Cinco Quartos de Laranja

Cinco Quartos de Laranja Joanne Harris

Resenhas - Cinco Quartos da Laranja

Teresa Cristina 27/02/2017

A vida como ela é
Foi o primeiro luvro que li de Joanne Harris e fiquei apaixonada. Depois de comprar o livro descobri que o filme 'Chocolate' foi baseado em uma obra dessa autora. Como no filme, o livro me despertou sentimentos antagônicos em relação à personagem principal, mas com o decorrer da leitura percebi que não se trata de bons e maus, mocinhos ou vilôes, mas sim de pessoas comuns com seus problemas, sonhos e escolhas. É uma história de redenção que me emocionou muito.

Elis 15/10/2010

Uma história que te leva ao passado, intercalada com momentos do presente, contada por uma senhora chamada Françoise que viveu cada momento a seu modo.
Aconteceu de tudo, desde a morte do pai na guerra, a envolvimentos perigosos com os "inimigos", a pescaria do lúcio, a dias estressantes em familia, principalmente partindo de sua mãe. Porém nem tudo foi ruim, houve a amizade, as conquistas, a coragem e a descoberta do amor que sua mãe não demonstrava. Entre muitos outros acontecimentos.

Eu gostei sinceramente do modo como ela foi contada, desenvolvida, e a facilidade com que me prendeu, creio que descobri que memórias através da ficção ou em fatos reais, de outras pessoas são uma rica fonte de informação, é assim que podemos sentir como foi os momentos de algumas pessoas, ao passar por grandes tragédias,alegrias,medos e tempos ao qual não estavamos vivos ou erámos pequenos de mais para entender. É desse modo que revivemos as histórias, através da visão de outra pessoa.

Recomendadíssimo.......Nota 10!!!!!!!!!

Beijokas Elis!!!!
OceaneMontanea 20/12/2010minha estante
Esse tá na minha lista de desejados. Deu pra perceber que é bom! Bela resenha, Elis!

Beth 31/08/2014minha estante
Gostei da resenha e do livro.

Pati 04/02/2010

Achei o livro muito intenso, e mostra como as vezes temos que passar por muito sofrimento "desnecessarios", para realmente enxegar o que esta a nossa frente, claro que para uma menina de 9 anos, algumas coisas são realmente dificil de "enxegar", ainda mais vivendo em tempos de guerra, com a morte recente do pai, entre outras situações complicadas.
Além de toda a questão familiar e de descobertas da personagem principal, adorei o lado Gastronomico (conta uma novidade, chef!...rss),
a descrição do preparo de alguns pratos, sensacionais por sinal, dos aromas e sabores tão bem escritos, e meio a tudo isso, as "alucinações" de uma excelente cozinheira e doente, que descreve entres suas receitas seus temores e sentimentos.

Definitivamente é um livro que recomendo.

Fabricio 31/12/2009

o livro do talvez...
talvez eu tenha perdido a paciência para livros que tenham o holocausto como pano de fundo, talvez eu apenas tenha achado uma narrativa sem estilo ou talvez eu simplesmente achei excessiva a trama de histórias que amarram o presente da personagem principal como seu passado. A infância da protagonista, rica de detalhes, aventuras e inocência peca por não trazer inovações criativas que pudessem diferenciar o enredo de tantos outros similares exaustivamente explorados na literatura. Quanto ao tempo atual, falta uma coerência que justifique todo o mistério que a autora tenta manter até que finalize suas lembranças e conclua seus objetivos. Um ponto que poderia ser alto no livro é a imersão da culinária, presente em todos os capítulos como reforço narrativo, mas como não são aprofundadas as descrições das receitas ficamos levemente frustrados por não imaginar de forma segura as sensações e relações dos personagens com a comida (diferente do outro trabalho da autora, CHOCOLATE). Talvez funcione como uma adaptação para TV ou cinema, mas ao finalizar a leitura, fica no ar a sensação de deja-vu.