Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Matheus 19/02/2013

Um livro divertidinho. Nada de supremo que justifique ser colocado na lista dos grandes vestibulares. É só engraçadinho. Sim, há as ironias, as tiradas engenhosas e uma tímida crítica social, mas nada que o coloque ao clássicos da literatura brasileira. A impressão que me passou foi de que, na falta de algo melhor no período em que foi escrito, os estudiosos da literatura nos empurraram um livrinho para preencher o buraco que é a prosa do nosso romantismo. Em verdade, é um livro bem dispensável.

JAlia 27/07/2023

Achei top
Eu li I livro por obrigatoriedade da escola e com interesse nos vestibulares e me surpreendi!
O livro e interessante e muito legal por trazer consigo um anti herói como protagonista.
Recomendo!

Joao 19/04/2020

Memórias de um Sargento de Milícias
O livro Memórias de um Sargento de Milícias conta a história de Leonardo, jovem que teve um amor renegado pelos pais e que foi criado por seus padrinhos. O narrador transforma o livro quase como um diário, no qual conta toda as etapas da vida do personagem. Muitas vezes o próprio narrador conversa conosco e nos faz explicações, como que relacionando informações já contadas ao longo do livro.
Confesso que a leitura não foi fácil e que o livro demorou pra cair em meu gosto, acredito que isso tenha acontecido por dois motivos:

O primeiro, pela escrita bastante característica da epóca, ano de 1852, no qual são utilizandas palavras que com duplo significado, como por exemplo ?trabalho? no livro é ?ofício? e ?sangrar? significa ser curandeiro ou curar alguém.

O segundo foi por ser um livro de memórias, ou seja, o autor preferiu por começar a contar a linha do tempo de Leonardo antes até do nascimento do mesmo, quando não existiram histórias muito atraentes. Embora esta estrutura tenha sido essencial para entendermos o motivo para Leonardo ter o sentimento de revolta na sua vida.

Memórias de um Sargento de Milícias mostra para o quê veio no momento em que o narrador conta as travessuras do protagonista, a primeira história de amor com a Luizinha, a perda de um grande ente querido e os caminhos que levaram Leonardo a se tornar um sargento. A partir de todo o desenvolvimento do personagem principal, Manuel Antonio Bandeira conseguiu criar um grande anti- herói, um nítido malandro, no qual acabamos criando empatia e acabamos na torcida por ele.

Tati Sampaio 19/01/2009

O personagem principal, Leonardinho, foge das características típicas de um herói, realizando muitas peripécias. Ele, de repente se vê apaixonado por Luizinha em uma relação amorosa totalmente desidealizada. Tudo isso compõem o humor da história.
Porém, algumas palavras utilizadas podem dificultar um pouco a leitura.

SammyaLC 31/01/2024

?Filho de uma pisadela e de um beliscão!?
Que livro maravilhoso! Rolei de ri! Não esperava nada, e estou aqui pensando como ele passou tanto tempo acumulando poeira na minha estante? Simplesmente amei, principalmente a construção dos personagens, cheios de dualidades!
Se puder, pegue-o para ler sem saber nada do enredo, vale a pena!

Claudio.Mussa 06/10/2022

Adorei cada momento lendo, o grande destaque do livro certeza é o narrador, a forma de como a história é contada molda toda a experiência da leitura. Os personagens principais têm entre si diálogos bem feitos e a evolução da história me prendeu bastante.

Wlange 23/06/2020

Memórias de um sargento de milícias
No Brasil do início do século XIX, Leonardo abandona a esposa adúltera e o filho bebê, que também se chama Leonardo. Acompanhamos o crescimento do Leonardo filho e seus encontros e desencontros com o pai e outras personagens.

Achei chato, mas é um registro importante na história do romance brasileiro.

Laura 15/11/2021

Esperava mais
O ritmo da narrativa em si é ok, mas imaginei que a história teria algo a mais, apesar de ser um livro pequeno.
Gostei de certas reflexões e metáforas ao longo do livro.

