O Lado Mais Sombrio

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Mari 04/04/2023

Uma loucura
[RESENHA ENORME E SEM REVISÃO POR ENQUANTO, POIS EU QUERO DORMIR :D]

Eu normalmente espero alguns dias para fazer a resenha dos livros que eu leio, mas esse eu decidi fazer logo depois de terminar.

O livro começa de uma maneira muito confusa e pra piorar, a autora inventou de colocar umas palavras que quase ninguém deve saber o significado.

Já mais pro meio, tudo começa a fazer sentido e o livro fica muito interessante de ler. Sinceramente, boa parte da minha leitura eu estava adorando esse livro, as referências ao livro "Alice no país das maravilhas" são muito interessantes e a autora realmente conseguiu fazer com que se pareça uma continuação da história principal, e uma explicação sobre como o país das maravilhas realmente é.

Sobre a escrita da autora, eu não sei nem o que comentar. Eu consegui pegar o contexto geral da história, mas muitas partes eu só li mesmo sem entender nada e passei adiante. Eu diria que quem gosta de ler um livro que te deixe imerso na história, provavelmente não vá curtir muito esse daqui, porque é quase impossível "entrar" na história, quando você fica perdido nos acontecimentos do livro.

Sobre os personagens, confesso que não me apeguei a nenhum deles. Eu comecei a leitura por causa do Morfeu, vi várias pessoas encantadas com ele que eu acabei ficando muito curiosa, no fim eu terminei com bastante raiva desse personagem, apesar de achar que ele tem muito potencial pela frente. O Jeb é um personagem até que interessante, porém em momento nenhum eu achei que ele combinava com a Ali. Já a Alyssa, na minha opinião é aquela típica personagem feminina que tinha tudo pra ser a f0dona da história, mas que só fica vivendo na sombra de macho.

Enfim, chegou a parte que eu mais queria comentar. QUE CLÍMAX FOI ESSE???????????? Sinceramente, eu quase infartei de tanta raiva lendo o que era pra ser a parte mais emocionante do livro.
Vou até separar em tópicos pra conseguir comentar tudo o que quero, e tentarei não dar nenhum spoiler, mas caso eu não consiga e você queira muito ler esse livro, pare de ler aqui :)

1- Começa que a Alyssa basicamente perdoa toda a merda que um certo personagem faz com ela. Tipo, a pessoa vai lá, faz uma cagada e a Alyssa perdoa, até aí tudo bem, mas ela segue o livro todo fazendo ferrando com a vida da menina e ela vai passando pano pra ele.

2- Depois de perceber que estava sendo feita de trouxa, a nossa querida garotinha Alyssa beija o FILHO DA MÃE (QUE EU GOSTAVA TBM!!!!! POR ISSO ESTOU COM ÓDIO) e ainda dá uma desculpa de "Ai, eu não queria ter que fazer isso, mas é a minha única opção" E NÃO!!! NÃO ERA A ÚNICA OPÇÃO E FOI SÓ UMA DESCULPINHA PRA BEIJAR O CARA.

3- (A pior de todas) O vilão da história diz as seguintes palavras pro dito cujo dos tópicos anteriores: "Posso oferecer seu corpo (se referindo a Ali), forçá-la a render-se aos seus desejos. Use-a à sua vontade." Daí esse mesmo vilão fica falando tipo "Você quer ela pra si?" e ele fica meio pensativo assim (TIPO, QUEM FICA COGITANDO SOBRE USAR O CORPO DE ALGUÉM???). Bom, aí a Ali fica falando tipo, "Cara, tu não vai fazer isso não né? Ficar usando o meu corpo e talz", E ELE VAI EMBORA!!!!!!!! (parece pouco, mas basicamente se ele fosse embora, ele estaria deixando a mina nas mãos do vilão que pegaria o que ele quisesse e deixaria forçaria a ali a ser uma escrava s3xual do dito cujo). Não sei se deu pra entender esse tópico, mas acho que ficou claro.

