Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Vitor 06/06/2024

O demônio não pode ser um ser dotado da capacidade de amar.
Por que o Gabo não escreveu a personagem da Sierva Maria como uma menina mais velha, ao invés de criar mais uma personagem violentada por um pedófilo?

Como de costume, o Gabriel tem uma escrita fenomenal e empolgante, contudo, no livro há muito sobre demônios e quase nada sobre o amor!

Bru 05/06/2024

O ser humano é de fato complexo
De fato não é meu estilo de livro, foge da minha zona de conforto. Mas a história é interessante, o caos em volta da existência da protagonista, o quanto os religiosos se tornam ignorantes quando querem (e sempre querem). A latinidade é muito forte, além de escrever tão bem as ambientações, as características dos personagens, eu era transportada pra dentro do livro automaticamente.

Pretendo ler mais livros do autor porque de fato a escrita é muito bonita, talvez a história que não tenha me cativado tanto.

Mais um livro do clubinho com a Du! 3/193 ??

isabellebessaa 04/06/2024

Então, ouvi muitas pessoas falarem que amaram esse livro do gabo, mas eu não achei isso tudo kkkkk

O que me chamou atenção no livro foi conhecer mais sobre a raiva (doença) e como a religião católica interpretava uma condição biológica como possessão demoníaca, condenando as pessoas ao isolamento e culpabilização.

A premissa do livro, partindo sempre de um fato real para criar uma história, é uma característica que está presente em toda a obra do gabo e isso também aparece aqui.

De toda forma, vale a leitura.

Veri 03/06/2024

Do amor e de mais demônios
Excelente, fácil de ler, gostoso. Se trata de amor, sim, mas tem muito mais demônios na história.

A rejeição da mãe, a impotência do pai, o preconceito com os escravos e sua cultura, a hipocrisia da igreja, a síndrome do pequeno poder.

Tudo isso imaginado de um fato concreto, que Gabo afirma ter visto com os próprios olhos: retirada de uma cripta em Cartagena, a ossada de uma menina de 12 anos com uma cabeleira ruiva de 22 metros.

O mais especial, no meu caso, foi ter lido o livro exatamente onde Gabo o imaginou: no antigo Monastério das Clarissas, Hoje Sofitel Santa Clara.

Luana Souza 31/05/2024

O gabo tem essa coisa quase mística de escrever, te coloca dentro da história em menos de três páginas e quando você vê, ja terminou o livro com gostinho de quero mais. Segundo livro que finalizei dele e só da mais e mais vontade de continuar dentro das suas histórias.

Stela 25/05/2024

Protagonista não protagoniza
Particularmente, achei a crônica inicial mais interessante do que o livro inteiro. A personagem principal é bem instigante, mas a história acontece ao redor dela sem partir dela.
De fato, toda a latinidade está nas páginas e o autor monta bem o cenário onde as explicações sensacionalistas surgem da não compreensão de um fato ou ódio a outra cultura, mas é uma leitura... chata. Nada cativa suficientemente para gerar ódio, curiosidade ou empatia.

Juliana 25/05/2024

Livraooo
Apesar de curto, é um " livrão". Sem dúvida um dia que eu mais gostei do gabo e o coloca na lista dos autores " must read".
Impressionante como ele fala de amor e de dor , do contexto social, da crítica religiosa profunda . vide o médico ateu e o padre em algumas conversas simples mais profundas.

Lora_Bee 24/05/2024

Que livro maravilhoso
O livro chegou ontem e eu terminei hoje ? Confesso que o tempo que não tava lendo ele, estava pensando na história. A narrativa fala sobre intolerância religiosa e como isso afeta o julgamento das pessoas, a ponto de inverter completamente a ordem das coisas. Todos aqueles que têm sentimentos puros no livro são ?endemoniados?, enquanto os que tem sentimentos ruins estão livres. Tudo isso por conta de uma lógica de intolerância. Excelente.

Tati.Tatiana 21/05/2024

Que história
O Gabo já está se tornando meu autor favorito.
Nesse livro com muita maestria, ele faz críticas à escravidão, a religiosidade, a colonização e aos dogmas da igreja
Em Amor e outros demônios vamos conhecer Sierva Maria, uma marquesinha, que após ser mordida por um cachorro e tratada das formas mais absurdas porque todos acreditam q ela está com demônio, menos o padre Deluca
E, msm com a polêmica presente nesse livro, eu amei a leitura.

Sthéfane 16/05/2024

Rapunzel colombiana, Rapunzel iorubá
?A lápide saltou em pedaços ao primeiro golpe da picareta, e uma cabeleira viva, cor de cobre intensa, se espalhou para fora da cripta. O mestre-de-obras retirá-la inteira, com a ajuda de seus operários, e quanto mais a puxavam, mais comprida e abundante parecia, até que saíram os últimos fios, ainda presos a um crânio de menina. No nicho ficaram apenas uns ossinhos miúdos e dispersos, e na pedra carcomida pelo salitre só se lia um nome, sem sobrenomes. Sierva María de Todos los Ángeles. Estendida no chão, a cabeleira esplêndida media vinte e dois metros e onze centímetros.?

Li esse livro em uma época em que a inteligência artificial estava começando a crescer: designs, trabalhos acadêmicos e livros idealizados por máquinas estavam ganhando cada vez mais espaço. Lembro-me bem de ver a vida sair dos olhos da minha irmã ao pensar que a criatividade humana seria logo substituída por algoritmos. Ela, como uma boa literata, desolou-se pensando o que virá a se tornar a literatura...

