Origens Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Origens

1 | 2 | 3 | 4

Ofcvitto 29/02/2024

Um aglomerado de conhecimento.
Está obra marca uma geração inteira que cresceu vendo a série televisiva ?Cosmos? de Carl Sagan, e mostra como seu sucessor Neil DeGrasse Tyson se inspirou em criar algo que os leitores iriam amar ver.

Nícolas 14/02/2024

Astrofísica
Um bom livro que conta desde o big bang, passando pela evolução das estruturas do universo e do surgimento da vida.

Único ponto estranho é que o livro parece ser muito complexo em alguns pontos e muito simples em outros, tornando a obra um tanto heterogênea.

Mas faz bem seu papel de prover informações para curiosos.

Rahisa.Helena 16/12/2023

Origens
Livro muito bom sobre as origens do universo. Só senti que em várias partes parecia que ele tava "enchendo linguiça". Mas no geral, é bem inspirador. Recomendo.

Elisson 21/05/2023

Complexo, mas interessante
Sou da área das ciências exatas e achei o livro complexo. Faltou colocar as equações e figuras para melhorar o entendimento. O final sobre vida extraterrestre é interessante.

Não é um livro para todo mundo. Não leria novamente.

Scay 28/04/2023

Quem poderia querer melhores guias turísticos cósmicos ?
Esse não é apenas um livro, mas tratar-se de uma linhagem de livros elaborados pelo querido Tyson e Goldsmith, que dessa vez, nos leva ao começo. A origem daquilo que chamamos de casa; o universo.
Desvendando os mistérios do espaço fisicamente e cientificamente, essa pode ser uma prazerosa leitura tanto para entusiastas da astronomia, como para profissionais, curiosos e estudiosos.

Alexandre663 18/04/2023

O que é...
O ponto alto do livro ocorre quando fala o que é a Ciência e como se relacionam os cientistas, isso vale o livro.
Alexandre663 14/12/2023minha estante
"A ciência depende de um ceticismo organizado, isto é, de uma dúvida contínua e metódica. Poucos de nós duvidamos de nossas próprias conclusões, assim a ciência adota sua abordagem cética recompensando aqueles que duvidam das conclusões de outros. Podemos dizer com razão que essa abordagem é desnaturada; não tanto por requerer que se desconfie dos pensamentos de alguém, mas porque a ciência encoraja e recompensa aqueles capazes de demonstrar que as conclusões de outro cientista estão simplesmente erradas. Para os outros cientistas, aquele que corrige o erro de um colega, ou cita boas razões para duvidar seriamente de suas conclusões, executa um ato nobre, como um mestre Zen ao dar uma bofetada nas orelhas de um iniciante que se desvia do caminho meditativo, embora os cientistas se corrijam mais como iguais do que como mestre e discípulo. Ao recompensar um cientista que detecta os erros de outro ? uma tarefa que a natureza humana faz com muito mais facilidade do que discernir seus próprios erros ? os cientistas como grupo criaram um sistema inato de autocorreção. Produziram coletivamente nossa ferramenta mais eficiente e eficaz para analisar a natureza, porque procuram refutar as teorias de outros cientistas mesmo quando apoiam suas tentativas sérias de fazer avançar o conhecimento humano. Assim, a ciência equivale a uma busca coletiva, mas não é, nem foi criada para ser, uma sociedade de admiração mútua."

Alexandre663 14/12/2023minha estante
...

Rafa 10/03/2023

Leitura interessante!
Não vou mentir, o primeiro capítulo li arrastada, pensei sinceramente em largar a leitura, mas insisti um pouco e começou a ficar mais fluida.
Se eu tivesse me atentado antes que há um capítulo só com definições ao final do livro ajudaria muito, mas só percebi quando já havia passado da metade, em que a leitura se torna um pouco mais fácil.
Com certeza lerei outros livros da temática!

Felipe863 15/02/2023

Antes de tudo, uma divulgação científica
O livro é antes de tudo, uma divulgação científica que aborda a Cosmologia, a Astronomia, a Origem da Vida, Evolução Humana. Os primeiros capítulos são um pouco maçantes para os iniciantes dessa área, mas no final do livro traz um glossário que pode auxiliar na leitura. No livro utiliza as medidas físicas utilizadas nos EUA, mas logo vem a conversão que utilizamos no Brasil... Isso ajuda muito na compreensão da leitura. O título principal do livro é Origens, e é dividido nas origens do Universo, das Galáxias, das Estrelas, dos Planetas e a Origem da Vida. Recomendo aos amantes da Astronomia e aqueles que gostam de olhar com curiosidade para o céu noturno.

Fernando 13/01/2023

Bom livro para os amantes amadores de astrofísica
Foi o livro que me introduziu no tema após assistir o COSMOS na versão do Neil. Achei um livro gostoso de ler e não é pesado, apesar do tema complexo. Ótimo para amadores, assim como eu!

TaynA 08/01/2023

?Não deixaremos de explorar
E o fim de toda a nossa exploração
Sera chegar aonde começamos
E conhecer o lugar pela primeira vez?? ? T. S. Eliot, 1942

Esse livro me trouxe conhecimento sobre uma das coisas que eu mais gosto, a astronomia! Muitas coisas ainda temos a descobrir no universo, mas o que sabemos é lindo, e é a marca da evolução humana refletida através da busca pelo conhecimento de onde tudo surgiu.

mica 04/09/2022

Big Bang?
Origens é um livro que mostra o pensamento científico de como tudo começou. Começando com a teoria do Big Bang, entrando no mundo da física, química, física quântica e astrofísica chegando na exploração do cosmos por vidas extraterrestres.
Pode parecer um livro difícil de entender, chato de ler... Mas surpreendentemente não é. Origens foi escrito para leigos no assunto procurando saber a teoria científica para o surgimento do cosmos.
É um livro escrito de maneira interessante, onde os cientistas buscam explicar sua visão para a origem de tudo. Se conseguem fazê-lo de maneira satisfatória? Bom, aí vcs queridos amigos leitores terão que ler o livro para descobrir.
Até mais e ótima leitura corujas!!!???
Jonathan 04/09/2022minha estante
Ótima resenha. Parabéns! ; )

Vininini 17/03/2022

Um bom livro de divulgação científica
Parafraseando Carl Sagan: "Se você quiser fazer uma resenha do zero, primeiro precisa inventar o Universo".

Ana.luisa.campos 24/01/2022

Ele se aprofunda em temas mas básicos da astronomia assim fugindo do normal. Alguns termos o tradutor poderia .ter explicado

Pan 03/10/2021

Muito bom, mas um tanto técnico.
O conteúdo é excelente, mas faltou ao autor aquela habilidade que o C. Sagan tinha de sobra e é indispensável a um divulgador científico, a habilidades de transformar temas complexos em algo que qualquer um consegue entender.

1 | 2 | 3 | 4