A imensidão íntima dos carneiros

A imensidão íntima dos carneiros Marcelo Maluf

Resenhas - A Imensidão Íntima dos Carneiros

Marilia 20/01/2024

Bonito
Uma leitura que me tirou da minha zona de conforto, definitivamente. Depois de ler outros nesse estilo, concluo com este livro que a literatura fantástica me é exigente e nem sempre vou alcançar toda a beleza que ela pode oferecer.

Marcelo Maluf mistura relatos autobiográficos com fantasia de forma muito habilidosa. Ao longo dessas poucas páginas, acompanhamos uma história densa de significados.

São gerações apresentadas e uma angústia que acompanha cada página. O livro é um tipo de redenção, de grito de liberdade diante de uma história familiar baseada no medo.

É um belo livro. Eu, contudo, não fui a melhor leitora para ele e, justamente por isso, só posso recomendar que você leia e experimente por si esse mergulho na imensidão íntima dos carneiros.
Débora 21/01/2024minha estante
Ótima resenha, Marília! Muito esclarecedora para mim. Obrigada!?

Marilia 21/01/2024minha estante
Fico feliz, Débora ?

André 24/12/2023

Passado, presente e futuro
O quanto vc é culpado pela as mazelas do mundo ao nascer? quando vc passar a ser o culpado?

O livro trás uma relação entre o passado, presente e futuro através da história das raízes familiares. O Passado pode congelar o seu presente e/ou pode fornecer um novo futuro.

Bem sentimental e adorável a escrita.

@Estantedelivrosdamylla 30/08/2020

Poética
Um pouco difícil falar minhas impressões sobre a obra, mas em geral eu gostei da experiência. Tirei frases fortes e lições sobre a vida que valem a pena serem trazidas à tona.

O livro traz a história de vida de Assaad, libanês que foi levado a morar no Brasil devido aos acontecimentos em seu país de origem. Leva consigo uma carga de grande responsabilidade: honrar sua família e seus antepassados, viver. Com isso, vive uma vida de medos, e assim como o autor fala em um trecho "O medo nos preserva de viver e nos dá a morte em vida... Temos medo e por isso preservamos tanto as nossas vidas a ponto de não vivermos tudo o que poderíamos ter vivido". Para mim, esse trecho define bem o livro.

O medo da morte, o medo da vida, tem momentos que eles se entrelaçam. O Assaad vive com uma carga muito pesada que o impede de ser livre, e é um pouco antes de se libertar que o seu neto (em forma espiritual - assim entendi) o acompanha por algum tempo. A espiritualidade também é um ponto central na obra, assim como a ancestralidade. O Marcelo, o protagonista, parte de suas próprias inseguranças quanto quem ele realmente é e de onde vem algumas de suas características para buscar conhecer mais sobre a história de sua família, assim encontrando seu avô e suas lembranças.

Enfim, não sei muito o que dizer, não me apeguei aos personagens, mas gostei de saber sobre suas histórias, sobre as complexidades de suas vidas e escolhas. É isso. Uma leitura pequena e boa para nos fazer refletir um pouco sobre a liberdade de viver.

JeffersonCevada 14/09/2015

Segredos e revelações de um avô para seu neto, separados no tempo
Belíssima história e muito bem construída. Dá pra perceber o cuidado com as diversas relações entre os fatos/segredos que emanam da história. O livro tem um leve clima de Neil Gaiman com um sutil toque de Raduan Nassar. Chama atenção o recurso das metáforas com a vida e a expressão sentimental dos carneiros ao longo da história.
"A gordura estava em seu sobrenome. Sabia que um dos significados para Maluf era 'engordado', de carneiro gordo, de boa gordura. Era o que sempre fizeram o seus ancestrais. Criavam e matavam os carneiros para comer, para usar a sua lã, a sua pele. Era comum se repetir que dos carneiros só não se aproveitava o berro."
A narrativa explora os diferentes medos herdados a cada geração, colocando-os um a um sob a luz da angústia mas também da libertação.
Um neto, Marcelo, tentando entender seus medos herdados, retrocede no tempo anos antes do avô (Assaad) morrer para descobrir que segredos foram lançados de lá e que reverberam em sua vida na atualidade. Sem ter conhecido o avô em vida eles se veem frente a frente enquanto o avô escreve suas lembranças e tece grandes revelações. O fantástico foi trabalhado de um modo leve e com muita poesia.
Enquanto avô e neto vão entrelaçando suas histórias em diversos momentos entram contos narrado por um personagem diferente, ou seja, histórias dentro da história. Isso dá um aspecto vertiginoso. Listo os contos que achei interessantes: a história dos três ladrões (fabulosa!) na p.37; a história do carneiro que queria ir pra Lua, p.49; a história do Falcão-peregrino, p.50, a história dos cinco caçadores famintos (maravilhosa!), p.83.
Este é um livro de um bom contador de histórias.

site: https://www.youtube.com/watch?v=XKgfVqrDeJs&feature=youtu.be

Will Ernande 06/08/2020

Com uma narrativa auto ficcional extremamente afetiva e poética, que explora livremente, tanto o folclore, a sabedoria e a religiosidade do Oriente Médio, quanto os panos de fundo históricos dessa conexão Líbano-Brasi, A Imensidão Íntima dos Carneiros, nos trás o encontro epifânico de Marcelo com os segredos do seu passado familiar, especialmente na figura e nos relatos do seu avô Assaad, que ele nunca chegou a conhecer.

