50 contos

50 contos Machado de Assis

Resenhas - 50 contos de Machado de Assis

1 | 2 | 3 | 4

Carol 31/05/2024

Nunca sei como avaliar livros de contos porque alguns foram muito bons, outros foram mais ou menos e alguns eu nem entendi hahaha

alpaco 26/03/2024

50 contos do Machado
É, não li os contos tão bem, mas tentei o que talvez tenha sido uma péssima experiência no começo. Ao ponto que eu encontrava contos que já conheço ou até tinha mais tato para ler os que ainda não conhecia me faziam apreciar muito a leitura. A cartomante, o alienista, a causa secreta, ... muitos contos incríveis do Machado, não todos, obviamente, mas recomendo a leitura, que não deve ser feita com pressa nem em momentos difíceis como eu fiz. Vale a pena!

QUEIJO460 24/12/2023

50 Contos de Machado de Assis.
A obra lida é uma seleção de contos de Machado de Assis feita pelo professor inglês John Gledson. A obra possui contos tanto da fase romântica quanto da fase realista de Machado de Assis.

Machado de Assis utiliza bastante do humor e da ironia em suas obras. Sua escrita, que alguns acham rebuscada e de difícil compreensão, se mostrou para mim muito bela.

Machado sem dúvidas é um exímio pensador. Suas reflexões contidas em seus contos e romances são de um grande peso. Penso eu, que são frutos de um intelecto agraciado e de vivências o qual o autor viveu em sua vida.

Recomendo essa obra para o leitor que já conhece e se agrada da escrita de Machado. Afinal, são cinquenta contos do mesmo.
Marcos5813 26/12/2023minha estante
Os Contos de Macho de Assis são extraordinários. Ainda não li uma obra fraca do autor. Machado sem sombra de dúvidas é uma dos maiores autores da língua portuguesa e da literatura mundial.

Icaro Sena 18/08/2023

Acho que esperava mais. Dos 50 contos acho que tem no máximo 15 bons, o restante é de razoável a ruim.

Vivi 05/04/2023

Machado era muito a frente do seu tempo
Meus contos favoritos são o alienista e segunda vida, eles são simplesmente muito interessantes, o alienista traz uma crítica maravilhosa e segunda vida me fez notar o quanto a loucura é surpreendente e interessante.
No começo achei meio entediante mas do meio ao final prendeu minha atenção!

Diego Rodrigues 16/03/2023

Machado e suas múltiplas facetas
Machado é daqueles autores que deixaram em mim (e acredito que em muita gente) um amargo gosto por conta das leituras obrigatórias do tempo de escola. Não sei se era a linguagem rebuscada, a forma como os livros me eram apresentados ou o meu simples desinteresse, mas o fato é que, quando mais novo, eu não gostava de Machado! Felizmente existe uma coisa chamada releitura e graças a ela o meu trauma machadiano foi curado. Anos mais tarde, reli alguns de seus romances clássicos e acabei, aos poucos, me rendendo ao autor.

E assim chegamos a esta coletânea organizada por John Gledson, estudioso da obra machadiana e professor aposentado de estudos brasileiros pela Universidade de Liverpool. A obra faz parte da aclamada "coleção listrada" da Companhia das Letras e cobre um período de quase trinta anos da produção literária de Machado. Com clássicos como "O alienista", "O espelho", "A igreja do Diabo", "A cartomante" e "Missa do galo", o volume oferece um vasto cardápio que, disposto em ordem cronológica, nos permite acompanhar de perto a evolução do autor e conhecer as suas várias facetas.

Machado era um mestre da narrativa curta e não precisava de muito espaço para desenvolver suas ideias. Os contos, publicados em periódicos como "Gazeta de Notícias" e "A Estação", iniciam com ótimos ganchos e conseguem prender o leitor desde as primeiras linhas. A melancolia, o humor, o mergulho na alma feminina e na psicologia humana, questões existenciais e de livre-arbítrio, casamentos em crise e relações extraconjugais, as afiadas críticas sociais e a ironia típica machadiana, tudo isso se faz presente aqui. Machado escreve ora em primeira, ora em terceira pessoa, outras vezes constrói a trama somente com diálogos, lança mão de fábulas, sátiras, versos bíblicos e personagens históricos... Enfim, seus recursos parecem inesgotáveis!

O elemento do narrador não confiável, peça chave na obra de Machado, também se faz presente em muitos momentos e deixa o leitor com a pulga atrás da orelha, dando aquele tempero a mais na narrativa. Alguns contos também trazem finais abertos e convidam o leitor a tirar as suas próprias conclusões. Felizmente há muito material sobre a obra machadiana disponível e isso nos permite perceber o quanto suas histórias são abertas a diferentes interpretações. Toda essa versatilidade e poder narrativo fazem com que a leitura se torne mais dinâmica e nada cansativa. Muito pelo contrário, terminado um conto já ficamos com vontade de partir para o próximo.

O volume em questão acaba configurando uma ótima porta de entrada para aqueles que buscam se afeiçoar a obra machadiana. Os contos são muito inteligentes e bem construídos, alguns soam muito à frente de seu tempo e têm aquele poder de ficar ressoando aqui dentro, coisa que poucos contistas conseguem fazer. Claro que alguns contos se destacam, mas para uma coletânea tão abrangente é de se espantar que nenhum deles soe esquecível, o que é até comum nesse tipo de antologia.

A edição é simples e pode-se dizer econômica. O livro não possui orelhas, mas é agradável de se ler. Traz ainda uma breve introdução do organizador e notas de rodapé que ajudam na contextualização quando preciso. Enfim, é uma edição acessível que traz um bom número de contos, bem diferentes entre si, e foca no que mais importa: a experiência de leitura.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Lívia 30/01/2023

50 contos
"Na constância do pecado é que se pode desejar que outros pequem também, para descer de companhia ao purgatório."

