Origens Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Origens

1 | 2 | 3 | 4

joseafgs 10/10/2015

Neil Tyson, Sagan e Hawking
Nem tão profundo como "o universo numa casca de noz", nem tão belo quanto "cosmos" do Sagan mas continua sendo um livro muito bom sobre astronomia/astrofísica e as curiosidades do universo e sua formação.

Reccanello 23/08/2020

Um vislumbre do Cosmos
Neste livro, Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith traçam o roteiro de uma ampla jornada científica aos aspectos macro e micro do universo. Partindo do Big Bang e passando pelo início da vida na terra e a busca por vida (qualquer tipo dela) extraterrestre, os autores avançam até a primeira imagem do nascimento de uma galáxia e seguem até a exploração de Marte, sem deixar de fora eventos como a descoberta de água em uma das luas de Júpiter.
===
Ainda que o livro não se compare a Cosmos de Carl Sagan, seus autores entregam o que prometem: uma rápida, divertida e abrangente visão do conhecimento atual (ok, atual de 2004) sobre a vida, o Universo e quase tudo mais, e, mesmo sem nos dar uma resposta fundamental, mostram o impacto que tal conhecimento tem sobre nossa sociedade moderna.

site: https://www.instagram.com/p/CZkuPJWgjb9/

Pan 03/10/2021

Muito bom, mas um tanto técnico.
O conteúdo é excelente, mas faltou ao autor aquela habilidade que o C. Sagan tinha de sobra e é indispensável a um divulgador científico, a habilidades de transformar temas complexos em algo que qualquer um consegue entender.

Nícolas 14/02/2024

Astrofísica
Um bom livro que conta desde o big bang, passando pela evolução das estruturas do universo e do surgimento da vida.

Único ponto estranho é que o livro parece ser muito complexo em alguns pontos e muito simples em outros, tornando a obra um tanto heterogênea.

Mas faz bem seu papel de prover informações para curiosos.

Guy 12/03/2021

Um excelente livro para quem tenha interesse em descobrir como algumas teorias inspiradoras surgiram que fazem parte da nossa vida hoje em dia !

Ofcvitto 29/02/2024

Um aglomerado de conhecimento.
Está obra marca uma geração inteira que cresceu vendo a série televisiva ?Cosmos? de Carl Sagan, e mostra como seu sucessor Neil DeGrasse Tyson se inspirou em criar algo que os leitores iriam amar ver.

Pipuli 31/08/2021

Simplesmente fantástico
Para quem gosta de astronomia e saber como é essa ciência, esse livro é uma excelente leitura.

Ele passa por toda a parte, desde a teoria do surgimento do universo, como foram os primeiros instantes após o big bang... até possibilidade de encontrarmos vida fora do nosso planeta...passando por energia escura, matéria escura, buracos negros, formação de estrelas, planetas e explicando algumas coisas que bem imaginamos que sejam assim.

Mas o que mais atrai e surpreende nesse livro é a linguagem e facilidade de entendimento... Não precisa ser um estudioso no assunto para entender um pouco o que ele quer mostrar.

Fernando 13/01/2023

Bom livro para os amantes amadores de astrofísica
Foi o livro que me introduziu no tema após assistir o COSMOS na versão do Neil. Achei um livro gostoso de ler e não é pesado, apesar do tema complexo. Ótimo para amadores, assim como eu!

Andressa1338 16/05/2020

Origens
Interessante, boas explicações, só que um pouco desatualizado. Mas vale a pena a leitura.

Bu 26/08/2020

Dinâmico...
No mesmo formato que seus outros livros, fácil compreensão, e deixando bem a vontade mesmo quem não conhece o assunto, muito bom pra quem deseja iniciar. Não é assustador e bem divertido. Vale muito a leitura.

Jacques.Bourlegat 24/03/2021

Origens
Na antiguidade, os filósofos pré-socráticos, há 2500 anos atrás, já haviam estabelecido que a observação da natureza poderia levá-los à compreensão dos fenômenos físicos que regem o cosmos de maneira ordenada e racional. Buscavam o princípio (arché) das coisas.

De certo modo, a filosofia foi a "arché" da ciência, em sua tentativa de racionalizar uma visão de mundo, até então, enraizada em mitologias com narrativas sobrenaturais, estabelecendo a base de qualquer explicação para esses fenômenos físicos.

Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith, elaboram nesse livro uma perspectiva baseada nas evidências científicas que temos até o presente, ou seja, à luz das descobertas científicas, efetuadas desde os filósofos pré-socráticos, revistas e corrigidas segundo um método científico rigoroso, também aprimorado com o tempo, concretizou-se um "conhecimento" sobre o mundo.

Com ferramentas e o desenvolvimento tecnológico, consolidamos esse conhecimento em um "consenso científico".

Então, os autores nos contam a história que descobrimos.

