A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Clara 02/06/2024

Jornadas terminam no encontro dos amantes
Eu amo a série, e vou adimitir que só li o livro por causa dela, mas não decepcionou.
claro, ao comparar com a série (o que não deve ser feito, aliás) o livro se torna monótono e deixa muitos pontos sem nos no final, mas ao se olhar para o livro separadamente é um terror muito bem contado, com uma atmosfera bem colocada pra assustar e indignar em diversos pontos

não me arrependi da leitura, embora a série em si se torne muuuuuito melhor

Meli 27/05/2024

Eu absolutamente AMO esse livro. Considero ele um dos melhores que já li, e certamente me causou todos os tipos de sensação que um bom terror deve causar: confusão, medo, angústia. Ainda assim, as personagens são cativantes e eu me apeguei a elas, de uma forma que a construção da história se tornou ainda melhor. Sou fã de terror, e a Shirley Jackson sabe como escrever um. Esse livro é o exemplo de como assustar seus leitores sem precisar de jumpscare, e eu gosto demais dele.

oMatheusFa 22/05/2024

Indicação do Stephen King
Resolvi ler porque o Stephen King faz várias referências a esse livro em Salem.
O começo me surpreendeu pelo seu toque de humor e levesa.
Quem vai esperando um super terror pode se decepcionar um pouco pois ele demora a aparecer e aparece em poucas doses.

A Eleanor parece ter enlouquecido mais pelo jeito que era tratada do que pela situação da casa.

(tem pouco em comum com a série da netflix)

Naturebs 21/05/2024

Leitura finalizada ?
Shirley jackson você é maravilhosa!!! Eu não sei explicar o que eu senti quando finalizei o livro.

No livro vamos acompanhar eleanor, uma moça que recebe um convite do dr. Montague para passar um periodo na casa da colina para vivenciar e estudar essa atmosfera "sobrenatural" que a casa possui. Nessa "aventura" vamos conhecer theodora e luke, juntos embarcam para explorar o lado sombrio da casa.
Esse livro não vai falar sobre fantasmas e demonios, nada disso, ela vai mostrar a influencia que a casa causa nas pessoas, essa energia residual que a casa possui e que tem vida propria. Gostei muito do livro pois essa atmosfera que ela cria e constroi toda uma ambientação, sinto que a casa tem uma enorme nuvem pesada, como se estivesse sempre em um dia nublado, a casa parece que tem uma doença que vai contaminando todos pouco a pouco, a forma como a autora construiu a ambientação é sensacional, é o mais perto da realidade que tem.

Super recomendo o livro, mas vá com a cabeça aberta.

Detalhe: o livro tem sua monotonia então no comecinho parece um pouco cansativo mas depois a leitura flui.

Daniela354 10/05/2024

A assombração da casa da colina ?
Foi um leitura lenta que após o desenrolar se tornou uma leitura fluida e quando acabou eu nem percebi q estava chegando ao final.

Kali 08/05/2024

Jornadas terminam
é impressionante o quanto shirley jackson consegue deixar inquieta com poucas palavras. só parei de ler quando faltou energia, e mesmo assim, li ate acabar 2 velas.

quem assistiu a série como eu vai sorrir ao encontrar similaridades, mas a história, contada sempre do ponto de vista de Eleanor Vance, é separada da série em quase tudo. Uma leitura incrível e breve, de uma autora que gosto muito. vale muito a pena.

andrademirellex 05/05/2024

Fui atrás dessa leitura por ser base de uma das minhas séries preferidas (Hill House) e encontrei algo bem diferente do que esperava. A história é legal, mas não fiquei tão comovida como esperava. A escrita é clássica e pode ser cansativa pra quem não tem costume de ler obras nessa pegada. Por fim: o livro é bom, mas a adaptação é melhor ?

Gabriel 30/04/2024

Interessante, mas?
O livro foi muito viciante e imersivo pra mim, li muito rápido. Assisti 3 episódios da série e comecei a ler o livro, que é totalmente outra história, o que foi bom. Os personagens são muito bem construídos (apesar da Eleanor e a Theodora serem bem criançonas e cringe várias vezes), todos tem uma personalidade bem diferente e completa.

