O Mago de Camelot

O Mago de Camelot Marcelo Hipólito

Resenhas - O Mago de Camelot

Camilla 21/02/2014

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
O Mago de Camelot é mais um exemplar da literatura nacional digno de aplausos. Com uma linguagem rebuscada, perfeitamente inserida no contexto da trama, o autor nos leva ao universo místico da conspiração que permitiu a chegada de um dos maiores reis que a História Fantástica já teve. Para ser sincera, nunca fui muito chegada a histórias com fundo potencialmente verídico, isto é, por mais que não haja garantia de veracidade na lenda do Rei Artur, ainda assim sua história é uma das maiores e mais conhecidas. Apesar disso, histórias baseadas na lenda nunca me instigaram a querer conhecê-la além dos filmes, mas tenho que admitir que assim que li a sinopse e a primeira resenha sobre este livro fiquei bastante interessada na história. Não se engane quanto ao personagem principal da trama que, neste livro, é ninguém menos que o famoso mago Merlin. O livro, escrito por Marcelo Hipólito, autor parceiro do blog, é uma publicação do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século.

No início, temos um vislumbre de Avalon, a lendária ilha das maçãs, que apresenta um grande valor místico na história do Rei Artur. Em meio ao sofrimento de um ser poderoso, a ilha se tornou muito mais do que o reduto dos druidas. Também acompanhamos a tentativa de sobrevivência de dois jovens irmãos, que lutam pelo pouco que a miséria ainda lhes permite. Um desses jovens é apenas um garoto que vive à sombra do irmão, mas cujo destino reserva algo inacreditável. Esta é uma história sobre Merlin e seu papel na vitória do rei dos justos, mas também um retrato do sofrimento medieval e da crueldade por parte da maioria dos homens da época. A dose de realidade mesclada ao misticismo envolto em um tempo onde o cristianismo começava a crescer, é quase um retrato do que lembro de ter visto nas aulas de História.

“Segundo a lenda, Avalon, a Ilha das Maçãs, oculta sob a proteção de um manto eterno de névoa fria e espessa, era a fonte do poder dos druidas e o coração da Natureza.”

Trata-se de uma história épica, como todos sabem, com uma aura fantástica e banhada a sangue. Não há romance, embora existam alguns detalhes de suma importância que vieram graças a certos envolvimentos amorosos dos personagens. Com todo poder e glória de Merlin, a história mostra que nada veio facilmente. Na verdade, as perdas são enormes e o mago, servindo a um propósito alheio a sua vontade, faz o impossível para fazer cumprir uma profecia.

“O poder do feiticeiro proporcionou o vislumbre de uma nova era, magnífica e arrebatadora, ainda que envolta em sangue, traição e morte. E, para a concretização desse novo tempo, o próprio Merlin deveria pagar um preço terrível.”

Ao contrário de alguns livros do gênero (histórico-fantástico), a trama não é nada cansativa, mesmo quando necessária a requisição de um dicionário para conhecer o significado de palavras como macambúzio (sim, precisei conferir o “pai dos burros” e fiquei bem feliz em descobrir o significado da palavra que nunca havia visto/ouvido na vida). Não havendo qualquer visão romântica da situação vivido pelos personagens, é quase impossível tomar um lado e pensar neste ou naquele personagem. Nada é visto com individualidade, mas o bem maior é o que justifica as atitudes pouco convencionais, para os dias de hoje, de Merlin e vários outros personagens. Temos um vislumbre dos cavaleiros da Távola Redonda, de Camelot, da lealdade de Lancelot e da personalidade de Morgana, mas senti falta da Dama do Lago, que embora tenha sido mencionada (inclusive seu “nascimento”), esperava que teria um papel maior na trama. Na maior parte do livro, são os personagens antecessores ao tempo de Artur que demonstram sua importância na criação de Camelot e transformação da Britânia, assim como o início, o meio e o fim da jornada de Merlin.

Definitivamente, o livro me surpreendeu logo no início. Assim que visualizei o cuidado do autor com a linguagem ideal a ser utilizada e a forma clara, porém marcante de se narrar a história em terceira pessoa, soube que seria uma leitura verdadeiramente épica. Por mais fantástico que possa parecer, eu quase acreditei que fosse a história verdadeira, e não a lenda a que todos se referem ao longo da história da literatura e cinema. Não encontrei erros visíveis ao longo das páginas e achei a arte da capa, simples e sugestiva, realmente bonita.

“- Não se deixe enganar por minhas vestes, jovem príncipe. Não sou nem uma coisa nem outra -sorriu Merlin, enigmático. - Partiremos hoje.”

“...buscaria a erradicação da magia pela difusão da razão, expurgando as trevas da ignorância impostas pelos sacerdotes, manipuladores do medo da morte, do sobrenatural e do desconhecido.”

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Andrea 17/02/2014

Resenha postada no blog Own Mine

A Britânia vivia uma Guerra Civil - tanto os bretões, quanto os saxões sonhavam em reinar naquelas terras. Os druidas eram os membros de uma religião pagã, que acima de tudo privilegiava a natureza, e que eram, ao mesmo tempo, queridos e temidos pela população e pela realeza. No prólogo, Nimue, a Dama do Lago, faz um pequeno altar para aquele quer viria a ser o Filho da Natureza, em Avalon, a terra sagrada dos druidas (mesmo que não fosse uma).

Duzentos anos mais tarde, encontramos Merlin, um garoto pobre que vive por meio de seus roubos. Após ser preso, junto de seu irmão, é resgatado por Blaise, um druida que é chamado pelo Rei para fazer sacrifícios. Mas, ao invés de sacrificá-lo, Blaise prevê que o garoto será muito poderoso, e decide tomá-lo como aprendiz, mesmo sabendo que isso pudesse trazer prejuízos à sua religião.

