Um homem chamado Ove

Um homem chamado Ove Fredrik Backman

Resenhas - Um Homem Chamado Ove

Agnie 08/06/2024

Me apaixonei pelos personagens e pela história logo de cara, e meus sentimentos só aumentaram no decorrer da história, até me emocionou no final. Perfeito do início ao fim.

Suzana203 05/06/2024

??????????
Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos.
Só tenho isso a dizer, e agora quero rever o filme.
??????????????

Carol 05/06/2024

Livro que trata do luto de uma forma bem interessante, pesada em alguns momentos, mas bastante comovente. No início estava achando Ove "o pior vizinho do mundo", mas conforme a história dele vai sendo contada, impossível não se afeiçoar a ele. Recomendo muito o livro!

isabela.ibrahim 04/06/2024

(anti)querido ove
Demorei muuuuito para terminar mas achei o final bem reconfortante. enfim é muito bom ver o desenvolvimento do ove bem aos pouquinhos e vendo as mudanças em pequenas atitudes do cotidiano. no começo ove é o velho rabugento chato mas depois vira velho rabugento chato fofo. acho um querido?

Danuza3 03/06/2024

Incrível!
Me fez chorar. Me fez rir. Me fez desejar que nada de mal ocorresse.
Um livro sobre a realidade.
A escrita é muito boa, assim como o fluxo do enredo, que é feito de maneira natural, tudo se faz adequado, deixando a leitura agradável de se ler.
Aqui encontramos um enredo tão gracioso, que até nos faltam palavras, pois quando menos esperamos percebemos que ele é cheio de um algo, algo este que se chama "realidade", nos mínimos detalhes é possível perceber uma leve similaridade com pessoas do cotidiano, e isso dói. Então, é por isso que rimos, choramos, sofremos, relembramos e somos gratos.
LEIAM!

Julia5048 03/06/2024

Me encontro aos prantos.
"um homem chamado ove" é uma das melhores leituras que eu já fiz na vida. primeiramente, todos os personagens apresentados são incríveis e bem construídos. não existe um erro ou falha no desenvolvimento deles ao longo da história. até mesmo a Sonja, que no momento da história já tinha falecido, é muito bem construída, e apaixonante.
ove é um dos personagens mais inteligentes que eu já li sobre. como beckman fez com que cada aspecto de sua vida o moldasse, foi incrível.
o livro é uma montanha russa de sentimentos. em um segundo eu estava gargalhando com o que o Ove falava, e no outro eu estava em prantos. então eu recomendo que você se prepare. o livro no início parece que vai ser só uma comédia, aí do nada, você nem percebeu e já está aos prantos, soluçando, com a sensibilidade da história.
a escrita é fluida, os capítulos passam muito rápido e a história, é incrivelmente linda e sensível. não é uma história sobre um velhinho mal humorado, é uma história sobre amor.
se tornou meu mais novo livro que está nos favoritos da vida inteira, e obviamente, o melhor do ano até agora.

Maria_eddu 02/06/2024

Livro 19 de 2024
Amei tanto esse livro. Fiquei com o coração quentinho em tantos momentos. Mas também fiquei muito triste, juro. Amei a construção da história, os personagens que entraram na vida do Ove e fizeram ele ver algum sentido em viver de novo. Fiquei muito triste com o final, mas terminou de um jeito mais leve que eu imaginei então acabei gostando muito de tudo. Recomendo demais. Acho que foi o melhor do ano. A leitura é super rápida e super delicinha

Erika.Ferreira 01/06/2024

Grande livro.
Uma obra sensível, cativante, que trás nostalgia. A leitura tem cheiro de café passado na hora, naftalina, e a lembrança dos avós.
Com Ove, entendi a outra face da velhice, um velhinho rabugento, sistemático, cheio de histórias pra contar, com um caráter inquestionável e que amava como ninguém.
Sonja, impossível não ama-lá, a forma como o autor a retratou de maneira tão sensível sua trajetória e perspectiva de vida, é o oásis do livro.
Cada personagem, capítulo, a volta do passado ao futuro, o anseio para ver o que aconteceria nas próximas páginas, os risos genuínos, as lágrimas de emoção... esse livro é isso, o puro suco do viver e entender as pessoas ao seu redor.
Anadyva 02/06/2024minha estante
Amei sua resenha!! Se não houve problema vc poderia por favor me informar a classificação indicativa? O livro é muito pessado?

Erika.Ferreira 02/06/2024minha estante
Não encontrei a classificação da editora, mas apesar de ser um livro poético e sensível, não trata de temas tão pesados... Mas, acredito que acima de uns 15 anos é tranquilo.

Obrigado!!!

Roselaine12 31/05/2024

UM HOMEM CHAMADO OVE
Esse livro se tornou um dos meus favoritos, mas não foi amos a primeira vista. Resolvi lê-lo por indicação de uma colega e o início foi tenso, pois achava Ove insuportável, embora muitas vezes me identificava com ele ( acredito que por isso não conseguia avançar). Mas insisti na leitura e conhecendo melhor esse personagem ranzinza, o amor e dedicação que sentia por tudo o que fazia, me fez amar ele no final. Me proporcionou vários sorrisos, algumas gargalhadas, alguns nós na garganta e muitas, muitas lágrimas! O livro é fantástico! Super recomendo a leitura!

