Cuentos de Amor, de Locura y de Muerte

Cuentos de Amor, de Locura y de Muerte Horacio Quiroga

Resenhas - Cuentos de Amor, de Locura y de Muerte

Nemec 03/09/2023

Primeiro livro que leio do Horácio Quiroga e tive uma excelente impressão.
O livro é uma coletânea de contos, ao todo 18, com estórias de amor, morte e loucura (como no título) mas também de produção relações do homem com o seu meio, como na natureza (boa parte das histórias se passa na região de Missiones na Argentina) e na sociedade.

Recomendo a leitura.

Angel 15/11/2022

Uno de los pocos libros que leí en la escuela y me gustó, la verdad es que "El almohadón de plumas" es imposible de olvidar.

luan_dal 27/06/2021

mi español nível mia colucci no me ayudó mucho :( es porque yo soy una cucaracha?
Livro de contos é aquela coisa: tem uns muito bons, outros médios e outros ruins (pelo meu ponto de vista). E esse aqui é um bom exemplo disso.

Indo dos maravilhosos "O Travesseiro de Plumas", e "A Galinha Degolada", pros bons "O Solitário" e "Cão Raivoso", pros médios "Os Olhos Sombrios", "Nosso Primeiro Cigarro" e "O Mel Silvestre" e pros mais ruinzinhos "O Arame Farpado", "O Inferno Artificial" "Os Mensú" "Os Pescadores de Viga" e outros que eu ainda não sei o que pensar.

A maioria dos contos, para mim, foram nada de mais. Os primeiros são legais, aí depois fica um melhor que o outro, mas depois ficam chatos, mas acho que foi mais uma coisa minha (não gosto das histórias estilo Anaconda e Piranha e outras aventuras na selva; e talvez seja porque eu desisti de entender depois de um tempo sem entender nada, pois eu me inventei de ler em espanhol, e esqueci que tudo o que eu sei de espanhol mais avançado foi com as músicas do RBD que eu cantava tudo errado e atualmente me assombro em como eu cantava errado)

Mesmo assim, eu tenho que confessar que Horacio Quiroga escreve bem. E em algumas partes MUIRO bem ("O travesseiro de penas" não me deixa mentir; ele é um dos melhores contos da história da literatura, e não é só eu que acho isso, pois ele aparece em várias antologias de contos, incluindo a "Melhores contos do século XIX", da Companhia das Letras).

Eu acho bem interessante ler um pouco da vida do autor antes de ler o livro, porque dá pra ver várias experiências pessoais que são retratadas nos contos: esposa doente e definhando por vários dias, vida na selva, pensamento suicida em um poço, etc.
Horacio teve uma vida bem trágica, e dá pra notar isso nessas histórias.

E antes de acabar eu tenho que falar de novo como "O Travesseiro de Penas" é incrível, assim como "A Galinha Degolada" - mesmo que nesse último eu não goste muito de uma coisa, mas eu passo pano dizendo que era coisa do século passado.
O resto vocês ignoram, só leiam esses dois por favor :)

André 19/04/2020

Os contos de Quiroga são muito interessantes, hipnóticos e turbulentos, seu fascínio pelo suicídio e loucura estão sempre presentes e criam um ambiente ímpar.
Muito bom, apesar de um ou outro conto não cativar tanto minha atenção, o que é absolutamente comum num livro de contos e também é bem pessoal.
No mais, recomendo!

Everton Vidal 16/03/2020

Horacio Quiroga fue un gran escritor uruguayo, considerado unos de los inventores del cuento moderno en idioma español. Con un ojo en Poe él nos entrega relatos en su mayoría asfixiantes y macabros, repletos de violencia, donde el amor y la locura se enlazan continuamente para llevar a la muerte.