Merlin é um ótimo aprendiz - e consegue acolher, em pouco tempo, os ensinamentos do antigo druida. Então, decide tomar seu próprio rumo e se juntar aos nobres da Britânia e ajudá-los a retomar o país. É aqui que o mago tem uma visão do qual seria sua missão no futuro: criar o próximo rei da Britânia, filho do poderoso Uther com a mulher de seu melhor amigo.

Assim que o pequeno Artur Pedragon nasce, Merlin o separa o pai, e o destina a uma criação que lhe mostraria o que é justo e certo - voltando o garoto para um reinado de justiça e igualdade entre todos aqueles do reino. O Rei Artur, então, começa a tomar as rédeas do próprio destino - e governa com grande destreza, criando admiração não apenas daqueles que eram de seu reino, como daqueles que viviam em toda a Europa.

Eu gostei bastante do livro. A escrita é fácil e, mesmo alguns personagens tendo nomes difíceis, a leitura é tranquila. O livro também traz temas fortes, como estupro, incesto e violência, mas que não parecem tão pesados, da maneira como foram narrados (mesmo assim, confesso que imaginei tudo como se fosse dirigido por Tarantino).

Desde que sou criança, adoro os mitos em torno do Rei Artur. Um dos meus desenhos preferidos, inclusive, era " A Espada Era a Lei", que conta, principalmente, como Merlin auxiliou Artur a se tornar o futuro rei! É claro que os personagens da Disney eram muito mais fofinhos e amáveis que os do livro. Merlin, por mais que tenha as melhores das intenções, não é o Mago bonzinho que vemos no desenho - ele faz muitas coisas que não se orgulha para chegar à seu destina. Artur, por sua vez, se mostra mais maduro, e é um ótimo aprendiz - da mesma maneira do desenho -, aprendendo a lidar com seu povo de forma sábia e justa. Realmente é um personagem de se admirar.

Tem outros personagens que não podem deixar de ser citados. Morgana, a meia-irmã de Artur, é pior do que qualquer outra bruxa poderia ser - e não pensa duas vezes em usar as pessoas só para conseguir usurpar o trono. Guinevere é uma mulher muito bela - e que tem mais vontade própria e mais influência sobre o rei do que o grande Merlin gostaria. Também vale citar Lancelot, um grande cavaleiro que não mede esforços para fazer o que é necessário para seu reino - mesmo que isso possa significar trair o seu rei. Uther é um personagem bruto, que acredita que a violência é o melhor resultado para tudo. Por fim, Blaise é o mestre de Merlin. O druida age de acordo como que lhe interessa, sempre seguindo o que sua religião manda. Têm muitos outros personagens nesse livro, mas esses foram os que mais me chamaram a atenção!

Posso afirmar que "O Mago de Camelot" foi uma grata surpresa! Valeu muito a pena ler - e recomendo a qualquer um, mas principalmente àqueles apaixonados pela história do Rei Artur!

site: http://deia-galvao.blogspot.com

AmantesporLivro 26/01/2014

O Mago de Camelot: A saga de Merlin para coroar um dragão
Ficha Técnica

Título: O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão.
Autor: Marcelo Hipólito
Páginas: 151
Editora: Novo Século
Nota: 5/5

Quem nunca ouviu histórias do grande Rei Artur e sua famosa Espada Exacalibur? Ou nunca ouviu histórias do maior Mago de todos os tempos, Merlin? Bom, este livro mostra uma história pouco conhecida que retrata o surgimento de Merlin e sua trajetória para coroar o Rei Artur. Da sua infância até o aprendizado das antigas artes dos Druidas, à execução do seu plano para trazer paz e sabedoria para a britânia, Merlin sofre muito e também se perde em prepotência até encontrar o seu verdadeiro propósito.

O livro retrata a lenda de forma crua, sem utilizar de exibicionismos tipo Disney. Mostra um Merlin impetuoso quando jovem e sábio quando velho e também explica a origem de Artur, não de forma heroica, mas como parte de um plano de traição e magia, mortes e invejas. Como todo conto da Idade Média, temos Reis injustos e povo sofrido, mortes honradas ou por interesses, ou seja, uma verdadeira carnificina marcada por uma fé cega.
Sobre o livro, a linguagem é culta, porém, não dificulta nem deixa o livro chato. Toda a história apresenta fluidez e pontos interessantes, que empolga a leitura. A diagramação ficou muito boa e os capítulos curtos e rápidos.

A pesquisa histórica ficou muito fiel, inclusive por mostrar a história sem muitos enfeites, sem grandes romances ou heroísmos, apenas demonstrando uma lenda que pode muito bem ter ocorrido.

É uma história de Reis e Magos, com intrigas políticas e históricas, retratando a formação de uma sociedade européia e uma futura civilização ocidental. Indico muito este livro. Até mais!

site: http://www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de.html#more

Dani Cabral 25/01/2014

O Mago da minha vida!
Quando abri pela primeira vez o livro O Mago de Camelot não imaginei o que vinha pela frente.
Ao abrir, para minha surpresa, uma dedicatória que fez iluminar meu dia.

Para tudo, imagina só os meus passos sendo iluminados pelos poderes de Merlin. Isso mesmo, Merlin, aquele mago que está no imaginário de todos, o braço místico de Artur, o que fazia tudo; o dia anoitecer, coisas explodirem...

Parei alguns segundos para pensar... quem nunca imaginou um Artur alto, cabelos castanhos ao vento, Guinevere linda com o rosto quase de porcelana, cabelos negros e ondulados na altura da cintura e Lancelot, moreno jambo, alto, forte, que arrancaria suspiros na mais recatada das mulheres.