Resumindo, o livro é como o sentimento deles na Hill House: é muito pior o sentimento de estar sempre esperando algo acontecer, do que algo de fato acontecer.

Taís 28/04/2024

A casa
Doutor Montague aluga a Casa da Colina para fazer uma pesquisa com o sobrenatural. Envia carta para pessoas propensas a isso. Com o grupo completo, Eleanor, Theodora e Luke e o próprio doutor, eles passam os dias e noites experimentando a casa. Literalmente a casa mexe com eles. Por ser escrito a muito tempo, a linguagem não me atraiu muito, esperei um pouco mais da própria história, a série que se baseou no livro é bem diferente, talvez só o contexto psicológico da casa.

Valéria 17/04/2024

Queria ter gostado mais
Vale a pena ler porque é um livro rápido e da pra se distrair. O livro peg forma ali pelos 60% e termina muito bem mas não acho que a construção dos personagens seja boa a primeira parte do livro é desconectada do final, não agrega nem serve de muito pra história.

nessava 12/04/2024

Citações
"A própria Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra as colinas, encerrando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, as paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho."

?Vou passar o tempo todo que estiver aqui apavorada?, Theodora declarou, ?achando que uma dessas colinas vai cair em cima de nós.? ?Elas não caem na gente. Só deslizam, em silêncio e em segredo, rolando para cima de você enquanto você tenta fugir correndo.?

"As pessoas?, o doutor disse com tristeza, ?estão sempre ávidas por dar nome às coisas, mesmo que o nome seja sem sentido, contanto que tenha uma sonoridade científica.?

?Não é bom pensar em crianças crescendo que nem cogumelo, na escuridão.?

"Eleanor pensou que deviam formar um grupinho sociável, eles quatro, acomodados nos aposentos de Theodora às quatro da madrugada, tomando conhaque. Falavam sem pensar, depressa, e lançavam aos outros olhares ligeiros, furtivos, curiosos, todos eles se perguntando qual terror secreto havia sido tocado nos outros, quais mudanças poderiam aparecer no rosto ou no gestual, qual fraqueza desprotegida poderia ter aberto o caminho para a ruína."

Aryta.Mancini 09/04/2024

Bom, mas, a expectativa atrapalhou.
Comecei a ler esse livro cheia de referências: Os personagens que serviram de inspiração para a série da Netflix, os elogios de Stephen King? Ou seja, cheia de expectativa. A realidade? ?Empurrei esse livro com a barriga?.
Das pouquíssimas páginas, conseguia até ler um número aceitável em um dia, para depois voltar a ler dias depois.
O livro começa prometendo: Personagens cativantes, uma história intrigante, um mistério enigmático. Mas, tudo demora tanto para acontecer, que quando você pausa a leitura, acaba dando preferência para outros livros ou outras atividades, porque não tem nada que te prenda a ponto de querer continuar e ver o que vai acontecer.
De verdade, dos vários dias que levei para terminar a leitura, foi porque no primeiro li uma parte e dias depois quando retornei, finalizei.
Não é nem de longe uma leitura ruim, mas, é lento.
A escrita é excelente. Li no livro físico, mas, baixei no Kindle para grifar algumas passagens e citações que achei muito boas.
Também, é importante considerar que o livro foi escrito há décadas atrás, e, pelo que vi, enquadrado dentro do gênero ?terror?, o que não acho que reflete de forma muito precisa a narrativa.
A questão das assombrações fica muito clara logo que se manifesta. Mas, o livro vai além disso, parece estar muito mais focado nos personagens, em suas vivências, em suas reações aos acontecimentos?
Talvez o que tenha me atrapalhado um pouco foi a expectativa. Mas, inegavelmente, é um bom livro.

Anderson916 30/03/2024

Legal, gostei.
Da pra se distrair muito... leia.