O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Geovani 21/03/2023

Maquiavélico
Obra clássica da filosofia política.
Maquiavel traça um panorama de "qualidades" necessárias para conseguir e manter o poder em estados primitivos europeus no final da Idade Média.
Obra atemporal que pode ser extrapolada para os dias atuais com as devidas adequações.
O comentário da parte inicial do livro é muito bom. E pode ser lido após a conclusão do Príncipe como forma de entender o que a obra representa, sem ser influenciado pela visão de outras pessoas.

Nyck.Vieira 21/03/2023

Um livro bom, maquiavel possui ideias que pessoalmente gostaria que todos os líderes cogitassem seguir, no entanto, achei a leitura um tanto quanto massante e sinto que ele poderia ter se alongado bem menos nos diversos exemplos que ele cita durante o livro. além disso, não me agrada como ele compara a fortuna a uma mulher que precisa ser domada, sei que é o pensamento de sua época, mas ainda acho importante pontuar

Cássio F B 21/03/2023

O Príncipe
Fiño senores ?? no meu mindset Sigma Male. So falem comigo quando eu ficar frio e calculista kkkkkkkk

AEstervilani 20/03/2023

Livro difícil
Livro com vocabulário muito difícil, é necessário bastante concentração na leitura pois é fácil se perder na interpretação.

Angelo 20/03/2023

Tem umas falas aqui e ali bem estranhas mas assim muito bom o livro, ele parece um coach ensinando aos príncipes o que eles devem ou não fazer pra se manter no poder e aumentar ele. Consegui terminar antes da aula de segunda ihuullll

Julia Felipetto Guerra 15/03/2023

Estudante de direito e seus livros hahah
Mas recomendo super, curto e rápido de ler
A linguagem é um pouco mais complexa do que de costume, mas da pra pegar o jeito

Vinoca 14/03/2023

Clássico da Filosofia medieval
Maquiavel nessa obra evidencia a importância da virtú e da fortuna. Claro que devemos levar em consideração que já não existem tantos principados como na época em que o livro foi confeccionado, mas algumas lições, como as que se relacionam com a virtú, essa sendo a virtude interior do ser humano, podendo ser melhorada com treinamento e educação, e com a fortuna, acontecimentos exteriores que podem ser aproveitados pelos sujeitos, mas apenas com virtude podem aproveitá-las em sua totalidade. Como eu disse, não é uma obra 100% atual, mas há algumas lições que podem ser seguidas para construir um esboço de ética aplicada.

Thais Verdan 14/03/2023

Um livro diferente de tudo que já li.
O livro me surpreendeu bastante. Nos ajuda a entender a mente dos príncipes, que trazendo na nossa época, a mente dos políticos. Esse livro me fez lembrar uma frase que uma celebridade falou na TV (que eu nunca esqueci): "Ninguém chegou onde eu cheguei, sendo boazinha o tempo todo." Porém, só preciso acrescentar que eu não suportava ler os comentários de soberba de Napoleão. O espírito santo me incomodou muito durante essa leitura, mas recomendo o livro.

Luiza 10/03/2023

O príncipe
Digo com sinceridade que este é um dos meus livros favoritos. Assim como muito dos clássicos, apesar de escritos há séculos, as lições de "O príncipe" são extremamente atuais. Além disso, preciso pontuar que este não é um livro que se deva conhecer apenas pelo resumo. LEIA, na íntegra. E releia, como estou fazendo, quantas vezes puder.

Cada leitura é uma nova leitura, uma nova descoberta. Tudo tem um sentido aqui e tudo foi muito bem pensado.

Às vezes penso que tudo o que falta para algumas pessoas, principalmente as que detêm algum tipo de poder, é uma boa leitura dessa obra.

rafaelgoncalves 08/03/2023

Uma análise profundamente realista a respeito da vida política. A forma explícita e direta como Maquiavel elucida sua teoria desnuda a busca por glória e evidencia o que realmente está em jogo quando tratamos de poder.

