Tudo é rio

Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Larisrangeel 08/06/2024

Indescritível
Que livro incrível. A forma da poesia em cada linha. A história pesada e cheia de reviravoltas. A dor, compaixão e o perdão. Eu não sei se conseguiria ser Dalva por um dia sequer. Me encantei demais com esse livro, mas o final deveria ter sido diferente.
Amei os ensinamentos de Aurora, a postura dela e sabedoria são incríveis.
Eu simplesmente amei.

ceciliaxxs 08/06/2024

Uma obra-prima.
Antes de começar o livro, nos deparamos com uma mensagem de Cris Guerra, e ele diz: "este não é um livro para ser lido num gole só", nos avisa para deixamos de lado a sede de história, e degustar.
  Eu não consegui. Devorei o livro inteiro em menos 6 horas.

Preciso dizer, Carla Madeira me pegou completamente desprevenida. Esse foi meu primeiro contato com sua escrita, e com toda certeza digo que necessito de mais. Eu não sabia exatamente o que esperar do livro, e mantive minhas expectativas baixas, por isso o choque tão grande em ler uma das melhores obras da minha vida.

O livro é uma narrativa poética que vicia. Não tem como parar de ler, e flui tão bem que derrepente você já leu mais de 10 capítulos e nem percebeu. A história começa rápida, desde as primeiras páginas tudo já é muito surpreendente e comovente. É cheia de relatos de dor e amor, todos muito fortes e emocionantes. Os personagens são humanos, eles te conquistam e logo em seguida erram feio, mas continuam te prendendo na história até o fim.

Confesso que o final me deixou muito dividida. Por um lado, achei até bonito, foi sereno e teve um final feliz. Mas em contrapartida, é difícil, e eu não entendo as motivações de Dalva, e por mais que eu me esforce, não acho que conseguiria.

Tudo é rio foi uma leitura cheia de sentimentos, e a cada capítulo eu me deparava com algo que me fazia repensar tudo que é certo, errado, e etc. É um livro que ao chegar no ponto final, dá vontade de reler tudo de novo.
  Sem dúvidas, uma obra-prima.

Mateus573 08/06/2024

Deveria ter experimentado contato com a literatura brasileira antes
Nenhum estadunidense poderia ter chegado perto dos sentimentos e tudo que está envolto nesse livro, Carla... juro

Bruna3810 08/06/2024

A experiência de ler esse livro pela primeira vez é inexplicável. A autora retrata o amor e o ódio. Sentir ódio de personagens e depois começar a ama-los. Cada capítulo um choque diferente. O nível de escrita dessa mulher me deixa sem chão. Ri, chorei, passei raiva. Uma obra prima da literatura brasileira. Carla Madeira é uma escritora maravilhosa e escreveu uma obra de arte.

celle 08/06/2024

Na página 26 eu já tava em choque, sinceramente que livro maravilhoso, não esperava o final q teve mas ao mesmo tempo amei mt, parece q vc sente no livro todo as angústias dos personagens

Julyð 08/06/2024

Um absurdo sem fim, simplesmente apaixonante, PRECISO DE MAIS CARLA MADEIRA ESSA MULHER ESCREVE ARTE, DOR, AMOR é indescritível simplesmente sensacional

Line 08/06/2024

O livro começou rápido, cheio de informações e sustos. Fiquei surpresa e chocada, queria devora-lo para terminar rápido, o que ia acontecer, que afluentes são esses? O final foi sereno e belo, e difícil, não consigo entender os motivos das escolhas de Dalva. Recomendo o livro, todos os personagens te comovem de alguma maneira, eles são reais.

