The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

ingridingriding 08/06/2024

Sinceramente..perfeito
eu não tenho o que falar aqui, eu amo muito.
tenho observações, mas vou deixar pro meu projeto pessoal hihihi(e já falei muito nas outras resenhas aqui)
percebi algumas coisinhas e detalhes que são mt chocantes e cuidadosos por parte da suzanne collins...
percebi tbm umas situações em que ela faz paralelos nos outros livros. a situação é a mesma (ou mt semelhante), mas o comportamento da katniss é totalmente diferente. amei isso, mostra o desenvolvimento e o crescimento da personagem de uma forma muito boa
eu amo o peeta tanto tanto, mas é horrível pensar que ela foi obrigada a estar nessa situação. tipo assim..a capital roubou tudo dela, até o primeiro beijo dela foi propriedade deles. isso é muito triste (mas amo eles)
a katniss é mt engraçada tbm, ela é uma ótima personagem. me identifico com algumas coisas da diva
disse que não ia falar muito e acabei falando um monte ? não consigo me conter
peeta te amo
katniss te amo
snow te odeio
enfim! vamos de sofrimento agora (reler em chamas

rxvenants 07/06/2024

Sempre é uma experiência (re)ler Jogos Vorazes.
Revisitar Jogos Vorazes sempre é relembrar a grandiosidade dessa história.

Eu sempre vou admirar muito Suzanne Collins.

The Hunger Games é um clássico instantâneo. Mudou muita coisa no gênero YA e distópico e apresentou pra muitos jovens o sentido da luta de classes, a frieza do poder na mão de poucos, guerras televisonadas, o Pão e Circo e tantas outras coisas.

Independente de quando você ler, o livro continua sendo tão atual como se tivesse sido escrito dias antes da sua leitura.

Quando li pela primeira vez em 2010, quase quinze anos atrás, foi uma das minhas primeiras fontes de crítica da sociedade de uma forma que eu entendia na época. Eu tinha aulas de sociologia que me ajudavam bastante, mas Jogos Vorazes foi uma trilogia que me apresentou o sentido da rebelião contra o sistema.

E Collins é fenomenal no que faz. Não dá ponto sem nó, não escreve pois "precisa de uma piscina nova em casa". Tudo tem um motivo, todas as suas críticas são colocadas nas entrelinhas dos pensamentos seus protagonistas. Quando ela tem algo a falar, ela escreve.

É uma mulher que observa a sociedade que vive e passa sua visão de forma simples para para jovens adultos, fazendo com que eles entendam do mundo de forma simples com um enredo interessante, mas também passa sua visão para adultos que conhecem o mundo e gostam de aprofundar as suas críticas.

É incrível o que ela faz.

Relendo esse livro com 25 anos, eu vejo muito mais nas palavras da Katniss do que vi aos 09/10 anos.

Descobri muita coisa por conta de Suzanne que moldaram de diversas formas e ler tudo hoje em dia é entender milimetricamente o que torna Katniss Everdeen uma personagem tão boa e essa história tão inteligente.
Me faz pensar em coisas agora a adulta de uma forma diferente do que me fez pensar quando eu era adolescente e é fenomenal como o mesmo livro ainda te traz novas reflexões em diferentes períodos da sua vida.

The Hunger Games é extremamente bem escrito, com uma fluidez de dar inveja a diversos autores. O enredo tem uma ideia completamente incrível.

Os personagens que Collins escreve são muito carismáticos e todos servem um propósito. A bíblia que essa mulher tem desse universo deve ser astronômica de gigante. É completamente absurdo como eu consigo ver as nuances e referências do Snow de Cantiga de Pássaros e Serpentes e até mesmo dicas do Haymitch para seu livro em Sunrise on the Reaping.

Tem aprofundamento, desenvolvimento e muito sentido e motivo no que ela escreve.

A Katniss sempre vai ser uma das personagens mais bem feitas que eu vou ler na vida.
Reler ela foi ver como ela é uma sobrevivente do fundo do ser dela. TUDO que ela pensa tem a ver com sobrevivência. Até mesmo entregar uma cabra pra fazer a irmã sorrir se torna algo que ela pode usar para sobreviver.

É até fácil esquecer que a Katniss tem só dezesseis anos no livro, mas é necessário quando lembramos como tudo que ela já viu fez ela crescer rápido demais.

