Tudo é rio

Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

raiznll 21/05/2024

Dor e reviravoltas
Tempo que eu não lia um livro que me tocasse e me fizesse sentir as emoções que ele carrega. O final deixou muitas perguntas, gostaria que algumas delas tivessem sido respondidas.

yArcadia 21/05/2024

Tudo é rio.
Livro poético e bem fluido. Fiquei chocado com o ensinamento que o livro traz. Dalva, Aurora e Francisca, sem dúvidas, sabem viver a vida com muita leveza e isso chega a ser invejável. A retribuição de Francisca deixa tudo mais aconchegante, a sororidade acima de tudo e o cuidado pelas crianças.

O plot twist deixa os nossos corações quentinhos, mas o final me deixou a desejar - entretanto, tenho que entender que o livro retrata a vida de muitas mulheres brasileiras, que o final é igual a esse do livro.

Ver futuro em Venâncio, somente Dalva com o coração tão puro poderia dar novamente uma chance. Falando em pureza, eu fico abismado com a reação de Dalva sobre Lucy, sempre calma e mantendo a sua postura. Quando Dalva diz para Lucy "nosso filho", isso me desperta um olhar de generosidade, que o mundo machucou tanto Dalva, mas ela perdoou quem a machucou.

Bem que Carla Madeira diz, que é um livro que não deve ser lido de uma única vez. Tem camadas e espinhos. Acredito que a autora deu ênfase no perdão e no recomeço.

CA-CE-TE. Tô tentando digerir tudo ainda.

?A vida dá um jeito de manter a gente vivo mesmo quando a gente morre de dor.?

GiGi181 21/05/2024

O livro é perfeito, linguagem acessível e sem papas na língua, parece um diálogo entre velhos amigos. Achei o final polêmico? Achei, mas não podia terminar de forma diferente.

maybe_smari 21/05/2024

Excelente livro, do tipo que se termina e sente falta de quando estava lendo, facilmente 5 estrelas se não fosse o final.

a história é emocionante, os personagens cativantes e extremamente reais, com diversos pontos do livro que tocam o emocional de uma forma que é necessário pausar a leitura pra digerir o conteúdo.

me surpreendeu saber que foi o primeiro livro da autora, uma vez que é tão bem construído. Você se compadece da put a , toma as dores de um casal em completa agonia e reflete sobre o amor e suas múltiplas faces, seu lado obscuro e que machuca, mas que também pode iluminar, tomando um rumo que discute até mesmo o divino.

entendi o final, não é um conto de fadas, não é um conto feminista e não tem obrigação com o socialmente correto, mas é uma história real, e no real somente quem está dentro da situação sabe como prosseguir nela. Ainda assim, a reviravolta é forçada e sem sentido, podendo ser facilmente excluída e o final ainda fazer sentido. A conclusão deixou a desejar, mas ainda se tornou um dos meus livros favoritos.

Rochelle 21/05/2024

Um livro sensível e ao mesmo tempo feroz. Mostra as faces do ser humano de uma forma muito sincera. Romanticamente brutal.

anbiamont 21/05/2024

+/-
Ótima reflexão sobre muitas coisas da vida porém a forma que ela escreve não me pegou muito, a conexão das palavras que ela faz às vezes acaba sendo um pouco repetitiva e irritante mas tem gente que gosta

lucasmak 21/05/2024

Excepcional
Carla Madeira foi uma brisa revigorante na literatura nacional contemporânea. Leitura fluida, tal qual afirma o título, mas também profunda - aquela que vale a pena se demorar. Melhor leitura do ano até agora disparada, ansioso para conhecer os próximos trabalhos da autora

Crislane.Neves 21/05/2024

Emocionante
No prefácio, Cris guerra diz que o livro não é um livro para ser bebido num gole só, mas eu digo que é impossível. Eu fiquei, estive durante toda a leitura e continuo muito impactada com o que li.
Ela continua dizendo que você vai querer grifar, anotar, escrever junto. Vai
fechar o livro, voltar depois de um tempo e abri-lo na
fervura de quem sente e sofre. E realmente tudo isso aconteceu. Eu senti todos os tipos de sentimentos com as histórias. Chorei, sorri, vibrei, fiquei encantada, revoltada e com ódio inclusive.
O final não me agradou nem um pouco, acho que Dalva e Venâncio deveriam ter um fim diferente, o perdão por todas as coisas que ele fez, para mim foi algo muito difícil de engolir e aceitar. Lucy também deveria ter um fim bem mais explorado, ela era uma personagem com muito potencial na história. O livro é ótimo também, porque Carla tem uma escrita muito incrível, eu realmente me encantei com a forma como ela descreve os personagens, faz os enredos serem atraentes e cativantes. É um livro sobre perdão, amor e renúncia, contudo só posso dizer que amei.

