Filhos de Duna Frank Herbert

Resenhas - Os Filhos de Duna

Gustavo Rodrigues 28/02/2021

Os gêmeos vieram pra alterar o curso da história.
Filhos de Duna fecha com maestria a primeira trilogia, aprofundando ainda mais nesse universo gigantesco, trazendo várias reflexões sobre religião, política, alteração do ambiente por parte do homem, divinizacão de uma figura política e suas severas consequências, além de apresentar mais facetas do avanço mental que parte da população desse universo alcançou ao longo do tempo.

Desde o segundo livro as críticas sobre uma política embasada em religião e divinização do seu líder foram muito presentes. Em Filhos de Duna, Frank Herbert consegue aprofundar mais um pouco nisso, mostrando como todo esse endeusamento pode trazer consequências preocupantes.

Outro ponto interessante dessa obra é a explanação de como as mudanças ambientais causadas pela nova ordem política modificaram a vida de toda a população. Em alguns pontos as mudanças foram positivas, de fato, mas será que é correto alterar tanto um ambiente cuja ecologia estava perfeitamente estável durante tanto tempo? A mudança, mesmo que tenha ótimas intenções, nunca traz apenas prós.

As tramas que acontecem são muito bem construídas e trabalhadas, similarmente ao que ocorre nos livros anteriores. O autor conseguiu unir muito bem uma parte mais densa, focando muito em política, religião e ecologia, mas também trouxe ação e tramas em segundo plano que interferem diretamente nas histórias principais.

Falando um pouco mais da trilogia como um todo, os 3 livros se complementam demais e fecham um arco muito coeso e consistente. Comecei o primeiro livro achando que seria apenas uma história sobre um planeta deserto com vermes, e saio do terceiro tendo outras visões sobre política-religiosa, alteração do meio ambiente e muito mais.
Fred 28/02/2021minha estante
Vou tentar encaixar esse nas próximas leituras. O segundo livro me decepcionou um pouco, mas ainda tenho boas expectativas pro fechamento dessa 1ª parte.

Gustavo Rodrigues 01/03/2021minha estante
Cara, eu curti muito o segundo livro. De toda forma, acho que vale a pena tu tentar encaixar o terceiro nas próximas leituras, não vai se arrepender.

Geovanna.Laura 14/09/2022minha estante
Esse livro foi incrível, fechou muito bem a primeira trilogia e me trouxe muitas surpresas. Simplesmente Frank Herbert

Pam 14/06/2021

"Mantemos a presença da morte como um espectro dominante entre os que vivem aqui [em Duna]."
Finalmente chegamos a conclusão da trilogia de Duna e tudo continua grandioso como sempre foi. A história, ao meu ver, segue impecável, só tenho algumas ressalvas em relação à escrita.

Nesse livro, Lady Jessica finalmente retorna (como não idolatrar essa personagem?) além de termos mais da Alia e, claro, dos gêmeos Atreides, Leto II e Ghanima. Aqui acontece algo que a gente não tinha visto antes: Atreides versus Atreides. Outras figuras da família também voltam a dar as caras, mesmo que seja de forma indireta, e achei isso muito interessante, trouxe até uma "nostalgia" lá do primeiro livro. Eu senti uma semelhança muito grande com o retrato que vemos da Família Targaryen em “As Crônicas de Gelo e Fogo”, fiquei pensando se o George R. R. Martin bebeu dessa fonte Atreides kk Não vou dar spoiler das semelhanças que vi aqui, mas ficou bem parecido.

Aqui a questão ambiental que havia sido um pouco deixada de lado em "Messias de Duna" volta: está aparecendo vegetação e até ameaça de chuva em Arrakis, por interferência humana. Isso coloca em risco a sobrevivência dos vermes e da produção de especiaria. Eu confesso que desde Duna eu torci pra eles conseguirem aumentar a umidade de Arrakis, mas aqui eu quebrei a cara porque notei que eu estava encarando da forma errada. Não é a natureza que tem que se adaptar às necessidades humanas, e sim o contrário. É interessante ver o embate que fica no livro, a população quer água, mas não quer perder especiaria. Aí vemos que lado fica de cada abordagem...

A parte política continua fortíssima, como sempre foi, além das viagens que fazem com que eu me sinta sob efeito de LSD kkkk. Também continua rolando manipulações políticas, traições e armadilhas em todos os lados. Essa parte segue envolvente como sempre foi, o Frank era especialista nisso. A tensão aqui continua intensa, lá pela metade do livro eu comecei a sentir uma ansiedade e um medo pelos personagens que foi até o final. Parece que todos estão sempre escapando por pouco de grandes perigos e eu nunca sei em quem confiar.