Os exemplos históricos a que o autor recorre engrandecem a obra e sustentam de forma indubitável seus posicionamentos.

A partir dessa releitura chego a conclusão que Maquiavel realmente é mal compreendido pela cultura popular que o encaixou no espectro da perversidade, quando muito pelo contrário, ele discorreu de forma prática sobre bons valores, consequência das ações e tudo mais que é caro a corrente humanística.

No mais, a edição da Penguin traz excelentes textos de apoio, cronologia de acontecimentos, ótimas notas e tradução dos termos em latim. Recomendo fortemente.

Maluzeraaa 07/03/2023

Para poder conhecer o livro melhor é preciso saber mais sobre os outros países antes do ano de 1500, oq foi erro meu ter começado a leitura antes disso

acredito em muitas coisas q ele disse sobre como um monarca deve fazer para se garantir no poder, msm sendo difíceis de engolir, pelo menos daquelas q eu consegui entender, é claro q ele falava algumas coisas meio óbvias sobre como n ser odiado pelo povo e seus súbitos, mas pra aquela época talvez n fosse novidade

uma obra atemporal, q sinceramente a maioria das histórias n compreendi muito bem sobre em q momento histórico Maquiavel estava se retratando, obviamente por n conhecer quase nada sobre as histórias dos países antes de 1500, quando eu n entendia o q ele queria dizer com suas expressões, Napoleão me deixava mais confusa ainda com seus comentários, as vezes eu percebia um tom de ironia da parte dele mesmo n entendendo sobre oq ele estava falando

o livro possui algumas expressões q atualmente possui um significado diferente, naquela época msm de acordo com o Apêndice II do livro, fala q principe era o principal cidadão do Estado, e n um filho de um monarca

como é uma obra obrigatória, vou deixar para ler outras edições reescritas por outros autores nos meus próximos períodos da faculdade

pelo menos já sei q política é algo q eu n me interesso nenhum pouco

booksclub05 07/03/2023

Depende?
Essa leitura eu fiz pra minha aula de teoria da constituição, uma matéria que eu tenho na faculdade.
Foi uma leitura chata e cansativa mas no geral ela acrescentou muito pra mim, tanto na questão de conseguir realizar os exercícios da matéria quanto também de entender o pensamento dos príncipes e dos conselheiros dos príncipes na época, entender como Maquiavel pensava e ter acesso a uma leitura tão antiga também foi muito interessante.
A forma como o livro é escrita (como concelho ao príncipe) é nova pra mim, achei muito legal.
Apesar de ser uma leitura complicada, é compreensível, pois é um livro antigo d escrito pra um público alvo que não sou eu.
Recomendo caso queiram ter conhecimento acadêmico, ou caso gostem de clássico.

Wesley.Dimitri 05/03/2023

Apesar das críticas Maquiavel trouxe a prática da política
Maquiavel pode ser criticado de forma filosófica, ou até mesmo interpretado de forma ruim, mas trouxe a política como ela realmente é. E embora seja comum associá-los a algo manipulativo e desonesto, Maquiavel não defendia a mentira como um fim em si mesma e acreditava que um governante deveria ser um líder virtuoso capaz de tomar decisões justas e sábias em benefício de seu povo. Sua filosofia política era baseada em uma análise realista do comportamento humano e do poder político, e ele argumentava que um governante deve usar todos os meios necessários para manter o poder e a estabilidade em seu estado, incluindo o uso da força, se necessário.

Bianca827 04/03/2023

Uma leitura necessária
Eu gosto muito de ler livros que impactam épocas porque quero entender o por quê impactou tanto.
Bom, o príncipe sem dúvidas é uma obra magnífica que tem como crítica a realeza na época... E sempre bom ver que existem pessoas que se ""rebelam"" com os princípios da era.

Muito bom também pra entender como funciona uma política e os principais deveres de um monarca