Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Sarah 07/06/2024

O mais diferentão
Minha resenha sumiu (??) então vou escrever uma nova kk
Foi uma leitura fluida, os capítulos são curtos, mas um pouco avançada por causa do português arcaico, um romance incomum pro romantismo, até com um pé pro realismo, o personagem não é de família rica, é azarado e vive de traquinagens, muito divertido, li como se fosse uma novela das seis.

Iorany 03/06/2024

Foi bom
Em algumas partes eu achei muito engraçado e percebi que o menino realmente apronta kkk.
Tem coisas da época que eu acho estranhas, mas enfim, os personagens são legais (cada um do seu jeito).
Só o final que eu não curti muito, a menina lá (que eu nem lembro o nome) era muito sem sal, mas entendo que era algo da época e que as mulheres não tinham visibilidade e as vezes só serviam para certas coisas.
No final de tudo, foi bom.

Giselle132 02/06/2024

Gostei :)
"Em certos corações o amor é assim, tudo quanto tem de terno, de dedicado, de fiel, desaparece depois de certas provas e transforma-se num incurável ódio."

Bruna 31/05/2024

Classico é bom!
Se você não lê clássicos pelo vocabulário, pelas descrições ou qualquer outro motivo, saiba que este será bom!
A leveza das paginas, o envolvimento dos personagens, faz você torcer e dar risada.
Quase como uma novela onde tudo está conectado. Vale muito a leitura e você dificilmente ira se arrepender.

Deysiane 30/05/2024

Com uma escrita leve e irônica, o livro é engraçado e não tem nada a ver com outros escritos no mesmo período. Essa leitura foi uma surpresa e uma experiência muito agradável.

Yasmin1609 28/05/2024

Creio que esse seja um livro que muitos não dão nada por ele, mais se insistir um pouco mais irá encontrar uma obra cativante e divertida. Um livro que mostra que o brasileiro consegue dar um jeito de tudo e ainda rir das próprias enrascadas. Sim o livro tem até um romance porém o que chama mais atenção nele é a forma do sargento viver.

Ivonete 27/05/2024

Muito divertido!
O melhor do Brasil é o brasileiro e esse livro aqui pode te provar!

Que leitura engraçada, irônica, cheia de frases de humor inteligentes, que a gente logo indentifica com alguém que conhece ou conheceu...

Esse livro não tem nenhum defeito!

A leitura flui e você quer logo ir para o próximo capítulo para saber o desenrolar das peripécias do Leonardo.

Se você acha que literatura brasileira é chata, dá uma chance para esse livro aqui!

Ele é muito divertido.

De forma cômica, o autor consegue mostrar a cara do Brasil, que não mudou muito dos tempos do rei para os nossos dias.

Esse livro é uma obra viva da malandragem, das costas quentes e do jeitinho que se diz ser brasileiro.

Recomendo!

Manuella.Passoni 24/05/2024

É um livro um pouco intediante de início, mais depois da quinta página o leitor começa a se interessar na história, não é um gênero que não sou muito acostumada a ler por causa do seu linguajar eu tive uma pequena dificuldade para entender algumas partes, mais nada impossível
É uma história muito interessante, porém tem um forma de escrita levemente confusa, é um dos únicos livro de Manuel Antônio com o enredo levado mais para o romance
Acho que é um livro muito bom e que vale a pena ler

Beca 21/05/2024

Gostei
Ri demais com algumas cenas e fui fisgada pela história. Só achei o final muito corrido (o que é compreensível, já que o romance foi publicado, inicialmente, em folhetim e não havia como prolongar mais o enredo).

João 21/05/2024

Um clássico sempre é um clássico.
Confesso que fui com baixas expectativas e com um tanto de má vontade, porém, me deparei com uma história que realmente me divertiu e me deu vontade de prosseguir com a leitura.
Minha professora de português passou um seminário, o tema eram alguns livros da literatura brasileira, especialmente do período do romantismo, e meu grupo acabou ficando com "Memórias de um Sargento de Milícias".
O que eu não esperava era que eu realmente gostaria do enrendo do livro, e muito menos que eu fosse ter um compreensão do estava escrito, mesmo com suas palavras diferentes e expressões da época, tive certo apresso aos personagens e aos acontecimentos.
No fim, a literatura brasileira é realmente um megazorde, espero conseguir explorar mais desse mundo!

AlyssonMth 14/05/2024

Reconciliação
Quando pensamos em literatura nacional do século XIX, imediatamente imaginamos aqueles romances clichês que se passam com a elite do Rio de Janeiro... e muitas vezes temos certa aversão a ela. Não é que ela seja ruim, só não envelheceu bem. A maioria de nós não a leria arbitrariamente. Eu havia comprado este para realizar um trabalho escolar que não aconteceu, e por isso recebeu a (injusta) pena de esperar 2 longos anos até que eu resolvesse ler. Poucas foram as vezes que li a literatura romancista brasileira do século retrasado, e as poucas experiências que tive não foram as mais divertidas.
Este livro foi uma (boa) quebra de expectativas: os personagens são simples, divertidos, não são rotulados como totalmente bons ou maus... são só pessoas. Pessoas que erram, acertam, agem conforme pensam adequado. A história flui de uma maneira surpreendentemente interessante. Sempre era instigante saber o que aconteceria no próximo capítulo. Sinceramente, achei uma pena que o livro não fosse mais longo. O enredo e o desenvolvimento dos personagens foram incríveis!
Depois desse, estou reconciliado com a literatura brasileira do século XIX. Pretendo ler mais da época.

Itamar ð 02/05/2024

É uma grande fofoca, admito que a história em si não me prendeu tanto e não consegui me apegar de imediato com os personagens mas tem uma escrita ótima e alguns momentos bem engraçados

Maria.Cecilia 02/05/2024

Inovador!
Manuel Antônio de Almeida era um jovem de 21 anos quando começou a escrever Memórias de um Sargento de Milícias, seu único romance, publicado em 1854. Infelizmente ele morreu aos 30 anos e não soube que seu livro faria tanto sucesso.

Com uma linguagem popular, bem humorada, estilo inovador para a época, o autor nos apresenta um garotinho briguento, vadio e muito malandro, Leonardo. Quando sua mãe foge para Portugal, seu pai o enxota ainda pequenino. Ele, então vai morar com o padrinho.

Aí a história nos deixa boquiabertos, com tantas peripécias e peraltices desse espertinho.

Mostrando a plebe, não a elite como outros romances, descortina o cotidiano do barbeiro, do meirinho, da parteira, do cigano, do policial e outros tantos indivíduos que compunham a sociedade carioca no começo do século XlX.

O escritor nos transporta para aquela época e conversa com o leitor.

Livro maravilhoso!

E assim nasceu o Malandro!

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!