Quem nunca torceu pelo amor quase insano de Guinevere e Lancelot e ao mesmo tempo sofreu com a dor da traição com Artur.

Depois de muito pensar guardei o livro na minha bolsa, certa que o livro seria meu companheiro de viagem.

O relógio tocou as 4:30 da manhã despertando-me para o dia longo e cansativo que estava por vir.

Acordei Marina e Manuel, arrumei os dois e fomos nós quatro para o Aeroporto do Galeão.

Depois de filas, ansiedade e muito sono, chegamos à sala de embarque. Ao abrir a bolsa me deparei com o livro.

O que esperar de um livro que contaria a história de um mago?

Sentada em frente ao portão 1, esperando a hora da chamada do voo me entreguei à leitura, aproveitando que Manuel dormia.

O livro começa com um prólogo, a história de uma moça, Nimue, que pela perfeita discrição do autor me pareceu muito feia.

Aliás, um parêntese, esse livro é rico em detalhes, cada um nos transporta para determinado momento. Ao fechar os olhos consegui visualizar cada batalha, cada corpo ensanguentado.

Nimue era uma moça que ao se descobrir com poderes junto à natureza, procura os druidas para se tornar aprendiz deles, mas eles a rejeitaram, pois não se faria uma mulher aprendiz.

Aulinha de história: Druidas (no feminino druidesas ou druidisas) eram membros de uma classe profissional em que estava encarnada a vida religiosa e espiritual de sua sociedade. Eles ocupavam os papéis de juiz, médico, conselheiro, mago, místico e conhecedor da religião, entre outras funções. Além disso, eram os filósofos, cientistas, teólogos e intelectuais de sua cultura, e os possuidores da soma dos conhecimentos da sua era. O nome "Druida" é peculiar ao povo céltico; outras culturas tinham outros nomes para o seu clero e dele esperavam serviços diferentes. Os Druidas não eram um grupo étnico ou cultural por si mesmos, mas parte de uma sociedade maior da qual participavam, na cultura céltica da era pré-cristã, as nações célticas da Europa Ocidental e das Ilhas Britânicas. (The Druids, de Stuart Piggot.)

O livro trata da história de vida e pós-vida de Merlin, um garoto que aos 15 anos após um assalto frustrado se vê junto com o irmão aprisionado no calabouço de um castelo. Depois de alguns dias, um druida o salva daquele lugar fétido e o leva para Vortigern, o inimigo de Constantino.

Aulinha de história: Constantino III (em latim: Flavius Claudius Constantinus) se auto-proclamou Imperador do Ocidente em Britânia; em 407 estabeleceu-se na Gália, foi reconhecido em 409 pelo imperador Honório, e com o colapso do apoio militar, ele foi executado em 18 de Setembro 411.

Salvo da morte certa, Merlin vira discípulo de um druida chamado Blaise e por anos vira aprendiz desse homem até o momento que ele arruma uma maneira de se afastar do mestre arrumando uma desculpa.

A história fica realmente interessante quando Merlin resolve ajudar Uther, o filho de Constantino, que depois da aparição de um cometa adota o sobrenome de Pendragon (que significa mais ou menos pequeno dragão).

Uther, com a ajuda de Merlin, consegue iludir Igraine, esposa de Gorlois (nobre aliado, pais de Morgana, guardem esse nome).

Pela ajuda Merlin pediu um preço muito alto, após alguns meses Igraine teve um filho e o menino foi entregue ao mago.

Ao longo da história o autor nos mostra a trajetória digamos que “religiosa” de Merlin, que após renegar o druidismo aderiu ao cristianismo pura e simplesmente para aprender a ler e escrever. Em outra passagem ele se depara com um religioso inimigo, que após longas conversas induz o inimigo a ensinar tudo sobre a religião. Com os conhecimentos globalizados, Merlin se intitula mago, pois levar com ele o titulo de uma religião ou outra estaria mascarando o que ele realmente era.

Entramos assim na aeronave, após a organização das bagagens no compartimento próprio e levantarmos voo continuei a ler.

O filho de Uther foi criado por Merlin e dado a ele o nome de Artur.

Artur foi aprendiz do mago para seu propósito máximo, reinar a Britânia com todo o carisma que um bom rei haveria de ter. Bem, se eu contar mais sobre o livro estaria estragando a graça e a fantasia que ele nos trás.

O livro passa relatos muito interessantes, como a Construção de Camelot, o porquê do nome escolhido por Artur, o tempo de construção da cidade e as verdadeiras razões para o romance de Guinevere e Lancelot.

De palavras as vezes difíceis, precisei pesquisar algumas no dicionário, o livro é muito interessante. Muito recomendado para pessoas sonhadoras, que como eu, amam a história do Rei Artur e seus cavaleiros e que juntamente com o Mago Merlin quiseram um dia construir uma sociedade perfeita.

O comandante nos deu o panorama do voo, estávamos chegando a Aracaju. Amei viajar com na companhia de palavras tão lindas e de histórias tão interessantes. Agradeço ao autor por proporcionar a mim, e com certeza a todos que leram e irão ler o fascínio da história da grande Excalibur!

Ana Crisinah 23/01/2014

Resenha - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão
O livro começa contando a história de duas crianças pobres, sendo uma delas Merlin e outra seu irmão, que acabam fugindo de sua mãe, uma mulher má que não trata os filhos nada bem. Em outro capitulo conta à história do rei e seus filhos, onde o rei acaba sendo traído pelo homem que ele mais confia. E vai indo assim nos primeiros capítulos e você tem que prestar muita atenção se não acaba se perdendo na história, mas você vai pensar “O que esse cara tem a ver com Merlin?”, é onde os caminhos deles se cruzam, quando um dos druidas mais poderoso da época resolve atender ao pedido do traidor e fazer um sacrifício com as duas crianças.