Ler sobre a Capital e sobre os Jogos Vorazes pela visão da Katniss é entender a visão dela de alguém que já perdeu muito pela centralização do poder e do luxo na mão de poucas pessoas. É fenomenal ver a Katniss acordando, não só sobrevivendo, mas entendendo o sistema que está inserida e como suas atitudes afetam e se tornam ameaças para aqueles que têm tudo de mão beijada.

Até mesmo ver a Effie soltando uma frase "rebelde" (aos seus padrões) é recompensador.

Ver como os Distritos que são usados para trabalho escravo acordam com a Katniss é lindo demais.
Eu talvez nunca vá esquecer a cena em que o Distrito 11 junta dinheiro para enviar um pão pequeno pra Katniss por agradecimento ao que ela fez pela Rue. Não é fácil para aquele distrito que passa fome mandar dinheiro pra ajudar ela, mas eles fizeram mesmo assim.

O povo pelo povo.

E como eu disse, encontrei muito mais das críticas da Suzanne Collins nas palavras e visões da Katniss relendo agora do que quando eu li pela primeira vez. São observações muito pontuais que não só enriquecem a personagem, mas te passam mensagens super bem colocadas.

Estou extremamente feliz de ter relido esse livro e super animada pra continuar minha releitura da série.

Eu poderia fazer um seminário só falando sobre esse livro. É o melhor YA distópico já feito. Carrega muito e passa tanto informação de forma simples pra um jovem de 13 anos quanto críticas escondidas para um adulto.

Obrigada Suzanne Collins por ter escrito esses livros. Nunca vou parar de recomendá-los.

Starrytulip 05/06/2024

QUE LEITURA, PESSOAL!!! Nunca pensei que gostaria tanto de jogos vorazes, me prendeu do começo ao fim, é um livro fantástico, virou um dos meus favoritos.

tortorelli0 01/06/2024

The most dangerous part of the Hunger Games is bout to begin
Tudo mundo já conhece a história então não tem muita novidade na minha leitura já que estou atrasada uns bons anos rs
Mas como é diferente do filme. As mortes, o romance, a ordem dos eventos. A importância de tantos personagens para a Katniss e Peeta que no filme foram deixados de lado.
O que mais me surpreendeu foi o quanto o romance entre Katniss e Peeta é aprofundado no livro e como ele é de extrema importância para história, no filme é contato de forma mais superficial. Outro ponto foi o quanto o Peeta é frágil em questão de combate e sobrevivência e o quanto ele realmente se machucou depois da luta com o Cato, o filme não conta nem metade do ele sofreu e de tudo o que a Katniss fez para manter-lo vivo.
É o amor triunfando nos cenários mais imprevisíveis. ?

tokki.felix 31/05/2024

Safe & Sound
Assisti os filmes e gostei bastante, então resolvi ler os livros. Achei que a adaptação ficou bem fiel a história original.

Eu gosto de livros de distopia apesar de não ter lido tantos nesse estilo, o universo de Jogos Vorazes é bem interessante e pode trazer reflexões sobre a nossa sociedade atual. É revoltante ver a atitude da capital em relação aos distritos, como se as pessoas que vivem lá não fossem humanas.

Apesar de já saber a história por ter assistido os filmes foi uma nova experiência nesse universo literário e pretendo ler as continuações.

Mayara.Cortes 31/05/2024

Vale a pena
Não sei explicar como, mas a autora consegue escrever exatamente como seria assistir os jogos vorazes. Parece que é uma leitura sobre o BBB2022, só que melhor.
E que universo meus queridos, fica tão fácil imaginar as roupas e ambientes do livro.
10/10

Gabriel.Openkowski 25/05/2024

Surpreendido
Diferente do que achava quando era adolescente, um dos melhores livros sobre ficção que já li, mesmo sendo em primeira pessoa, e ficando um pouco vago, o que esta acontecendo no mundo, e tendo apenas a visão da Katniss, realmente é instigante o caminho que o livro vai, gostei muito

Livinhaaaaa 11/05/2024

Isso não eh infanto-juvenil (eh sim!)
Simplesmente fantástico como a distopia foi construída, a ambientação e as estratégias de jogo, simplesmente outro nível comparado aos livros que são colocados junto do tipo harry potter (que eu AMO, mas tem uma proposta completamente diferente e é sim infanto-juvenil).