Aghata B 21/05/2024

Emocionante
Eu tenho muita dificuldade em ler livros que tenham sido escritos nas últimas décadas porque sempre parece pra mim com filmes da sessão da tarde. Este livro, no entanto, é diferente. Me senti lendo um livro clássico, que sempre esteve na literatura, quase como poesia. Uma delícia de leitura. Minha única reclamação seria talvez o final feliz demais mas muito gostoso ler um livro assim também. Em algumas partes meus olhos se encheram de água e eu quase derramei algumas lágrimas, muito profundo e muito provocador. Duvido você ler e não sentir alguma emoção. Recomendo!

maltchik/ 21/05/2024

"Perder amores é escurecer por dentro."
"Carla não escreve, borda. Cada frase mais sublinhada que a outra.
A narrativa é um rio caudaloso de dor e
vida, que guarda corredoras onde menos
espera. Em suas águas turvas sopram
ventos de fantasia com rajadas de
verdade."

Tomei a liberdade de roubar essas aspas do próprio livro e pôr aqui na minha resenha. Talvez eu não conseguisse descrever melhor.

Que experiência boa é a escrita da Carla Madeira, ela consegue ir direto ao ponto, ser incisiva e ao mesmo tempo ser de uma delicadeza e poesia sem igual.
Esse livro e feito pra vc ir saboreando cada frase, cada capítulo. Impressionante como ela consegue colocar reflexões (que dificilmente vc n irá se identificar e levar pra si) e profundidade na história em tão poucas páginas.

Toda a jornada, a trama, os personagens foram incríveis até certo ponto pra mim. Eu estava certo que seria mais um dos poucos livros 5 estrelas e favoritados da minha estante, mas o final n me convenceu. Achei de certa forma até um pouco mirabolante com alguns pontos desnecessários. É uma das poucas ressalvas q tenho. Mas pode ser q seja uma percepção muito pessoal minha e que funcione muito melhor pra outros leitores.

Daniela 21/05/2024

A história se baseia na trajetória de 3 personagens principais: Dalva, Venâncio e Lucy.
A partir de suas trajetórias individuais, que no decorrer do livro se entrelaçam, tendo como estopim um acontecimento brutal e inominável.
A temática do livro é o perdão, não o perdão relacionado a atos corriqueiros, mas daqueles ditos imperdoáveis.
Carla escreve sem rodeios, há vários trechos reflexivos em sua obra, contudo, o final da história não me agradou, pelo fato de romantizar a violência.

gio 21/05/2024

Um divisor de águas na minha vida
Nunca li nada assim antes, carla me fez me apaixonar por essa escrita e por essa história.
um escrita fluida, poética e ao mesmo tempo crua, sobre pessoas e relacionamentos reais.
o q mais me impressionou foi como a autora conseguiu inserir em apenas 200 pgs tanta coisa, histórias de vidas diferentes e tão aprofundadas,
ensinamentos sobre amor, decepção, tristeza, luto e perdão de uma forma TÃO LINDA, que eu n encontrei até o momento em mais nenhum outro livro. essa obra ficará marcada em mim p sempre, e já quero ler tudo relacionado a carla.

Renata Rocha 21/05/2024

Tudo é rio e eu bebi inteiro
O livro é brilhante, viceral, uma obra prima.
Carla escreve de uma forma que te faz viver, sentir, falar, pensar e sofrer junto com os personagens, é fluido como um rio, de fato.

Chorei, fechei o livro para respirar, senti raiva, senti nojo, senti felicidade, fui inundada com amor.

Não achei que a autora romantizou os temas ?polêmicos? do livro, ela ESCANCAROU a realidade de pessoas reais.

Sobre Venâncio, ainda me encontro numa encruzilhada de pensamentos do fim dele, ela deveria ter denunciado? Será que a pena tradicional seria pior do que a que ele teve?

Terei que ler de novo, eu bebi tudo é rio, não consegui parar, lerei novamente para poder degustar.

ufvitoria 21/05/2024

Favoritado
Primeiro livro que li em um dia depois de muito tempo, pois simplesmente não consegui fazer outra coisa que nn fosse ler. A história de cada um, que depois vai se entrelaçando, faz tudo ter um sentido.

Thais645 21/05/2024

Sim Carla Madeira, esse é um livro que dá vontade de esquecer para ser lido pela primeira vez milhares de vezes!