Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Jesus, o maior psicólogo que já existiu Mark W. Baker

Resenhas - Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu

Juliana 14/03/2011

Quando quiser um psicólogo, leia a bíblia!
Eu já era profunda admiradora de Jesus Cristo, mas após ler este livro brilhante não há como não se apaixonar ainda mais por sua figura. Mark Baker busca, segundo ele mesmo, "pérolas de sabedoria" de Jesus nas chamadas escrituras sagradas e as analisa à luz da psicologia moderna, trazendo exemplos de sua rotina de análises para ilustrar as passagens. Com certeza você se identifica com pelo menos alguns dos relatos, e acaba se conhecendo melhor que nunca. Consequentemente, lidando melhor consigo mesmo e com os outros.
Dan 30/03/2013minha estante
A cada capitulo que avançava na leitura fiquei mais impressionado. Facilitou muito os exemplos clínicos do autor. Muito bom!

Daniel.Alves 14/09/2020minha estante
Como ler tem que pagar ???

Eliziane.Aguiar 07/01/2021minha estante
Queria saber se tem como ler por aqui?

Beatriz Kath 07/01/2021minha estante
Não, o Skoob é apenas para registrar seu progresso na leitura e organizar o status de cada um dos seus livros. Não tem como ler os livros por aqui.

Maria.LaAs 10/12/2021minha estante
Como faço para ler esse livro ?

Badbad 25/06/2022minha estante
Livro esclarecedor sob todos os aspectos...super indico..mr.baker foi estupendo...

Badbad 25/06/2022minha estante
Da forma tradicional ou ebook...porém não pode ser por aqui...ok

Yasmim 06/07/2022minha estante
livro maravilhoso?????

Jaque 03/11/2020

Jesus, o maior psicólogo que já existiu
O escritor faz uma abordagem original da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas da psicologia.
Scos 03/11/2020minha estante
Qual a nota?

Jaque 03/11/2020minha estante
Assim, na minha opinião 8.0

Mi 17/02/2020

Livro para refletir...
O livro faz uma abordagem simplificada da psicologia, de leitura fácil e acessível.

A grande base do livro são as consequências (sejam elas positivas e ou negativas) do nosso relacionamento com Deus e com outras pessoas. Não te induz a frequentar uma religião ou ir à missa todos os domingos, o foco é transformar nosso relacionamento com Deus, pois isso é o que realmente importa para Ele. Pouco adianta irmos à igreja e acharmos que somos auto-suficientes. O segredo para a saúde mental é reconhecer que somos seres sociais, dependemos do relacionamento com outras pessoas (inclusive Deus) e não devemos encarar isso como um ponto de fraqueza, e sim um reconhecimento de que somos genuínos.
O livro aborda temas como o perdão, sobre como é importante além de perdoamos aos outros, antes perdoamos a nós mesmos, pois sem perdão não há amor, sobre a importância de mostrarmos os nossos sentimentos, com relação às pessoas e situações.Trás lindas passagens sobre a humildade, principalmente nos relacionamentos e fala sobre um contexto que hoje conhecemos como crenças limitantes e sobre como Deus deseja o nosso crescimento e como o relacionamento pode transformar isso.

Todo o discurso é constituído por meio de experiência profissionais do autor parábolas de Jesus.
Livro muito reflexivo, recomendo a leitura sem pressa, aproveitando cada momento do livro.
Nubia.Senna 17/02/2020minha estante
????????

Julia_cristinaa 07/08/2023minha estante
Ameiiiii, fiquei com vontade de ler ???

Marcela Mello 17/12/2015

Jesus Cristo vs Freud ou uma reconciliação entre ambos?
O autor resume sessões reais com pacientes reais e concomitantemente mostra como Cristo agia ou ensinava sobre isso da forma mais humana possível.

Pode [ou não] ser considerado Spoiler abaixo:

Uma das minhas partes prediletas sobre as sessões está no começo da página 60:

A mulher de Burt insistia com ele para que fizesse terapia. Como Burt estava interessado em ser bom marido e bom pai, ele fez o que ela estava pedindo.
— Sei que não sou perfeito - disse ele -, de modo que gostaria de examinar meu temperamento. Às vezes fico muito zangado.
— É um bom lugar para começar - eu falei.
— Mas não quero ficar desencavando o que está morto e enterrado - prosseguiu Burt. - Gosto de esquecer o passado e seguir em frente.
Para surpresa de Burt, fiz coro com ele.
— Concordo plenamente com você. Se algo está morto e enterrado, não vejo nenhuma razão para revolvê-lo.
Como a esposa lhe tinha dito que os psicólogos gostam de lidar com questões da infância, Burt não soube o que retrucar. Prossegui então:
— Mas às vezes enterramos coisas que estão vivas.

