A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8922 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Thalita 01/06/2024

Nua e crua
É possível fazer uma analogia da metamorfose de Gregor a uma série de condições/ situações reais capazes de causar o mesmo tipo de reação que sua família e as outras pessoas tiveram.
Apesar de tudo, o protagonista continua sendo humano, mesmo destoando das expectativas alheias. Metamorfoseado, vivencia o abandono, a solidão e o preconceito.

É um livro curto e rápido, que faz refletir com uma ótima narrativa.
comentários(0)comente



benji.by 01/06/2024

?
Uma metáfora que mostra como a família rejeita Gregor depois de sua mudança (ou transformação), como destratam dele e esquecem que ele ainda é ele, e matam ele aos poucos, tanto mentalmente como fisicamente.

Mostra também como não é de hoje o fato de a sociedade querer nos colocar em caixas e fazer com que sigamos um padrão pré-determinado, e se nos recusamos a segui-lo, somos rejeitados.

"Sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos 'globalizar', nos unir acaba por nos apartar, separar, expulsar, impedir...Quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige...Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos."
comentários(0)comente



thaiixzh 01/06/2024

Fascinante
Para compreender o livro precisasse de muita concentração e tempo. No começo, há dificuldade na leitura, mas quanto passa o tempo, entende a complexidade da leitura e consegue compreender.
Para quem está começando a explorar o mundo literário, indico começar por livros com menos dificuldades e complexidades gramática.
Livro maravilhoso.
"Todos nós nos sentimos Gregor Samsa em algum momento".
comentários(0)comente



mari 01/06/2024

Ouvi o audiobook em 2023 pra escola e esqueci de registrar aqui

ouvi tudo com o coração na mão. senti tanta dor com a forma que o protagonista era tratado e me fez mudar a forma de enxergar muitas coisas
comentários(0)comente



Alessandro316 01/06/2024


Aha, galera se identificando com uma barata, mas é essa a ideia, o sujeito se sente isso, se sente como um inseto. É isso que ele percebe, que é um nada, que é um inseto, um esquisito e que a família tem vergonha dele e ele vê isso, se sente assim e acaba aceitando ser esse nada, essa coisa que a família esconde.
É genial.
comentários(0)comente



iwantedtobeabird0 01/06/2024

Seria ele um animal, se a musica o emocionava tanto?
Nunca pensei em toda a minha vida que eu me identificaria com uma barata, mas tudo tem sua primeira vez, e cá estamos nós, certo? Me vejo tanto em em Gregor Samsa que chega a ser assustador.

Acredito que um dos piores sentimentos do mundo é o de se sentir uma pária dentro de sua própria casa, e é exatamente assim como o nossa protagonista se sente. Kafka foi simplesmente genial em retratar o Gregor como um inseto asqueroso, porém o verdadeiro foco nunca foi a metamorfose.

Durante todo o enredo e relações eu entendi e senti os sentimentos de Gregor, a exclusão familiar que ele sofreu quando deixou de ser útil, e toda sua jornada ate perceber que a família não o amava de verdade, amava o que ele representava para ela. Quando ele se torna inútil, sem conseguir trabalhar e sustentar a casa, o amor da família com o mesmo, se esvaia. É muito triste notar que o protagonista sempre fez de tudo por todos e foi deixado de lado tão facilmente.

Gregor nunca foi um monstro, mesmo depois da metamorfose ele nunca nem ligou para o que havia se tornado, tudo o que importava era como a família o via e o que poderia fazer para agrada-la, porque no fim das contas, tudo o que ele queria era ser amado, se sentir pertencente. Gregor morreu de desgosto, morreu em uma depressão profunda, ao perceber que nada nunca seria diferente, que apesar dos seus anos de esforço por todos, bastava um mísero acontecimento que o tornara inútil e ele deixaria de ser amado, se é que um dia foi.