4- A Ali basicamente resolve tudo sozinha, derrota o vilão (Isso não é spoiler, é claro que ela derrotaria ele), mas antes disso, quando falta um pouquinho pra ela matar ele, O DITO CUJO RESOLVE VOLTAR E FINALIZAR (quem joga jogos de battle royale vai entender o que eu estou falando. basicamente ele volta pra roubar a kill dela) a morte. E ESSE NÃO É O PROBLEMA!!!!! O PROBLEMA É QUE A ALYSSA FICA BASICAMENTE "Nossa, o que eu seria sem você! Tu me salvou mesmo caraa", MAS QUEM FEZ TUDO FOI ELA! e cara, ele basicamente só chega lá e corta um treco lá que faltava pra matar o vilão.

5- Tá, daí chega a parte que eu quase chorei de tristeza/raiva. A Ali quase morrendo fala pro dito cujo que ele abandonou ela e ele fala que voltou (podia ter ido embora de vez) e que sempre acreditou nela, e ela fica tipo "Eu não acredito mais em você", daí ele fala com as seguintes palavras " Eu sabia que você venceria. Você só precisava de um empurrão para ficar com raiva. E quem melhor do que eu para deixá-la no limite da fúria?", tipo, ele basicamente fala que abandonou ela pra morrer, só pra ela ficar furiosa e mais poderosa pra matar o vilão, daí eu fico me pensando se não foi a autora que percebeu a burrada que fez e colocou isso só pro pessoal pensar "nossa, que cara genial! realmente ele fez tudo isso só pra salvar ela!" e amenizar a ogiva nuclear que ela causou.

5- (sim, tem mais) Acabou a batalha final, a alyssa tá toda cagada (não literalmente) e eles falam tipo "nossa, muito bem, você salvou a gente, então vamos te conceder um desejo, o que você vai pedir?" tipo, podia ser qualquer coisa e ela vai lá e fala "Vamos festejar!" Se bem que isso é bem típico de alice e o país das maravilhas (apesar de não ser esse o livro), tipo, o povo é tudo doido mesmo.

6- Leiam comigo essa frase da Ali pro dito cujo "Eu acredito em você agora, está bem? Eu acredito que você se importava. E não esquecerei o que você fez por mim... No final." Um herói ele, quer aplausos?? E ele completa com "Não deixarei que esqueça", ESQUEÇA DO QUÊ??? QUAL FOI O ATO HERÓICO QUE TU FEZ, MEU FI???
6.1: O dito cujo faz um monte de coisa pra redimir a burrada que ele fez, e no final ele fala " Ah, mereço mais do que um agradecimento - Seus olhos fervilham de sedução." Nossa, que sedutor, meu Deus.

Essa eu não posso falar detalhadamente pq o contexto é um super hiper mega spoiler, mas o nosso querido dito cujo insinua pra Ali que ela pertence a ele, ele fala "Então, a quem você pertence, Alyssa?". Sem contexto parece que ele não estava se referindo a ele, mas a parte com spoiler que ele fala antes deixa 100% explícito que ele realmente está falando que ela pertence a ele.

Acho que me irrita muito ver que ninguém comentou nada sobre isso, afinal (um possível spoiler!?), esse personagem aí é o queridinho de todas as meninas.

Enfim, vários outros personagens cometem burradas ao longo do livro, inclusive a própria Alyssa, mas eu diria que não foi nada ao nível desse personagem aí. Eu diria ainda que antes de tudo isso acontecer (que foi só no clímax), eu amava esse personagem, e depois que ele aparece todo fofo e "mudado", dá uma certa vontadezinha de fazer igual a Ali e esquecer, mas isso seria muito errado. Espero que nos outros livros ele seja diferente e eu consiga voltar a gostar dele.

É isso, apesar de tudo eu gostei bastante da história (não parece, né?). Durante o começo ao fim (tirando o clímax) eu li o livro com muita empolgação pq é realmente muito interessante tudo o que acontece, só os personagens que são meio chatinhos e a escrita da autora é um pouquinho difícil de compreender às vezes.

kell. 01/04/2023

Uma bomba que não recomendaria nem pro satanás.
Sinceramente, tudo nesse livro é uma bosta. diálogos? uma merda. cenas? uma merda. personagens? uma merda. Falando em um tom claro: a escrita da autora é uma porcaria.

