A amiga genial

A amiga genial Elena Ferrante

Resenhas -

2068 encontrados | exibindo 1 a 16

Stella230 08/06/2024

Eu não tenho palavras para descrever, estou apenas sentindo, sentindo e sentindo. Realmente a escrita da Elena Ferrante é vivida, é fluida e hipnotizante.

Eu apenas sei sentir que vou elaborar sentimentos e pensamentos quando acabar a tetralogia completamente. Até lá, vou lamentar que o próximo volume vai demorar meses para chegar ao conforto do meu lar.

Laura Gonçalves 06/06/2024

Melhor leitura do ano
Já havia escutado muito bem sobre esse livro, mas apesar disso, não imaginava o quanto iria gostar, superou todas as minhas expectativas.

O livro narrado por Elena Greco, acompanha a infância e a adolescência dela e de sua amiga Lila, que moram no subúrbio de Nápoles, em uma realidade repleta pela violência, pobreza e onde as pessoas são definidas pelo seus status sociais.
O que mais me cativou no livro foi a narrativa, a escrita da Elena Ferrante, que através da sua personagem, Lenu, explora os sentimentos mais conflitantes, a mente curiosa, ignorante e inocente de uma criança e a confusão e os conflitos internos de uma adolescente.
Neste livro, que não possui "plot twists" e de certa forma pode ser considerado "pacato", reflete-se sobre a complexidade das relações humanas e do próprio ser humano em si, sobre os sentimentos mais íntimos e "feios", sobre as ambiguidades presentes na relação entre Lenu e Lila: inveja e admiração, apoio e competição, a forma como cada uma se sentia inferior em relação a amiga, mas como possuíam tanto poder uma sobre a outra, sobre suas ações e como cada tomada de decisão da Elena era um reflexo da influência que a Lila exercia sobre ela, a necessidade de conquistar sua atenção e aprovação.

Com toda certeza este se tornou um dos meus livros favoritos e de longe a minha melhor leitura do ano. Agora me basta apenas aguentar e aguardar para ler os próximos livros da tetralogia Napolitana e saber o desenrolar da história de vida dessas duas personagens que me marcaram profundamente.

maite41 06/06/2024

"você é minha amiga genial, precisa se tornar a melhor de todos, homens e mulheres."
elena ferrante você é minha nova diva! a escrita dessa mulher é impecável e consegue pôr em palavras todo o sentimento de ser uma garota, em fases diferentes da vida (nesse livro, na infância, pré-adolescência e adolescência). a linha tênue entre o amor e a inveja que lenu e lila sentiam uma pela outra foi uma das coisas mais sinceras que eu já li e a autora não tem medo de mostrar o lado mais obscuro de uma amizade. enfim, maravilhoso. uma das minhas melhores leituras, não vejo a hora de continuar a ler essa história!

Malu322 03/06/2024

Pq nos mulheres fofoqueiras
Eu gostei muito apensar do estilo de escrita diferente não segue uma fórmula que to acostumada mas muito bom acompanhar o crescimento das personagens a protagonista me ganhou com o tempo a lila meio que é o momento do início ao fim

Maiza29 02/06/2024

Sincero
Elena conta de forma direta o surgimento da amizade entre ela e Lila. Ela descreve em detalhes e de forma bem sincera essa amizade que é um misto de admiração e inveja. Acompanhamos também o cenário pós guerra na Itália, a estrutura escolar da época, os problemas, os preconceitos e a luta pelos objetivos. Demorei pra pegar no ritmo e achei que em alguns momentos a leitura não fluía de jeito nenhum, mas no geral achei um bom livro.

luizagross 02/06/2024

Maravilhoso!! Um dos melhores que já li. Escrita muito clara, fluida e natural. A história traz o início da relação (infância e adolescência) de Elena - narradora - e Lila, sua melhor (às vezes pior) amiga. Aprofunda a relação da amizade das duas que é repleta de cumplicidade, competição, carinho e ciúmes. Traz com muita realidade os pensamentos e sentimentos mais obscuros que podem surgir numa relação assim. Ansiosa pra ler os próximos da série napolitana.
Anadyva 02/06/2024minha estante
Amei sua resenha!! Se não houve problema vc poderia por favor me informar a classificação indicativa? O livro é muito pessado?

murilou 31/05/2024

Uma grande fofoca!!!
Primeiro livro que leio da elena e confesso que eu demorei pra me apegar, por motivos, que acredito eu que sejam da maioria, são muitos personagens e isso me confundiu a cabeça. Entretanto quando entrei afundo no livro eu não queria saber de nada ao redor, só ler e ver pra onde tudo iria parar.