Quando Blaise mata o irmão de Merlin ele vê algo no sangue do menino que acaba revelando que Merlin é o escolhido, o druida que cumpri as regras como assim deve ser, salva Merlin e não sacrifica o garoto. Ele acaba “adotando” Merlin como seu discípulo, porem o garoto tem um ódio do druida por ter matado seu irmão, com o tempo isso vai amenizando.

"E Blaise espantou-se com a mensagem revelada no precioso líquido. Atônito, precipitou a adaga contra Merlin, mas em vez de estocá-lo, cortou-lhe as amarras, libertando-o." - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um dragão

Depois de algum tempo acaba acontecendo coisas importantes na história, a pessoa acaba entendendo como surgiu Camelot, a vida de Merlin como foi, quem apareceu em sua vida, qual era essa “missão” que ele tinha que realizar que foi vista pelo seu mestre druida.

O livro é repleto de magia. O que eu achei legal é que o autor não deixou a desejar no sentido de mostrar como era realmente naquela época, onde existi muitas guerras por conquistas de espaços (terras), pessoas (que nesse caso seria os reis) vivendo muito na luxúria, desejando a mulher alheia, mortes e mais mortes, etc.

Mas tudo é muito legal na hora de imaginar, para quem gosta de livros estilo medieval, vai amar essa história. O livro é curtinho, mas tem uma história bem legal, é escrito de uma maneira de fácil compreensão. Recomendo a sua leitura com certeza.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenhaomagodecamelot.html

Angel* 20/01/2014

O MAGO DE CAMELOT - A saga de Merlin para coroar um dragão - Marcelo Hipólito

Muito raramente lia livros de autores nacionais. Mais raramente ainda, me dedicava a ler autores nacionais contemporâneos. Isso mudou quando, em 2007, a escritora Simone Marques que dava seus primeiros passos no caminho literário, me convidou para ler um livro que estava escrevendo. Aceitei o convite e lia cada capítulo que ela, na época, publicava on line. Fiquei tão surpresa com a qualidade de sua história que além de me tornar sua fã incondicional, imediatamente voltei-me para os novos autores nacionais. Devo isso a ela. E lamento que as grandes editoras do Brasil só publiquem autores nacionais renomados.

De lá para cá, conheci muitos escritores, estreitei laços de amizade com alguns e pude fazer viagens ímpares através de seus livros. Alguns desses autores mostraram-me que não deixam nada a desejar em relação a consagrados autores estrangeiros e, com certeza, Marcelo Hipólito é um deles.

No livro O Mago de Camelot, Marcelo Hipólito fala sobre o tão conhecido Merlin que foi considerado como feiticeiro, profeta, santo, louco e por aí vai. Quem nunca ouviu/viu uma história de Merlin, do rei Artur, dos Cavaleiros da Távola Redonda? Eu os conheci através do filme A Espada era a Lei do Walt Disney, depois nos livros As Brumas de Avalon e em vários outros.

O que chama a atenção em o Mago de Camelot é a forma como o autor narra a história apresentando-a sob sua ótica pessoal. É revigorante poder ler sobre um tema tão amplamente abordado e encontrar aspectos que trazem um diferencial. E Marcelo Hipólito é muito bom nisso. Já no primeiro contato com uma história sua, um conto publicado na antologia Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens intitulado Razão e Fúria percebi essa qualidade do autor, que também se faz presente em Lúcifer, o Primeiro Anjo (amo esse livro!) e Osíris, deus do Egito.

Outra coisa que me chama muito a atenção em sua escrita é a sensibilidade com que descreve algumas passagens. Elas são expressadas de forma tão intensa e, ao mesmo tempo, carregada de delicadeza, que é impossível o leitor não se sentir o próprio personagem. Simplesmente fantástico!

Tenho Marcelo Hipólito como um dos melhores autores nacionais contemporâneos, por isso, recomendo a leitura de O Mago de Camelot e de todos os seus livros que são, além de bem escritos, histórias que proporcionam momentos de grande prazer.

bj da angel ;)

site: www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com http://www.skoob.com.br/estante/livros/todos/14906

Leitor Sagaz 11/01/2014

A saga de Merlin para coroar um Dragão
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Os mistérios de Avalon a destreza e sabedoria de Merlin são reveladas de maneira rápida e precisa, gostei bastante deste livro do nosso parceiro Marcelo Hipólito, confiram a resenha:

Mesmo sendo uma história conhecida por todos, Marcelo Hipólito conseguiu trazer nuances que eu ainda não tinha visto, os mistérios de Avalon se mostram de maneira bem interessante e chamativa.

O surgimento de Merlin e o início de sua jornada para vir a se tornar o grande mago, conhecido em toda a Britânia. De um mísero ladrão, preso e humilhado para um aluno promissor dos ensinamentos dos Druidas. Merlin começou cedo seus treinamentos e logo se mostrou o mais ávido de todos os tempos, trazendo alegria e medo ao seu mestre.

De maneira rápida e muito agradável, Marcelo conseguiu neste livro nos passar toda a saga de Artur e Merlin, sempre voltados para o objetivo de transformar a Britânia em um lugar mais justo e livre da horda dos Saxões.

As vitórias, derrotas e traições são muito bem descritas nesta obra, se por acaso você meu amigo leitor ainda não conhece a história do Rei Artur, recomendo que leia este livro e desvende os mistérios de Avalon, deixe-se inebriar pelos poderes da magia.