Jesraylanne 01/11/2023

Ô menino atentado
?Memórias de um Sargento de Milícias? é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Manuel Antônio de Almeida. Publicado originalmente em 1854, o livro é uma crônica da vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX, retratando a sociedade e os costumes da época de forma satírica e irônica.

A narrativa é centrada na vida do anti-herói Leonardo, um jovem travesso que cresce em meio a trapalhadas e travessuras, tornando-se um sargento de milícias. O enredo se desenvolve com uma série de personagens cativantes e suas peripécias, pintando um quadro vívido da sociedade carioca da época, com seus vícios e virtudes.

O estilo narrativo de Manuel Antônio de Almeida é marcado por sua habilidade em criar diálogos espirituosos e uma caracterização rica dos personagens. A obra também aborda temas sociais, como a mobilidade social, a hipocrisia da elite e as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora.

?Memórias de um Sargento de Milícias? é uma leitura envolvente e divertida que oferece um olhar perspicaz sobre a sociedade brasileira do século XIX e continua sendo uma peça importante da literatura nacional, apreciada por gerações de leitores.

oritosama 20/09/2021

É...
Particularmente não é o tipo de livro que eu curto ler. Nada contra os clássicos, mas este em específico eu não curti.

Bem legal que nesta edição tem o "dicionário" em baixo, pois como a linguagem é bem antiga, o vocabulário é mais complicadinho.

Achei chatinho.

É um romance romântico, mas de romance mesmo não tem de quase nada kkkk.
Da uma quebrada nesse modelo do romantismo, não sendo o Leonardinho um herói de modelo romântico, quebrando essa expectativa.

Marcinhow 07/04/2022

O primeiro grande malandro da literatura brasileira
Um livro a frente do seu tempo, todo estruturado entre a ordem e a desordem. Leonardo é um "herói" totalmente na contra-mão dos heróis românticos da literatura em voga na época.
Me delicie com essa leitura.

Maria 01/11/2022

Memórias de um sargento de milícias
O livro é clássico e tudo mais, sei que normalmente é mais difícil de ler. Mas mesmo assim dei uma nota mais baixa, pq já li livros clássicos q mesmo cm a escrita difícil consegui ler e a história me prender mas essa aqui não. Muita gnt gosta por ser em folhetin e as coisas se passarem mais rápido. Porém não gostei desse estilo. Me deixa muito confusa com o que tá acontecendo e não gostei da história em si também.

Joyce.Mayra 19/04/2022

Surpreendentemente, leve e divertido!
Posso começar dizendo que este livro me surpreendeu muito, não esperava nada do que li e o imaginava chato, mas não é.

O livro tem a leitura fluida e envolvente, muitas confusões e reviravoltas que mantiveram-me atenta a cada nova situação.

Leonardo, nosso sargento de milícias, é muito ligeiro e sortudo, o que faz com que ele se saia bem de todas as emboscadas, em todas as fases de sua vida.

Os personagens dos quais mais simpatizei foram o compadre e a comadre, o zelo para com o afilhado é de se espantar, ainda mais pelo gênio do menino. Gostei de acompanhar o carinho e a responsabilidade que tiveram em sonhar e lutar para que Leonardo tivesse um bom futuro, sem em nenhum momento pensarem em abandoná-lo por suas malandragens.

Técnicamente, as surpresas não cessaram. Por ser um clássico, esperava uma linguagem mais densa, mas na verdade, mesmo que antiga, é bem entendível e o que não se sabe dá para interpretar bem pelo contexto.

Pra quem quer começar a ler clássicos, este romance brasileiro atípico e realista é bem leve e divertido, recomendo a leitura.

Carolina 06/06/2023

Clássico
É uma delícia de leitura, um dos livros de literatura brasileira mais fluidos e engraçados que já li. Me ajudou a sair da ressaca literária :)