Gostei muito de ler um livro onde não tenha plot twist ou um suspense para adivinhar no final; é só um livro de fofoca, parece ler o instagram do gossip do dia. Enfim, estou muito afim de ler os próximos dela, possivelmente esse ano eu termino essa tetralogia.

Maria.Eduarda 31/05/2024

Que delícia de leitura!
Gostei das personagens e da relação complexa entre elas
A amizade e todas suas implicações: companheirismo, competição, ambição, dependência, comparação
E também as particularidades da época: a vida de bairro, as relações de poder, machismo, estudo, comércio...
Com certeza quero acompanhar a continuação da história e ler o próximo volume!

Maria.Eduarda 03/06/2024minha estante
Oii, olha sobre a classificação não sei exatamente, mas eu diria que a partir de 16 com certeza é muito tranquilo de ler, até porque as próprias personagens tem no máximo essa idade durante a história
E não é pesado não!

flávia and the sun 30/05/2024

Não vejo a hora de começar o próximo livro.

"Não tinha saudades de meu pai, de meus irmãos, de minha mãe, das ruas do bairro, dos jardins. Só me faltava Lila, Lila que no entanto não respondia às minhas cartas Temia que lhe acontecessem coisas, boas ou ruins, sem que eu estivesse presente. Era um temor antigo, um temor que eu nunca superara: o medo de que, perdendo partes de sua vida, a minha perdesse intensidade e centralidade. E o fato de ela não me responder acentuava essa preocupação. Por mais que me esforçasse em comunicar-lhe nas cartas o privilégio dos dias em Ischia, meu rio de palavras e seu silêncio me pareciam demonstrar que minha vida era esplêndida, mas pobre de acontecimentos, tanto que me sobrava tempo para escrever-lhe todos os dias; a dela, sombria, mas plena"

Claraszs 28/05/2024

Confesso que li numa pré ressaca literária e, talvez, isso possa ter influenciado na minha percepção quanto à historia.
é meu primeiro livro da elena e apesar de ter achado um livro razoável, compreendo que é uma introdução à tetralogia e irei ler os outros livros. o desenvolvimento de personagem que ela faz é brilhante e a forma como ela contextualiza a itália no pós segunda guerra é maravilhoso também, porque dá a chance de entender diversos comportamentos e situações que passam. inclusive, senti um pouco de dificuldade em acompanhar tamanho número de personagens e isso também foi um ponto pra um distanciamento em alguns momentos.
agora falando especificamente das personagens principais, a relação de ?carne e unha? idealizada pela cabeça de lenu (elena) é muito constrangedora; os momentos de comparação e artifícios para chamar a atenção de lila. apesar disso, lenu é a personagem chave dessa história e é curioso que ela, na velhice, quis colocar toda sua trajetória ao lado de lila. por qual motivo ela foi embora sem dar notícias? que papel ela desempenhou no pós casamento? mistérios pro próximo livros que com certeza lerei (depois dessa pausa para absorver tantas informações.

Isagerada 27/05/2024

Que leitura incrível.
dá um tesão ler coisas bem escritas e bem estruturadas, imediatamente entendi o porquê das pessoas dizerem que elena ferrante vai se tornar um clássico um dia. diva demais.

LetAcia1104 27/05/2024

Demorou um pouco pra leitura fluir, talvez por ter muitos personagens... adorei como fluiu depois de uns 40% e agora tô muito investida na história

Carol.coruja 27/05/2024

Finalmente acabou!
Achei muito cansativo esse livro. Demorado demais. Vim compreender Lila mais no final da história, pois parecia mais uma garota birrenta.

De toda forma recomendo a leitura, a autora caminha de forma bem leve, assuntos bem complexos.

2068 encontrados | exibindo 1 a 16