Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Marília 04/06/2024

Me sinto como se tivesse acabado de voltar de uma viagem...
Simplesmente amei o livro, ele é viajado, porém nem tanto. Gostei muito de saber também mais sobre o autor e o fato do livro trazer sua última entrevista. Me sinto meio triste por ele nunca ter conseguido assistir sua obra nos cinemas e ter sido amplamente reconhecido em vida. Adorei o fato dele ter escrito tantas obras que hoje até mesmo são replicadas no cinema, e que algumas são até de meu conhecimento, mesmo antes não sabendo que eram deles. Ao mesmo tempo, me sinto como se estivesse perdendo algo, que se ele não tivesse morrido tão jovem, estaria podendo ter.
O livro em si é maravilhoso, já tinha assistido o filme, porém realmente o livro trás detalhes delicados e mais aprofundados, que nos mostram o que realmente é Ficção Científica. Gosto do fato de ser apenas mais um dia de trabalho do protagonista, e não ser algo tão fantasioso. Apesar de ser uma fantasia, uma ficção, isso nos aproxima dele e da história, sinto como se estivesse vivendo aquilo.
O livro deixa você querendo saber mais e ter mais daquele mundo, apesar de gostar de ele ser um único livro e história completa, é algo que curto de livros antigos de não ter diversas continuações. Sinto que esse fato acaba por retendo a magia do livro, que em muitas vezes se perde nas continuações.
Ele é muito bem feito e a história deixa você ter margem pra imaginar mais sobre aquele mundo e o que poderia se desenrolar depois dos acontecimentos. Infelizmente não sei ainda a resposta da pergunta do livro. Mas posso tentar tirar minhas próprias conclusões.
Recomendo bastante esse livro, a leitura é gostosa e até mesmo rápida, me pegou de um jeito que não queria fazer outra coisa a não ser ler. Irei até mesmo procurar outras obras do autor.

Nicole710 03/06/2024

Bem fluido
Me envolvi com a história e com os personagens desde o começo, por ser ficção científica em uma realidade distopica não compreendi bem o mundo em questão, mas me empolguei em descobri-lo. Gostaria de algumas explicações que achei faltarem, por esta razão não favoritei, mesmo assim achei um ótimo livro. Tem muitos questionamentos interessantes e a frente de seu tempo.

Igor Almeida 01/06/2024minha estante
Sem Spoiler

Eliane406 01/06/2024minha estante
Assisti o filme nos anos 90, só li o livro ano passado, imaginar como K.Dick pensava sobre o futuro e as milhares de escritas dele sobre todo esse conhecimento tecnológico é o mais intrigante. Pensar na moralidade do ser umano em detrimento da máquina, faz sentido nesse mundo atual de liquidez humana.

PhoenixStove 31/05/2024

Misterioso e brilhante!
Que obra... Blade Runner é um mergulho profundo numa distopia onde humanos e androides coexistem em uma Los Angeles sombria e desolada. Rick Deckard é um personagem simples, mas emocionalmente complexo, oque enriquece muito seu desenvolvimento e claro seu desempenho na ação, atormentado principalmente pelas suas dúvidas e conflitos morais que também são impostos a ele, pelos mesmos ele foi enviado para caçar e 'aposentar', os replicantes/androides rebeldes. Não só Deckard mas os replicantes também são igualmente fascinantes. O livro é uma mistura perfeita de ficção científica e noir, com personagens complexos e uma atmosfera sensual e misteriosa. A narrativa de Philip K. Dick, autor que já ganhou meu coração, nos faz questionar o que realmente significa ser humano, ou simplificando, oque significa ter empatia pela vida, em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. Uma leitura envolvente que me cativou do início ao fim.

Ycariz 29/05/2024

Absurdamente profundo!
A quantidade de camadas que existe nas entrelinhas dessa história simples é incontáveis. É tão bem colocadas que para um leitor que só deseja uma história de investigação, só vai ver ação e mistério e satisfazer com isso.

folha_mf 27/05/2024

Que viage é essa.
Esse livro é simplesmente doidinho. Tanto o universo da história, quanto o desenvolvimento dos personagens e das situações.
O que define ser humano? Não o ser humano, mas ser humano. Não acredito que o que nos defina seja a empatia, não acredito que isso tenha um papel significativo na maioroa de nós para nos definir como seres que são empáticos, não por natureza e não acredito que seja fácil nos tornarmos assim.
Fora a moralidade do livro que me incomoda, a forma como os personagens encaram as situações e mudam em relação a elas é muito intensa, mas acontece tem rápido que parece imposta, um raso se fingindo de profundo.
O desfecho final me deixou tão confusa quanto a introdução, é um livro interessante e desperta curiosidade, mas é extremamente viajado.