Não posso me ater a descrever os fatos da história pois, quero que vocês leiam e descubram os caminhos por si mesmo, garanto que a leitura será muito agradável.

Mais uma obra nacional de excelente qualidade, e digo para vocês assim como Marcelo Hipólito disse para mim:

"Que a magia de Merlin ilumine seus passos."

Quotes:

" - Eu o preparei para que imponha um reinado de honra e valor, onde os justos protejam os indefesos da opressão dos tiranos e da ladainha dos religiosos. Você é o arauto de uma nova era, de paz e progresso. Essa é a sua missão, Pendragon."

" - A falsa moral dos cristãos não me interessa - retrucou Merlin. - A Cruz não é diferente da Natureza. Ambas escravizam com seus dogmas e rituais, tornando seus seguidores fracos e temerosos, servis ao poder dos sacerdotes."

Espero que tenha gostado da resenha, deixem seus comentários e voltem para dizer o que acharam do livro. Continuem de olho no Leitor Sagaz que iremos ter promoção valendo este livro.

Diego de França

site: http://leitorsagaz.blogspot.com/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Lay 06/01/2014

Em O Mago de Camelot somos reportados inicialmente ao século III d.C, uma época de muitas guerras por poder e status regadas com muita superstição e profecias. No prólogo, conhecemos Nimue, uma garota de 19 anos com dois metros de altura (afff, gigante, hein?!) e uma serva da Natureza que após vários anos de peregrinação pelas terras da Britânia Romana viu que seu destino era encontrar Avalon, a terra sagrada dos druidas cuja localização era desconhecida da maioria das pessoas.

Duzentos anos após as visões de Nimue, conhecemos o jovem Merlin e seu irmão mais velho Nennius, filhos de uma prostituta que os obrigada a roubar para terem o que comer. Mas, em uma dessas investidas os garotos são apanhados.

Sem ter noção de quanto tempo estão jogados no calabouço vivendo pior do que animais (sério, a descrição da cena é terrível até de imaginar!), os garotos são resgatados por um homem que nunca viram. Mas o que parecia ser a salvação deles, mostrou-se a derrocada de Nennius, vítima de um ritual, onde, o druida Blaise viu que Merlin teria um importante papel no futuro do povo da Britânia.

Com isso, tomou Merlin como aprendiz em Avalon, mesmo o garoto querendo vingança pela morte do irmão. Os anos passam e Merlin mostra-se cada dia mais forte e poderoso e chega o dia de sair de Avalon.

Com Blaise, Merlin conhece pessoas muito importantes, reis, duques e entre eles está Uther, que mudará ainda mais o destino dele, tudo isso porque Uther é ninguém menos que o pai de Arthur (todo mundo sabe quem é né?! O Arthur da Távola Redonda), mas por obra de Merlin, Arthur não cresce com seu família.

Enquanto o garoto era criado por um duque de confiança, Merlin aumentava seu conhecimento, deixando de lado a túnica druida, ele passa ao cristianismo para aprender cada vez mais e após dez anos volta para buscar o jovem Arthur Pendragon.

Com o objetivo de tirar a população do domínio das trevas e levá-los a uma nova era de conhecimento e razão, Merlin leva Arthur ao poder, tornando-se seu melhor amigo e conselheiro. Mas nem tudo sai como ele imaginava e previa.

Em um livro de apenas 151 páginas dividido em duas partes, Marcelo consegue nos transportar para uma era completamente diferente e nos convencer. Eu, que amo história, indico completamente a leitura do livro!!

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Nathalia 05/01/2014

Resenha de promoção!
Todos conhecem a tão famosa história do Rei Arthur, certo? Errado. Bom, pelo menos eu nunca havia lido nada sobre Merlin, Rei Arthur, Avalon, Morgana, mas eu amei! Eu gosto de histórias antigas e essa com toda a certeza me agradou!

Blase é um Druida que precisa fazer um sacrifício humano para Vortirgern, este, traidor do reino que é o novo rei e acaba capturando dois meninos que foram pegos roubando em nome da mãe, esta, prostituta. Após Blaise terminar o sacrifício de Nennius, ele vê uma mensagem na pele do menino e se espanta. Ele acaba levando o irmão do garoto para junto dele, para este ser treinado pelo druida, e se tornar um mago.

Este Mago era Merlin. Motivado pela vingança da morte do seu irmão, Merlin treina até se tornar um dos mais inteligentes e o melhor mago já existente
no século V da Era Cristã.

Algum tempo depois de Merlin acabar se tornando mais poderoso do que o próprio Druida, e então é apresentado a Uther, um rei que precisa de ajuda para conquistar uma dama comprometida com a ajuda de Melin, gerando muitas guerras e conflitos.

Após Merlin conseguir o casamento de Uther com sua dama, os dois concedem um filho: Arthur. Como pagamento, Merlin pede a guarda do filho de Uther, que acaba lhe concedendo a guarda. Merlin então, fica com a guarda de Arthur, para treiná-lo e torna-lo um guerreio. E após anos de treinamento, Arthur é coroado Rei, tornando-se um rei justo, que se preocupa com o povo e respeitando as mulheres.

Morgana é a meia-irmã de Arthur e uma bruxa, que poossui uma interminável inveja de Arthur, e seu trono. Será que ela vai fazer de tudo para conseguir seu trono?

Entre guerras e mais guerras, Arthur acaba conhecendo Guinevere e os dois se apaixonam e se casam.

E entre palcos de guerras e cenários de lutas e violências, encontraremos grandes paixões e magias. Vai ficar de fora desta?