Trata-se, portanto, de uma busca por identidade que só pode ser encontrada, na sua árvore genealógica, no entendimento do quanto ser filho, neto e bisneto de alguém pode influenciar naquilo que se é, e na reconexão com a essência do que é ser herdeiro de uma tradição profundamente enraizada na vida, por vezes mítica, nos montes libaneses. Por isso, inclusive, uma narrativa tão próxima dos contos populares e folclóricos das Mil e uma Noites.

Marcelo Maluf nos deu uma obra que se assemelha muito a um dos personagens principais da sua própria história, os carneiros.

"Os carneiros carregam tanto a doçura quanto a ira. Preferem a brisa, não tempestades, mas são capazes de explosões que amedrontariam uma alcateia."

Assim é esse livro.

Frankcimarks 19/06/2020

O medo como herança
O livro de estréia de Marcelo Maluf ganhou prêmio de literatura em São Paulo. Aborda a busca de identidade do autor, sua história familiar de origem libanesa. O que me atraiu nessa obra foi o título. A imensidão íntima dos carneiros é a expressão de angústia e dor desse animal através de seu berro, bonito né? Quando gritamos de dor expomos nossa maior intimidade, assim como Cristo, o cordeiro de Deus, na cruz: Deus meu, por que me desamparaste?

O livro é cheio de simbolismo e poética. Leitura super fácil. Trata-se de uma auto ficção.

Rachel.Soares 04/06/2020

... as palavras legíveis não são mais necessárias, Assad tem o poema em seu corpo". É assim, com muita delicadeza e poesia que Marcelo Maluf nos leva a entender "A Imensidão Íntima dos Carneiros". Ele nos transporta de uma pequena aldeia no Líbano ao interior de São Paulo, enquanto conta trechos da vida de seu avô. O amor aos carneiros e às montanhas; e a trágica disputa religiosa e política no Líbano dão o tom de uma história emocionante. Boa Leitura!

Fernando 27/05/2020

A Imensidão íntima dos Carneiros
Íntimo, poético e brilhante! Marcelo Maluf construiu uma autoficção que vale a pena apreciar.

Alexia Karla 15/05/2020

Comecei e apaguei essa resenha várias vezes porque ainda estou tentando entender onde eu me encaixo no meio dos sentimentos desse livro.

A história tem duas bases fundadas: ancestralidade e medo. Nosso protagonista (que é o próprio autor) tenta voltar ao passado e entender, a partir da história e dos segredos de seu avô libanês, a forma como o medo de agir, de pensar e de ser atravessou todas as gerações de sua família. Quase como uma herança genética.

Apesar de seu título extremamente lírico, a narrativa dos acontecimentos acontece de forma bem despretensiosa e, o que considerei um ponto alto, sem pressa pra acontecer. Não se engane: não estou dizendo que o livro é lento ou pouco fluido. A narrativa caminha no tempo necessário pra gerar compreensão por sua escrita - muito bonita - e pela história que está sendo narrada.

Outro ponto muito interessante é a nomeação dos capítulos que remete ao quatro elementos (ar, fogo, terra e água) enquanto os utiliza como metáfora para o estágio em que se encontra a história.

Uma obra sensível, de fácil leitura e que vale ser conhecida.

Roseli 17/09/2015

Descobri-me carneiro
Comprei meu exemplar no dia do lançamento, dia 12/09 e já me encontrava curiosa para ler. Fiz um conto/resenha em meu blog. Espero que gostem e se interessem por ler. Sem exagero, é um dos melhores senão, o melhor livro que li nesse ano de 2015. E olha que sendo bibliotecária, o que mais faço é ler. Confira, compre, leia e se emocione. Pacote completo para quem ama ler.

site: https://sacudindoasideias.wordpress.com/2015/09/16/descobri-me-carneiro/

Taísa 07/08/2021

O livro tem umas passagens muito bonitas, é bem interessante essa questão familiar até pq o autor brinca um pouco com isso, o q pra mim foi ruim, pq nao dava pra saber em que momento no tempo estava, talvez tenha sido uma leitura q exigiu um pouco mais do q pude oferecer, mas recomendo o livro.

Edsonia 02/03/2020

A imensidão íntima dos carneiros - Marcelo Maluf
Nunca havia lido nada que pudesse ser definido como auto-ficção e fiquei fascinada por esse livro. As memórias familiares que se transfiguram numa narrativa fantástica criam uma leitura cativante desde o início. A escrita é muito poética, já no título. Nos envolve e aproxima ao indagar sobre o peso de nossas heranças genéticas e história familiar. É um livro para ler com calma, buscando o sentido de cada imagem construída e metáfora utilizada.

Erika 19/02/2020

É uma viagem em busca por suas origens. A estrutura familiar ramificada pela História do tempo e enraizada por um evento que define todas as gerações subsequentes.

Um incômodo particular durante o processo da leitura foi que o autor não utiliza a forma de tratamento pelo grau de parentesco (Avô, Pai, Mãe...) mas o nome próprio de cada um. Em se tratando de uma construção narrativa não em linha reta mas em um conjunto de tempo distintos e cíclico isso dificulta à associação.

Tina Lilian Azevedo 16/04/2023

Bom...
A história começa bem, mas desanda. O início é bastante onírico, com relato de lendas familiares e do povo libanês que são prazerosas de ler. Porém, desanda para um aspecto fantástico que não me cooptou. É bom mas faltou algo. Talvez porque eu esperava a história da diáspora dessa família e o que viveram para reconstruir suas vidas no Brasil e a narrativa se prende aos traumas que trouxeram consigo.