Anne10ssica 22/05/2024

Uma história muito bem construída e de certa forma empolgante. Achei que leria mais cenas de ação, porém não é muito a desse livro.
Aqui tudo se desenvolve de forma fácil, o protagonista luta mais internamente, com seus próprios pensamentos e sentimentos, do que com os problemas impostos pela função.
Senti que poderia ter desenvolvido um pouco mais o personagem Phil Resch.
No mais a história termina como começa.

Joyce585 20/05/2024

Será que um androide tem menos direito de ?viver??
Lendo esse livro fiquei com muita vontade de rever o filme. As diferenças entre as duas histórias são notáveis, mas no livro a gente ganha um contexto maior de como é aquela sociedade que aparece no filme. E nem de longe o personagem principal desse livro tem o porte físico como Harrison Ford tem no filme. Aqui o Rick é só um cara médio, fazendo o trabalho dele. O maior sonho dele é ter um animal de verdade para finalmente se livrar da ovelha elétrica. Gosto das indagações trazidas aqui, mesmo que de forma implícita. Será que um androide tem menos direito de viver que um humano?

Johnatan 19/05/2024

Algumas linhas filosóficas, outras de ação frenética, um bom título pra quem gosta do gênero e do autor, vale a leitura.

Melissa 16/05/2024

Um homem descrevendo mulheres
O livro é realmente muito bom, a construção do mundo é impecável com muitos detalhes q fazem tudo mais imersivo. Entretanto, o livro tem um pequeno problema que faz eu n dar 5 estrelas: as descrições das personagens femininas. Como o autor descreve os corpos delas e as mínimas características de suas aparências, mas quando fala de um personagem masculino é somente vago sem muitos detalhes.

@angelica 14/05/2024

Incrível. Te faz refletir sobre o que é humanidade em um Terra cheia de poeira radioativa e androides.

Caroline 08/05/2024

O começo é bem paradinho, não prende tanto e você ainda fica naquela confusão pela ambientação do mundo distópico apresentado.
Mas depois é bem legal, rapidinho, eu só acho que as cenas de ações do livro em si são fraquinhas, e se comparar com o filme entt...
Mas eu gostei, é uma distopia bem feitinha, e me fez ter curiosidade de ler mais do autor

Aline221 05/05/2024

Nhe
Esse aqui eu li pra um trabalho escolar, então já comecei meio na má vontade, no começo eu achei extremamente chato só queria desistir, porem com o foco de tirar um 10 na prova eu continuei lendo.

o livro fica bom lá pra pagina 80 por ai, e em geral a história até que é boa viu, o protagonista tem o trabalho de caçar os androides de uma lista, mas ele só tem suspeitas e tem que usar um teste de empatia antes, e durante essa caça ele mesmo começa a se questionar sobre o sistema que ele vive e o que ele está fazendo, o porque...?

porque ele começa a ter empatia pelos androides, inclusive se apaixona por uma, essa parte da duvida, medo e confusão foi trabalhada muito bem, o final achei mais ou menos, mas teve sim uma mensagem legal e condizente ao personagem.

oia até que no final a escola me obrigar a ler isso não foi tão ruim.

Emily1021 02/05/2024

Uma ficção científica sem aquela dificuldade de entender, de leitura bem leve. queria que gostado mais do livro, pois sempre ouço bem, mas pra mim não foi lá essas coisas, ainda assim gostei da história.

Jader Miani 30/04/2024

Como um grande fã do filme Blade Runner, sempre quis ler o romance que o inspirou. Confesso que a narrativa me fisgou poucas vezes, os capítulos do Deckard são mais interessantes pois possuem um pouco mais de ação. Os capítulos do "cabeça de galinha" são mais filosóficos e focados no desenvolvimento. Apesar do foco não ser o humor, nestes capítulos alguns trechos são engraçados. No geral, é uma obra bastante original, além da ideia dos androides que se comportam como cópias humanas quase perfeitas, elementos como a caixa de empatia ainda podem ser considerados "futuristas" mesmo nos dias de hoje. Também é abordado exaustivamente os animais (tanto naturais como elétricos) na obra, até entendo o objetivo, porém são trechos do desenvolvimento que acho pouco convincentes, não entrou muito na minha cabeça porque aquelas pessoas queriam tanto ter esses animais (tampouco porque todos os animais foram instintos mesmo os domésticos e até aranhas...).

Enfim, vale a leitura, mas não espere por uma história com muitos acontecimentos ou surpresas, chega até a prender ali pela metade, depois se desenrola suavemente até o final.