O livro é muito bem descrito, os detalhes não são muitos, mas dá aquele ar de imaginação na cabeça do leitor. Eu me apaixonei pela estória e devorei o livro em 1 dia e meio. Como eu disse antes, ainda não conhecia nada sobre a história do Rei Arthur, mas o livro me motivou a pesquisar cada vez mais sobre estes personagens tão marcantes da história!

Eu indico o livro à todos que gostam de uma leitura rápida e com muita ação! se você é assim, leia!

Quero agradecer ao Marcelo, porque parece que toda vez que eu ia fazer a resenha acontecia alguma coisa no computador. Desculpe-me.

Fiquem ligadinhos que amanhã eu postarei uma promoção valendo o livro e marcadores diversos! Fiquem ligado!

Confira a promoção valendo um exemplar do livro no blog!

site: http://cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br/
Monica 06/01/2014minha estante
Gostei muito desse livro, se eu tiver a chance de ganhar, irei ler e após minha leitura cuidar dele assim como cuido de todos os meus outros livros. Pela resenha me parece ser um livro fascinante.

Jéssyka 08/01/2014minha estante
Gostaria muito de lê-lo, parece realmente muito bom..já estou participando da promoção.. espero que ganhe ! :D

Ariana 09/01/2014minha estante
quero muito esse livro pois tem uma historia muito interessante,e adoro livro epico pois isso estou participando da promoção.

Kênia Cândido 09/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha. Estou muito curiosa para conhecer esse livro bem detalhadamente.Espero ter a chance de lê-lo logo.

Ketlen Patricio 10/01/2014minha estante
Gosto bastante desse gênero de livro, já tinha lido algumas resenhas e estou muito ansiosa para ler. Já estou participando da promoção e torcendo muito.
Beijos

meiriellen 10/01/2014minha estante
Com certeza vou ler o livro, sua resenha tá demais!!!

Daya 11/01/2014minha estante
Espero poder um dia ler este livro, a lenda do Rei Arthur é uma das minhas histórias favoritas. XD

Jônatas 12/01/2014minha estante
Ola,
Sou uma admirador muito grande de histórias medievais, principalmente de Merlin,
Vejo que esse livro traz uma outra abordagem da obra "Merlim", mas não deixa de ser bastante interessante.
Gostei muito de saber que não é um livro tãooooooo descritivo, como geralmente são essas obras. Uma leitura rápida é sempre muito bom, auxiliado de uma boa histórias.
Uma boa resenha.
Gostei muito do livro, quero muito lê-lo.

Jônatas Amaral

Bia Lima 15/01/2014minha estante
Oi, td ok?
Li a resenha e me fez muito qrer ler ele. Me chamou a atenção d 1 modo bem interessante. Gosto d histórias d todos os tipos, e esse é 1 livro q gostaria muito d ler, ñ digo só pela ótima resenha + também pelo tipo d abordagem q ele traz.

Lê Golz 15/01/2014minha estante
Oi...
A história deste livro me chama muita atenção cada vez que me deparo com uma resenha..
Gostaria muito de ler ele.

Abdul 15/01/2014minha estante
Ola, ja havia chamado atenção apenas pelo nome, mas agora lendo essa resenha, fiquei mais ancioso..rsrs

Carol 17/01/2014minha estante
Oi. Sua resenha ficou ótima, chamou mais ainda minha atenção pelo livro..
Muito ansiosa pelo sorteio *-*
Beijos..

Adriny 17/01/2014minha estante
Ótima resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ler!
Amo as lendas do Rei Arthur *_*

Letícia 23/01/2014minha estante
Parece incrivel! Esprerando por este livro o/

Fátima 23/01/2014minha estante
Eu achei bastante interessante a resenha desse livro!
Parece ser uma leitura extremamente cativante.

Camila @realidadeliteral 01/02/2014minha estante
Suiper gostei da sua resenha, estou animada pra começar a ler =D'

Umi 02/02/2014minha estante
Muito boa resenha. Estou totalmente empolgada para ler *-*

Fabio Di Pietro 10/04/2014minha estante
Leia a trilogia "Crônicas do Rei Arthur". Primeiro livro "O Rei do Inverno" de Bernard Cornwell. Uma das melhores trilogias que já li. Vale a pena!

Amanda Ladislao 12/04/2014minha estante
Gostei demais da resenha.
Só fiquei triste em ler que Morgana é uma feiticeira invejosa, que que tomar o poder.
Leia tb, As Brumas de Avalon, são 4 livros, nele Morgana é boa.

Stark or Snow 02/01/2014

[Resenha] O mago de Camelot - Marcelo Hipólito
Chovia muito; estamos no século V da era cristã em uma luta sangrenta entre Britânicos e Saxônicos. Um druida de nome Blaise lê na natureza um futuro sombrio para todos, nos anos que estariam por vir.

Com uma narrativa minuciosa, fazendo com que o leitor mergulhe nos campos de batalhas e nas cidades decadentes da idade medieval, Marcelo Hipólito, consegue nos transportar para as estradas de terra batida e os salões dos grandes reis, com uma perícia fora do comum na escrita. O autor surpreende a cada momento, você acha que o fim está próximo e, de repente, uma reviravolta acontece e joga todos de volta ao olho do furacão. Nesse livro, ninguém está a salvo.

O Mago de Camelot conta a história dos grandes mestres druidas e do jovem Merlin, que mesmo sem saber, tem um futuro obscuro em que vai dividir a magia, e ser amado e odiado em toda a ilha britânica. De seu passado pobre, como filho de uma prostituta e ladrão de feira a conselheiro de um dos reis mais aclamados da história, Merlin cumpre seu caminho manipulando a natureza e os homens em busca de poder e conhecimento; ganha desafetos e é considerado o primeiro e mais poderoso dos Magos. Habilidoso aprendiz e mestre arrogante, descobre em uma batalha a verdade e resolve abandonar tudo, atrás de mais conhecimento.

