O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

claris 05/01/2023

Surpreendente
Apesar de ser um clássico, eu não sabia nada sobre essa história. Um livro que propõe uma leitura rápida e extremamente objetiva, te deixando com gostinho de quero mais a cada capítulo lido.
Concluí o livro de um dia para o outro de tão envolvente que ele é. Não possui nenhum momento maçante e os acontecimentos são extremamente bizarros.
Foi uma grande surpresa e definitivamente uma nota de 5 estrelinhas muito merecidas.

Debora.Alves 03/01/2023

Uma história perturbadora e macabra
Esse livro é, sem sombra de dúvida, um dos melhores do gênero do terror. Esse livro abriu portas para vários clássicos do terror sobrenatural, como O Exorcista e A Profecia.

O filme é uma adaptação fiel do livro, o que é muito raro de se acontecer. A história tem um começo, meio e fim muito bem construídos.

A personagem Rosemary é um retrato perfeito de como a sociedade vê a mulher: uma pessoa sem direito a ter opinião, a ter suas vontades violadas e ter seu corpo visto como um objeto a ser usado. É incrível como uma história tão antiga consegue ser atual para os dias atuais. É um clássico que vai além do seu tempo.

Para quem espera um terror pesado e aterrorizante neste livro, está perdendo tempo. Apesar do livro ser de terror sobrenatural, o que predomina na maior parte da história é o terror psicológico.

Pra finalizar, esse livro é uma leitura obrigatória para os fãs de terror. Nota: 7.0

May 03/01/2023

Não era o que eu esperava.
Fui com muita expectativa e não foi bem o que eu esperava, não me surpreendeu e não achei nada assustador.

Dayara 02/01/2023

Livro muito bom, você pega e lê em uma sentada já que é curto e te prende do começo ao fim.
Não acho uma leitura arrastada, achei fluida do começo ao fim.

EduardoCDias 28/12/2022

Tenso
Esse clássico é um dos melhores livros de terror que já li. Tenso, fluido, hipnótico, assustador. Será tudo imaginação de Rosemary ou o inimaginável está realmente acontecendo?

AlessandraD. 27/12/2022

Os acontecimentos estranhos (coincidências?) vão ocorrendo de maneira bem natural, mas sorrateira, até o momento em que nos deparamos com as mesmas dúvidas e desconfianças de Rosemary, a protagonista, que em determinado momento chega ao ponto de questionar a própria sanidade mental.

Yasmin 25/12/2022

Com poucos altos e muitos baixos
Eu amei essa leitura, foi uma experiência incrivel.
Passei muita raiva com a maioria dos personagens, até com a protagonista, mas não a julguei e nem a achei ?burra?, achei até que agiu para frente do seu tempo! Os errados e desumanos foram os que a rodearam.
O final é rápido e acaba "do nada", mas como uma boa amante de filmes de terror aceitei e achei ótimo. A autora deixa por conta da imaginação do leitor mesmo.

yoshii 21/12/2022

Não por acaso, um clássico
Notas de quem não assistiu o filme porque tem medo de ser amaldiçoada kkkkk
Leitura bastante instigante, apesar de, em alguns momentos, ser difícil entender alguns diálogos de "humor".
O gaslight na protagonista e como todos à volta são inimigos, mas ao mesmo tempo ela pensa que endoidou - acho que contribuiu muito para esse tipo de terror psicológico nas tramas atuais (apesar de ter terror demônio no caso).

MurderBookReader 19/12/2022

Well... Isso foi intenso...
P*** m**** o que foi isso?
Uau que livro incrível!
Não tem um segundo da história sem tensão e suspense e agonia, cada minuto da narração da Mia Farrow traz mais angústia pelos acontecimentos.
Meu Deus esse livro é maravilhoso. É totalmente compreensível o fato dele ser um clássico do terror.
Essa história me surpreendeu muito mais do que eu imaginava. Eu sabia que ela seria cheia de suspense mas eu não imaginava que eu sentiria tanta angústia ao ouvir.
O fato do ponto de vista da história ser todo da Rosemary também deixa a história bem cheia de suspense e de lacunas faltando.
Com relação ao audiobook o fato dele ser narrado pela Mia Farrow que é a atriz que interpreta a Rosemary no filme me deixou muito interessada e eu com certeza vou precisar ver o filme agora.
Esse foi um dos livros que eu consegui ler ou ouvir antes de assistir o filme agora eu sei o que esperar. Estou maravilhada.
Para quem tem interesse o áudio book do livro em inglês narrado pela Mia Farrow pode ser encontrado no Scribd.
Eu só posso recomendar mil vezes.

glen glen 16/12/2022

O tratamento satânico da sociedade sob as mulheres
Fica claro o motivo dessa ser uma das maiores obras de terror da história. Não bastou pavimentar o caminho do terror psicológico, o livro ainda consegue facilmente criar um suspense ao longo da trama ao mesmo tempo que faz uma metáfora sobre misoginia, prendendo o leitor do início ao fim
Cadu 28/12/2022minha estante
Aclamaçãoo

Nicolas388 11/12/2022

"E você não é a mãe Dele?"
O bebê de Rosemary sempre foi um dos meus filmes preferidos e o livro não está longe disso; na verdade, ele ultrapassou esse sentimento e me fez conhecer muito mais do universo particular dessa história que sempre me instigou.

Acho interessante as abordagens que as duas obras fazem. Quando vi o filme, o que mais tirei dele foi a crítica religiosa e aquele sentimento angustiante de que os monstros, na verdade, somos nós. No livro também há esses elementos, porém é muito presente a temática do corpo da mulher. O terror não se concentra no sobrenatural, mas na opressão que existe na figura da mulher e, principalmente, em seu corpo. A pressão de casar, ser mãe, engravidar... Todos se sentem como se "compartilhassem" de sua gravidez e tivessem direito sobre ela. É uma perspectiva cruel e interessantíssima, ainda mais se considerarmos que o livro foi escrito por um homem no século passado.

Um livro para se devorar e trazer muitas reflexões.
Cosmonauta 25/12/2022minha estante
Também achei de importância o momento em que ela busca se livrar da dominação dos outros.

Nicolas388 25/12/2022minha estante
Sim!!! Ai, quando eu vi o filme fiquei tão ansioso com essa cena, mas mesmo que eu torcesse por ela dava pra sentir que algo estava errado...

Cosmonauta 25/12/2022minha estante
Dá margem a interpretações diversas, por isso, entre outros motivos, que é tão bom.

Cinara... 07/12/2022

Até onde as mulheres têm diretos sobre seus próprios corpos?
"Seu nome é Andrew John. Ele é meu filho e não seu, e sobre isso não vou nem discutir. Sobre isso e sobre as roupinhas. Ele não pode vestir só preto."

Releitura que vou fazer pro resto da vida.
O bebê de Rosemary, é um dos livros e um dos filmes da minha vida, o filme já devo ter visto mais de 500 vezes, dirigido por Roman Polanski o filme me acalma, alimenta minha alma (seja lá com o que for), às vezes coloco ele de fundo pra dormir, não que seja um filme de conto de fada bem longe disso. Mortes, suicídio, violência contra mulher em amplos aspectos, magia negra, demônio, o filho do demônio etc, etc... Em outras mãos poderia ter se tornado algo de mal gosto, assustador e banal. Mas o fascínio que essa obra me causa é tremendo. Com a maravilhosa Ruth Gordon uma das atrizes mais fascinantes de Hollywood, aliás papel que a fez ganhar o Oscar de sua vida em 1969. Eu sou completamente apaixonada pela Ruth! Este filme fez morada no meu coração. Mia Farrow está um espectáculo!
Tanto livro e filme são bem parecidos, mas mesmo o filme sendo uma obra de arte incrível não tem os pensamentos de Rosemary pensamentos esses que tira algumas pontas soltas que ficam no filme.
Ambos livro quanto filme, são silenciosos. E isso me ganha na hora. Não gosto de obras que gritam e berram com a minha capacidade de interpretação.
Uma crítica social onde se discute o fato que todo mundo manda no corpo de uma mulher, menos ela mesma. Todo mundo têm opiniões e direitos sobre o corpo de uma mulher, menos ela mesma.
Muito além de um livro ou um filme de terror.
Obra prima de nossa cultura atual.
Rodrigo 07/12/2022minha estante
Uaaau... daqueles filmes que passavam tarde demais pra quem tinha aula na manhã seguinte, mas vc só falou de nomes consagrados de Hollywood... e vc gosta de temas meio góticos né...

Syl Tobaldini 06/12/2022

Um clássico que vale a pena ser lido e relido
Você pode nunca ter lido o livro ou assistido o filme, mas, sem dúvidas, já ouviu falar deste clássico.

Li esse livro pela primeira vez tem uns bons 20 anos. Com certeza, meu olhar hoje foi outro, reparei em aspectos que não tinham chamado minha atenção antes, mas o encantamento ao ler foi muito parecido.

Tudo gira em torno de um jovem casal, Rosemary e Guy, que estão realizando o sonho de morar no edifício Bramford, famoso por ter sido lar de vários artistas (e também de várias pessoas peculiares e acontecimentos trágicos).

Guy é um ator em busca do estrelato e Rosemary é, bem, uma esposa e tudo o que se pode esperar de uma mulher casada nos anos de 1960. No Bramford, além de fazer amizade com um casal de velhinhos, Rosemary também percebe que, realmente, coisas estranhas acontecem (ou ela estaria ficando louca?).

É ao engravidar que tudo piora. Rosemary tem certeza de que há muitas coisas erradas, tanto na relação que o casal mantém com os vizinhos quanto na sua gestação, mas Guy e os vizinhos se esforçam em demonstrar que tudo não passa da imaginação dela.

Em meio a diversos fatos estranhos, Rosemary vai juntando as peças do quebra-cabeça. Seria Guy tão ambicioso pela fama a ponto de fazer qualquer coisa?

O terror não é tão explícito, é presente mais na atmosfera da trama, rica em suspense, mesclando cenas cotidianas aparentemente normais aos acontecimentos que tiram, aos poucos, o sossego de Rosemary.

Fica a dica para quem gosta do gênero!

site: https://www.instagram.com/p/Cak_0RIL5qI/