Essa frase final me impactou de forma gigantesca por que eu precisava desenterrar algumas coisas que se remexiam dentro do túmulo interior. Em tempos que eu estava fazendo psicoterapias regularmente, esse livro teve um empenho indescritível em meu consciente e inconsciente.

Mark W. Baker diz em seu epílogo: "Compreendo que escrever um livro sobre os ensinamentos de Jesus pode ser controvertido. Mas de uma coisa eu sei: o meu trabalho como terapeuta beneficiou a minha vida e a dos meus pacientes. Embora a ciência da psicologia só tenha oficialmente pouco mais de cem anos, ela foi desenvolvida na mente de muitos pensadores proeminentes muito tempo antes. Quando penso em todas as figuras da antiguidade cuja doutrina é chamada nos tempos modernos de "psicológica", não consigo pensar em ninguém que mereça mais o título de 'o maior psicólogo de todos os tempos' do que Jesus."

Nas páginas 151 e 152 ele mostra o que quer passar com o livro: "Várias pessoas religiosas têm me procurado no decorrer dos anos para fazer terapia. Em determinados casos, precisei ser muito cuidadoso devido ao preconceito delas contra a psicologia, mas acabei descobrindo algumas abordagens bastante proveitosas. Por desejar compartilhar o que aprendera com outros profissionais, escrevi um artigo e submeti-o a uma famosa revista técnica na área da psicoterapia.
Fiquei consternado ao ser informado que o artigo tinha sido rejeitado. O editor da publicação incluiu na carta que me enviou os comentários da pessoa que fez a análise do meu artigo. Fiquei surpreso com os comentários, que eram concisos, hostis e extremamente pejorativos. No final da análise, em que apaixonadamente argumentava que o assunto em questão não era adequado a uma revista de psicologia, as frases estavam incompletas evidenciando a raiva de quem escrevera. Ficou claro para mim que ele não tinha terminado de ler o meu artigo porque várias das suas objeções haviam sido respondidas na parte final do meu texto.
Eu escrevera o artigo para ajudar os psicoterapeutas a entender os preconceitos dos pacientes religiosos. No entanto, vários psicoterapeutas também estão precisando de ajuda com relação aos seus próprios preconceitos contra a religião. A necessidade de
menosprezar aqueles que não compreendemos decorre de um amor-próprio excessivo que prejudica a nossa própria saúde espiritual e psicológica. O fato de o meu artigo ter sido rejeitado é irônico se levarmos em conta seu tema central: podemos ser dogmáticos com relação à religião ou à psicologia, mas ao nos considerarmos superiores aos outros e ao achar que não precisamos do que eles têm a nos oferecer estamos causando um dano a nós mesmos."

Eu queria ler mais páginas a cada minuto, mas não queria que o livro acabasse, rss.
Hallef 31/01/2019minha estante
Tive o mesmo sentimento ao ler esse livro. É um livro para quem tem mente aberta. Ele cumpriu com a proposta. Eu que sempre achei que é possível ser um discípulo de Jesus e ser psicólogo encontrei uma pessoa de pensamento em comum nesse livro.
Com certeza relerei esse livro e FAVORITEI.
Sinto que é um assunto polêmico e sei bem disso... Mas crescer e amadurecer exige se despir de crenças e opiniões estar aberto a ponderar racionalmente novos pontos de vista, podendo refutar ou aceitar, mas de forma sábia e racional. Isso é o que o autor diz e assim acredito. E esse livro é um convite a crescer e amadurecer ou se não achar pertinente apenas ignorar. Mas antes de tudo abrir o livro sem qualquer preconceito...

Strawberryrs 13/08/2023

Achei esse livro maravilhoso, me ajudou a ajudar meus amigos e
Me ajudou a entende-los melhor, a entender oque eles estão passando e conseguir compreender.
Hirumina 14/08/2023minha estante
Minha vó já leu esse livro, tem aqui em casa kakakak

BetoOliveira_autor 18/01/2021minha estante
Achei interessante o propósito do livro, na medida em que os relatos dos evangelhos se atentam a fatos da história de Jesus, não trazendo à baila os aspectos psicológicos das personagens. Por isso, pretendo ler a obra. Você sabe me informar em qual evangelho o autor trabalhou?
Desde já, obrigado pela dica.