Se pudesse descrever essa obra em apenas uma palavra escolheria “ELETRIZANTE”. Com muitos suspiros e falta de ar, me afundei nas poças de lama e sangue, seguindo o caminho que me conduziu a Merlin, Rei Arthur e sua Távola, travando batalhas e amando as robustas mulheres. Um livro que vou levar para a vida e que vou indicar em rodas de conversas.

******************************************************************************

MARCELO HIPÓLITO é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo. É autor dos romances O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão (Novo Século, 2013), Osíris: deus do Egito (Marco Zero, 2009) e Lúcifer: o primeiro anjo (Marco Zero, 2006). Hipólito é também diretor de três filmes de curta-metragem de ficção, roteirista de cinema e produtor de teatro.

site: http://vendedorderins.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Dessa 01/01/2014

RESENHA: O mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão

A CAPA - Algo que se espera dos livros é que a capa esteja de acordo com a narrativa do texto, pois há muitos leitores que são envolvidos primeiramente por ela e, sendo assim, a decisão entre ler e não ler fica por conta dessa primeira impressão.
A capa desta obra é muito bem trabalhada. O que mais chama atenção é a simetria da árvore a paisagem ao redor. Com cores frias em degradê, causam uma impressão de mistério que instiga a imaginação.

A RESENHA - Com uma escrita bem elaborada e um vocabulário rico, o livro "O mago de Camelot" é dividido em duas partes contando com prólogo, 19 capítulos e epílogo. A ficção remonta a história da Idade Média, tendo como fio condutor da narrativa é o famoso Merlin e sua história para trazer ao trono um rei segundo seus interesses.
No prólogo o foco é na lendária e misteriosa Camelot e dos segredos que a envolvem. Através da personagem Nimue o leitor tem uma visão mais mística do motivo pelo qual a ilha permanece durante a trama como um lugar a ser temido e evitado. Essa foi uma personagem muito marcante para mim que, como uma devotada da Natureza, tem uma frase que a expressa muito bem:
"(...) afastou-se por uma trilha enlameada, ciente da triste sina que a aguardava."
A primeira parte descreve desde a época de Constantino e as guerras constantes entre britânicos e saxões, perpassando a infância miserável de Merlin que, de um garoto pobre e sem qualquer perspectiva, tem seu destino mudado por uma interferência da Natureza ao ser escolhido por ela para que, através de um druida (antigos adoradores e devotos da Natureza) fizesse parte da ordem.
Assim, vemos Merlin ser instruído e, como os demais druidas (como bem descreve o autor) moldar tudo ao seu redor priorizando seus próprios interesses. No entanto, o que se percebe dos demais druidas é que há uma certa "submissão a algo maior", ou seja, se algo lhes for revelado e para que esse algo se torne real a ausência do próprio se fizer necessária, eles acatam tudo sem titubear. No entanto, Merlin não segue esse padrão.
Essa primeira parte encerra-se com o surgimento do herdeiro esperado e concebido através das intervenções do druida, dando assim fim a um período de caos e obscuridade que imperava há anos.

Na segunda parte do livro, o herdeiro Pendragon, Artur, fica sob a tutela de Merlin após este retornar de anos sob instruções relativas a ordem dos monges, visando seus próprios interesses.Nessa parte há um foco maior sobre outra personagem que ajudará a moldar o destino dos demais envolvidos nessa trama: Morgana. Acredito que uma frase que expressa bastante sua personalidade e função no livro seria essa:

"E suas lágrimas de ódio moldariam o futuro tanto quanto as ambições de Merlin."

Com a retomada lendária da famosa Excalibur, Artur é coroado rei. Após anos de vitórias conquistadas graças a coragem característica do Pendragon inicia-se a construção de Camelot, capital construída para representar a superação da religião pela razão tão cuidadosamente idealizados por Merlin, que após ser druida e monge, agora se denominava mago e acreditava que a religião impedia que a humanidade alcançasse "seu verdadeiro potencial."
Contudo, o livro traz reviravoltas que resultam em uma conclusão que promete encantar o leitor.

MINHAS IMPRESSÕES - O que mais me agradou foi a linguagem utilizada pelo autor: clara e muito bem trabalhada. O enredo não ficou perdido em temos obscuros, pelo contrário, o autor soube escolher as palavras certas para passar a intensidade da narrativa repleta de magia.
Recomendo essa leitura para todos que gostem de ficção histórica, pois mesmo o livro tendo uma base pré definida, ainda assim foi utilizada nessa obra a dose certa de imaginação para oferecer ao leitor uma visão geral e mais ampla desse passado místico que encanta a muitos, sem deixar de ser fiel aquilo que já conhecemos.
Marcelo sobre preencher as lacunas com muita imaginação, maestria e respeito.