Nessa época fiquei assustada, bom, algumas IAs já estavam ganhando notoriedade pelas histórias criadas até que, chegou às minhas mãos este livro. E é por isso que para iniciar essa resenha escolhi, não uma frase do livro, mas um episódio que o escritor relata antes do romance, que aconteceu com ele e que foi a força motriz, o lume para a criação da história

Bom, eu não coloco muito da história dos livros aqui pois o próprio Skoob já se encarrega de tal função, mas, para que vocês entendam meu ponto, preciso fugir um pouco da minha própria regra. Gabriel Garcia Marquez, carinhosamente alcunhado de Gabbo, antes fora jornalista e, em uma de suas aventuras, foi visitar um antigo convento com criptas funerárias de muitas décadas atrás. Sem detalhar aqui o motivo pelo qual eles estavam a abrir as criptas, acabaram por exumar o local de descanso eterno de uma jovem, naquela época já esqueleto, que possuía um cabelo com mais de 20 metros de comprimento. Tendo em vista que o cabelo para de crescer ao morrermos, Gabbo logo concluiu que ela cultivara essa cabeleira em vida. Na mesma hora, recordou-se de uma história contada por sua avó e uniu ambos os acontecimentos para nos dar o prazer de lermos ?Do Amor e Outros Demônios?.

Onde quero chegar? Após esse livro, pensei com meus botões que uma IA não seria capaz de pegar essas informações e criar algo assim. O universo criado por Gabbo só pode nascer da boa e velha mente humana. Não que ele seja uma pessoa qualquer, claro, mas o ponto é que nada pode suprir ou substituir a capacidade do homem (e da mulher) de criar histórias e de contá-las.

Esse livro trata de religião, preconceito, língua e crença africana, raiva e claro, trata Do Amor. Um Amor que brota como consequência do conhecimento, e do ódio que nasce pela falta deste. A narrativa passa por exorcismos católicos e canções em língua iorubá, doenças físicas e doenças mentais, acolhimento e abandono, ao passo que gira em torno de uma menina de 12 anos totalmente incompreendida, salvo àqueles que os acolheram que são tão marginalizados quanto ela no decorrer da obra.

É um misto de religiosidade cristã e crenças africanas, mistérios, paixões, desejos, girando em torno do sentimento que nos atormenta desde sempre: o Amor.

Com certeza recomendo esse livro, pois quando temos histórias brilhantes como essas, devemos compartilhá-las, ou seria muito egoísmo de nossa parte.

?-Nossa guerra não é contra ela, mas contra os demônios que a habitem.?
Natasha.Barbosa 17/05/2024minha estante
Gabo ?

AleJF 15/05/2024

Realismo fantástico
Garcia Marquez é um prazer único!
Confesso que da primeira vez que tentei ler esse livro, não consegui!
Leitura é tempo! Você precisa estar no tempo certo pra apreciar a obra! Dessa vez eu estava! E que satisfação foi!
O realismo fantástico não é pra todos com certeza, mas se você se deixar levar pelo lirismo das palavras, não vai se arrepender.
De fundo, a realidade pesada da América espanhola colonial, a sordidez a que os escravizados, loucos e rebeldes eram subordinados e os desmandos de uma Igreja empoderada e preconceituosa!
Obra prima!

Amanda Bia 13/05/2024

A menina sofre o livro todo
Esse livro conta a história de Sierva María, a filha de doze anos de um Marquês que vivia na Colômbia quando essa ainda era colônia da Espanha. A menina tinha uma longa cabeleira que seria cortada somente quando se casasse, por conta de uma promessa feita quando nasceu e cresceu convivendo quase exclusivamente com os escravos existentes na sua casa, fazendo com que ela aprendesse mais da cultura e religião deles do que dela própria.
Um dia ela leva uma mordida de um cachorro que teoricamente estava com raiva e aí começa seus tormentos. Com medo de perder a filha, o Marquês tenta de tudo para curar sua doença. Depois de muitas tentativas, eles chegam a conclusão que a menina pode ter sido possuída por demônios e seu pai decide que o melhor a fazer e deixar que ela seja exorcizada no convento de Santa Clara. É nessa hora que conhecemos o padre Cayetano Delaura que incumbido de fazer o exorcismo, no final, acaba se apaixonando pela menina.
Com sua escrita única, situações absurdas e descrições belíssimas, Gabo nos conta essa história um tanto quanto angustiante e que não parece em nenhum momento que possa ter um final feliz. Apesar de amar a forma como ele conta as histórias, confesso que o fato de um padre de 36 anos se apaixonar por uma menina de 12 me deixou muito incomodada. Mesmo assim, sempre vou recomendar os livros dele.

Kaique.Lima 08/05/2024

Curto, mas muito bem feito
O livro gira em torno de uma menina que, ao ser mordida por um cachorro com o vírus da raiva, se torna objeto de inúmeras tentativas de cura ? mesmo que ela não tenho contraído nada.

A história dela com os pais é bem complicada. Mãe e pai viam nela traços que os faziam lembrar um do outro. Eles se odiavam. De modo que ela foi criada junto aos escravizadas e, portanto, adquiriu inúmeros comportamentos comuns àquele povo ? como a religião.

Ela foi levada em médicos, curandeiros e até a um convento?

O texto toca em temas voltados aos abusos da igreja católica, da demonização de religiões de origens africanas etc.
Vale a pena ler. Acho que é um melhor começo que cem anos de solidão.

Tatiane495 04/05/2024

Amor e resistência
Mais uma história de amor intrigante de Gabriel García Márquez, caracterizada pela sua escrita única, refletida em sua latinidade.

A história de Serva María traz toda a riqueza da religião e cultura afrolatina, demonizada pela igreja, como elemento de resistência ao tempo e à história.

É mais um romance que retrata a América colonial com sua história construída com sangue, negação, apagamento de identidades e crimes contra a humanidade. São poucos os autores como Gabo capazes de desvelar este continente com tamanha riqueza literária.