Um Teto Todo Seu

Um Teto Todo Seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

wes 20/05/2023

"Assim, quando lhes peço que escrevam mais livros, estou a incitá-las a fazer o melhor para vocês e o melhor para o mundo como um todo."

lidoporluana 19/05/2023

Um teto todo seu
A escrita desse livro é um pouco complexa, o que torna a leitura por vezes maçante. Além do mais, os capítulos e parágrafos enormes me deixaram com uma sensação de cansaço ao ler.

Apesar disso, é um livro muito importante!

É impossível não relacionar com a nossa atualidade e pensar que embora evoluímos muito socialmente, ainda praticamos algumas coisas como há 100 anos atrás.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/05/2023

No ensaio, considerado um dos textos mais influentes do século XX, a escritora faz uma fina análise das condições sociais das mulheres na história e de todas as limitações impostas a elas, fatos que explicam a pouca representatividade feminina no universo intelectual ao longo dos séculos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586719338

finnlandia 09/05/2023

Me deixou triste o fato que mesmo superando as questões de gênero, o capitalismo ainda existe para minar a nossa criatividade. Então não, Virginia, em 100 anos nada estará bom para nós.

Bruna.Cavalcante 24/04/2023

Sensacional
Um dos melhores livros que já, trás uma reflexão muito importante e atual sobre como a sociedade observava e observa a função e o papel da mulher na sociedade e até mesmo como se vê.

Isa 22/04/2023

Necessário
Assino embaixo.
Concordo com a Virginia Wolf em cada linha, acompanhei o raciocínio e desejo a todas mulheres um teto todo seu.

Karla 22/04/2023

Um Teto Todo Seu é de um jeito brilhante, e peculiar. Os dois ensaios que compõem o livro são muito bem escritos. Um trabalho feminista muito bom!

Ludmila 18/04/2023

Uma bela reflexão sobre o que uma mulher precisa para ter "sucesso" e sobre as dificuldades que ela enfrenta no mundo (até hoje) para que isso aconteça.

Araujo 15/04/2023

Judite Shakespeare
Virgínia Woolf e um convite para que as mulheres escrevam. Uma revisão do passado e das dificuldades que as precursoras da escrita feminina enfrentaram para que as mulheres desse século pudessem ao menos ter palavras todas suas, tetos todos seus.

Nicolas523 14/04/2023

"É estranha a diferença que um rabo faz"
Por meio de um gato sem rabo, uma biografia da "irmã de Shakespeare", entre outras digressões, a autora expõe uma ideia simples (porém nada óbvia): a de que é preciso uma renda estável e um teto todo seu para escrever ficção (ou qualquer produção artística). É fascinante acompanhar o desenvolvimento das dúvidas de Woolf (por que existem tão poucas mulheres escritoras? por que existem tantos homens escritores? por que, entre as exceções de escritoras, o formato do romance sempre se sobressaiu?) até suas conclusões. A fatal descoberta de que nós matamos nossos gênios, por falta de oportunidades, por falta de um espaço, de renda, de educação. Temos condenado todo e qualquer gênio, que não tenha nascido no corpo de um homem branco, a enlouquecer dentro de sua própria genialidade.

"Quando, porém, lemos sobre o afogamento
de uma bruxa, sobre uma mulher possuída
por demônios, sobre uma feiticeira que vendia ervas ou mesmo sobre um homem muito notável e sua mãe, então acho que estamos diante de uma romancista perdida, uma poeta subjugada, uma Jane Austen muda e inglória [...]"
Clarispectiana 14/04/2023minha estante
Fiquei encantada com a forma que ela trás para o debate questões de gênero sem deixar de lado a sua maestria literária.

Nicolas523 16/04/2023minha estante
Sim, ela equilibra perfeitamente seus argumentos para o ensaio mas sem abandonar sua escrita maravilhosa. ^^

Ariana 10/04/2023

Um livro feito para mulheres refletirem sobre qual o seu valor e posição que ocupa na sociedade na qual vivemos.

Amanda.Brisa 07/04/2023

Até parece que Virgínia escreveu esse livro atualmente
Virgínia fala sobre os problemas que as mulheres (principalmente mulheres escritoras), enfrentam na sociedade. Aqui ela aborta sobre a mulher e a ficção. Em um mundo sem voz, onde a mulher é moldada como o homem bem interessa, Virgínia se mostrou uma verdadeira feminista. Bem a frente de seu tempo. Até parece que Virginia escreveu esse livro atualmente.

Cavalcante10 07/04/2023

Certeira
É a palavra que define a visão de Virgínia, em um mundo em que as mulheres não tinha voz e nem vez, escrever romances e outros livros era perigoso, e para muitos doentio, os recursos faltavam, e as poucas mulheres que tiveram a coragem de escrever, eram humilhadas e todas como fúteis.
Fico chocado com a ideia de que certas obras, "escritas" por homens fazerem tanto sucesso, e as de mulheres não. A questão é: quantas obras famosas foram escritas por mulheres, mas roubadas por homens? Inúmeras, imagino, inclusive de "grandes autores". Quem garante que Shakespeare escreveu Romeu e Julieta? Não era típico de homem nenhum falar tão abertamente e intimamente sobre amor, principalmente o amor tão forte, como o de Julieta/Romeu.