A Vida Eterna

A Vida Eterna Machado de Assis

Resenhas - A Vida Eterna

Naldoni 16/07/2021

Prende muito
Fui ler antes de dormir e me surpreendi. Primeira obra do Machado. Você quer saber o que acontece é não consegue parar de ler!

tacizera 19/05/2021

Nossa que conto confuso, o tempo inteiro eu fiquei querendo saber o porquê daquilo estar acontecendo, e no final fiquei com cara de tacho, é claro

Michaely1 02/11/2021

Algo diferente do habitual
?[?] restava-me uma certa consciência deste mundo a que já não pertencia.?

Pelo pouco que conheço do Machado, até então nunca tinha visto uma só obra dele que não tivesse um final em que houvesse a plena ironia, mas, apesar de ter sim uma leve sátira da situação ao final, só explica o porquê da obra.

Achei maravilhoso esse conto. Esse escritor faz contos tão perfeitos! Ele não precisa de 30 páginas para fazer uma narrativa boa e cheia de humor. Com 10 páginas ele faz mais do que suficiente e não me deixa inquieta. Amo suas reflexões sobre como nossa vida é desgraçada e amo ainda mais todos os momentos de ironia e humor sem fim que ele coloca.

É claro que tem que ter as partes em que o Machadão critica a elite/o governo disfarçadamente. Aiai, esse homem. Esse homem me faz rir de uma maneira que eu não achava ser possível.

Mel Rabelo 03/11/2021

Se tornou um dos meus favoritos! Apesar de começar com fatos jogados e com pontas soltas, isso conduz o leitor e deixa curioso pra entender a sequência de acontecimentos. Não falo muito da história pois acho que todos os contos do Machado são melhores quando não sabemos nada, ele adorava chocar o leitor em seus contos e contar até a sinopse estraga a experiência kkkkkk
A Vida Eterna tem uma capacidade específica de nos colocar na história como se fossemos personagens e daria um ótimo curta de terror.

Mabia.Santana 13/11/2022

Machado é Machado
Machado sempre deixando a gente impressionado com tanta criatividade. Incrível como ele escolhe as melhores palavras, como faz uma transição da inconsciência de forma que o leitor não perceba. O melhor são as incríveis referências de outras histórias.

Joyce.Kelly 28/05/2024

Penetrante
Machado de Assis tem uma escrita objetiva e leve. Aqui, ele molda um suspense interessante estabelecendo uma narrativa curiosa repleta de suposições. Um conto fantástico muito interessante! Gostei bastante.

nanarissa 11/03/2021

Muito bom!
Não direi muito para não incluir spoilers. Leitura rápida, curiosa e muito agradável.
Recomendo.

Bárbara Bivar 11/10/2015

Pegadinha do Autor
O conto me surpreendeu! haha Eu já estava pensando "que história doida, aonde isso vai parar" quando o personagem acordou do sonho e eu fiquei rindo de ter acreditado na história...

A autor apesar de usar uma linguagem um pouco rebuscada, como no livro anterior, soube conduzir uma sequencia de acontecimentos que tornaram o conto atrativo, fazendo com que você fique curiosa para entender e saber o que vai acontecer...
Muito bem escrito, com um toque de humor e ironia! Gostei!

Nota: 5
Categoria: Um livro que pode ser lido em um dia
deborafv 25/08/2018minha estante
Obrigada por contar o final do livro sem o menor aviso prévio.

pmilao 24/05/2020

Machado é mestre
Reviravoltas que tiram o sorriso no meio da leitura. Uma história que surpreende!

Aline 14/08/2020

Muito bom!
Não sei ao certo como falar dessa obra sem que me comprometa e mande um big spoiler....
O livro é muito bem escrito, há um quê de drama, suspense, a tensão paira praticamente em todos os momentos e há, até, traços cômicos. Em resumo, leiam!!!

Miti 28/11/2020

Perfeito
Surpreendente, confuso, um conto que não se perde interesse do começo ao fim. Maravilhoso! O Machado de Assis nunca decepciona.

Bela 30/12/2021

A Vida Eterna
A partir do momento em que comecei a ler, não consegui parar. Eu estava desesperadamente curiosa para saber o motivo dos acontecimentos e o qual seria o final.

Lucas Gabriel 26/06/2021

Divertido?
Passei o conto quase inteiro horrorizado, no final me diverti bastante. Não é o fim esperado ou que costuma agradar. Talvez eu não recomendaria a qualquer um, mesmo eu tendo gostado bastante.