Gege 31/03/2023

O Lado Mais Sombrio
O livro é muito bom, ele pega as partes de Alice no país das maravilhas. Eu não dei 5 estrelas por alguns motivos, tipo: o livro demora demais pra acontecer as coisas e tem palavras que não dá pra entender direito o significado, mas tirando isso, o livro é muito bom!

Ana Lee 30/03/2023

Insano e incrível!
Nunca imaginei que o país das maravilhas pudesse ser ainda mais absurdo e louco!
Eu me apaixonei por um homem mariposa rsrsr Morfeu é o tipo de cara que a gente ama odiar e odeia amar.
Comprei a trilogia pela temática e já no primeiro livro fiquei APAIXONADA! Espero que os outros sejam tão fascinantes quanto esse.

ziwry 29/03/2023

Eu gostei do livro, é bom e meio confuso. acho que as coisas meio que aconteciam rápido dms e iam se atropelando, não sei? minha opinião. gostei do romance dela com jeb e a tensão com morfeu, o final eu adorei, ficou um gostinho de quero mais. acho que vou ler a continuação sim

millena118 29/03/2023

Sou completamente encantada pelo país das maravilhas e essa leitura só fez com que minha paixão crescesse. recomendo ler com a trilha sonora do filme da disney, tem disponível no spotify. eu te amo morfeu.

Jujuba 27/03/2023

Cadê o hype que essa série merecia????
Olha, eu não tinha muita fé nessa série mas fui completamente surpreendida.
O desenvolvimento da história é muito bom, vc fica com raiva, vc fica torcendo, vc fica imaginando se, afinal, a Alyssa não é mesmo louca e, por fim, você se apaixona pela lagarta.
O País da Maravilha de uma forma um pouco mais dark (porém não muito, já que é um livro +14, se eu não me engano).
Apenas não sou muito fã do final da série (e de algumas ações da protagonista, mas, quem nunca?)

Nellakyram0 20/03/2023

"Seu amor é a única magia de que preciso."
O início do livro foi bem chatinho, mas ao decorrer foi melhorando com os plots. Achei algumas cenas do livro meio dramáticas, e a protagonista é meio termo, até que ela evolui bastante, mas ainda não tá essas coisas. A relação dela com o Jeb é sem sal, e o Morfeu carregou o livro nas costas, quando ele aparecia chega dava um alívio. Não sei se pretendo continuar a trilogia, e se continuar vai ser pelo Morfeu.

Vivi 19/03/2023

Desisto
Apenas fazendo essa resenha para falar que esse foi o livro com a narrativa mais chata que já vi.
Agora entendo porque tem um monte de gente que odeia livros de fantasia com protagonista adolescente.
A Alyssa é uma pirralha mimada, egoísta, e sua motivação para tudo é besta sério, às coisas acontecem do literalmente nada.
O Jeb é o gado mais ridículo que já vi, o cara tava indo com a menina lá pro baile, e decidiu voltar e ver como a Alyssa tava. A relação deles é tão sem graça, parece que ela é uma criança e ele é a babá dela.
As coisas são tão mal trabalhadas que me fez ter sono e preguiça de falar dele.
Égua que livro entediante, abandonei ele.
Milena298 26/03/2023minha estante
!!!

Manuela.Cavalcanti 17/03/2023

Um país não tão maravilhoso assim?
Então, eu gostei do livro, mas, talvez, eu esperasse que ele fosse um pouco melhor desenvolvido. Deixa eu explicar?

O roteiro, a premissa do livro, é INCRÍVEL. Relatar a volta ao País das Maravilhas de uma maneira tão diferente, explorar mais o lado da Rainha Vermelha e sua linhagem familiar e trazer de volta personagens tão significativos para nós que crescemos lendo essa história infantil foram ideias muito legais.