Charly.nunes 26/01/2023

Lindo lindo lindo, do começo ao fim, Machado de Assis é um escritor incrível msm, todos seus contos são sensacionais, te prende tanto qje vc giarda na memória. Um dos melhores livros que li esse ano, meu único problema com esse livro não foi os contos e sim pq essa edição veio a mim com alguns erros gramaticais bem chatos, mas isso não é culpa do escritor e sim da editora ou da pessoa que me passou o pdf kkkk

Leila 04/11/2022

Não existe nada mais brasileiro do que nosso Machado de Assis. Seus romances e contos sempre nos transportam para nosso Brasil raiz e nos faz refletir sobre quem fomos e quem somos. Nesta coletânia de contos temos uma excelente amostragem de sua grandeza como escritor, como o grande conhecedor do ser humano e suas excentricidades, que ele era. Por exemplo, pegue o conto A cartomante e esprema além do sangue, o ciúme, amor e a amizade, sentimentos tão intrínsecos e comuns a todos nós. Pegue o conto D. Benedita e vislumbre um casamento típico dos anos 1870/1880. Além de todas esses nuances cotidianos, Machado ainda nos brindava com suas tiradas políticas sarcásticas e mordazes também, muitas vezes camufladas em sátiras e comicidade.
Enfim, 50 contos de Machado de Assis é uma ótima pedida de leitura para se Pensar o nosso Brasil, o de ontem e o de hoje #ficaadica

xumarskz 21/09/2022

Livro obrigatório de escola
Simplesmente normalzinho, mas recomendo muito os contos seguintes:
Os braços;
Teoria do Medalhão
Pai contra mãe

Tiago 16/07/2022

Ótima seleção de contos
Machado de Assis é genial e esta coleção de contos é uma ótima porta de entrada para conhecer a obra de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Infelizmente no Brasil existe a moda do ?Machado é chato". É mais ou menos equivalente ao ?fui péssimo aluno de matemática?. Há décadas, todas as celebridades/sub-celebridades falam isso aos jornalistas em entrevistas para se mostrarem como ?pessoas normais? aos fãs. Acho que isso ajudou a implantar este tipo pensamento na população que vê Machado apenas como uma obrigação para o vestibular e exames de acesso à universidade.

Esta edição é uma coleção de 50 contos selecionados pelo crítico literário inglês John Gledson, que é especialista em literatura brasileira (principalmente em Machado de Assis). O prefácio escrito por Gledson é muito bom e nos oferece umas pinceladas biográficas além de contextualizar os contos escolhidos dentro do momento da carreira de Machado. Todos os 50 contos do livro foram publicados pós 1878, isto é, numa fase mais madura do autor.

Como toda seleção há contos geniais e alguns outros que não me tocaram muito, daí as 4 estrelas na minha resenha. Deixo aqui a lista dos que gostei mais.

Contos que parecem terem sido escritos hoje:
- O Alienista
- Teoria do Medalhão

Contos geniais:
- A Igreja do Diabo
- A Cartomante
- Pai contra Mãe
- O Espelho
- O Enfermeiro

Contos com personagens femininas tipicamente machadianas:
- D. Benedita
- D. Paula
- Missa do Galo (personagem Conceição)
- Trina e Una
- A Senhora do Galvão

Outros contos muito bons:
- "A Arca" e "Adão e Eva" são duas incursões bíblicas de Machado
- "O Machete", "Galeria Póstuma" e "Último Capítulo" foram boas surpresas.

Recomendo a leitura sem pressa e intercalada com outros livros para não saturar muito, uma vez que a grande parte das histórias se passa no mesmo cenário (Rio de Janeiro).

Isa 13/07/2022

Ler Machado não tem erro. Peguei essa coletânea que estava perdida na minha estante e resolvi dar uma chance a ela. E não me arrependo, gostei muito da seleção dos contos, achei bem completa. E quanto as histórias, uma melhor que que a outra! Muito bom

Tuyl 03/06/2022

Os contos de Machado de Assis são, obviamente, muito bem escrito e retratam bem a sociedade da época. Vale muito a leitura!

Daubian 31/05/2022

Machado afiado
Machado de Assis é surpreendente. Para a época ele trouxe uma infinidade de temas bem diferentes e muito interessantes. Tem rei queer, aranhas democráticas, São João Batista, uma agulha, o Diabo... Alguns dos contos aqui são clássicos como O Alienista ou A cartomante. Muitos outros deveriam ser. O texto traz uma crítica mordaz às instituições tanto familiares e sociais como políticas. Parece que algumas críticas aos deputados ou à família tradicional seguem firmes e fortes. O texto é recheado de ótimos momentos. Destaco aqui a melhor alegoria de um triângulo amoroso que eu já li: uma planeta que orbita um sistema estelar duplo. Para a época, é revolucionário. E o que dizer do Kalafangko, um personagem que desafias as convenções de gênero e sexualidade que apesar dos séculos ainda seria especial? Fora, claro, o cuidado com as protagonistas femininas. Complexas, ardilosas, apaixonadas, sofridas, mas nunca simples. A complexidade em personagens femininas é tamanho que mesmo em contos curtíssimos já se percebe um trabalho excepcional. Uma coletânea surpreendente do mais afiado que nunca, Machado.

Belos 16/05/2022

Ufa! Enrolei muito para terminá-lo.
É um bom livro, a seleção de contos é interessante, mas é final fica cansativo para quem já conhecia muitos textos do autor. Contudo, os textos apresentados nesta coletânea revela bastante do estilo machadiano. É uma boa recomendação para quem quiser conhecer Machado.

1 | 2 | 3 | 4