entendo que o romance e as leves fantasias até distoaram um pouco do peso que o livro tinha antes dos últimos capítulos, tem ainda a previsibilidade de alguns plots e construções da história.

queria mais decisão da parte da katniss, por mais que a ideia seja que os sentimentos dela sejam confusos, parece que ela mesma não os enxerga e esconde do leitor, fica um vazio (?).

ansiosa para saber como estão os outros personagens, como o pseudoromance vai acabar e o que vai motivar os outros livros! (e poder ver o filme agora!!!!)

Bia 24/04/2024

Eu já tinha lido Jogos Vorazes em português na minha época de escola, e lembro de ter amado e, inclusive, continuado a trilogia com Em Chamas, mas parei a leitura do último livro e nunca mais continuei. Achei a leitura em inglês super tranquila e foi bom ter recomeçado para finalmente completar a trilogia, que, convenhamos, é excelente.

Harriecherry_ 20/03/2024

Hunger Games 1
Amo tanto esta trilogia!
Amo os filmes e agora amo os livros e preciso de ler os outros ?
Além do romance, este livro tem uma grande critica social a achei incrível!!
Peeta my lover boy, homem mais whipped e apaixonado ?
Katniss a mulher da 🤬 #$%!& toda! AMO-A
Odeio o Gale e cada vez q era mencionado queria morrer!
Enfim amo a katniss e o Peeta e quero-os JUNTOS ??
TEAM PEETA FOREVER

maria 08/03/2024

Não acredito que eu nunca li nem assisti

cheguei atrasada hoje porque não queria largar a leitura e perdi o horário e quando cheguei lá só conseguia pensar em voltar pra poder terminar de ler

sophia 02/03/2024

Surpresa boa esse livro
Eu já tinha visto os filmes, e era isso, mas queria ler fazia um tempo, e nossa, é MUITO melhor.
a katniss do livro é muito mais maluca, o peeta do livro é muito pitico, os detalhes sobre tudo, os jogos, panem, o passado, são muito muito complementares e fazem a história serem absolutamente completa, ótima de ler.
é pesado como a gente sabe que é, mas nada de muito, mas o suficiente pra ser uma crítica.
o livro é MUITO mais crítico do que os filmes e muito mais transparente com as problematicas da capital.

?it is an old and rarely used gesture of our district, occasionally seen at funerals. it means thanks, it means admiration, it means goodbye to someone you love.?

?they?re already taking my future! they can?t have the things that mattered to me in the past!?

?and there i am, blushing and confused, made beautiful by cinna?s hands, desirable by peeta?s confession, tragic by circumstance, and by all accounts, unforgettable.?

isasas 18/02/2024

Resenha
Legal, o início de uma saga muito foda, conseguimos nos associar na história, se identificar, um livro de romance e ação

nana 31/01/2024

É quatro horas da manhã, e sim! Irei fazer minha resenha agora.

Eu já era um tanto obcecada pelos filmes, no nível de que no ano passado eu literalmente assistia eles todo final de semana. E esse livro... Ele é tão melhor!

Eu nem sei explicar totalmente, mas é um fato que livros são sempre melhores que as adaptações. Coisas que eu não entendia no primeiro filme foram totalmente explícitas nesta obra. Eu consegui me apegar aos personagens ainda mais profundamente.

Tem tantas coisas que mereciam ter sido mostradas nos filmes, porém sei que não caberia. Aqui até minha visão sobre a Katniss mudou, aqui me sinto próxima dela, aqui ela é vulnerável, ela tem medos, mesmo que ela odeie a possibilidade de parecer fraca.

O livro em si é mais pesado, é mais profundo, teve cenas que eu chorei, que tive medo, e provavelmente a experiência teria sido ainda melhor se eu não conhecesse os filmes.

E sério, eu simplesmente amo a Katniss, sou apaixonada pelo o meu padeiro preferido - Peeta, eu chorei muito na parte da Rue. Fiquei totalmente apreensiva com o fim do livro, e ainda mais ansiosa pelo próximo. Porém agora eu estou sentindo um vazio... Não estou bem.

Catching fire is coming...