De uma incrível explosão que deu origem a tudo, do modelo do Big Bang, ao mundo subatômico da mecânica quântica com suas leis heterogêneas, passando pela teoria da relatividade, um universo que se expande, galáxias que se formam, estrelas que nascem e morrem. Poeiras de estrelas se espalham e formam outros elementos. Cometas, asteróides, luas e planetas.

Não sabemos exatamente como, mas nesse nosso planeta, as probabilidades estão ao nosso favor, surge a vida!

Portanto, este livro é uma ode à magia que existe em toda a nossa história possível graças ao avanço científico. Uma ode à História da origem do universo e de tudo que o anima... a vida!

Erica Bertan 20/05/2020

Entrega grande valor em conteúdo
O livro faz um apanhado geral sobre Cosmologia e as principais evidências e teorias envolvendo a origem do universo, da nossa galáxia, dos planetas do Sistema Solar, do próprio Sistema Solar, a origem da vida na Terra e a busca por vida fora daqui.

Nesse meio tempo, alguns assuntos muito interessantes são pincelados:
- As quatro forças fundamentais do universo
- A famosa equação do Einstein e o quanto ela foi importante para o nosso entendimento do universo
- Matéria escura e energia escura
- Evidências do Big Bang, que são a radiação cósmica de fundo e o universo em expansão (o início da Cosmologia Moderna)
- Supernovas
- Resumo MUITO INTERESSANTE dos elementos da Tabela Periódica
- Formação dos planetas e o fato de que não tem uma ótima explicação pra sua origem
- Descobrimento de outros sistemas (com o uso do efeito Doppler) com planetas com a massa de Júpiter em órbitas menores que a de Mercúrio

Observações gerais:
Achei que a tradução não foi a das melhores. Algumas escolhas de palavras que deixaram a leitura confusa e pouco fluida.

Acho que o livro é um resumo excelente do assunto. Com certeza eu faria uma consulta no futuro caso quisesse saber da história da origem de algo, mas talvez não nessa edição. Hoje eu escolheria a versão em inglês mesmo.

Não acho que o livro seja para leigos. Vale a pena a leitura pra quem gosta do assunto, já tem familiaridade com alguns conceitos mais complexos e tem interesse em saber mais.

Apesar de alguns pontos não me agradarem, seria muito injusto não dar a pontuação máxima para o livro dado que o conteúdo entregue é de muito valor.

Raphaw 14/09/2020

Vamos falar sobre ciência?
Eu gostaria de um pequena pincelada em um assunto antes da resenha em si.(então qualquer coisa é só pular isso aqui shhashf) Uma das críticas que mais cheguei a ver sobre este livro é o fato de ele estar desatualizado - e realmente está - a questão a qual nos devemos atentar é que o livro foi publicado originalmente em 2004, e o exemplar que ao menos que eu tenho em mãos é de 2017!!!! Isso me fez olhar toda a minha estante em busca da data de publicação e a data em que chegou aqui no Brasil(só os de ciência no caso), e tive o espanto de perceber que alguns tinham diferença de 6 anos, 8 anos e pasmem 17 anos!!! Isso me fez refletir muito sobre como a ciência é difundida e divulgada aqui no nosso país, não vou me prolongar mais, só queria deixar essa reflexão e esse desabafo.

A resenha: Devo dizer que como entusiasta da cosmologia tive apenas algumas dificuldade em alguns assuntos, mas pelo contrário que se possa pensar me fez gostar muito mais dele(o ponto é que gosto de rachar a cuca pensando e pesquisando ajshaj), gostei bastante do jeito da escrita, se fosse para comentar algo que não me agradou muito seria o fato de parecer querer se tratar com um público já bem informado sobre as pautas científicas,sendo assim provavelmente não engajando pessoas novas no ramo. Por se tratar de um livro desatualizado em suma eu não recomendaria a compra do livro, porém se você já o tiver em casa ou queira ver a evolução da ciência sobre os tópicos abordados e de própria escrita do autor aí sim eu recomendo! As imagens são incríveis e o glossário ao final é bem recomendado pra consultas rapidinhas sfjhsahfjah

mica 04/09/2022

Big Bang?
Origens é um livro que mostra o pensamento científico de como tudo começou. Começando com a teoria do Big Bang, entrando no mundo da física, química, física quântica e astrofísica chegando na exploração do cosmos por vidas extraterrestres.
Pode parecer um livro difícil de entender, chato de ler... Mas surpreendentemente não é. Origens foi escrito para leigos no assunto procurando saber a teoria científica para o surgimento do cosmos.
É um livro escrito de maneira interessante, onde os cientistas buscam explicar sua visão para a origem de tudo. Se conseguem fazê-lo de maneira satisfatória? Bom, aí vcs queridos amigos leitores terão que ler o livro para descobrir.
Até mais e ótima leitura corujas!!!???
Jonathan 04/09/2022minha estante
Ótima resenha. Parabéns! ; )

1 | 2 | 3 | 4