O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

André 09/04/2023

Intrigante
O havia lido em 2016, salvo engano. E, da mesma forma que à época, tive uma grande dificuldade em completar leitura, mesmo sendo uma obra curta.

Em meu primeiro contato com "O Príncipe", observei diversas relações entre os exemplos utilizados por Maquiavel e as estratégias de negócios, o que coaduna como meu ambiente naquele momento, graduando em Administração. Nesta releitura, mantive minha opinião sobre a obra, os assuntos tratados são fascinantes e levam a reflexões, todavia, desta vez consegui traçar paralelos não apenas com o ambiente de negócios, mas também a respeito das estratégias utilizadas por políticos, sobretudo brasileiros.

Uma leitura cansativa, mas valorosa.

amaral 09/04/2023

Clássicos com toda certeza nao sao para mim, eu nao consegui me concentrar.
esse livro é pra quem realmente gosta de ler clássicos.

cerquinha934 07/04/2023

O príncipe
"Virtude contra furor
Tomará armas, e faça combater curto,
Que o antigo valor
Nos itálicos corações ainda não é morto."

A aplicabilidade dos escritos de Maquiavel na história humana e ainda na atualidade é assustadora.

Leitura pesada, me tomou uns 2 meses de pura procrastinação.

Casimiro 06/04/2023

A intenção do livro é trazer ao leitor uma explicação de toda uma sociedade, uma construção, além de nos fazer entender a sociedade porque as coisas funcionam do jeito que são. Seus ensinamentos mostram todo um início de uma sociedade. Mostrando como um príncipe deve governar sem impor só uma legislação para si próprio

Naevyz 05/04/2023

Já tinha este livro guardado na instante faz muito tempo, e tentei ler algumas vezes mas nunca conseguia por sua fala um pouco rebusca, mas decidi terminá-lo de uma vez mesmo ainda tendo dificuldade para entender algumas coisas. Mas mesmo assim vou deixar minha opinião de principiante. Ele fala abertamente sobre várias questões políticas que aconteceram antes e no atual momento dele, dando instruções para um príncipe e o que mais me chocou e que dá para ver isso no livro é que em nenhum momento ele criticou todas as armações e quebras das leis que ocorrem no livro. Enfim, não vou dar muitas opiniões por ainda querer relê-lo e entendê-lo completamente, pois ele fala muito sobre exemplos na história e gostaria de ligar todos os fatos. Quando reler de novo, talvez mude minhas avaliações e opiniões. (E para quem deseja lê-lo, tenha um dicionário se não estiver acostumado com palavras mais rebuscadas e para entendê-lo completamente, saiba mais sobre história, é isso que irei fazer na próxima.)

AndrA374 01/04/2023

A intenção do livro é ensinar aos leitores, como chegar ao poder e não perdê-lo. Uma obra que vale a leitura, mas não me agradou muito.

Eduarda 30/03/2023

Livro muito bom para entender a sociedade e o porque do seu funcionamento ser como é. A leitura é leve e o texto consegue descrever aspectos da sociedade atual, mesmo sendo escrito em uma época totalmente diferente da presente. Maquiavel não é conhecido de forma positiva, mas seus ensinamentos mostram como a sociedade desde aquela época em que era retratada é a mesma, onde o poder é o que prevalece!

John Shelby 29/03/2023

O Maquiavel
No começo do livro o Maquiavel remete exatamente o que ele quis escrever na sua obra pós possui uma leitura muito voltada aos tempos daquela época falando também sobre várias estratégias para um príncipe se manter no poder. Ele comenta várias situações que ocorreram em tempos passados para que não cometam o mesmo erro, aconselhando o para que em situações futuras tome a decisão certa.
E uma leitura interessante apesar de não gostar desse tipo de livro acredito que tem um conhecimento muito importante para ser adquirido

Maria 28/03/2023

O príncipe
É um livro clássico, nn tem muito como falar se é bom ou ruim. Porém vou falar sobre o livro em si.
Bom, o príncipe é um livro escrito por Maquiavel contado com fatos históricos como q Reis/príncipes e tal conseguiriam conquistar poder, perder poder, na visão absolutista do autor. O livro em si nn é legal, as coisas q ele fala nn deveriam ser seguidas hj em dia pq a gnt como povo ia estar fudido sksksk mas como eu disse ele traz conhecimento histórico tanto da época q ele escreveu tanto de épocas passadas da dele e por isso eu acho mt interessante ler esse livro. É um livro curto e demorado para se ler, mas vale muito a pena lê-lo.

Matheussz_rd 28/03/2023

O grande dilema : é melhor ser amado ou ser temido?
Dadas as circunstâncias, na visão de Nicolau Maquiavel, fazer-se temido de tal forma que, mesmo não conquistando o amor, consiga desviar-se do ódio, de fato, é a opção mais segura. O amor é mantido por vínculos de obrigatoriedade que se rompem na primeira ocasião oportuna, já que os homens são ingratos e egoístas; mas o temor trás consigo o medo de uma punição, que nunca o abandona. Indubitavelmente, valer-se do amor e do temor ao mesmo tempo é deveras complexo. Portanto, na escolha de uma opção, o temor terá que vir a tona para prevalecer como atuação principal.

oazzis 27/03/2023

A leitura do livro é um pouco complicada, tanto por conta do linguajar, pq o livro foi escrito a mt tempo, tanto por conta de ter q ficar indo e voltando no livro para assimilar as ideias. Mas msm assim, é mt incrível ver como Maquiavel diz estratégias e pontos q são usados até hj na política. A parte em que explicava a relação entre Maquiavel e Marx tbm é mt boa, vc fica tentando entender se alguém realmente tem razão e analisa os pontos dos 2 de forma q n fique chato.

Mateus.Silva 27/03/2023

O Principe
O livro em si flui bem e traz algumas lições interessantes, li pela curiosidade, não adicionou muito pra mim.

annacsfraccaro 25/03/2023

Finalmente li esse clássico
Faz tantos anos que ouço falar desse livro, então resolvi finalmente ler.
É um livro bem complexo e com assuntos complicados, o audiobook me ajudou muito a finalizar esse livro.

Pablo.Lorran 24/03/2023

Um clássico que realmente supera a expectativa.
Já fazia um tempo que eu queria ler este livro.

É um livro que vai direto ao assunto desde a primeira página.

Para quem não está acostumado com a forma da escrita ou até mesmo o ritmo da leitura, pode estranhar no início?

Eu comecei estranhando, com o tempo peguei o ritmo.

É um livro sem muitos pontos. Cheios de ?vírgulas?, ?e? ou ?ou?. Então já vá se preparado.

Escrita completamente antiga, porém bem simples de entender.

O conteúdo em si, não deixa a desejar hora nenhuma, e pelo menos para mim, algumas vezes tive que reler para absorver melhor.

Nota 4, pois o modo que é escrito não me prendeu muito.

limãozinho 21/03/2023

Conselheiro desnecessário
Não aplaudo Maquiavel , mas entendo seus ideais e suas conquistas .
"O Príncipe" é um livro muito forte e muito bem explorado academicamente , mas eu não o acho tão interessante .
Sua linguagem é extremamente arcaica e eu tive dificuldade em entender alguns contextos (mesmo o livro dando explicações no rodapé) .
Recomendo aos futuros líderes , mas também alerto a não serem tão fiéis a obra .