De ressalva fica aqui que achei a escrita muito arrastada. Eu acho que dava pra ter enxugado o número de páginas, aconteceu em mais de uma ocasião de a mesma informação ser repetida diversas vezes. Além disso, a leitura as vezes "enrolada" tornou o livro muito cansativo. Essa saga já é mais complicada de ler (contém muitos nomes e detalhes, além da linguagem não ser a mais simples), e eu senti que aqui foi mais difícil de engatar a leitura, coisa que eu não imaginava num terceiro livro, porque eu já estou bem habituada nesse universo.

Outra coisa é: o final não ficou 100% claro. Apesar das conclusões políticas terem sido definidas, algumas intenções ou informações não foram totalmente passadas. Eu terminei o livro com vários pontos de interrogação na minha cabeça, achei isso bem chato, mas fiz uma pesquisa no Reddit e pelo Google e, aparentemente, algumas coisas ficarão mais esclarecidas na próxima trilogia. Eu não sei se terei ânimo pra ler porque já achei complicado terminar essa, quem sabe em outra época eu acabe dando uma chance.

O final da saga da família de Paul Atreides foi muito bom, me deixou bem satisfeita. Apesar de não ter sido uma experiência tão prazerosa como foram os dois primeiros livros, estou contente de ter terminado e não me arrependo de ter embarcado nessa história incrível e única.
Lara 14/06/2021minha estante
Minha próxima leitura

Pam 15/06/2021minha estante
espero q vc goste, lara! foi uma conclusao mt boa

Fabiula.Reif 04/10/2020

Gostei .... Mais não gostei ....
Não, sei .....
Começo ótimo, meio ótimo o final é ... Foi o final ..... Vamos ver como será o próximo, não gostei muito do desfecho de Leto, mas entendo o motivo.
Não sei se foi porque li três livros seguidos de Duna e fiquei em uma ressaca de Duna.

Bom agora me basta ler o próximo para ver o que vem pela frente.
Edian Costa 31/10/2020minha estante
Eu gostei mesmo foi do final. Quase abandonei a leitura pela metade kkkkk. Mas a reviravolta que a história deu me cativou.

Giselle 02/11/2020minha estante
Li o primeiro Duna duas vezes seguidas, de tanto que achei maravilhoso e agora estou empacada nesse há meses... estou com essa mesma sensação de gostando mas não gostando.

Edian Costa 02/11/2020minha estante
Faça uma força pra passar do meio. O desenrolar fica bem enfadonho por um longo período. Mas depois melhora.

Rodrigo 28/11/2020minha estante
"MAS" não gostou foi o que você pretendeu dizer suponho...

Maria4556 11/09/2021

Não curti, infelizmente. Deveria ter parado no livro 2. Não sei se pretendo continuar a segunda trilogia?pelo menos não por enquanto.
fabio.hingst.1 18/09/2021minha estante
O próximo é o Imperador Deus de Duna?

Maria4556 19/09/2021minha estante
Isso

fabio.hingst.1 20/09/2021minha estante
Meeeeeu, mas vale a pena! Kkkkkkkkkk

BenicioDG 21/07/2021

Livro bom, mas esperava mais
O terceiro livro da série Duna é um bom livro, mas me desagradou porque tem muitas partes que são extremamente abstratas e filosóficas. Um dos pontos altos do livro para mim foi o interessante debate sobre a ecologia do planeta Arrakis.

Bastos 08/02/2023

Encerramento de um ciclo
É um livro que mantém as qualidades e defeitos dos outros dois. É um universo rico e uma trama cheia de intrigas, reviravoltas e com várias reflexões. Porém há inúmeros momentos que acontecem de forma tão complexa que o leitor fica perdido sem entender nada e isso acaba atrapalhando a leitura.

Ogaiht 05/04/2021

Mantém a Qualidade do Legado de Herbert
Todas as linhas narrativas iniciadas em Duna terminam neste livro, mas ao mesmo tempo a estória nos prepara para a segunda fase da saga. Neste volume, os gêmeos reais e filhos de Paul Atreides, Leto e Ghanima, estão sendo criados para suceder seu pai, que após ter ficado cego, se dirigiu ao deserto e abandonou a todas de acordo com os costumes Fremen. O Império está sob a regência da irmã de Paul, Alia Atreides, mas ela não é mais a mesma pessoa de antes. Ao mesmo tempo, Lady Jessica Atreides, a mãe de Paul e Alia está voltando a Arrakis, e isso desencadeará uma uma sucessão de eventos e maquinações que podem ruir o Império Galático. Os Filhos de Duna continua expandindo o universo criado por Frank Herbert muito bem, com personagens bem complexos e as discussão habituais de política, filosofia e religião.