site: http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de_26.html

Amanda's Tale 30/12/2013

Marcelo Hipólito - O Mago de Camelot
Olá, tudo bem queridos leitores? Então venho trazer mais uma resenha pra vocês de um autor parceiro do blog. E dessa fez é o livro O Mago de Camelot que traz a estória 200 anos antes e 200 anos depois.
Os 200 anos antes conta a estória de Nimue uma maga gigante, e tudo que acontece em sua vida. É uma pequena introdução, pra podermos entender melhor o que é Camelot.
Enquanto isso 200 anos depois, conhecemos Merlin um menino pobre, que em seu destino está que ele será muito poderoso, mesmo ele ainda não sabendo, muitas coisas irão acontecer em sua vida, e ele terá muito poder que poderá mudar a estória do mundo.
E cada vez mais Merlin vai melhorando seu poder, e aos poucos ele vai conseguir manipular o destinos das pessoas, e é assim que nascer Arthur, onde sua mãe morre no parto e ele é separado de seu pai ainda bebe, e fica aos cuidados de um senhor humilde.
Merlin quer que Arthur se torne um rei justo, e que não seja fraco, Arthur também segue todos os conselhos de Merlin, até ele conhecer sua esposa, que não é manipulável. E a partir daí que os planos de Merlin está por um fio.
Gente, não vou escrever mais nada, se não vou acabar contando de mais. O livro é muito bom, o autor tem uma escrita muito boa. Mas, o livro possui uma linguagem um pouco rebuscada, nada que faça com que você não entenda o que está escrito.
O autor faz com que a leitura fluía, deixando o leitor com curiosidade do estará por vir.
O livro trará temas como: vingança, incesto, romance, assassinato, magia e muito mais, que fará você se perder na estória e querer conhecer o mundo de Camelot.
A diagramação do livro é simples, as folhas amarelas, a capa é linda com um toque de mistério e o livro é bem fininho.
Então se você já leu ou pretende ler, me diga o que você achou ou o que você espera do livro. Beijos, até o próximo post.

Editora: Novo Século
Páginas: 151

site: amandastale.blogspot.com

Fernanda 19/12/2013

Resenha: O Mago de Camelot
Resenha: “O Mago de Camelot” apresenta uma visão dinâmica, surpreendente, vasta e inovadora a respeito do mago lendário Merlin. Com cenas de ação, muitos conflitos, guerras e mais batalhas, a narração complexa segue de maneira instigante, fazendo com que o leitor perceba todas as descrições do livro com clareza e agilidade. (Eu adoro qualquer tipo de história que narre sobre Merlin!)

Ao longo da história conhecemos a trajetória do personagem desde sua infância triste até quando se vê frente a um poder intimidador. Há a citação sobre os druidas e de como são relevantes e de certa forma, temidos justamente pela imensidão de sua magia. Assim, de um jeito tortuoso, ele acaba se deparando com o druida Blaise. Apesar do rancor por ele ter sacrificado seu irmão Nennius em um ritual, Merlin se torna seu aprendiz e começa a treinar e estudar os diversos ensinamentos. O tal ritual envolvia os dois irmãos, porém Blaise viu inesperadamente o que o futuro de Merlin e por esse motivo o acolheu.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-o-mago-de-camelot.html

Caroline 17/12/2013

Encantador! <3
O Mago de Camelot nos traz a história de Merlin, o lendário Mago; desde a sua infância, vivida de forma comum até se tornar um homem detentor de um poder inigualável.

Merlin, juntamente com seu irmão, tiveram uma infância pobre. Criados por uma mãe desajustada, seguiram caminhos tortuosos recorrendo à pequenos furtos. Até o dia em que são pegos no ato.

Merlin não sabia que após meses preso teria seu destino mudado drasticamente. Ele e seu irmão são retirados da prisão por um Druida chamado Blaise. Os Druidas que são seres detentores de um poder imensurável, proveniente das forças da natureza. Representam um povo temido até mesmo pelos mais nobres e desbravadores.

Em seguida, Merlin descobre que sua saída da prisão não era um bom presságio. Sentiu a morte de perto até o momento em que sua vida é poupada, inicialmente por motivo desconhecido. Pouco depois, a Blaise é revelado que Merlin é um garoto especial e por isso mesmo este se dispõe a ensinar-lhe todo o seu conhecimento. O que faz Merlin, aceitar de imediato, motivado pelo desejo de vingança.

Anos depois Merlin atinge a idade adulta e com ela também chega ao auge do poder dos Druidas. Mas Merlin queria mais. Ele procurou unir-se, claro, a outros povos que detivessem o poder dos elementos da natureza e conhecimento sobre rituais de magia; fingindo converte-se à religião destes. Assim, Merlin torna-se um verdadeiro Mago, maior até mesmo do que o seu Mestre Blaise.

Em suas visões Merlin, descobre que haveria um homem que seria o responsável por levar à Britânia os valores da Justiça, caridade, honra e compaixão, e libertar o povo aprisionado pelas leis dos homens e da religião.

Cada passo dele se torna calculado com o intuito de atingir o seu objetivo. E dessa forma, inicia-se a longa jornada de Merlin para coroar o Dragão. Porém, motivado pelo poder, a soberba lhe conduzirá a grandes armadilhas.

" Nossos atos trazem dentro de si mesmos as sementes da nossa própria ruína"

Minhas impressões:

O Mago de Camelot é um livro muito envolvente. A leitura flui naturalmente e representa grande movimento, o que a torna rápida e agradável. Há quem diga que o livro nos remete a outras obras. O que posso dizer é que obviamente qualquer história que envolva o Rei Artur e Merlin haverá pontos convergentes, como também divergentes.

Penso que o Hipólito construiu uma história bem particular, original, com características próprias. Quando li a sinopse me interessei de imediato e de fato, o livro me agradou bastante. E olhe que não é do gênero que comumente leio, mas fiquei encantada. Foi muito bem escrito.

Um dos aspectos que mais apreciei foi o fato de o autor traçar a vida de Merlin desde o início, descrevendo toda a sua trajetória; demonstrando a cada virar de páginas a sua evolução até ele se tornar o grande e poderoso Mago de Camelot.

Viajar no tempo através deste livro foi uma experiência maravilhosa.

Espero que leiam e se encantem também com O Mago de Camelot.

site: blogandolinhas.blogspot.com.br