Roselaine12 02/06/2024minha estante
O livro não é pesado não, não sei informar a classificação indicativa acredito que 15 anos ( não devido a cenas imprópria pra idade ) mas acredito que muito novos os adolescentes vão odiar muito o livro.

Anadyva 02/06/2024minha estante
Obrigada! Eu tenho 13 anos, porém estava com medo do livro ser muito pessado,mas eu me interressei muito em ler o livro e conhecer a história de Ove e aprender com ele, principalmente por falarem que o livro é reflexivo!

Anadyva 02/06/2024minha estante
Eu ainda n li, mas me interressei ?

Roselaine12 02/06/2024minha estante
Então lê e depois me conta, eu amei muito o livro. Ele tem muitas partes engraçadas ( linguagem própria de adolescência) que Ove não entende.

Teresinha 30/05/2024

Sobre dar o amor
Que história linda e necessária! Mostra a importância de amar e entender o próximo, por mais difícil que ele seja. Pois todos estamos vivendo uma batalha interior e o amor salva...

Teresinha 02/06/2024minha estante
A indicação é +14. Ele tem alguns gatilhos que são um pouco pesados, mas que são contornados de forma interessante. Em compensação é muito engraçado e cheio de amor!!

Obrigado! ???

Beatsy 28/05/2024

Um homem chamado Ove
Uma leitura muito fluida, este livro nos conta a história de um vizinho muito rabugento e do porque de ele ser assim. Uma história na qual você ri você chora e principalmente reflete o quanto estamos tão centrados e tão corridos ao longo de nossas vidas e não percebemos que alguém bem perto de nós pode estar precisando nem que seja de um bom dia. Um homem chamado Ove é um livro que você vai se apaixonar demais e que inclusive vai te ensinar a importância de ler e obedecer as placas.

LaraTavares 27/05/2024

Meu tombo foi grande com esse livro, as minhas expectativas eram muito altas pra conhecer um homem chamado Ove, mas desde do início achei ele muito chato, mal educado, insurpotável, mas resolvi continuar pra ir afundo e realmente tentar entender tudo aquilo.

Não funcionou comigo, na minha opinião o autor pesou muito a mão no jeito de ser do Ove, ele não era só um senhor ranzinza e mal humorado, ele na verdade queria descontar nas pessoas tudo de ruim que aconteceu com ele e as vezes isso era bem cruel.

Eu sei que tinhas aquelas questões todas, que só quem ler vai entender, mas ao meu ver não houve uma evolução no personagem, começou rude e mal educado e continuou na mesma.

Os personagens secundários acabaram sendo muito forçados, porque o jeito que o Ove tratava cada um deles não tinha como eles continuarem em cima dele daquele jeito, ficou tudo muito forçado e inconveniente.

Ove não gostava de criança, não gostava de animal, não gostava de gente, e o autor deixou tudo muito contraditório.

As duas estrelas vai pra Sonja.

E o que autor fez com o Jimmy aqueles comentários todos, achei que passou muito do ponto, fiquei com dó do personagem.

alinneasilva 26/05/2024

Esse véio ranzinza safado me tocou demais. Achei a escrita cheia de ternura apesar de bem simples.
Apesar de toda a irritação de Ove com as pessoas e o mundo, foi o amor dele por Sonja, presente em todos os momentos da história, que me fez enxergá-lo melhor.
Eu amo que Parvaneh sempre percebeu que tinha muito mais nele do que ele deixava transparecer e foi ela que resgatou ele daquela vontade não estar mais. Ela reuniu pessoas ao redor dele e isso trouxe pra ele mais amor do que ele esperava ter.
No fim foi difícil não sentir o coração apertado por Sonja não estar ali pra viver tudo aquilo também.
Sara.Godoy 27/05/2024minha estante
????

Douglas 26/05/2024

Um homem chamado Ove e sua história
Já tinha terminado faz um tempinho, mas agora que tive coragem de escrever kkk

Não é o tipo de livro que costumo ler, mas conseguiu me prender e me emocionar bastante, por isso vou dar 5?.

A história gira entorno do Ove que tem fama de ser um velho rabugento e ignorante. Mas conforme a história vai se desenrolando, vemos que o velho rabugento é apenas um fruto do meio que vive. Achei muito legal como o autor tratou temos sensíveis de forma leve (suicídio e homofobia, por exemplo).

O autor faz questão de colocar situações no cotidiano de Ove para nos fazer refletir sobre a vida, sobre como lhe damos com algumas situações, como lhe damos determinados comportamentos e quais as consequências dele, assim como, o escritor mostra o porquê de Ove enfrentar as pessoas ou ajudar as pessoas por causa do seu passado.

O livro fez cair algumas lágrimas dos meus olhos, mas tbm me fez rir bastante com o Ove. Digamos que enfrentamos uma montanha russa de emoções em poucas páginas e isso te prende ao livro, a narrativa e ao Ove.

Deixo aqui essa dica de leitura para quem gosta de uma história que te colocar pra refletir sobre a vida e que te faz rir ao mesmo tempo.