Rénisson 06/02/2013

Não sou fã de livros de autoajuda, mas o título me chamou a atenção. Ao iniciar a leitura, tive a felicidade de descobrir que o autor aborda a relação psicologia e religião de maneira bastante coerente.

O livro retrata os ensinamentos de Jesus Cristo no nosso cotidiano sob a ótica da psicologia moderna. Por meio de uma linguagem simples, o autor, Mark Baker, utiliza a Bíblia para analisar o que há de especial no relacionamento de Cristo com as pessoas. O autor reforça as suas conclusões ao citar vários exemplos de como seus pacientes superaram, ou não, os seus problemas.

Ao meu ver, um ponto negativo é a semelhança entre alguns exemplos (muitos homens que foram "empurrados" pelas esposas para fazerem terapia); o que tornou a leitura cansativa em certos momentos. Mas, ainda assim, gostei do livro por reafirmar o meu pensamento a respeito dEle que, certamente, foi o maior psicólogo que já passou sobre a face da Terra: Jesus Cristo.
Vera 03/02/2013minha estante
Interessante! Me animei a ler! =)

Júlio 06/09/2012

Neste livro o autor pega os ensinamentos de Jesus Cristo e coloca-os no ponto de vista da psicologia. O que eu não achei bom foi que os ensinametos são postos de forma somente a sustentar teses do autor, portanto, ainda achando que o livro possa ensinar algumas coisas sobre os ensinamentos de Jesus de uma forma clara e exemplificada, eu ainda recomendo que antes se escolha fazer leitura da própria bíblia para aprender sobre a bíblia do que usar somente este livro. Porem ele ensina coisas proveitosas sobre como seria interessante o nosso comportamento diante de Deus e de outras pessoas. Esse livro dá entendimento.
Júlio 08/09/2012minha estante
O autor diz que regras são como diretrizes que em algumas vezes podem deixar de ser observadas, mas discordo disso por causa do que diz Provérbios 6:20: Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;

Lilia Carvalho 12/02/2009

Cansativo!
É complicado fazer resenha sobre livros de auto-ajuda pq não fazem o meu estilo, mas esse livro... é bem chatinho...
Gosto de religiosiodade, por isso achei que ia gostar... mas não preencheu as minhas expectativas e eu abandonei o livro pela metade.

Lau 04/08/2009

É possível andarem juntos!
04/08/2009

O livro de Mark W. Backer foi de fato um grande ensinamento, o interessante deste livro é que o autor além de fazer citações do exemplo de vida de alguns como: Kirsten que estava sabotando a sua carreira e não sabia por que; a Sra Parker com problemas sérios com o filho Nathan; Elaine timida e cheios de relacionamentos fracassados; Justin um homem muito poderoso; Olivia que precisava trabalhar a auto estima; enfim entre tantos outros.
O importante deste livro é que o autor além de narrar os problemas de cada um, cada um deles ele dá uma referência Bíblica e cita alguns textos Bíblicos.
Isso mostra que é possível a psicologia andar junto com o crer; crer que Jesus é a fonte de tudo, nós negando ou não; só é preciso mais coerência por parte dos psicólogos e dos cristãos tbm.

David Henrique 05/05/2009

Como é bom fazer terapia com Deus!
Um bom livro para ler um pouco a cada dia. O autor, através de exemplos de sua rotina como psicólogo, realiza comparações com momentos semelhantes que Jesus viveu para colher e mostrar a melhor maneira de agir e reagir diante de algumas situações da vida!

Dany Bona 17/12/2009

Absolutamente fantasioso... sinceramente, nao consigo ver sequer entusiasmo no titulo..

Senna 04/05/2010

Numa linguagem bem simples e concisa, o autor consegue fazer um link entre seus estudos da psicologia e as palavras e máxima de Jesus Cristo, que não deixavam de ser voltadas a este propósito. Pelo contrário: Jesus, como era grande sábio e conhecedor da mente e coração humanos sabia como e quando agir, falar e analisar de forma exata. O autor aproxima sua psicologia a grande psicologia fraterna e edificante, num tom espiritualista.

Ótima leitura!

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Uma nova visão!
Reinterpretação sob a ótica pseudo-analítica atual do comportamento e das ações do Mestre dos Mestres: Jesus de Nazaré. Interessante!