Ro Tonks 25/01/2022

O Desfecho de Paul Artreides
A premissa da primeira trilogia é bem interessante e, tentando tirar ao máximo as viajadas surreais que ocorrem no meio do caminho, a ideia, que está lá no fundo do enredo, é muito interessante. Duna liga política com religião e o poder de visualizar o futuro e o que os seres humanos fariam. É uma história com muitas percepções e dá para entender porque ganhou o peso que tem ainda nos dias de hoje. Mas muito da escrita se torna bem abstrata em muitos momentos, levando o leitor a ficar bem confuso com algumas passagens. Alguns momentos se tornam bem repetitivos, mas acaba sendo esse o auxilio que o leitor encontra para entender a ideia geral da história.
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante

Michael147 17/03/2024

Filhos de Duna
Sou um pouco suspeito pra falar sobre essa trilogia, mas a criatividade desse autor é surreal. Como o mundo é construído e como tudo vai acontecendo é extremamente cativante e complexo
hannah114 01/04/2024minha estante
tô LOUCA pra comprar esse livro!!!! ???

bia soares 22/07/2022

Ok
Esse livro é o terceiro da série de Duna. Confesso que achei o começo muito parado tive uma leitura bem arrastada, nao estava entendendo muito bem o que acontecia.
Depois da metade do livro que começou a ficar mais agitado e o final me surpreendeu, teve algumas partes previsíveis, mas um saldo bem positivo no final.

Eduarda.Silva 11/02/2022

9 anos após Messias de Duna...
Esse livro tem como foco os filhos do Paul Muad'Dib com Chani, os gêmeos, Ghanima e Leto II.

É o fim do reinado de Paul, e enquanto os gêmeos esperam a maioridade, Alia (irmã de Paul) que está governando Duna.

Durante esse tempo, há diversas conspirações para matar os gêmeos e como se não bastasse, a Chani bebeu a água da vida durante a sua gravidez, fazendo com que os gêmeos se tornassem pré-nascidos.

Os pré-nascidos possuem habilidades de prever o futuro e têm acesso a memória de seus antecedentes.

Porém, há o receio dessa memória conseguir controlar o corpo dessas crianças, principalmente o corpo de Leto II que está querendo acessar as características perdidas ao longo do tempo (por exemplo: com o Planeta Verde, a água é suficiente, então não é necessário utilizar aqueles trajes que reutilizavam a água, e Leto II quer conhecer absolutamente tudo do passado de Duna)

O livro mostrou que o projeto do Planeta Verde está dando certo, achei isso bem legal, Duna não é mais completamente deserto.

Por fim, esse último livro que completa uma trilogia, encerra os Atreides.

Hangla 24/04/2021

Filhos de Duna
Frank Hebert conseguiu manter a mesma qualidade nesse terceiro livro da série, o leitor sabe o que vai acontecer e mesmo assim, acaba sendo surpreendido, é finta dentro de finta, dentro de finta, estou curiosa para ler o próximo livro da saga.

Rafaelps 02/04/2021

O Fim da Primeira Parte
Filhos de Duna é um livro diferente do outros dois, eu diria. Esse livro tem um defeito na minha opinião, seu ritmo. Eu achei o ritmo inicial um pouco lento, eu já estava quase na metade do livro e tudo estava um pouco parecido com o início da narrativa, não sei explicar direito, mas até a metade do livro eu não estava muito preso na história, acho que o que mais me motivou foi o núcleo da Alia em Arrakina. Mas um ponto positivo é o final. A segunda metade do livro é praticamente sem defeitos!! Acredito que de todos os três livros, esse é o que mais te deixa ?e agora???? pelos acontecimentos óbvios...... Enfim, espero que tenham gostado da resenha e estou aguardando ansiosamente para que eu adquira o Imperador-Deus de Duna e leia as facetas de Leto II como o líder máximo do Império.

Wes 15/01/2021

Não deu...
O início do livro, seguindo a linha dos dois volumes anteriores, também é bem arrastado. Nos dois, demorei bastante tempo para engatar na leitura. Mas diferentemente de Duna (I) e Messias de Duna (II), na leitura de Filhos de Duna (III), não consegui me envolver de jeito nenhum. Pulei alguns parágrafos que depois se tornaram capítulos. Pensei que tinha engatado no livro nos 65-75%, mas logo depois me "desengatei" e senti a leitura novamente se tornando densa.

Tive de largar para não entrar em ressaca. O livro provavelmente não é tão ruim. Acredito que tive uma "overdose" de Duna ocasionada pelo meu desejo, após o primeiro livro, de rapidamente ler as continuações.

Se você estiver lendo isso no momento em que está pensando em ler Duna (o primeiro livro), por favor, não desista! O primeiro livro é o melhor e é por si só completo, tanto que creio que as continuações são dispensáveis.