez a Stephenie esteja com medo das críticas de pedofilia sobre essa história do imprinting e esteja receosa de explorar tudo isso

Luå 04/05/2024minha estante
Pode ser, não havia pensado nisso, mas eu iria adorar o livro mesmo assim (eu acho).

xzsatur.no 06/05/2024minha estante
Adorei a resenha!! E sou uma das leitoras que não gostam de Crepúsculo, mas no final das contas só achei entediante.

Se estivesse no Wattpad e fosse Fanfic, com certeza iriam gostar mais KKKKKKKKKKKKKKK

Luå 06/05/2024minha estante
Muito obrigada! Acho que gosto de Crepúsculo principalmente por ter lido na adolescência, o carinho que sinto não diminuiu com o tempo. O irônico é que achei Vida e Morte muito entediante, alguns momentos são engraçados e o final vale a pena, mas com certeza não é um livro que eu gostaria de reler.

Fabio 15/05/2024minha estante
Adorei a resenha, Luá!!!!!??????

Luå 15/05/2024minha estante
@Fabio, que bom que gostou, fico muito feliz!!

03/05/2024

Foi uma delícia voltar a Forks ?
Eu sou uma apaixonada na saga Crepúsculo então já é de se esperar que eu fale bem do livro.
Além da história tradicional onde um humano se apaixona por uma vampira, só havendo aí a troca de gênero, existem algumas considerações que gostaria de fazer.
A primeira delas e que me irritou profundamente foi a falta de uma revisão mais detalhada do livro pois em VÁRIOS momentos a escrita relacionada ao gênero dos personagens estava errada (ele por ela e vice-versa), me fazendo pensar se o único trabalho da autora foi esse e nesse caso teria sido mal feito.
Outra coisa, Beau é muito cadelinh4 da Edythe, meu Deus HAHAHA Eu tentava imaginar um homem másculo e todo o mais porém só conseguia enxergar um cordeirinho que se autodeprecia, na Bella já era irritante imagine um homem agindo assim?
Por fim, digo que o plot do final me deixou feliz (?) hihi. Só eu sei o quanto imaginei isso para a Bella e foi prazeroso ler como foi para o Beau, apesar dos pesares.

É uma leitura que deve ser realizada por alguém que já goste do universo, se não se tornará maçante e nada proveitosa.
Aos apaixonados como eu, vocês não irão se arrepender. ??

Gabriela 01/05/2024

Quentinho no coração!
Reler crepúsculo nessa nova versão depois de tantos anos foi um quentinho no coração! Tão gostoso quanto da primeira vez, há mais de 10 anos atrás. Eu gostei muito das alterações, dos personagens, etc. Uma delícia de leitura!

Maria 25/04/2024

Poderia ter ficado em Crepúsculo?
Como muitos, foi difícil aceitar essa troca de gêneros dos personagens, fiquei a leitura toda tentando relacionar um nome ao outro. Inclusive, foi impossível visualizar os personagens na cabeça (Edyth, por exemplo, virou Rosalie pra mim e assim ficou?).
Eu não lembrava do livro ser tão cansativo e do amor deles ser tão forçado em crepúsculo. As frases não se encaixavam, não me convenciam, não me faziam torcer por eles. Beau conseguiu ser mais autodepreciativo e sem amor próprio que Bella. 90% de suas frases eram pedindo desculpas ou endeusando a Edyth. Ele não tem diferencial nenhum!!! Lembro que, pelo menos, a Bella era inteligente, desenvolvia melhor uma conversa (ou ela só era inteligente nos filmes? Não sei!).
O final me pegou, gostei de ter sido mudado, MAS senti muita falta de um final não tão sofrido para Charlie e Reneé, eles não mereciam acabar assim.

Mah 24/04/2024

A inversão de papéis deixa o livro um pouco confuso pela já memória dos personagens iniciais, mas nada que prejudique a leitura.
O final alternativo é simplesmente maravilhoso!

Rhana7 24/04/2024

Li Crepúsculo a primeira vez aos 17 anos e desde entao vem sendo minha saga preferida, ler vida e morte foi totalmente diferente do que estava acostumada a escrita da Stephenie tão rica e cheia de detalhes aqui pareceu preguiçosa e desleixada em vários capítulos ela apenas mudou o sexo do personagem sem dar coesão ao que queria nos passar.

O romance entre a Edith e o Beau não tem um terço da magia que o da Bella e Edward transmite, salvo em um ou dois capítulos.

O único agrado é o final que é totalmente inesperado, mas ainda sim faltou algo, o romance foi muito mal trabalhado!

Não senti emoçao em momento algum, esse livro foi feito apenas para gerar lucros.

Biemoraes 11/04/2024

Adorei haha
Essa releitura da obra original foi maravilhosa, em minha opinião.

As adaptações pela troca de gênero foram super divertidas e adorei o resultado final! Recomendo.

Triz~ 01/04/2024

Isso foi interessante, eu gostei que o final foi diferente, se tivesse do que reclamar seria dele tentando proteger ela sendo que ele era o elo fraco, mas por aí tiramos que ele é protetor então ok

Meddie_rodxs 08/03/2024

Bom (para quem quer matar a saudade da saga) e decepcionante
Como fã fiel da saga Crepúsculo, fiquei um pouco decepcionado com o reimaginado: Vida e Morte. mais precisamente, decepcionado com o final/conclusão do livro.

Stephanie Meyer, como sempre, tem uma escrita fluida que cativa o leitor, adorei muito os personagens, principalmente a versão masculina de Bella, Beau.
O desenvolvimento da história foi incrível até certo ponto, do final em diante é só ladeira abaixo.
a impressão que tive foi que o autor teve que correr para terminar o final do livro, então ficou meia boca, apesar de ter um final bem fechadinho.