kootallicas 08/06/2024

Não é uma leitura para qualquer pessoa
"Não vou enganar você: este não é um livro para ser bebido num gole só. Carla não escreve, borda. Cada frase mais sublinhada que a outra. Pois então deixe de lado a sede de história e leia tomando gosto, que às vezes o caldo queima a boca. A narrativa é um rio caudaloso de dor e vida, que guarda corredeiras onde menos se espera. Em suas águas turvas sopram ventos de fantasia com rajadas de verdade." Não tinha acreditado no prefácio, mas ao decorrer da leitura sempre me recordava dessas exatas palavras. A leitura é bem dinâmica, porém há momentos que você precisa parar, pensar, chorar até, porque não a autora produz em sua fantasia a verdade nua e crua. Os personagens não são vilões, são humanos, você sente, você entende a história de cada um, ao mesmo tempo que você sente raiva de um, aquele outro também vai trazer a mesma emoção. Virou um favorito da vida, mas como disse, não é uma leitura que todos podem lidar.

Steffane.Jesus 08/06/2024

O que falar da escrita impecável de Carla madeira? A metodologia em prosa nos prende em cada momento da leitura, um poema contando uma história, impressionante ??.
Senti que ela poderia ter demorado mais no último trecho da história, mas mesmo curtinho o livro é impressionante, com um enredo inesperado desde o primeiro capítulo.

itsmaribs 08/06/2024

Esse livro me deixou de boca aberta no começo e meio, vários acontecimentos que me fizeram querer ler mais e mais. A escrita é muiiiiito boa, eu amei. A história tem partes bonitas e partes horrendas. Vale a pena a leitura. E quanto ao final, não sei muito bem o que pensar.

jennilab 08/06/2024

Odiei o livro no início. A escrita é linda, mas a história de Lucy algo que não gosto de ler (problema totalmente meu).
Dei outra chance e me peguei passando o dia pensando em Dalva, Aurora, Vicente e Venâncio, querendo a continuação.
Não gostei do final. Afinal, qual o tamanho da pena para o que Venâncio fez? Para mim, seria perpétua.

bubuletta 08/06/2024minha estante
E ela vai e solta essa pedrada pra ficar me deixam pensando no final: perdão não existe justamente para perdoar o imperdoável? As bobagens, os pequenos atritos, os erros aceitáveis não precisam tanto de perdão, basta uma boa vontade, um pouco de amor e tempo, e tudo se dissolve.

bubuletta 08/06/2024minha estante
Acho que nunca perdoei o imperdoável completamente. Então eu já perdoei?

bubuletta 08/06/2024minha estante
Não satisfeita ela ainda mandou: O perdão não é o contrário de punir. Até ai nunca tinha notado que não perder algo pode ser uma forma de puni-lo. Por mais óbvio que isso seja

wow.guii 08/06/2024

QUE LIVRO
De verdade eu super recomendo esse livro, foi a primeira leitura da Carla madeira, e confesso amei
OBS: Se prepare para chorar, e se prepara pro plost no final do livro

Maria 08/06/2024

Caralh*
O título é a única coisa que eu tenho a dizer, somente.
Uau.
Comecei a ler às 20:52, escrevo isso às 00:08. Fiquei extasiada, não consegui parar até terminar.

Nicole.Gorni 07/06/2024

Encontros e desencontros
Escrita impecável, a Carla conduz o leitor numa valsa envolvente e que te intriga a cada página.
O final me deixou em dúvida, mas apesar de controverso é simplesmente genial!

dathzinho 07/06/2024

Um rio surpreendente
Livros que eu leio em no máximo 3 dias certamente são os melhores. Com "Tudo É Rio" de Carla Madeira, me joguei por inteiro nessa água de palavras e me afoguei. Que forma de escrever única que essa mulher possui. Foi por isso que comprei imediatamente todos os livros da Carla, pela necessidade imediata de ter para desfrutar dessa navegação característica da autora. Por muito tempo, aguardei para iniciar, sem saber o que esperava, se era bom ou não, mas assim que eu iniciei, não consegui mais parar, finalizando-o em 2 dias. Quem diria que um triângulo amoroso nacional pudesse ser tão bom? Carla Madeira prova que é possível.

- Início: 24-03-2024
- Término: 25-03-2024