Talvez a verdadeira metamorfose não tenha sido do corpo de Gregor Samsa, mas sim de seus sentimentos.
comentários(0)comente



YuriiPCS 31/05/2024

Reflexão sobre vida e humanidade
Esse livro faz você questionar até onde a humanidade pode ir, ou oq ela pode fazer, simplesmente absurdo, n tenho palavras para definir o que eu senti lendo esse livro.
Livro absurdo de bom.
Até onde as pessoas que você amava pode ir quando você não é mais a mesma coisa??
comentários(0)comente



Sofly 31/05/2024

Metamorfando
Esse foi o primeiro livro que eu li com o meu Clube do Livro da faculdade e com certeza foi uma experiência completamente diferente por conta disso.
Esse livro é uma completa metáfora que eu não teria entendido 100% se não tivesse outras pessoas para discutir.
Além disso, se você pesquisa sobre a vida do Kafka o livro carrega outro peso e fica ainda mais tocante.
comentários(0)comente



Esther410 31/05/2024

Que livro?
Um livro que te faz questionar a natureza humana. Atitudes que a própria família de Gregor tem quando ele, involuntariamente, torna-se um inseto e - para os entes - passa a ser considerado um fardo são tão grotescas e abomináveis.
Há inúmeros traços da realidade que podemos enxergar e refletir com essa narrativa!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Moonvi.s 31/05/2024

Ainda estou digerindo todos os insights e questionamento que me vieram durante a leitura, mas com certeza posso afirmar que foi um dos melhores livros que li em 2024 até o momento. O livro é curto mas de certa forma isso se torna o encanto pois a história é direta. Apesar de não ser muito detalhada a vida da família do Gregor, você tem um entendimento do que está acontecendo e particularmente a jornada da irmã dele durante o livro foi a que mais me chamou atenção.
comentários(0)comente



mafê 31/05/2024

Todos temos um momento em nossas vidas que viramos baratas e um peso para os nossos pais
obrigada Kafka
comentários(0)comente



vivi 31/05/2024

Confuso
Foi uma leitura bem cansativa, não entendia bem no começo a mensagem que o livro queria passar, mas ao decorrer da história fui entendendo melhor, uma leitura necessária.
comentários(0)comente



Julioctf1 31/05/2024

Minha humanidade se desfaz quando minha utilidade acaba.
A leitura de ?A metamorfose? foi difícil para mim, apesar de ser um livro curto. Este livro me trouxe á mente ?Angústia? de Graciliano Ramos, por evocar um sentimento similar de angústia ao longo da narrativa. A atmosfera opressiva em que o personagem se encontra gera essa sensação angustiante, tornando a leitura desafiadora.

Além disso, a falta de linearidade e de elementos narrativos tradicionais, aos quais estamos acostumados, torna a leitura mais complexa e demorada. É difícil para o leitor compreender ou palpar a metamorfose pela qual o personagem passa. Embora seja possível interpretar essa metamorfose como uma alegoria para um quadro depressivo ou outro problema incapacitante, não há como afirmar que este seja o objetivo do autor.

No entanto, apesar da dificuldade em compreender essa transformação, é fácil perceber uma das principais mensagens da obra. Trata se da desumanização do personagem, até mesmo por sua própria família, quando ele deixa de ser útil e se torna um fardo para a sociedade em que vive. Enquanto Gregor, o personagem principal, é desumanizado fisicamente ao se tornar incapaz de ajudar sua família, a própria família se desumaniza emocionalmente para os leitores, através de seus atos de agressão e grosseria com Gregor, causando mais gorros do que o próprio ?monstro? que acompanham.

Certamente, está não foi uma leitura agradável para mim e provavelmente não revisitarei essa obra. Contudo, nem tudo de que gosto é bom e nem tudo que é bom eu gosto, e esta obra com certeza se encaixa na segunda parte da frase. ?A metamorfose?, apesar de sua leitura difícil, é um bom livro e, acima de tudo, uma obra corajosa que mantém sua atmosfera e transmite sua importante mensagem até o fim.
comentários(0)comente



8922 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR