O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

raubisco 06/03/2023

Instigador e angustiante!
Instiga, no sentido de cogitar o inimaginável, aquilo que não está fisicamente nítido, que só se ouve falar da sua existência, mas que nunca imaginamos ter contato com tal universo.
Angústia, devido à percepção que tomamos sobre os embaraços mentais que surgem em Rosemary, além da evidência de sua solidão e impotência diante da situação construída.
A forma como somos apresentados e adentrados no lado obscuro e de como somos estreitados entre este e os questionamentos de Rosemary, sem rispidez, foi o que mais me deixou fascinado pela narrativa, pelos personagens e pela contextualização.
Um clássico digno de ser lido mais de uma vez na vida.

Kess 05/03/2023

Rosemary uma jovem do interior recém casada, se muda para o apartamento dos sonhos juntos com seu esposo Guy. O prédio onde mora é conhecido por diversos fatos assustadores que ocorreram nele. Um casal de idosos fazem amizade com o jovem casal que acabou de mudar pro apartamento ao lado. E, a partir daí acontecem várias coisas que só deixa a história cada vez mais interessante e bizarra.

Esse é o tipo de livro que te faz questionar a sanidade da personagem principal o tempo todo. (E EU ADORO).

FINAL SURPREENDENTE e de tirar o fôlego.
Gustavo616 05/03/2023minha estante
Ótima resenha! Estou ansioso por ler esse livro, espero conseguir fazer isso ainda esse mês. É um livro que sempre me chamou atenção e se mostra bem interessante.

Kess 05/03/2023minha estante
Vale bastante a leitura! Como já sabia o final ... Não me surpreendi tanto;

Beamaced0 28/02/2023

Não gostei dessa leitura, achei chata e arrastada, não senti medo. Tô achando que meu gênero literário tá mudando. Não recomendo.

Eric 26/02/2023

Rosemary não está nada bem
Em o Bebê de Rosemary, Ira Levin inova ao trazer o terror para o cenário urbano. Em uma sociedade em que a religião perde força para ciência, a busca pelo sucesso e prestígio social ocupam a rotina das pessoas, onde as tradições do interior, como a fé, ganham características cada vez mais obsoletas.

Assim, acompanhamos a vida de Rosemary, uma moça do interior casada com Guy, um ator de comerciais em busca de trabalhos mais ambiciosos no cinema e televisão. Eles alugam um apartamento no prédio Bramford, conhecido antigamente por ser lar de pessoas da alta elite e também por ser palco de violências que chocaram o mundo como infanticídio e canibalismo.

Algum tempo depois, Rosemary engravida, mas a gestação morando no edifício ganham aspectos sombrios, um ar sufocante se espalha em todos os cantos e a alegria do primeiro filho duela com as dores insuportáveis de contrações intensas e suspeitas.

Ao trazer o terror para um cenário urbano conturbado, carregado de conflitos de geração, o estilo de vida American Way of Life em alta e de grande manifestação cultural e artística, Ira Levin estabelece a ambiente ideal para discutir o cultivo do mal, através grupos secretos, seitas e bruxarias.

A paranoia da protagonista dá substância para um terror psicológico que ganha ápices de desconfianças e entrega um aterrorizante desfecho para lá de BIZARRO.

Gostei muito como autor conduz essa narrativa, o romance apresenta um bom ritmo. Porém, senti que a terceira parte do livro da uma derrapada na tomada de decisão da protagonista em relação a tudo que ela passou, senti que faltou explorar mais antes de encerrar a história. Talvez um epílogo fecharia bem.

No geral, O Bebê de Rosemary se destaca no seu gênero e inova em explorar o horror doméstico. Não é atoa que se tornou um clássico.

Martony.Demes 26/02/2023

Mais um clássico
Mantendo a rotina de ler os clássicos de suspense e terror, segue mais um cumprido!

Bom, o livro segue aquele ritmo que virou padrão das histórias seguintes: vida normal, mistérios imiscuídos, acontecimentos ou situações aleatórias que geram surpresa ou preocupação e um desdobramento tenso até um final surpreendente.

De fato, é um "template" de suspense com um pouco de terror que serviu de modelo para várias outras obras seguintes. Talvez não seja o melhor livro do gênero, mas foi um dos mais marcantes mesmo.

Nota 4/5! Recomendo

Anna ! 26/02/2023

O bebê de rosemary...
O livro irá contar sobre a historia de *rosemary* e guy (seu marido). Eles se mudaram para um edificio com um passado um tanto quanto obscuro. Lá eles conheceram um casal de velinhos (minnie e roman)... mas, depois de um tempo, rosemary descobre algo terrivel sobre o passado de roman, e depois disso, sua vida vira de cabeça pra baixo.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Eu, particulamente, gostei do livro, porém achei que teria coisas a mais... mas acho que isso vai de cada pessoa mesmo.

Wilson Sartori 24/02/2023

Deu pro gasto!
90% do livro foi interessante, super fluido devo admitir. Rosemary foi uma personagem bacana de acompanhar e todos ao redor completavam bem a história.

O plot final foi uma das coisas mais bizarras que eu já li até o momento ?

João Vitor 21/02/2023

É um livro bom, tive um misto de emoções e muita raiva com alguns personagens, mas acho que fui com expectativas diferentes do que eu achava que era proposto.
Na reta final o livro me prendeu muito para saber a conclusão da história, porém acho que para algumas pessoas não seja um final tão satisfatório assim.

Katy 20/02/2023

Sei lá, livro estranho
Confesso que como o título é "O bebê de Rosemary", esperava que o bebê fosse ser o foco principal, ou seja, parece que ficou faltando umas duzentas páginas no final do livro, visto que praticamente toda a história é sobre a gravidez de Rosemary. Não é um livro ruim, a narrativa é simples e em alguns momentos um pouco intrigante, mas nada a ponto de eu não querer largar o livro porque PRECISAVA saber. Enfim, uma leitura boa, mas não ótima, muito menos espetacular. E fiquei com uma repulsa gigantesca do Guy, muito mais do que de qualquer outro personagem.

miavncn 18/02/2023

Gostei bastante, é muito fácil de ler. Mas de fato o bebê só vai "aparecer" beeeem pro final, devia se chamar mais Gravidez de Rosemary pq é mais focado nisso do que no acontece depois que ele nasce, quase não tem mais história depois que ele nasce, é tudo sobre a desconfiança da Rosemary se essa gravidez está ocorrendo de forma normal ou não, se as pessoas a sua volta estão normais ou não.
Não achei terror ou assustador.

nsantos06 17/02/2023

O bebê não é o demônio
O demônio em si, é realmente o bebê? O marido de Rosemary, Guy, constantemente reforça comportamentos anti-semita. Além do fato do filho ser gerado numa situação onde a mãe estava inconsciente e em estado de vulnerabilidade.

Acredito que dois pontos nesse livro se destacam. Um é o relacionamento tóxico que a Rosemary estava ? sem que percebesse, estava sendo passiva a atos raivosos do cônjuge ?. Aliado a personalidade reacionária do mesmo, em relação a pessoas na visão dele como "diferentes" ? judeus e homossexuais.

Outro fator é a gestação. No meu ponto de vista, o autor quis utilizar a alegoria de que o bebê era um demônio, fruto de um ritual satânico, para descrever uma possível experiência, na visão dele, sobre a gestação. Associando-a como uma experiência terrível para a mulher e, em muitas vezes, dolorosa e traumática. Fato que se exemplifica e se expande quando está em um relacionamento abusivo.

Toda a dor que a mulher sente durante este período, é elaborada e descrita como momentos de dores insuportáveis e de aflição, e o que torna mais sufocante para Rosemary, é a conivência do doutor para com ela. A opinião do doutor que ela não podia compartilhar sua experiência com outras mulheres, também a torna apática no que se refere a sua dor, assim, acostumando-se a ela, tendo ela como íntima. E, no final do livro, sabemos o por quê.

Corroborando para o segundo argumento, é notável o interesse do marido para a gestação do filho num momento anterior à essa conjuntura. E, no instante em que acontece, o mesmo se torna muito distante, longe de se conectar com o futuro descendente, e muito menos com a esposa.

No final do livro, o autor brinca com a histeria da personagem. Ele soube, com habilidade, descrever e asfixiar o leitor com o que estava ocorrendo. Em certos pontos, até questionar o próprio leitor da veracidade do ocorrido, tornando-se assim, a histeria de Rosemary, a histeria do leitor.

Bruna | @bmartinssss 14/02/2023

Demorei para vim comentar sobre esse livro por que ainda estou processando o que eu senti a respeito. Eu gostei da história, mas achei parada demais e isso me deixou um pouco frustrada. O final foi como eu estava esperando que fosse, mas gostaria de ter visto mais ação. Queria ter sentido mais medo, ficado mais apavorada ao ler a história.

De um modo geral, é uma boa história sim e vale a pena ser lida!