A Alyssa é uma personagem riquíssima e o emaranhado da história de sua família foi feito com extrema cautela e criatividade. O que me faz admirar muito a autora. Me afeiçoei pela mãe de Alyssa, a Alisson, pelo pai de Alyssa e senti tristeza profunda em entender o que aconteceu com a própria Alice.

Mas, apesar da ideia da história ter sido muito bem pensada, não achei que a história foi bem desenvolvida (principalmente do meio pra o final). Senti que algumas resoluções foram fáceis demais, os desafios pelos quais Alyssa estava sendo testada não me pareciam de fato desafios, as resoluções eram simples e sem passar o medo e o receio que precisava passar.

A luta final eu não considero com luta? a escrita poderia ter detalhado mais a cena ao ponto de passar ao leitor que aquela era mesmo uma situação de vida ou morte. Eu não sentia isso, sentia que era fácil e que tudo ia acabar bem, porque a solução chegava muito de mão beijada.

Outra coisa que me fez sentir assim foi a forma como a Alyssa foi descrita. Ela meio que sempre tinha alguém para salvar ela, ela era a garotinha em apuros, a que precisava ser protegida. Eu entendo que, talvez, a autora quisesse construir o arco de superação, onde ela se tornaria A SALVADORA, mas não foi a sensação que me passou.

Outra, o Jeb é insuportável! Sempre pagando de macho-alfa. O livro inteiro. E no final ele chega com o rabo entre as pernas e nenhum pouco protetorzão. Parece que a autora tava descrevendo OUTRA pessoa no final, esse não era o Jeb, até porque ele nem lembra do que aconteceu, então deveria estar agindo da mesma forma que sempre agiu. Não agir diferente, afinal, ele não viu a jornada de crescimento de Alyssa.

Morfeu, por outro lado, foi bem trabalhado como personagem. O que ele era no início, ele era no fim. A essência dele não muda. Só que acho que a autora deveria ter se arriscado um pouco mais do caso de não deixar que o fim se encerrasse como um ?felizes para sempre?. Senti falta de uma morte inesperada, de algo que me fizesse dizer ?como assim, eu amava esse personagem e esse é o fim dele?!? Isso QUASE aconteceu em relação à Morfeu, mas no final ela reverteu para um ?happy ever after?.

Em suma, acho que poderia ter trabalhado melhor algumas cenas. Para passar o drama que a cena precisava. Faltou arriscar em drama maior (se Jeb tivesse ficado aprisionado daria um bom gancho para os livros a seguir, ou se Morfeu tivesse morrido mesmo?)

Enfim, tudo o que eu falei não traz demérito à obra. Repito, a ideia do livro É INCRÍVEL. Toda a releitura que a autora faz da história é impressionante!

Dayana 16/03/2023

Uma das minhas histórias favoritas é Alice no país das maravilhas, lembro que o maior motivo para mim ter comprado esse livro foi o fato que ele tinha relação com a história de Alice, posso dizer que a história do livro me envolveu do começo ao fim, e não importa quantas vezes eu leia ela sempre vai me prender e cativar

Thaís de Souza 14/03/2023

O lado mais sombrio
Amei!
Que livro incrível, que história fascinante, fiquei totalmente absorva pelo país das maravilhas de A. G. Howard.
Que escrita fluida, fiquei totalmente deslumbrada, queria ler mais e mais e quando não estava lendo só conseguia pensar nos possíveis desenrolares da história.
E me apaixonei por Morfeu, rebelde, misterioso, sarcástico, com passado obscuro, impossível não ter um crush.

Erika240 12/03/2023

...
Eu estava extremamente ansiosa para ler esse livro e ele supriu todas as monhas expectativas. Eu fui definitivamente encantada e atraída para a teia do pais das maravilhas e por Morfeu.
E como Alyssa eu estou dívida entre jeb e Morfeu, os dois são incríveis e os dois me dão raiva no mesmo nível de intensidade. Eu amo e odeio os dois e as vezes só quero que a Al soque a boca dos dois.