A Vida Eterna

A Vida Eterna Machado de Assis

Resenhas - A Vida Eterna

Joyce.Kelly 28/05/2024

Penetrante
Machado de Assis tem uma escrita objetiva e leve. Aqui, ele molda um suspense interessante estabelecendo uma narrativa curiosa repleta de suposições. Um conto fantástico muito interessante! Gostei bastante.

Anderson 27/05/2023

Conto muito divertido de Machado de Assis. Foge um pouco do que conhecemos do gênio da nossa literatura. O final surpreende.

Jadgy 31/12/2022

Machadinho
Não é um dos melhores contos de Machado de Assis, mas quem é fã com certeza vale muito a pena a leitura.

Mabia.Santana 13/11/2022

Machado é Machado
Machado sempre deixando a gente impressionado com tanta criatividade. Incrível como ele escolhe as melhores palavras, como faz uma transição da inconsciência de forma que o leitor não perceba. O melhor são as incríveis referências de outras histórias.

Elaine Messias 31/01/2022

Terror fantástico
Poucos sabem que Machado de Assis escreveu incríveis contos de terror. Este ano ima das minhas metas é aprofundar meus conhecimentos de literatura clássica nacional. Então estou lendo alguns e relendo outros cuja lembrança é muito vaga. Caso deste conto.

A história é curta e se passa em uma única noite em que a personagem principal é abordada em sua casa por um homem estranho que o persuade a casar imediatamente com a sua filha. Na casa deste estranho, luxo e riqueza incríveis e uma noiva linda surpreendem o noivo. Mas tudo é muito estranho e fica mais estranho a cada momento que passa?

Bela 30/12/2021

A Vida Eterna
A partir do momento em que comecei a ler, não consegui parar. Eu estava desesperadamente curiosa para saber o motivo dos acontecimentos e o qual seria o final.

pedroedro 05/12/2021

Machado de Assis????|\???/ \_??????? ?????????Edgar Allan Poe??????? ?????????? ? /??????? ?)
??????

Mel Rabelo 03/11/2021

Se tornou um dos meus favoritos! Apesar de começar com fatos jogados e com pontas soltas, isso conduz o leitor e deixa curioso pra entender a sequência de acontecimentos. Não falo muito da história pois acho que todos os contos do Machado são melhores quando não sabemos nada, ele adorava chocar o leitor em seus contos e contar até a sinopse estraga a experiência kkkkkk
A Vida Eterna tem uma capacidade específica de nos colocar na história como se fossemos personagens e daria um ótimo curta de terror.

Michaely1 02/11/2021

Algo diferente do habitual
?[?] restava-me uma certa consciência deste mundo a que já não pertencia.?

Pelo pouco que conheço do Machado, até então nunca tinha visto uma só obra dele que não tivesse um final em que houvesse a plena ironia, mas, apesar de ter sim uma leve sátira da situação ao final, só explica o porquê da obra.

Achei maravilhoso esse conto. Esse escritor faz contos tão perfeitos! Ele não precisa de 30 páginas para fazer uma narrativa boa e cheia de humor. Com 10 páginas ele faz mais do que suficiente e não me deixa inquieta. Amo suas reflexões sobre como nossa vida é desgraçada e amo ainda mais todos os momentos de ironia e humor sem fim que ele coloca.

É claro que tem que ter as partes em que o Machadão critica a elite/o governo disfarçadamente. Aiai, esse homem. Esse homem me faz rir de uma maneira que eu não achava ser possível.

Naldoni 16/07/2021

Prende muito
Fui ler antes de dormir e me surpreendi. Primeira obra do Machado. Você quer saber o que acontece é não consegue parar de ler!

Lucas Gabriel 26/06/2021

Divertido?
Passei o conto quase inteiro horrorizado, no final me diverti bastante. Não é o fim esperado ou que costuma agradar. Talvez eu não recomendaria a qualquer um, mesmo eu tendo gostado bastante.

SaraOlliv 17/06/2021

Muito bom e inesperado!
Esse conto de Machado é incrível, te prende do início ao fim, te deixando ansioso para saber o desfecho! Tem um certo suspense e mistério, pelo menos para mim teve um final imprevisível, recomendo fortemente a leitura, além de ser curtinho e muito rápido de ler!